segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LIVRE PENSAMENTO


Não é a cor que torna diferente a pessoa, mas sim os valores que estão no seu interior.
(Paulo Gonçalves)

TESOUROS DA NOSSA TERRA



Capitulo 2


Peniche tem vários quilómetros de costa marítima onde se podem encontrar uma grande variedade de praias de finas areias e águas límpidas que chegam a ter extensões de vários quilómetros. A cidade encontra-se edificada numa península que tem como ponto mais ocidental o Cabo Carvoeiro.
É neste concelho que podemos encontrar o arquipélago das Berlengas, situado a cerca de 11 milhas a Oeste do Cabo Carvoeiro.
Este arquipélago é hoje uma reserva natural onde se encontram espécies raras de aves, peixes e flora.


A Fortaleza de Peniche foi construida entre o reinado de João III no ano de 1557 e o de D. João IV no ano de 1645. Encontra-se situada ao sul da península de Peniche. Nas suas origens foi sede de um importante complexo militar, conhecida como uma das prisões militares mais importantes, a sua cronologia esconde numerosos episódios da história de Portugal. Actualmente abriga no seu interior várias instalações. Todo o conjunto está classificado como Monumento Nacional.


Paulo Gonçalves

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

LIVRE PENSAMENTO


No alegre sorriso de uma criança está espelhado o amor de Deus.
*
(Paulo Gonçalves)

SALPICOS DE POESIA



Cantar o Mar

Soubera eu o fado cantar
Cantaria àquele mar
Que embala o pescador
Lendas belas de encantar
Com a minha guitarra a trinar
Acordes de muito amor

Deus não me deu essa graça
Por castigo ou por desgraça
Seria por não merecer
Se não tenho de Deus o agrado
Ponho o xaile traçado
E fico o mar a escrever

Se não tenho de Deus o agrado
Ponho o meu xaile traçado
E fico o mar a escrever

Raízes M/Peniche

D. ANTÓNIO FERREIRA VIÇOSO


Capitulo 2
De Peniche para Mariana
*

António Ferreira Viçoso, religioso lazarista, nasceu em Portugal a 13 de Maio de 1787. Aqui concluiu os primeiros estudos e ordenou-se padre. Aos nove anos foi confiado aos Padres carmelitas do Convento de Olhalvo, para formação e estudos básicos. Dois anos depois foi enviado para o Convento de Santa Teresa, dos mesmos padres, em Santarém. Ordenado sacerdote em 1818, foi enviado a leccionar em Évora. Um ano depois, os superiores escolhem-no para acompanhar o padre Leandro Peixoto e Castro, para as missões no Brasil. Tinha 32 anos quando desembarcou.
O historiador brasileiro Maurílio Camello refere que D. Viçoso "identificou-se com o povo brasileiro que amou extremosamente". "Foi, entre nós, padre missionário, educador da juventude, defensor dos direitos da Igreja, protector dos escravos e dos órfãos", escreve ainda o historiador. Nomeado bispo de Mariana, em 1843, ao longo de 31 anos desenvolveu naquela cidade um importante trabalho pastoral: reformou o clero, animou a vida religiosa da sua extensa diocese, construiu casas de educação e asilos. Preocupado com a rudeza da população, mandou buscar em Paris, em 1848, as Filhas da Caridade, educadoras francesas, para criar em Mariana o primeiro colégio feminino de Minas Gerais. O bispo português justificou a iniciativa com a afirmação de que "somente educando a mulher, oferecendo-lhe uma boa condição cultural, é que teremos uma sociedade mais civilizada e preparada para dar à pátria cidadãos completos". "Não vos esqueçais de que a mulher, sobretudo a mãe, será sempre a primeira mestra".


Paulo Gonçalves

A HISTÓRIA DO TERÇO


Capitulo 2

A saudação angélica, sem dúvida, já era conhecida desde o princípio do cristianismo: está contida no Evangelho e até o século VII constituía a antífona sobre as oferendas do quarto domingo do Advento, domingo que tinha um significado mariano especial. Neste texto, queremos enfatizar a novidade da repetição da ave-maria, análoga à repetição do Pai-Nosso, que já existia nesta época.


Paulo Gonçalves

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

RENOVADO PENICHE LIVRE

Entre 4 de Abril e 17 de Setembro de 2009, o nosso Blogue contou com 2023 visitas.
De 18 a 24 de Setembro, e em apenas sete dias, contámos 2240, chegando, hoje, ao total de 4263. Em apenas uma semana fomos mais visitados do que em cinco meses e meio.
O Renovado Peniche Livre é um autêntico sucesso.
A todos um muito obrigado pelo carinho, respeito e fidelidade.
*
PAULO GONÇALVES

terça-feira, 22 de setembro de 2009

SALPICOS DE POESIA

Ao Diogo

Anjinho de luz
Minha alegria
Fazes quatro anos
Pedi-te a Maria
Sorriso tão lindo
Que a Cármen me deu
Mulher que eu amo
E que Deus me ofereceu
A vós agradeço
Jesus e Maria
Por ter visto nascer
Meu filho neste dia.

Paulo Gonçalves.

SALPICOS DE POESIA


Diogo

Criança é vida no Mundo
No dia a dia a Caminhar
Amor doce e profundo
Crescendo, a sorrir e a cantar

Criança é estrela Luzente
Irradiando calor e alegria
Voz meiga e inteligente
É felicidade e Harmonia

Criança é bolinha de Cristal
Decorada com Doçura
Jóia transparente e especial
Feita com sedução e ternura

Criança é tesouro Abençoado
Pérola com muita beleza
Rosto macio e aveludado
Filho da Natureza



22, de Setembro Lucília Gaspar

SALPICOS DE POESIA

Estação do Outono


A 22 de Setembro o Outono vai chegar
Trás missão para cumprir
Durante três meses vai-nos acompanhar
Com sol, frio, vento e chuva a cair

Alguns dias vão amanhecer
Com raios de luz e calor
O sol vai aquecer
A terra e o seu esplendor

À noite, a lua vai espreitar
Por entre nuvens de escuridão
Esperando o céu clarear
Para tecer o seu padrão

De noite, ou de dia
As trovoadas caem do firmamento
Entoando uma melodia
Escrita na pauta do tempo

Com o vento, soprando
As folhas, vão caindo
As árvores vão dançando
E os pássaros vão fugindo

São filhos da Natureza
O sol, a lua, o frio, a chuva e o vento
Todos eles, tem riqueza
Dando ao Outono enriquecimento.



22, de Setembro de 2009 Lucília Gaspar

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

TESOUROS DA NOSSA TERRA


CAPITULO 1
Com vários quilómetros de costa marítima variada onde se podem encontrar uma grande variedade de praias de finas areias e águas límpidas, Peniche tem na indústria pesqueira e no seu importante porto a sua essência de cidade piscatória hoje partilhada sabiamente com a crescente indústria turística. Vários são os pontos de interesse, como a Fortaleza, em Peniche, sobranceira ao mar, mandada edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645, com a sua a Torre de Vigia, e a capela de Santa Bárbara; a Gruta da Furninha, A Sul da península de Peniche, mais importante estação pré-histórica do concelho; As Igrejas de São Pedro (bem no centro de Peniche, de finais do século XVI) e da Misericórdia, de inícios do século XVII; ou mesmo O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios localizado junto à costa no extremo ocidental da península de Peniche. Bem próximo de Peniche situa-se a vila de Atouguia da Baleia, bastante curiosa e agradável, onde se pode observar o curioso Touril, estrutura do século XVIII utilizada como palco de lides tauromáquicas, a Igreja de S. Leonardo do século XII e a barroca Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de finais do século XVII. O Baleal e a Consolação são igualmente dignos de visita, não esquecendo a possibilidade de visita às Ilhas Berlengas, um arquipélago rochoso, de formação granítica muito antiga, onde a Natureza se encontra ainda em estado quase selvagem, acessível por Barco através de Peniche. Este arquipélago é composto por três grupos de ilhéus, todos com uma natureza geológica bem diferenciada da costa da península Ibérica, são eles a Berlenga Grande e Cerro da Velha, as Estelas e os Farilhões. Neste arquipélago nidificam numerosas aves marinhas sobre os imponentes penhascos de granito vermelho, possuindo igualmente submersos formosos recifes e grutas marinhas em estado natural. Na Ilha da Berlenga encontramos o Forte de São João Baptista, construído em 1656, para impedir a ocupação desta ilha por forças inimigas. Peniche é também famosa pelo seu artesanato, nomeadamente pelas Rendas de Bilros, seguindo uma antiga técnica oriental, mantida sabiamente pelas mulheres dos pescadores ao longo dos tempos.Igualmente afamada e apreciada na região é a Gastronomia local, com uma grande oferta de restauração baseada sobretudo nos frescos produtos provenientes desta costa e que fazem as delícias de todos os que os degustam
.
Fonte de pesquisa: aportugal.com
Paulo Gonçalves

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

RENOVADO PENICHE LIVRE

Criar um blogue é algo que deve ser sempre feito com muito amor. Só desta maneira se consegue transmitir algo que tenha qualquer coisa de nós próprios. Quando pensei criar um, imaginei algo em que eu pudesse falar de mim, dos meus valores e da terra que me viu nascer. Por isso decidi atribuir-lhe o nome de Peniche Livre. Um espaço de vários artigos, sondagens, área de saúde, meteorologia, pensamentos, poesia, notícias, fotografia, vídeos, etc., sempre com isenção, liberdade, livre acesso dos leitores a comentários e com uma componente cristã. Hoje, e passados cinco meses temos um blogue de grande sucesso, com muitas visitas de perfil, sondagens muito votadas e artigos muito comentados. A dinâmica do blogue tem sido grande e é nessa perspectiva que hoje o nosso blogue se renova. Uma nova imagem, ainda mais artigos, ainda mais amor, ainda mais entrega.
Um blogue que não se torne maçador, com capacidade de captar a atenção e que tenha algo a ver com as pessoas. Um blogue que se renove que demonstre o amor por Peniche e que às pessoas diga algo. Hoje é um dia importante, espero que este renovado Peniche Livre agrade ainda mais e que o sonho de o enriquecer nunca deixe de aumentar e se Deus é amor ele está por aqui de certeza!

Paulo Gonçalves 18/09/2009

D. ANTÓNIO FERREIRA VIÇOSO


D. VIÇOSO: UM HOMEM Á FRENTE DO SEU TEMPO

Capitulo 1

Foi relançada na cidade histórica de Mariana, estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, a campanha para beatificação de Dom António Ferreira Viçoso.
Português, natural de Peniche, foi bispo de Mariana entre 1844 e 1875 e a sua memória permanece «viva», pelo seu humanismo, a luta contra a escravatura e as preocupações com a educação e o meio ambiente.

O processo para a beatificação de D. António Viçoso - um homem e um religioso considerado «avançado» para o seu tempo - foi relançado em Dezembro, na cidade de Mariana. O autarca local, Celso Cota, participou na Igreja da Sé, da missa solene de campanha para beatificação, presidida por D. Geraldo Lyrio Rocha, presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, e concelebrada por diversos padres da arquidiocese. No mesmo dia, foi realizada a sessão inaugural do processo para examinar o milagre de Dom Viçoso a favor do padre Célio Dell´Amore. Uma fase que deverá terminar com o título de beato a ser conferido pelo Papa, caso o milagre seja reconhecido científica e canonicamente.
Fonte: mundoportugues.org
Paulo Gonçalves
MEU PENICHE
*
Formoso Peniche meu,
Tão diferente,
Te vejo e vi,
Vês-me agora e viste.
Turvo te vejo a ti,
Tu a mim triste.
Claro te vi eu já.
Tu a mim contente.
Lá virá então a fresca Primavera,
Tu tornarás a ser o que eras antes,
Eu não sei se serei quem antes era.
*
Poema de escola feito por mim em 1985
Paulo Gonçalves

Olhar

Olho o infinito…
Não vislumbro imagens belas
Nem sonhos reais
Este vazio de lágrimas
E de cor
Me deixam sentir
O Inverno da vida
Mas… Não perco a esperança!
Esta esperança alimenta
O meu sonho ausente
Que me faz esperar
Sem desesperar
Pela primavera
Se ela me encontrar


Conchita

PENSAMENTO

"Leva tempo para que alguém seja bem sucedido porque o êxito não é mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo correcto."
(Joseph Ross)

A HISTÓRIA DO TERÇO


Tradição e redescoberta da "doce coroa que nos une a Deus”

Pe. Ennio Domenico Staida , O.P.

Capitulo 1


O rosário, o saltério da Santíssima Virgem, é uma oração piedosa e simples a Deus, ao alcance de todos. Consiste em louvar a Maria repetindo a saudação do anjo 150 vezes, como os salmos do rei David, intercalando entre cada dezena o Pai-Nosso e uma breve meditação ilustrativa da vida Jesus Cristo. Como ponto de partida deste artigo, escolhemos a definição de rosário dada pelo Papa Pio V. Achamos que ela contém de modo admirável e sintético a essência e a configuração do rosário. A bula Consueverunt é um ponto-chave na complexa história desta devoção, e determina, nela, uma etapa fundamental. A história do rosário não nasce com ela, mas é graças a ela que acontece uma espécie de consagração oficial e são fixadas as suas formas, substancialmente as mesmas de hoje. Os momentos históricos determinantes do desenvolvimento do rosário estão entre os séculos XII e XVI (2). É no início do século XII que se começa a difundir a oração da Ave-Maria.
Fonte: Reporter de Cristo
portalcot.com

A voz do mar

Mar…Porque ruges ?
Se és tão forte
E nada tens a temer!
Será algo que não possamos saber?

Mar lindo que meus olhos encantas.
O teu azul cor do céu.
O teu verde de esperança.
O branco das tuas ondas
Me parecem um véu

Mar…Não te queixes!
Mar…Tens o calor do sol
O espelhado da lua
E a companhia dos peixes

Mar…porque gemes?
Diz-me a razão do teu clamor
Na crista da tua onda
Saem salpicos de lágrimas de dor
Mar não me respondes…!
Já percebi o teu temor
Avistas ao longe no horizonte
Aquele rochedo. E julgas ser
O gigante Adamastor
*
Raízes/M. Peniche

PENSAMENTO

"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre." (Bob Marley)

RENDAS DE BILROS

A tradição das rendas de bilros em Peniche é anterior ao século XVIII. São rendas com duas características: Eruditas (imitam os padrões estrangeiros contornados com fio mais grosso -"torçal") e Populares (com motivos populares unidos por "tranças" e "pastilhas"). Os motivos das rendas populares são; o limão, a rosa, a felicidade, etc.
É geralmente elaborada em almofada (rebolo), onde é colocada uma cartolina perfurada que contém o desenho. Por vezes, é necessário usar centenas de bilros para certos tipos de rendas. A renda de bilros de Peniche tem um pormenor que as distingue de outras produzidas em Portugal: o processo de urdidura. As Rendilheiras de Peniche trabalham com as palmas das mãos voltadas para cima. Outra característica é o facto de, nestas rendas, não se distinguir o direito do avesso.
Fonte: Câmara Municipal de Peniche

PENSAMENTO

"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros".
(Dalai Lama)

PENSAMENTO

"Cada um tem um papel único na vida. Todos, especialmente tu. És indispensável".
(Nathaniel Hawthorne)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

QUALIDADE DE VIDA

A qualidade de vida pressupõe métodos e regras, assim como a firmeza na sua imposição. Os hábitos alimentares são importantíssimos na manutenção de uma saúde plena. Nos tempos que correm recorre-se cada vez mais à “fast food” , por ser mais rápida e barata, porém com uma grande quantidade de colesterol que, quando consumido assiduamente, se vai alojando nas artérias através da corrente sanguínea, contribuindo para o seu entupimento que consequentemente trará doenças cardiovasculares. É importante reduzir este tipo de alimentação e contrabalançar com uma aproximação à dieta mediterrânica. Aumentando o consumo de azeite, optando pelo consumo de vinho (1 copo) às refeições, ingerindo muita sopa de legumes, às duas principais refeições, abusar da fruta da época e beber muita água. Comer muitas saladas e optar, preferencialmente, pelos pratos de peixe é uma atitude acertada. Assim, assistimos a uma redução das gorduras no organismo e a um aumento das vitaminas, proteínas e anti oxidantes tão necessários ao organismo, paralelamente diminui o nível de toxinas.

É possível comer bem, saudavelmente e com muito sabor até nos restaurantes. Em Peniche pode optar pela excelente oferta de pratos de peixe e sopas.

Apenas alguns exemplos:

Caldeirada à moda de Peniche.
Grelhados Mistos. (inc.Sardinha)
Alfaquique com Açorda de Ovas.
Lagosta Suada.
Cocktail de Mariscos.
Sopas de Peixe (diversas)
Sopas de Mariscos (diversas)

DURANTE TODO O ANO

PENSAMENTO

NÃO TENHAS MEDO DE CRESCER LENTAMENTE, TEM MEDO APENAS DE FICARES PARADO.
(PROV.CHINÊS)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TESOUROS DA NOSSA TERRA

A partir do próximo fim de semana vamos conhecer melhor o património, a história e os pontos de interesse da nossa cidade e concelho. Todas as semanas um artigo. No renovado Peniche Livre.

NOVO PENICHE LIVRE

É já no próximo Fim de Semana que o Blogue Peniche Livre terá uma nova imagem com mais Fotos, Videos, Diversos Artigos, Sondagens, Poesias e não só.

domingo, 13 de setembro de 2009

PENSAMENTO

QUEM DE VÓS QUE NUNCA TENHA PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
(JESUS CRISTO)

PENSAMENTO

O SANTO PADRE CONSAGRAR-ME -Á A RUSSIA, QUE SE CONVERTERÁ, POR FIM O MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ.
(NOSSA SENHORA DE FÁTIMA)

O MEU TEMPO



Nasci no tempo! Um tempo com hora
Abriguei-me no espaço onde o amor mora
Deixei-me adormecer ao som da poesia
Sonhei com a lua que para mim sorria
E quando acordei era outro dia
Caminhei com o tempo pela estrada da vida
Encontrei a Natureza e fiquei protegida
Com o passar do tempo colhi quatro flores
Soltaram três gotas com aromas e sabores
Marcando o meu tempo com sete valores
É tempo de Verão com o sol a brilhar
Sinto o meu coração no peito a escaldar
Transporto comigo amor e alegria
Num tempo com luz cor e fantasia
Enfeitiçando o meu dia a dia
O tempo tem horas minutos e segundos
Guardo lembranças em sonhos profundos
O tempo corre e passa por mim
Enquanto o meu tempo não chega ao fim
Agradeço ao tempo o dia em que eu nasci


12 de Setembro de 2009 Lucilia Gaspar

PENSAMENTO

Muda os teus pensamentos e mudarás o teu mundo.
Norman Vicent Peale

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PENSAMENTO

EXISTEM APENAS DUAS MANEIRAS DE VÊR A VIDA. UMA É PENSAR QUE NÃO EXISTEM MILAGRES E A OUTRA É PENSAR QUE TUDO É UM MILAGRE.
(ALBERT EINSTEIN)

PENSAMENTO

CADA CRIANÇA, AO NASCER, TRAZ-NOS A MENSAGEM DE QUE DEUS NÃO PERDEU A ESPERANÇA NOS HOMENS
(TAGORE)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

QUADRO

Quadro
**
*
Eu queria pintar o mar
E a tinta preparei
Verde, azul e o negro
E para as ondas …com o branco
Não faltei
*
Tenho tela e pincéis
Não me falta o cavalete
Mãos à obra, que o sol já brilha
Que o resto dá-se lhe o jeito
*
Pincelada aqui, pincelada ali
E o mar não vejo.
De que me esqueci Senhor?
Ouço um sussurro vindo do mar
Que me diz...
-Falta o peixe…! Falta o peixe…! - Sem o peixe, não encontras a cor.
*
Raízes M/Peniche

PENSAMENTO

ACREDITAR EM ALGO E NÃO O VIVER É DESONESTO
(GANDHI)

PENSAMENTO

O QUE SABEMOS DE DEUS É UMA GOTA, O QUE IGNORAMOS É UM OCEANO.
(ISAC NEWTON)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DIA MUNDIAL DA FISIOTERAPIA


Dia Mundial da Fisioterapia


Fisioterapia é estrelinha na vida
Iluminando a alma e o coração
É suplemento para a saúde enfraquecida
Fortalecendo na recuperação
Fisioterapia é empenho e amor
Trabalho ciência e tecnologia
É o desabrochar duma flor
Num momento de magia
Fisioterapia com profissionais a rigor
Transmite ao doente confiança
Com massagens exercícios e calor
E palavras, alegria luz e esperança
Fisioterapia é uma pérola preciosa
Quem a tem deve valorizar
Seja gente jovem ou idosa
A 08 de Setembro a vamos felicitar



08 de Setembro 2009 Lucília Gaspar

AGOSTO SECO

A influência de um anticiclone centrado no Atlântico juntamente com uma depressão de origem térmica localizada no interior da Península influenciaram o estado do tempo em Portugal continental na maior parte do mês. Assim, Agosto foi caracterizado, na sua grande maioria, por dias de céu limpo e temperaturas do ar elevadas. Situação diferente viveu Peniche e todo o litoral Norte e Centro devido à passagem de uma corrente húmida e com baixas temperaturas, vinda do Oceano atlântico, que estávava entre a massa de ar quente e a massa de ar fria a oeste da peninsula.

Fonte: Instituto de Meteorologia

domingo, 6 de setembro de 2009

TESOUROS DA NOSSA TERRA

Em Setembro e com a chegada do Outono, vamos conhecer melhor o património, a história e os pontos de interesse da nossa cidade e concelho. Todas as semanas um artigo. No renovado Peniche Livre.

NOVO PENICHE LIVRE

Em Setembro e com a chegada do Outono, o Blogue Peniche Livre terá uma nova imagem com mais Fotos, Videos, Diversos Artigos, Sondagens, Poesias e não só.

sábado, 5 de setembro de 2009

GRAÇAS A DEUS

Se o teu céu é todo cinza,
Se estás perdido de ti próprio,
Se já não sabes a quem amar,
Se o teu mar é de mágoas,
Se o teu olhar já não vislumbra o horizonte,
E tu gostavas de amar alguém.

Ama Jesus.
Porquê?
Porque por mais que julgues que não, ele ama-te!
Oferece-te:
24 Horas por dia.
Deixa-te respirar.
Permite que vejas.
Permite que sintas.
Permite que oiças.
Permite que vivas.
Queres mais provas de amor?
Valoriza estas e terás mais!

Graças a Deus porque estou aqui!
*
Paulo Gonçalves

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Indústria Conserveira de Peniche

Os arqueólogos confirmaram este ano que os achados dos fornos do Murraçal da Ajuda, em Peniche, dizem respeito à primeira olaria da Lusitânia, donde saíram as ânforas usadas como recipientes do peixe que era para o consumo do Império Romano.
"Esta é a primeira olaria identificada onde foram fabricadas ânforas que envasavam derivados de peixe para todo o império romano à época do imperador Augusto", segundo o arqueólogo Guilherme Cardoso.
A hipótese fora colocada em 1998, assim que se descobriram os primeiros achados arqueológicos e "uma grande quantidade de fragmentos de ânforas". "Antes da descoberta sabia-se que os romanos tinham passado por Peniche, não se sabia para quê e agora sabemos que era com o intuito de pescar e produzir conservas de peixe, que enviavam para todo o império".


Fonte: Câmara Municipal de Peniche

PENICHE LIVRE

Faz, hoje, cinco meses que o Blogue. “Peniche Livre” foi inaugurado e neste período de tempo tem tido muito sucesso. Muitos entraram no site, enviaram comentários, participaram, votaram nas sondagens, navegaram um pouco por todo o site, sendo este adicionado por muitos, aos favoritos.
O crescimento e melhoria do site vai continuar. Tentando ir ao encontro das pessoas e aos assuntos relacionados com a Cidade. Com a chegada do Outono terá um nova imagem, dinamismo e muitas novidades.

Muito Obrigado!

Paulo Gonçalves

terça-feira, 1 de setembro de 2009

MESMO VELHINHO

Já era tão velhinho
Que à janela, mal assomava
À noite, saía para sentir
De onde o vento soprava
De olhos postos no céu
O seu corpo rodava:
Em jeito de oração
Com os seus botões falava
-Está nortada fresca…!
A rosa-dos-ventos rezava
Temente pelo vendaval
Que tantas vidas ceifava
Logo ao romper da aurora
Ao Cabo Carvoeiro rumava
Sem temor pelo temporal
Sentado na rocha, esperava
As meninas dos seus olhos
Um por um, os barcos contava
-Ah…! Conseguiram! Já passaram!
Então o velho pescador descansava!
-Ah…! Arribaram

Raízes M/Peniche

Circo


Recordo, com muita saudade, os meus tempos de infância. Momentos de felicidade, entusiasmo e sonhos. Muitos desses momentos foram vividos no Circo. Felizmente os meus pais tiveram a sensibilidade para me levar, por diversas vezes, a este magnifico espectáculo. Eu vibrava com os palhaços, mágicos e trapezistas e foi mais uma vez, com este intuito que levei o meu filho, no passado Fim de Semana, ao circo “Richard Bros” que esteve em Peniche de vinte a trinta de Agosto. O espectáculo foi magnífico, deslumbrante, o meu filho e nós adorámos. A qualidade artística, o bom gosto, o movimento, som, luzes e originalidade da idéia foi deslumbrante. É, sem dúvida um novo conceito que atrai muito mais. Um sonho que se pode realizar. O amor e alma com que é feito merece apoio a todos os níveis. É urgente dignificar quem dá tudo de si, com alma e coração. Saí com vontade de ir, de novo, no dia seguinte. Muitas vezes me emocionei, senti-me de novo criança e confirmei o meu deslumbre pelo circo. É único sentir de novo a nossa infância e todas as suas vivências, tesouros das nossas vidas, nos quais, entre os mais preciosos, está o nosso tão querido circo. Não o deixemos morrer. O espectáculo chamava-se sonhos e retratava a vida de um palhaço que sonhava trabalhar num circo e o sonho tornou-se realidade. Como dizia o poeta o sonho comanda a vida. Que Deus vos ajude e que voltem a Peniche.

Paulo Gonçalves