sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Indústria Conserveira de Peniche

Os arqueólogos confirmaram este ano que os achados dos fornos do Murraçal da Ajuda, em Peniche, dizem respeito à primeira olaria da Lusitânia, donde saíram as ânforas usadas como recipientes do peixe que era para o consumo do Império Romano.
"Esta é a primeira olaria identificada onde foram fabricadas ânforas que envasavam derivados de peixe para todo o império romano à época do imperador Augusto", segundo o arqueólogo Guilherme Cardoso.
A hipótese fora colocada em 1998, assim que se descobriram os primeiros achados arqueológicos e "uma grande quantidade de fragmentos de ânforas". "Antes da descoberta sabia-se que os romanos tinham passado por Peniche, não se sabia para quê e agora sabemos que era com o intuito de pescar e produzir conservas de peixe, que enviavam para todo o império".


Fonte: Câmara Municipal de Peniche

2 comentários:

  1. Está qui explicado o porquê dois dois mil anos de indústria conserveira em Peniche.
    Grande artigo.

    ResponderEliminar
  2. Carla Andrino05/09/09, 17:33

    Tão grande é a riqueza desta nobre gente. Rico é o seu património. Linda a sua história. Urge divulgar e nisso este blogue trás-nos muito para aprender. Que, nas novidades prometidas venham verdadeiras pérolas de cultura e história e depois veremos qual o blogue que continua vencedor. Bravo! Este artigo é uma autêntica pérola.

    ResponderEliminar