sexta-feira, 18 de setembro de 2009

RENDAS DE BILROS

A tradição das rendas de bilros em Peniche é anterior ao século XVIII. São rendas com duas características: Eruditas (imitam os padrões estrangeiros contornados com fio mais grosso -"torçal") e Populares (com motivos populares unidos por "tranças" e "pastilhas"). Os motivos das rendas populares são; o limão, a rosa, a felicidade, etc.
É geralmente elaborada em almofada (rebolo), onde é colocada uma cartolina perfurada que contém o desenho. Por vezes, é necessário usar centenas de bilros para certos tipos de rendas. A renda de bilros de Peniche tem um pormenor que as distingue de outras produzidas em Portugal: o processo de urdidura. As Rendilheiras de Peniche trabalham com as palmas das mãos voltadas para cima. Outra característica é o facto de, nestas rendas, não se distinguir o direito do avesso.
Fonte: Câmara Municipal de Peniche

7 comentários:

  1. Ligia Martins18/09/09, 11:23

    Grande carinho,recompensa e reconhecimento do que é precioso para Peniche

    ResponderEliminar
  2. Estou pasma com tanta beleza deste site. Isto é algo de extraordinário. Que trabalheira deve ter dado e continua a dar. Está vivo, Lindo, Demais. As nossas rendas também aqui lembradas. Grande é aquele que reconhece as tradições da sua terra e que tendo oportunidade as divulga.

    ResponderEliminar
  3. Grande tradição

    ResponderEliminar
  4. Grande artigo sobre Peniche.

    ResponderEliminar
  5. Carlos Félix21/09/09, 09:37

    Grande trabalho á tradição de Peniche!

    ResponderEliminar
  6. Conceição Simões21/09/09, 13:32

    Mais uma bonita tradição aqui lembrada. Adoro Peniche.

    ResponderEliminar
  7. É bom não deixar morrer as tradições. Verdadeira identidade dos povos.

    ResponderEliminar