quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O REGRESSO

"MÁGICA MARESIA"

A depressão e a saudade apoderaram-se de mim. As lágrimas, insistentes, rolavam no meu rosto. A dor tornara-se agonizante e insuportável. Não conseguia mais. Já tinham passado 50 Anos desde aquele fatídico dia 16 de Junho de 2010. Não suportei mais a agonia e resolvi dirigir-me ao pai. Tomei então, aquele caminho que à muito não percorria. Por entre verdes prados, em montanhas de energia, a minha alma foi inundada de uma calma à muito não sentida. Ao chegar olhou-me como se já soubesse o que ali, ia fazer. A luz mais brilhante que o sol inundou-me a alma.
- Pai! Preciso de te falar!
- Porque teimas em prender a tua alma ao térreo passado?
- Sinto saudades da terra, do povo, dos meus pais…dos meus pais…
- Porque estás assim?! Em breve estarão por aqui.
- Não tenho mais resistência! Pai! Por favor! Conceda-me uma excepção. Pagarei se possível…, por amor ao pai. A minha alma mora em ti!
Após breve reflexão perante tão sentidas palavras, sentiu-se obrigado a ceder forçado pelo amor ao seu filho.
- Está bem. Terás uma nova missão em breve.
Amo-te meu filho!
- Obrigado pai. Muito obrigado!
Ao proferir estas palavras vi-me catapultado para um corredor de luz que me era familiar e que se embrenhou na minha alma. Todo o sentido da minha eternidade estava naquela luz, por ela fiz-me vida.
As névoas desapareceram juntamente com a luz. Acordei em pleno largo da povoação. Abismado reparei em pormenores familiares: A velha torre da Igreja, em pedra e parcialmente caiada de branco. O soar das Ave-Marias, embora algo diferente e soando a gravação, ainda acontecia, assinalando o passar das horas. As árvores estavam completamente ressequidas, as pessoas em situação semelhante, as suas peles estavam escuras e enrugadas. Os olhos deixavam transparecer uma alma seca e tristemente marcada pelo desânimo e inércia. O sol era abrasador e insuportável. Porque estaria tudo assim num local outrora verdejante?
Por ruelas tão familiares, aproximei-me da minha antiga casinha, outrora embrenhada em brumas de ilusão e alegria. Estava praticamente em ruínas. Á entrada ainda existia uma bica tradicional de mármore envelhecido e com rasgos negros que marcavam a sua, já longa existência. As crianças, mal nutridas, fingiam, nela, beber água. Tudo estava ressequido. Um forte sentimento de tristeza foi-se apoderando de mim.
Finalmente decidi aproximar-me da velha porta de entrada da minha casa e repentinamente vi-me dentro dela. Entrei em pânico, pois a minha visão ultrapassou a referida porta sem que desse por isso. Foi uma experiencia pela qual nunca tinha passado.
Não pude deixar de reconhecer uma foto, de cor amarelada e ferida em cada mancha pelo passar do tempo, que estava em destaque na velha parede frontal da sala de estar. Um menino sorridente e feliz em cima de um cavalo, esse menino era eu. A emoção apoderou-se de mim. As lágrimas voltaram a rolar no meu rosto. Parecia ter recuperado o meu coração, pois sentia os seus batimentos.
Com a dor da minha dor avancei um pouco mais até ao antigo quarto dos meus pais, a surpresa não podia ser maior. Numa cama de ferro, velhinha e enferrujada, estava igualmente velhinha, deitada, a minha mãe em aparente estado terminal. Ao seu lado, na mesinha de cabeceira, uma série de fotografias minhas acompanhadas de uma empoeirada, imagem de Nossa Senhora de Fátima. Por cima da cama o familiar crucifixo, companheiro das minhas orações de infância. Bem junto dela e agarrando as suas mãos, das quais pendia um Terço em vidro azul que me era muito familiar, pude ver o meu pai. A sua cabeça vestira-se de neve. Nos seus olhos era visível o espaço ocupado pela tristeza e melancolia de toda uma vida. Como estavam velhinhos! Como o tempo os transformara. Senti uma enorme vontade de os beijar, abraçar, consolar-lhes na dor que ficou contida nas suas vidas com a minha partida…que dor senti naquele momento!
A luz do pai veio até mim.
- Vai! Vai para fora, a tua mãe estará em breve na minha morada.
Saí da casa em velocidade luz até a um campo que foi, noutros tempos, local de brincadeiras. Apoderou-se de mim uma nova e forte dor. Já não haviam árvores, relva, flores e água. Tudo estava seco, a cor amarelo-torrada predominava.
A luz apoderou-se, de novo de mim.
- Vem meu filho. Tenho uma nova missão para ti!....

Paulo Gonçalves

257 comentários:

  1. A nossa existência para além da vida é muito bem retratada neste conto de suprema qualidade e imaginação. Quase me atreveria a dizer que foi o conto com mais conteúdo. O pormenor da terra seca é algo que considero de muita importância, de facto se não cuidarmos do planeta é mesmo isso que vai acontecer. Está tudo perfeito, fotos, casas antigas, os sinos, descrições, narrativa e conteúdo, todas juntas transportam-nos para um sublime e imaginário mundo que é perfeitamente possível com o avançar dos tempos e aos olhos do espírito.

    ResponderEliminar
  2. Margarida Rebelo22/09/10, 19:59

    Muito a propósito deste momento em que Anne Germain tem o programa “a vida depois da vida” na televisão. Este conto está cheio de emoção e a imaginação do autor é puramente extraordinária. Enchi a minha alma perante tanta qualidade descritiva. Está perfeito e até hoje é, para mim um conto de eleição. Sem dúvida que a qualidade está em tudo neste mês de Setembro tão cheio de coisas boas.

    ResponderEliminar
  3. Mais um grandioso e monumental trabalho. Dá que pensar e discutir um pouco sobre a nossa existência. Está de parabéns pelo magnífico trabalho. Este é o melhor conto até hoje.

    ResponderEliminar
  4. António Alves22/09/10, 20:30

    Estou impressionado com tanta e pormenorizada imaginação. Quanto coração e sentimento, que me fizeram chorar. Está lindo! Mais que lindo! É um conto fabuloso.

    ResponderEliminar
  5. Carlos Miranda22/09/10, 20:33

    Já li todos os contos deste Blogue, são excelentes, mas este é único. Fizeste-me chorar rapaz! Caramba! Eu também tenho uma foto assim. Eu também rezava em família. A minha casa de infância era muito semelhante a esta. A minha saudosa terra campestre, os sinos, o pátio, enfim tudo! Tu és muito especial a descrever com pormenor o que é real. Podes acreditar, estou a escrever e as lágrimas insistem em cair, ainda estou emocionado com este momento tão grande, tão expressivo, tão emotivo. Os meus pais já partiram e este conto parece ter sido feito para mim. É o melhor conto de todos! É genial! É épico! É profético! É tudo! Tudo!....

    ResponderEliminar
  6. Se existem coisas que nos elevam a alma até não compreendermos, este conto é uma delas. Este conteúdo revela-nos algo de tão sublime e sentimental, tão inteligente e pormenorizado no amor e em valores tão vincados como os familiares e a preservação do que nos foi dado pelo criador, que ficamos sem ar. Este é o expoente máximo da sabedoria do transmitir com inteligência e coração. Destaco esta frase fabulosa e que me avassalou a alma “Todo o sentido da minha eternidade estava naquela luz, por ela fiz-me vida” meu caro isto é fenomenal!
    Paulo, possuis algo de muito especial, a tua escrita transmite tanto, tanto,… que talvez tu nem imagines quanto. Quanto mais eu leio, mais eu descubro. Estou aqui para te dizer o quanto de familiar tu me transmites neste conto. E a quantos os deste país não transmitirás o mesmo? Essa tua graça, que vem de onde nós sabemos, transforma essas histórias em coisas simplesmente grandiosas em valor e sentimento cristão.

    ResponderEliminar
  7. Sofia Melo22/09/10, 20:39

    Bem vou repetir tudo porque também sou uma chorona e à medida que fui viajando pelo conto fui sentindo um aperto no coração e acabei de lágrima no olho.
    Paulo, o teu conto está uma obra prima, e é de longe o melhor de todos e os outros já eram muitíssimo bons. Isto é tão português, tão nosso. Tão bom! Lindissimo!

    ResponderEliminar
  8. Que história fabulosa!

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida dos melhores contos e com o conteúdo impressionante. A beleza da narrativa leva-nos a senti-lo de uma forma única! Grande trabalho!
    A emoção veio forçosamente à tona.

    ResponderEliminar
  10. Eu não tenho palavras, só sei que chorei.

    ResponderEliminar
  11. Um conto de nos fazer bater o coração! Lindo! A sua profundidade transporta-nos e elva-nos ao mais alto.

    ResponderEliminar
  12. É de nos fazer entrar bem dentro da história. Fabuloso!

    ResponderEliminar
  13. Que história tão bem construída. Haja imaginação!

    ResponderEliminar
  14. Fenomenal cara!

    ResponderEliminar
  15. Ambrósia Faustina23/09/10, 17:17

    Está muito bom. Um autêntico livro de emoção e saudade.

    ResponderEliminar
  16. Bem depois do que foi dito eu já quase nem tenho nada para dizer. Senti algo de muito forte e especial. Pleno de imaginação que tem a nobreza de ir de encontro ao criador e ao profético mundo do homem que já percebeu que se auto-destrói. Vi o futuro, vi os meus filho e os meus netos. Posso dizer que este conto teve a plena capacidade de me mostrar o antes e o depois. Laços de família criada por Deus. Laços com o criador que nos legou tudo que nos mostram o quanto, ingratos somos. É, para mim, o melhor conto de todos. Conseguiu tocar-me profundamente a minha alma e ninguém lhe ficará indiferente. É Impossível, a não ser que não sinta!

    ResponderEliminar
  17. Amar a Deus23/09/10, 17:19

    Amar a Deus
    Não pode existir quem passe pelo conto e não sinta vontade de o comentar. Mais uma grande Lição de Vida. Este conto tem a particularidade de nos tocar e em profundidade. Ao caminharmos pela história temos uma sensação que nos trespassa a alma. A ligação ao criador é espectacular. A frase que o Senhor Vieira, que sabemos ser muito entendido na matéria, é de facto, fenomenal e deita por terra qualquer outra explicação. “Todo o sentido da minha eternidade estava naquela luz, por ela fiz-me vida” Isto transcende qualquer um, basta pensar nela e é, de facto fenomenal. Só quem percebe o sentido da fé consegue construir esta frase que para nós deve ser defendida com direitos de autor, sabemos que poderá ser usada em celebrações religiosas pois é uma frase que diz tudo! É um conto magistral e único, com um grande sentido. Parabéns ao autor que tem crescido a olhos visto!

    ResponderEliminar
  18. Cê é fenomenal!

    ResponderEliminar
  19. João Bastos23/09/10, 17:20

    Eu estou simplesmente apaixonado por este conto. Já o li vezes sem conta e tenho pensado muito no que deveria dizer. Tenho resistido a comentar no entanto o bichinho não pára de me provocar. Nunca comento nada e já vi por aqui coisas muito boas mas desta vez não resisti.
    Senti gosto, emoção, tristeza, realismo, sonho, Deus, enfim tudo. É um lindo conto muito completo em todas as suas vertentes. Adorei e nem tenho palavras para algo tão bonito e nostálgico como o Outono. Quem escreve desta maneira, tem uma grande alma!

    ResponderEliminar
  20. Cara este conto é divino! Que imaginação!

    ResponderEliminar
  21. Cara cê tem um não sei quê. Caramba que conto! Que história! Chego até arrepiar!

    ResponderEliminar
  22. Estou a escrever para dizer que pareço uma madalena quando leio coisas assim. Aquele menino, aquela foto! Meu Deus! está genial. Toda a história tão bem engendrada e uma narrativa perfeita. Um português exemplar. Um sentimento tão bem aproveitado. Tudo! Tudo tão bom!
    Madalena Professora de Português na escola profissional de Braga.

    ResponderEliminar
  23. Amar a Deus23/09/10, 17:27

    Amar a Deus
    Não pode existir quem passe pelo conto e não sinta vontade de o comentar. Mais uma grande Lição de Vida. Este conto tem a particularidade de nos tocar e em profundidade. Ao caminharmos pela história temos uma sensação que nos trespassa a alma. A ligação ao criador é espectacular. A frase que o Senhor Vieira, que sabemos ser muito entendido na matéria, é de facto, fenomenal e deita por terra qualquer outra explicação. “Todo o sentido da minha eternidade estava naquela luz, por ela fiz-me vida” Isto transcende qualquer um, basta pensar nela e é, de facto fenomenal. Só quem percebe o sentido da fé consegue construir esta frase que para nós deve ser defendida com direitos de autor, sabemos que poderá ser usada em celebrações religiosas pois é uma frase que diz tudo! É um conto magistral e único, com um grande sentido. Parabéns ao autor que tem crescido a olhos vistos!

    ResponderEliminar
  24. Que coisa tão perfeita e com tanto de Deus.
    Tanto! Tão belo!Jamais conseguiria fazer algo assim! Quem dera ter este dom.

    ResponderEliminar
  25. Mário Lutano24/09/10, 12:55

    O carácter único deste conto leva-me a comentá-lo. Sou coordenador de uma conceituada livraria de Lisboa. Tenho este Blogue adicionado aos favoritos desde o dia em que por acaso caí no “Peniche Livre” em busca de casos da vida, tema relacionado com uma campanha da livraria para uma semana temática. Lembro que nesse dia caí num conto fabuloso chamado Lição de Vida, conto este assinado pelas “Raízes”. Depois disso foi um não parar de caminhar pelo Blogue. Hoje tenho mesmo de comentar, é coisa que não gosto muito, mas a este conto ninguém poderá ficar indiferente. Alguém já, por acaso e só por acaso, pensou na imaginação deste escritor? Como ele conseguiu engendrar uma história como esta? É mesmo um bom escritor. Isto que nós temos oportunidade de ler é simplesmente uma dádiva. Este Blogue é assim uma pérola no meio de muitos Sites vazios de conteúdo e sentido. Voto de continuação de bons trabalhos e que quem os lê, os saiba reconhecer convenientemente.

    ResponderEliminar
  26. Elsa Lutano24/09/10, 12:56

    Lembro um trabalho pequeno mas lindíssimo que me maravilhou. “A Minha Saudosa Janela”
    Este conto é outro grandioso entre outros. Um Blogue de eleição e embrenho de qualidade.

    ResponderEliminar
  27. Carlos Viriato24/09/10, 12:56

    Tenho uma enorme admiração por obras literárias de qualidade. Os Blogue são autênticas escolas de escrita. Muitos que hoje lançam livros foram reconhecidos através dos seus Blogues, no entanto a maioria deles é vazia e com muito pouco de si mesmo. No caso do Peniche Livre defrontamo-nos com um caso bem sério, na literatura e conteúdos. Este Regresso é exemplo disso como aliás, é apanágio da grande maioria dos trabalhos expostos. Neste caso a história é fortíssima, talvez mesmo a mais forte que li aqui até hoje e apela a um forte sentimento. Cheia de mensagens nas entrelinhas e com grande qualidade imaginativa, descritiva e narrativa é um conto de eleição perfeito. Uma obra de arte. Que nunca deixes de escrever porque vale mesmo a pena ler os teus trabalhos.

    ResponderEliminar
  28. Tó Zé Amigo de Peniche24/09/10, 12:57

    A atitude vale mais que mil palavras. Este conto tem uma atitude que explode em grandiosidade adicionando as palavras certas no conto certo, na hora certa. Que grande atitude a tua. És exemplo do bem escrever. É um gosto verificar a grande qualidade artística existente em Peniche. Uma palavra de apreço também, para quem se auto-denomina “Raízes” pois a qualidade continua aqui. Estou de alma cheia.

    ResponderEliminar
  29. It's Wonderful history

    ResponderEliminar
  30. La calidad es garantida.

    ResponderEliminar
  31. Que conto legal.

    ResponderEliminar
  32. Maria Rita24/09/10, 16:09

    Maria Rita
    Grande o conto grande é o contador.
    Cê é um cara com uma visão! JESUS!

    ResponderEliminar
  33. Já não há mais nada para dizer. É um conto perfeito.

    ResponderEliminar
  34. Neste momento temos em minha casa 3 computadores ligados no Peniche Livre e só acusa uma pessoa online gostaria de saber porquê. Alguém pode explicar?

    ResponderEliminar
  35. A perfeição ao serviço de um Blogue que cada vez vai crescer mais. Assim é impossível não crescer.

    ResponderEliminar
  36. Está perfeito!

    ResponderEliminar
  37. Tudo tem um limite e este conto leva-nos ao limite da imaginação. Perfeito e deslumbrantemente nostálgico consegui levar-me às lágrimas.

    ResponderEliminar
  38. Esculástica24/09/10, 16:19

    Bem depois deste conto ficamos vazios de tudo. Quem conseguiu imaginar algo assim?
    Já tivemos contos muito bons, no entanto conseguir juntar esta emoção de forma tão genial elevam-nos ao máximo. Temos algo de muito especial aqui. É um conto inesquecível.

    ResponderEliminar
  39. Devemos ler este conto mais que uma vez.
    Há sempre algo que se descobre em cada leitura.

    ResponderEliminar
  40. This Blog is charming and únic!

    ResponderEliminar
  41. Eu adorei. Gostava de saber o que é preciso fazer em termos de formação para escrever desta maneira.
    Isto é lindooooo!

    ResponderEliminar
  42. Não sei como tens cabeça para estas coisas. Caramba está genial!

    ResponderEliminar
  43. Estou zangada com o autor deste Blogue, cada vez que aqui venho desato a chorar.
    Está uma obra linda demais!

    ResponderEliminar
  44. Estou pasmo! Está memorável.

    ResponderEliminar
  45. Cê é fenomenal!

    ResponderEliminar
  46. I’ts fantástic and beutiful!

    ResponderEliminar
  47. Olá eu sou a sinita do Algarve e adoro ler coisas. Eu chorei ao ler isto. Este senhor escreve muito bem.

    ResponderEliminar
  48. Paulo Bombas25/09/10, 17:41

    Grande momento que se tornará inesquecível.

    ResponderEliminar
  49. É uma história fenomenal. Vale a pena ler.

    ResponderEliminar
  50. Só tu mesmo para fazeres algo assim. Espectacular, este conto!

    ResponderEliminar
  51. A pouca vergonha que se passa no Chon
    o mais importante no ministério da saúde é arranjar tachos para os boys amigos
    que se dane a saúde e o resto
    chon2010.webs.com

    ResponderEliminar
  52. Que coisa mais linda.

    ResponderEliminar
  53. Está tudo mais que dito, um conto único!

    ResponderEliminar
  54. Gostei muito de ler. Prendeu-me do inicio ao fim!

    ResponderEliminar
  55. Ligia Martins27/09/10, 20:08

    Está genial, fenomenal, perfeito, tudo!

    ResponderEliminar
  56. Marta Leni27/09/10, 20:09

    Isto deve ser lido e comentado. É irresistível!

    ResponderEliminar
  57. Que coisa mais bonita!

    ResponderEliminar
  58. Como é emocionante e belo!

    ResponderEliminar
  59. Está explosivo! Não podemos ficar indiferentes!

    ResponderEliminar
  60. Fabulosa história.

    ResponderEliminar
  61. Cara que loucura. Lindo1

    ResponderEliminar
  62. Este é um conto único!

    ResponderEliminar
  63. Eu nem tenho palavras para este conto.

    ResponderEliminar
  64. Eu adorei esta história. É preciso ser muito especial para escrever semelhante história.

    ResponderEliminar
  65. António Alves01/10/10, 19:36

    Lindo!LIndo! Tanto que me fez chorar.
    Não admira que continue em primeiro lugar no top!

    ResponderEliminar
  66. É de facto uma história que não deixa ninguém indiferente.

    ResponderEliminar
  67. Bela nostalgia.

    ResponderEliminar
  68. Um conto único!

    ResponderEliminar
  69. Conto fantástico.

    ResponderEliminar
  70. Este conto é inesquecivel, daí a sua classificação no top mesmo depois de estar por aqui á vários dias.

    ResponderEliminar
  71. Um conto magnifico e único!

    ResponderEliminar
  72. Já li e reli. É lindo! Belo e grande trabalho.

    ResponderEliminar
  73. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  74. Paulo
    Serve o presente comentário para esclarecer dois pontos!
    1 É do meu inteiro conhecimento as raivas, ódios e alguns comentários a meu respeito.Já tiveram a fineza de mos comunicar algumas pessoas que os ouviram, inclusive um membro da minha família que soube por alguém acerca de tudo isso.
    2 Também em relação aos ganhos obtidos pelo Blogue, já não é de hoje que sei que se fala muito nesse sentido.
    Mais comunico que o Blogue não fechará contrariando quem assim o raivosamente o quer. Devo dizer ainda que estou perfeitamente tranquilo quanto a qualquer, suposta, investigação. O meu trabalho na net é puro, verdadeiro e com muito sentimento meu. Trata-se de uma partilha daquilo que sou. Não ambiciono nada, nem dinheiro, nem comentários. Todos os que o escrevem merecem ser reconhecidos pois felizmente quem agora escreve tem capacidade e está à altura de o fazer. Jamais me revejo neste tipo de intriga parta ela de onde partir. O tempo tudo mostra e já não é a primeira vez que algo semelhante acontece. Até já fui ameaçado de morte.
    A caravana vai passando e vai fazendo doer a algumas pessoas. Tudo o que é feito com verdade e sentimento cristão não será derrotado.
    JESUS VENCEU A MORTE e quem com Jesus conta, é indiferente à maldade humana.

    ResponderEliminar
  75. Um conto conto impressionante.

    ResponderEliminar
  76. Um conto de eleição.

    ResponderEliminar
  77. Muito bom este conto!

    ResponderEliminar
  78. Um conto lindíssimo!

    ResponderEliminar
  79. Maria Parracha16/10/10, 19:32

    Este conto deixou-me impressionada. Esplêndido!

    ResponderEliminar
  80. Este conto é único. Está soberbo.

    ResponderEliminar
  81. Élindo demais e faz-nos chorar.

    ResponderEliminar
  82. Está simplesmente fabuloso.

    ResponderEliminar
  83. It's a woderful history. Congratulations!!!

    ResponderEliminar
  84. Patricamente fantástico.

    ResponderEliminar
  85. É um conto maravilhoso.

    ResponderEliminar
  86. Lindo! Lindo!Lindo! Lindo!

    ResponderEliminar
  87. Este conto é unico.

    ResponderEliminar
  88. Um conto que me comoveu muito!

    ResponderEliminar
  89. Este conto é impressionantemente belo e forte.

    ResponderEliminar
  90. Que maravilhoso conto!

    ResponderEliminar
  91. Um conto que é algo de impressionante, belo e rigoroso. Não lhe podemos ficar indiferentes. Fantástico.

    ResponderEliminar
  92. Carlos Costa12/11/10, 15:33

    Bem forte.

    ResponderEliminar
  93. Grande mestria neste conto.

    ResponderEliminar
  94. Este conto é simplesmente das coisas mais belas que li até hoje.

    ResponderEliminar
  95. Grande conto! Que imaginação! Grande escritor!

    ResponderEliminar
  96. Este é um imponente e grandioso conto!

    ResponderEliminar
  97. Teresa Maria29/11/10, 20:11

    Grande e marcante!

    ResponderEliminar
  98. Que conto magnifico.

    ResponderEliminar
  99. Um conto puramente espectacular.Nunca li nada assim.

    ResponderEliminar
  100. Um conto único.

    ResponderEliminar
  101. Grande história.

    ResponderEliminar
  102. Esta histórias é avassaladora.

    ResponderEliminar
  103. Esta é a história mais fabulosa e criativa que li até hoje. Fenomenal. PARABÉNS!!!

    ResponderEliminar
  104. Que história fabulosa e inesquecivel.

    ResponderEliminar
  105. Carlos Viriato29/01/11, 19:11

    Tenho uma enorme admiração por obras literárias de qualidade. Os Blogue são autênticas escolas de escrita. Muitos que hoje lançam livros foram reconhecidos através dos seus Blogues, no entanto a maioria deles é vazia e com muito pouco de si mesmo. No caso do Peniche Livre defrontamo-nos com um caso bem sério, na literatura e conteúdos. Este Regresso é exemplo disso como aliás, é apanágio da grande maioria dos trabalhos expostos. Neste caso a história é fortíssima, talvez mesmo a mais forte que li aqui até hoje e apela a um forte sentimento. Cheia de mensagens nas entrelinhas e com grande qualidade imaginativa, descritiva e narrativa é um conto de eleição perfeito. Uma obra de arte. Que nunca deixes de escrever porque vale mesmo a pena ler os teus trabalhos.

    ResponderEliminar
  106. Tó Zé Amigo de Peniche29/01/11, 19:12

    atitude vale mais que mil palavras. Este conto tem uma atitude que explode em grandiosidade adicionando as palavras certas no conto certo, na hora certa. Que grande atitude a tua. És exemplo do bem escrever. É um gosto verificar a grande qualidade artística existente em Peniche. Uma palavra de apreço também, para quem se auto-denomina “Raízes” pois a qualidade continua aqui. Estou de alma cheia.

    ResponderEliminar
  107. Úm conto fabuloso.

    ResponderEliminar
  108. Que história linda meu Deus!

    ResponderEliminar
  109. Mário Lutano29/01/11, 20:58

    O carácter único deste conto leva-me a comentá-lo. Sou coordenador de uma conceituada livraria de Lisboa. Tenho este Blogue adicionado aos favoritos desde o dia em que por acaso caí no “Peniche Livre” em busca de casos da vida, tema relacionado com uma campanha da livraria para uma semana temática. Lembro que nesse dia caí num conto fabuloso chamado Lição de Vida, conto este assinado pelas “Raízes”. Depois disso foi um não parar de caminhar pelo Blogue. Hoje tenho mesmo de comentar, é coisa que não gosto muito, mas a este conto ninguém poderá ficar indiferente. Alguém já, por acaso e só por acaso, pensou na imaginação deste escritor? Como ele conseguiu engendrar uma história como esta? É mesmo um bom escritor. Isto que nós temos oportunidade de ler é simplesmente uma dádiva. Este Blogue é assim uma pérola no meio de muitos Sites vazios de conteúdo e sentido. Voto de continuação de bons trabalhos e que quem os lê, os saiba reconhecer convenientemente.

    ResponderEliminar
  110. Raúl Dias29/01/11, 20:58

    Grande conto.

    ResponderEliminar
  111. Este é um trabalho que perdura pela sua beleza e qualidade.

    ResponderEliminar
  112. Carlos Miranda30/01/11, 14:41

    Vale a pena repetir.
    Já li todos os contos deste Blogue, são excelentes, mas este é único. Fizeste-me chorar rapaz! Caramba! Eu também tenho uma foto assim. Eu também rezava em família. A minha casa de infância era muito semelhante a esta. A minha saudosa terra campestre, os sinos, o pátio, enfim tudo! Tu és muito especial a descrever com pormenor o que é real. Podes acreditar, estou a escrever e as lágrimas insistem em cair, ainda estou emocionado com este momento tão grande, tão expressivo, tão emotivo. Os meus pais já partiram e este conto parece ter sido feito para mim. É o melhor conto de todos! É genial! É épico! É profético! É tudo! Tudo!....

    ResponderEliminar
  113. este foi o conto mais bonito de todos.

    ResponderEliminar
  114. Lindo e educativo.

    ResponderEliminar
  115. Grande mensagem para o futuro.

    ResponderEliminar
  116. ESTE CONTO É MESMO INESQUECIVEL

    ResponderEliminar
  117. Francelina04/02/11, 19:07

    Este conto é simplesmente magnifico. Nunca li nada tão belo!

    ResponderEliminar
  118. Este é um conto magnifico.

    ResponderEliminar
  119. Que maravilha de conto.

    ResponderEliminar
  120. Carlos Viriato10/02/11, 20:57

    Tenho uma enorme admiração por obras literárias de qualidade. Os Blogue são autênticas escolas de escrita. Muitos que hoje lançam livros foram reconhecidos através dos seus Blogues, no entanto a maioria deles é vazia e com muito pouco de si mesmo. No caso do Peniche Livre defrontamo-nos com um caso bem sério, na literatura e conteúdos. Este Regresso é exemplo disso como aliás, é apanágio da grande maioria dos trabalhos expostos. Neste caso a história é fortíssima, talvez mesmo a mais forte que li aqui até hoje e apela a um forte sentimento. Cheia de mensagens nas entrelinhas e com grande qualidade imaginativa, descritiva e narrativa é um conto de eleição perfeito. Uma obra de arte. Que nunca deixes de escrever porque vale mesmo a pena ler os teus trabalhos.

    ResponderEliminar
  121. Lindo demais. Chorei.

    ResponderEliminar
  122. Que coisa mais linda.

    ResponderEliminar
  123. Este conto é um conto mais que divino. Está lindo ao pormenor. Cada passo. cada instante. fabuloso.

    ResponderEliminar
  124. Que história.

    ResponderEliminar
  125. Que conto fabuloso.

    ResponderEliminar
  126. GRANDE MENSAGEM

    ResponderEliminar
  127. Diego Fuentes13/02/11, 13:32

    Lindo! Fuerte! Único!

    ResponderEliminar
  128. Grande e único conto que me impressionou. É bom ir aos arquivos ou consultar o mais vistos ou os tops pois dão-nos coisas espectaculares. Que histórias lindas.

    ResponderEliminar
  129. Este conto é inesquecivel.

    ResponderEliminar
  130. Isto é algo fenomenal e de nos levar às lágrimas. Lindo demais!

    ResponderEliminar
  131. Este conto é um espectáculo. Está tudo dito mas aqui vai o meu apreço.

    ResponderEliminar
  132. Mais um comentário para a colecção. Já nem sabemos o que dizer, simplesmente que é uma história fabulosa. linda! Única!

    ResponderEliminar
  133. Quem disse que o povo de Peniche não era um povo qualquer. Á pois não é uma gente cheia de valores ora tomem lá a prova.

    ResponderEliminar
  134. Sem dúvida fabuloso! Não há palavras!

    ResponderEliminar
  135. Magnífico e insuperável!

    ResponderEliminar
  136. Gostei muito deste conto.

    ResponderEliminar
  137. Impressionantemente belo!

    ResponderEliminar
  138. Amigos de Leiria25/02/11, 18:39

    Este conto está magnífico.

    ResponderEliminar
  139. Sem dúvida um gigantesco conto.

    ResponderEliminar
  140. Alexandrina04/03/11, 18:08

    Está fantástico.

    ResponderEliminar
  141. Mariana Matias05/03/11, 13:47

    Excelente.

    ResponderEliminar
  142. Que história. Meu Deus.

    ResponderEliminar