sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O MANTO

*
"MÁGICA MARESIA"



Algures num país, existem aldeias e vilas com costumes completamente diferentes dos instituídos antigamente e pelo Cristianismo. Práticas que se foram impondo com a chegada de um outro regime fundamentalista. Todas as famílias têm uma tradição muito prática; os filhos ficam com os pais, cuidando sempre deles na sua velhice, no entanto se um deles atinge a idade dos noventa anos cabe ao filho comprar uma manta muito quentinha, oferece-la ao pai ou à mãe e uma marmita de comida. Em seguida os filhos e netos despedem-se, sendo o mais velho encarregado de levar o seu pai/mãe a uma montanha completamente isolada, local onde de noite os lobos atacam, acabando assim com a vida dos pais inúteis e velhinhos.


Moammar tinha tido um dia difícil, a tristeza cobria-lhe o rosto, as lágrimas teimavam em cair dos seus olhos. Tinha chegado o dia de abandonar a sua mãe e saltavam-lhe as lembranças do passado. Os momentos de brincadeiras, de ternura, de carinhos. As comidas que a sua mãe tão bem confeccionava. Os braços quentes de sua querida mãe que o aqueciam nas frias noites de Inverno.
Encheu-se de coragem, entrou numa conhecida loja e pediu;
- Bom dia John. Quero o manto mais caro e quente que aí tiveres.
- Então, vais livrar-te do peso?
- Sim. Respondeu com a voz embargada.
- Então homem, que é isso? Devias estar contente e ela também.
- Sim, estou!
O comerciante colocou no balcão um manto de lã de diversas cores e bem espesso.
- Ora aqui está! Uma peça única! A melhor e mais cara que tenho!
- Muito bem. Levo esse! - Respondeu.
Saiu da loja com um amargo de boca que lhe corrompia a alma. Nem que o Sol brilhasse com toda a força o conseguiria aquecer.
Ao chegar a casa o coração parecia querer saltar-lhe da boca. Leon, sua esposa, veio ao seu encontro;
- Moammar, tenho a marmita pronta.
-Onde está a minha mãe?
-Ali, junto à janela. Está a fazer algo que não quis mostrar. Como é o seu último dia respeitei.
Moammar viu sua mãe sentada numa cadeira fazendo algo com lãs e agulhas.
Aproximou-se lentamente, passo ante passo e com um grande constrangimento conseguiu falar;
- Mãe. Comprei o melhor manto para si.
- Sim filho? Que bom!
Eu também estou a fazer este, é quentinho, tem muita qualidade, está a levar a melhor lã.
- E para que serve?
- Vou oferece-lo ao meu neto Rafik.
- Ora mãe, para que é que o Rafik quer um manto desses?
- Meu filho, para te oferecer a ti.
- Oferecer?! A mim?!
- Sim filho, para quando chegar o dia de seres abandonado! Assim nesse teu último dia, olhando para este manto vais lembrar-te da tua mãe. Sentirás menos frio quando estiveres sozinho e sentires próxima a tua morte.
Sentiu uma grande dor que lhe trespassou a alma, as lágrimas rolaram pelo rosto.
Algo estava errado, tinha recebido tanto amor e amor com amor se paga. As regras, as leis e os argumentos do homem falham. O princípio do amor não é assim tão difícil de entender. O homem, na sua condição humana é que tem dificuldade em o aplicar. Talvez caminhando mais, talvez amando mais, talvez...




MALULA, Síria – Elias ainda se lembra das velhas pessoas de sua aldeia síria falando apenas o aramaico, a língua de Jesus. Naquela época, o vilarejo, ligado à capital Damasco apenas através de uma longa e cansativa viagem de camioneta pelas montanhas, era quase que inteiramente cristão, um vestígio de um antigo e diversificado Oriente Médio que existia antes da chegada do Islamismo.




História criada por mim, baseada num dado histórico real.
Os nomes são fictícios e o País não está identificado mas existem vários onde é aplicada esta tradição, embora rara e em algumas aldeias rurais.


Paulo Gonçalves.



213 comentários:

  1. Carla Andrino20/11/09, 09:45

    Tenho conhecimento desta dura tradição praticada em mais que um país.
    Estou impressionada com este magnífico conto. Isto é uma aprendizagem a nível de culturas e de formação pessoal. É impressionante a forma como está escrito, grande escritor que mais uma vez me comoveu. Está mais que extraordinário, grande conteúdo e de facto duvido que alguém fique indiferente. Um grande, mesmo grande aplauso para ti, para a tua imaginação e para esta nova rubrica que, sem dúvida vai ser um sucesso. Mais uma aposta ganha neste Peniche Livre.

    ResponderEliminar
  2. António Alves20/11/09, 09:49

    É no mínimo impressionante este brilhante relato. Eu estou estupefacto. Tu escreves mesmo bem e de uma forma muito pouco comum. Não considero nada fácil conseguir escrever como tu escreves nos mais variados registos. Poesia, Eventos, Documentos, História e Contos.
    Grande talento transmitido neste conto genial e volto a dizer GENIAL. Adorei. Até me levou às lágrimas. Esta é uma tradição que ainda é praticada mas de forma muito rara e consentida.
    É uma prática usada nos meios rurais de alguns países Islâmicos. Só sei dizer que estás, mais uma vez de parabéns e isto de forma muito clara e impressionante.

    ResponderEliminar
  3. Que grandioso livro tu escreverias. Estamos a perder um grande valor. Não devíamos ser impedidos de ter acesso a ele. Isto está de uma maneira que nem tenho palavras. Adorei.
    PARABÉNS

    ResponderEliminar
  4. Susana Alves20/11/09, 09:50

    Tenho neste momento um pensamento meu. O que será que te move para escrever desta maneira? Divinamente bem, não tenho palavras. Pareceu-me estar a ler algo de um grande escritor. Sobram emoções para as parcas palavras que te direi face a estes conteúdos que me deixam impressionada. Como é óbvio não poderei deixar de passar por aqui pois sei que me esperam grandes momentos de leitura.

    ResponderEliminar
  5. Cónego Rego20/11/09, 09:52

    Não sei se já repararam nesta mensagem que aqui está. Pode parecer violenta mas não deixa de ser uma forte chamada de atenção para a falta de valores. Já nem digo familiares e sim humanos. Perdem-se sentimentos, laços, amor e coloca-se em causa a verdadeira necessidade das pessoas, tratando-as como se máquinas fossem. Ninguém merece ser deitado fora por nenhum motivo. Está vivo, é filho de Deus. Jesus nunca excluiu ninguém, e nem cabe ao homem findar uma vida. Este conto tocou-me profundamente, e tocou-me ainda mais porque tem um fundo de verdade mas sei também que tem um fundo evangelizador introduzido por quem, com muita sabedoria o escreveu, para mim com a mão de Deus e isso faz dele esplendoroso. Já passei pela vida por muitos anos sentidos e hoje senti uma emoção pela grande bofetada humana oferecida aqui. Neste conto o homem é confrontado com o seu próprio eu e imperfeição egoísta. Para mim é um épico. Parabéns meu cristão com C bem grande. Faço uma promessa, não esquecerei de passar por aqui.

    ResponderEliminar
  6. Marta Leni20/11/09, 09:53

    Quanta emoção sentida ao ler este conto. Fez-me chorar, não sabia da existência desta triste tradição.
    Lamentavelmente existe e fui transportada brilhantemente para esta história bem inteligente e com um fundo de verdade. Muito bem descrito e está lindíssimo.

    ResponderEliminar
  7. Afinau o manto é mesmo uindo!

    ResponderEliminar
  8. Estou impressionado com esta história. Está brilhante, fabulosa e inteligente.
    Um livro de contos teu, seria de certeza comprado por mim. Por este já posso imaginar os outros. Grande trabalho. Um grande bravo.

    ResponderEliminar
  9. Muito bonito. Gostei mesmo muito. Parece um filme.

    ResponderEliminar
  10. Que imensidão tu viste e a que imensidão nos transportaste. Estou deslumbrado, já li o conto por diversas vezes e já o imprimi para o guardar. Está lindo! Parabéns !

    ResponderEliminar
  11. Grande imaginação, poxa cara cê é demais. Onde foi buscar uma história dessas?
    Um grande bravo para tu rapaz! Amei! Me fez chorar. Vem escrever pró Brasil, cara.

    ResponderEliminar
  12. Eu nem acredito que existam pessoas capazes disto. Ai crede! Tou chocada.

    ResponderEliminar
  13. Esculástica20/11/09, 13:16

    Só sei dizer uma coisa. Sinto-me pequena perante uma obra destas. Eu adoro escrever e até achava que tinha imaginação. Perante uma obra destas, verifico que jamais conseguiria escrever uma coisa assim. QUE IMAGINAÇÃO! Meu Deus, eu já li e reli e adorei. Adorei mesmo! Não tenho palavras. Parece que fiquei vazia de ideias. Até chorei.

    ResponderEliminar
  14. Pedro Passos20/11/09, 13:17

    Muitas pessoas poderão achar muito violenta esta tradição, mas nos meios onde estão enraizadas estas práticas fundamentalistas e bem mais graves, é muito comum. Tenho uma vincada ideia que certos povos vivem a ilusão e não medem consequências. Estive dois meses no Iraque por força da minha profissão e verifiquei situações de verdadeiro terror. Uma tradição horrenda e que me deixou horrorizado é a de colocar granadas nas suas próprias roupas e caminhar com elas. Estes homens bomba podem accioná-las quando entenderem matando-se a si e aos outros.

    ResponderEliminar
  15. Carlos Lopes20/11/09, 13:45

    Lindo e forte.

    ResponderEliminar
  16. Nunca pensei que fosse assim.

    ResponderEliminar
  17. Mas está bonito.

    ResponderEliminar
  18. Muito bonito. Bela lição de vida.

    ResponderEliminar
  19. Estreia e que estreia. Afinal, Sr. anónimo, este manto não é chinês. Trata-se de uma história bem forte e muito bem contada. Mais um grande trabalho, este sendo uma novidade recomenda-se. Dura tradição, muito bem contada e imaginada. Grande escritor o autor deste blogue.

    ResponderEliminar
  20. Andreia Melo20/11/09, 16:48

    Tenho visto muitas coisas escritas neste blogue. Por diversas vezes me tocaram e despertaram a atenção. Tem tido muita qualidade mas este conto, para mim está sublime e forte. Penso que tens uma lucidez e translucidez para escrever que mal posso esperar por mais contos teus.
    Prendeu-me até ao fim. Como seria bom um livro feito com a tua imaginação, tão do nosso tempo e quotidiano. Um grande parabéns. Mais que merecido.

    ResponderEliminar
  21. Carlos Costa20/11/09, 16:49

    Um final surpresa a culminar num conto fantasticamente bem pensado.
    Não consegui descolar os olhos. Chocante, emocionante e fazendo parar o coração.

    ResponderEliminar
  22. É cum raio de tradição Carago! Se fosse viver para lá não levava os meus filhos.
    Eu lá queria saber da manta? Cum raio!

    ResponderEliminar
  23. Vou convidar a minha sogra a visitar este país.

    ResponderEliminar
  24. Ligia Martins20/11/09, 20:10

    Meu Deus! Senti um aperto no coração. Longe de imaginar um conto assim.
    Quando anunciaram pensei; deve estar relacionado com Nª SRª, com o escapúlario, ou com um cobertor qualquer e com uma lembrança de infância. Ao lê-lo senti uma forte emoção e um sentimento completamente diferente ao esperado. Vai ser um sucesso, muito embora tenha ficado muito triste ao ponto de chorar porque me fez lembrar a minha mãe já falecida.

    ResponderEliminar
  25. Grande momento revelação e de qualidade neste magnifico blogue.
    Adorei.

    ResponderEliminar
  26. Ambrosia Faustina20/11/09, 20:32

    Faustina. O meu nome é Ambrósia Faustina.
    Ambrósia porque o meu marido é o Ambrósio e Faustina de nome próprio.
    Agradecia respeito pelo meu nome.
    Adorei o conto. Muito forte e profundo.

    ResponderEliminar
  27. Muito bem escrito. Grande história.

    ResponderEliminar
  28. Um suplemento bem forte dado a este blogue já tão rico de cultura e valor.
    Este conto faz com que tomemos conhecimento de mais um dado histórico propagado por uma religião ou movimento fundamentalista. Valores trocados e práticas que resultam em violência e abandono humano. Um choque espiritual e humano, um conto com tudo para nos fazer pensar acerca dos valores humanos. Muito bem pensado e bastante inteligente. Grande conto este Manto.

    ResponderEliminar
  29. Sim senhor não é um manto chinês. É muito uindo. É de uouvar coisas assim. Tão xeber?

    ResponderEliminar
  30. Nunca pensei que fosse assim. Grande conto.

    ResponderEliminar
  31. Sim senhor.É impressionante este conto.

    ResponderEliminar
  32. Uma grande surpresa. Este conto foi uma grande surpresa para todos. Ninguém podia imaginar uma história destas. Grande momento. Grande surpresa.

    ResponderEliminar
  33. Isto vai ser sucesso.

    ResponderEliminar
  34. Único e profundo. Sem palavras.

    ResponderEliminar
  35. Belo e inteligente.
    Fui apanhado de surpresa.

    ResponderEliminar
  36. António Seara20/11/09, 20:43

    Uma história muito bem feita, narrada e descrita.
    Uma maneira muito especial de contar e escrever.
    Viver um conto desta maneira é ser transportado para uma realidade bem dura. Está divinalmente escrito. Perfeito.
    Grande marca de escritor. Bom escritor. Dá gosto.

    ResponderEliminar
  37. Um livro de sonho real bonito perfeito.
    Escreve mais.

    ResponderEliminar
  38. Grande momento de leitura.

    ResponderEliminar
  39. Que conto fantásticamente bem escrito. Belo e com muito suspense. Fiquei com o coração nas mãos.

    ResponderEliminar
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  41. Que belo conto.

    ResponderEliminar
  42. Ai carago esta noite nem vou dormir como deve ser por causa deste conto.

    ResponderEliminar
  43. Grande história. Parabéns.

    ResponderEliminar
  44. Muito impressionante este conto. Muito bem escrito. Grande imaginação, as palavras falam por si.
    Que bons momentos os deste blog. Parabéns.

    ResponderEliminar
  45. Que conto. Eu nã podia imaginar.
    Muito bom.

    ResponderEliminar
  46. Fernando Martins21/11/09, 13:51

    Que tradição horrenda.
    Muito bem escrito, muito bem pensado na sua mensagem. Grande bofetada humana.

    ResponderEliminar
  47. Jorge Tavares21/11/09, 13:51

    Muito bom.

    ResponderEliminar
  48. Ena meu! Ganda Conto.

    ResponderEliminar
  49. Grande! Profundo! Muito bem escrito! Muito bem pensado!

    ResponderEliminar
  50. Já repararam na quantidade e qualidade de coisas escritas que estão neste site? Quantas memórias? Quantos momentos? Quantos sentimentos? Quantas emoções? Inprimindo tudo, daria um enormissimo portefólio. Muito raramente um blogue acumula em tão pouco tempo tanta matéria. A qualidade sempre alta e em crescendo. Este "Manto" é prova disso. Fica aqui mais que provado que quem escreve aqui sabe muito bem escrever e tem muita imaginação. Isto seguramente daria um filme. O certo é que me cativou e me fez passear pelo blogue pela primeira vez e adicionei-o aos meus favoritos. Parabéns e votos de sucesso.

    ResponderEliminar
  51. Que conto magnifico.

    ResponderEliminar
  52. Bem pensado é uma pena não viver neste país.
    Cuidava da minha sogrinha no último mês e enviava-a para a montanha. Juntamente com ela a sua filhinha querida. Ai como dói!

    ResponderEliminar
  53. Ai sogrinha, sogrinha, toma lá o mantinho para seres comida pelo lobinho. Isto era bom demais.

    ResponderEliminar
  54. Que grandiosa história. Que imaginação!

    ResponderEliminar
  55. Também acho. Que imaginação!

    ResponderEliminar
  56. Não admira o sucesso olhem para o contador online. Estão 11 pessoas. Grande manto.

    ResponderEliminar
  57. Estou pasma. É triste, mas é um belo trabalho.

    ResponderEliminar
  58. Que grande história

    ResponderEliminar
  59. Este é um belissimo conto.Que pessoas tão sem cultura que comentam aqui. (ALGUMAS)

    ResponderEliminar
  60. Sem desvirtuar este grande conto, fazia o mesmo à minha sogrinha.

    ResponderEliminar
  61. Beleza de conto.

    ResponderEliminar
  62. Eduardo Almeida23/11/09, 11:04

    Ao ler este conto não pude deixar de me sentir curioso em relação ao resto do blogue Peniche Livre. Sendo a primeira vez que por aqui passei, senti muita curiosidade por esmiuçar o que move alguém a escrever algo de tão impressionante. Fiz um tour pelo blogue e fiquei petrificado com tanta coisa tão boa. Pelo que vi está inserido no directório de blogues o que me comprova o que senti. Gostei muito de tudo o que vi. Está um blogue com muita qualidade e pronto a competir com os melhores. Quanto ao Manto, que bela maneira de começar esta mágica maresia. Que conto extraordinário, prendeu-me até ao fim suspenso de mim mesmo. Está demais, parece de um grande escritor.

    ResponderEliminar
  63. Está fantástico, grandioso conto, prendeu-me do inicio ao fim.

    ResponderEliminar
  64. Um grande conto e tenho certeza que os próximos assim serão.

    ResponderEliminar
  65. João Nuno23/11/09, 15:28

    Finalmente descobri quem é este Paulo de Peniche.
    Andei com ele no 7º e 8º ano de escolaridade. A lina é que me disse.
    Punha a turma ajojada quando lia para todos. O rapaz lia e escrevia sobre tudo e sempre bem. Era um barra em Português e lembro-me de estudar na casa dele pois eu tinha dificuldades e ele tinha sempre cincos a Português. E sou o João Nuno e presentemente vivo e trabalho em Lisboa. Se não te lembrares morava por trás da Igreja de Nª Srª da Conceicão. Este é um conto à tua medida, casos de vida imaginários são e o seu forte. Lembro de um sobre a toxicodependência que lhe valeu um excelente. E de eu sonhar escrever assim. Enfim hoje trabalho num hiper e estou bem. Estás de parabéns pelo teu blogue, vou andar por aqui e sei que estás nas tuas quintas e ainda por cima com coisas de Deus que sei que te fascinam. Força!

    ResponderEliminar
  66. Tinha que ser sucesso. Está demais e muito original.

    ResponderEliminar
  67. A minha familia atirou-me aos lobos naquela montanha. Só que eu nem sequer tive direito a marmita nem manto. A minha vida seria muito bem contada por ti. Gostaria de te enviar e construias a história. Alguém leu comigo o conto e me dizia. Isto era o que o teu namorado precisava. Eu disse; ainda que maltratado eu não o faria. Continuo a amá-lo e só queria ser feliz com ele!

    ResponderEliminar
  68. Desculpa esqueci-me. O teu conto está fenomenal. Nós não temos esta tradição mas não estamos assim tão longe dela. Tratamos muito mal as pessoas. Muito longe destes belos valores aqui tão bem apregoados.

    ResponderEliminar
  69. Este conto está muito bem escrito mas deixou-me muito triste.

    ResponderEliminar
  70. E um conto com algo de muito especial. A mensagem.

    ResponderEliminar
  71. Que história meu Deus. Que imaginação. Que interligação com o ser humano.

    ResponderEliminar
  72. Ui!!! Que manto. Vale a pena ler!

    ResponderEliminar
  73. Estou impressionada. Muito impressionada. Tem que ser muito bom para me deixar assim.

    ResponderEliminar
  74. Gente como tá dificil comentar. Tem muita gente ao mesmo tempo.
    O conto tá demais.

    ResponderEliminar
  75. Tem mais de uma hora que comentei e ainda não entrou vou repetir. Tem muito pessoal.
    Tá demais esse conto gente que tradição horrenda.

    ResponderEliminar
  76. Muita qualidade é so o que posso dizer.

    ResponderEliminar
  77. Muito profundo e por isso quero deixar o meu comentário pois mesmo que diga pouco sempre dá uma força para quem escreve e merece uma força. Está um espectáculo.

    ResponderEliminar
  78. Eu não tenho palavras para uma coisa tão bem pensada. é muito emocionante.

    ResponderEliminar
  79. Tenho tido dificuldade em comentar mas não posso deixar de o fazer. Este conto está demais. Fez-me chorar e lembrar-me da minha querida mãe. Meu Deus o que não daria para te-la aqui. Este conto tocou-me muito profundamente eu nem tenho palavras para este desempenho e trabalho. PARABÉNS. CONTINUA. NUNCA DEIXAS DE FAZER ESTAS COISAS POIS SÃO TÃO BONITAS.

    ResponderEliminar
  80. Conceição Simões23/11/09, 15:50

    Grande momento de magia e maresia vinda de Peniche.

    ResponderEliminar
  81. Maria Calina23/11/09, 15:53

    Carede vi-me grega pa cementar a justina já me tinha dito que ere compli mas o conto tá benite.
    á pá o que fasem a pessoas é presise ter lata.

    ResponderEliminar
  82. Mais uma era só o que faltava. O conto está muito bom eu gostei muito.

    ResponderEliminar
  83. Divino e profundo

    ResponderEliminar
  84. Caminho duro e dificil bem traçado neste conto.

    ResponderEliminar
  85. Desde hace más de un siglo, desde que Görres y Ozanam, inspirados por la concepción romántica de la vida, demostraron el vivo interés que despierta en las almas modernas San Francisco de Asís, y más aún, después de que Sabatier demostró la necesidad de revolver archivos para evocar la figura en toda su genuina frescura, tanto se ha escrito acerca del Santo de Asís que parece empresa excesiva no repetir cosas sabidas. Quien lo ama no se cansa de celebrarlo con la esperanza de descubrir algún nuevo aspecto y tratar de dar más luz a cualquier otro aspecto ignorado de su figura.

    Este renovado interés por San Francisco, este reconocimiento de su santidad, en la que concuerdan hombres de todas las creencias y en la que los hombres de fe católica encuentran estímulo para renovar su vida, es una herencia que nos ha dejado el Ochocientos. Escritores, artistas y estadistas italianos del siglo XIX amaron en San Francisco esas mismas cualidades que, según Sabatier, fray León amaba en el Maestro: «su pensamiento ávido de realización, su palabra portadora de alegría, su voluntad creadora». Tal vez, como ya he escrito en El Franciscanismo, Sabatier en estas palabras condensaba, no el sentimiento de fray León, sino el suyo, el de su siglo, que el siglo XX ha heredado y acrecentado. El sofrimiento no debe ser lo impoesto as ta la muerte.

    ResponderEliminar
  86. Muito impressionante.

    ResponderEliminar
  87. Eu estou estupefacto ou esputfacto ou lá o que seja. Está muito bom e forte.

    ResponderEliminar
  88. Estou impressionado com este conto.

    ResponderEliminar
  89. No digas de ningún sentimiento que es pequeño o indigno. No vivimos de otra cosa que de nuestros pobres, hermosos y magníficos sentimientos, y cada uno de ellos contra el que cometemos una injusticia es una estrella que apagamos. Mui bueno

    ResponderEliminar
  90. This story is fantastic

    ResponderEliminar
  91. Que maresia tão mágica.

    ResponderEliminar
  92. Que grandioso conto.

    ResponderEliminar
  93. Dá gosto ler este conto magnificamente bem escrito. Leva-nos lá.

    ResponderEliminar
  94. Muito bom conto.
    Que história impressionante. Bem contada. Bem imaginada.

    ResponderEliminar
  95. Á Calina tás no peniche livre? Finalmente conseguiste netrar. Valeu a pena ler o conte?

    ResponderEliminar
  96. Maria Calina23/11/09, 20:43

    Ai melher olha que nem consegui cemer a asorda. desgrasado do omem a matar a melher. tá cá um conte!

    ResponderEliminar
  97. maria Calina23/11/09, 20:46

    Ai melher olha que nem comi asorda desgrasado do homem quer matar a melher. quem escreveu e um esprte

    ResponderEliminar
  98. Espectaculo de conto.

    ResponderEliminar
  99. Adorei o conto. Que grande conto.

    ResponderEliminar
  100. Muito bom. Um conto que me prendeu.

    ResponderEliminar
  101. Está mais que aprovado. Espectaculo.

    ResponderEliminar
  102. É unico ler algo desta maneira. Bem construido e bem pensado.

    ResponderEliminar
  103. Que conto. Meu Deus muito bom.

    ResponderEliminar
  104. É um deslumbre quando se ve algo do género. Um blogue que nos oferece uma boa leitura como este o faz não é assim tão comum.
    Este conto, brilhantemente escrito, cativou-me pela história, imaginação e construção. Algo que demonstra o verdadeiro aprumo de quem o escreveu e construiu. De resto não admira muito é só ver a construção do próprio blog. feito pela mesma pessoa.

    ResponderEliminar
  105. O factor surpresa a condicionar também o sucesso. Aliado à tremenda historia e a uma escrita muito boa faz deste conto um marco neste blogue. creio ser um clara demonstração de qualidade e de um trabalho com muito zelo, cuidade e pensado. Na sua objectividade e real conteudo consegui captar claramente o gosto do público. Leva sem dúvida para cima a dignidade do blogue e aumenta ainda mais a responsabilidade do que aqui se coloca.

    ResponderEliminar
  106. Correcção ao meu anterior comentário.
    O factor surpresa a condicionar também o sucesso. Aliado à tremenda historia e a uma escrita muito boa faz deste conto um marco neste blogue. Creio ser um clara demonstração de qualidade e de um trabalho com muito zelo, cuidado e pensado. Na sua objectividade e real conteudo conseguiu captar claramente o gosto do público. Leva sem dúvida para cima a dignidade do blogue e aumenta ainda mais a responsabilidade do que aqui se coloca.

    ResponderEliminar
  107. Grandiosidade na escrita. Está o máximo e diferente do que habitualmente leio.

    ResponderEliminar
  108. Que grande conto.

    ResponderEliminar
  109. Gostei muito deste conto.

    ResponderEliminar
  110. Mais uma prova muito bem superada e merecida.

    ResponderEliminar
  111. Fernada Maria24/11/09, 08:27

    Estou impressionada com o conto e com estas tradições até senti um arrepio na espinha.
    Muito bem escrito.

    ResponderEliminar
  112. Escarafunchosa24/11/09, 08:29

    Ai que impressão. Uma pessoa escarafunchar um conto destes. Eu não gostei é uma história triste. No entanto leva-nos a sentir. Por isso é sinal de uma boa escritura.

    ResponderEliminar
  113. GRANDE E HISTÓRICO CONTO.

    ResponderEliminar
  114. Maria Maluca24/11/09, 10:40

    Está muito bonito, está está!

    ResponderEliminar
  115. Maria Maluca24/11/09, 10:45

    Está muito está. Está.

    ResponderEliminar
  116. Um conto magnifico. Muito bem escrito. Impressionante.

    ResponderEliminar
  117. É um conto inesquecivel.

    ResponderEliminar
  118. Carlos Julio24/11/09, 12:01

    Que conto impressionante.

    ResponderEliminar
  119. Que imaginação. Impressionou-me!

    ResponderEliminar
  120. Ai estou impressionada com esta tradição. Credo!
    É um conto e peras.

    ResponderEliminar
  121. Sim senhor merece parabéns é um sucesso este conto.
    Está bonito.

    ResponderEliminar
  122. Belo e bem feito.

    ResponderEliminar
  123. Com muito bom gosto e dignidade.
    Um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  124. Epá este gajo tem cá uma cabeça!
    Muito boa história.

    ResponderEliminar
  125. Gostei mesmo muito.

    ResponderEliminar
  126. Gostei mesmo muito.

    ResponderEliminar
  127. Só uma palavrinha tá tudo dito.
    É um trabalho muito bem feito e pensado. Com muito mérito.

    ResponderEliminar
  128. Assim que comecei a ler este conto já não consegui desviar o lhar dele. Ansiava pelo seu desfecho. Cortou-me o coração. Está forte e bonito.

    ResponderEliminar
  129. Foi um forte começo. Gosto muito de contos e confesso que estáva curioso para ver um conto aqui. Depois de tanta coisa boa que li por aqui, a curiosidade ia aumentando. Superou a espectativa. Grande aposta!

    ResponderEliminar
  130. Não tenho palavras diferentes para dizer.
    Gostei muito.

    ResponderEliminar
  131. Ai tá muito forte.

    ResponderEliminar
  132. Alentejano24/11/09, 13:36

    Gostei deste conto! Porra!

    ResponderEliminar
  133. Onda de comentários para um conto bonito.
    Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  134. António Seara24/11/09, 13:48

    O mundo deste blogue é muito especial. Atingiu um nivel tal que se torna perigoso para quem publica. Nada já pode falhar pois o tombo seria grande. Subiu demasiado alto. Tem uma qualidade suprema. Tudo o que virá tem que ter um grande aprumo, quer histórico, cultural e em termos de Português. É importante manter e aprimorar a qualidade. Não perdendo os requisitos de rigor que se notam aqui. As correcções, e a aposta no real Português é importantissimo. Não se pode publicar qualquer coisa sem ter muito cuidado. Aqui temos trabalhos muito bons. Poemas das Raizes, Conchita, Paulo e trabalhos culturais e eventos assim como ligado à Igreja têm sido de primorosa qualidade. Nunca esquecer este nivel que não se encontra em muitos blogues e até sites conceituados. Este conto é uma verdadeira pedrada nos sentimentos humanos e nos dados históricos. Está escrito de uma forma brilhante, é de Louvar!
    De louvar também o cuidado com a nossa lingua, situação não olhada pela grande maioria dos portugueses. A nossa lingua é nossa idêntidade. Por isto tudo dá-me prazer passar por aqui!

    ResponderEliminar
  135. Maria Calina24/11/09, 13:51

    Não há mais ninguém pa vir? Carede tanta gente a cementar, ve-se meme que tá tude no desemptregue!

    ResponderEliminar
  136. Maria Calina24/11/09, 13:53

    Não há mais ninguém pa vir? Carede tanta gente a cementar, ve-se meme que tá tude no desempregue!

    ResponderEliminar
  137. Já chorei a rir com o comentário da dona Maria Calina. Só por si já me fez comentar. Volte sempre. Adorei o conto. Está um estrondo. Como vê dona Calina ainda havia pelo menos mais uma para comentar.

    ResponderEliminar
  138. Já chorei a rir

    ResponderEliminar
  139. Esmeraldino24/11/09, 16:19

    Cá vai um comentário de mais um desempregade!
    Gostei muito deste conto. Muito bom e forte.
    Parabens.

    ResponderEliminar
  140. Carede ganda calinada.

    ResponderEliminar
  141. Gostei muito deste conto.

    ResponderEliminar
  142. Real e de qualidade.

    ResponderEliminar
  143. Que conto impressionante.

    ResponderEliminar
  144. Fantástico ler coisas assim. Muito bom.

    ResponderEliminar
  145. Tende pena desta gente sofrida. Grande conto.

    ResponderEliminar
  146. Elisa Aragon25/11/09, 08:57

    Explicação deste sucesso.
    Este não é um conto qualquer, com um qualquer carisma, com uma qualquer referência.
    Perguntamo-nos porque motivo tem sido tão comentado e de facto é muito fácil passar por um, qualquer artigo de um blogue e gostar até do que se lê mas não existe esta necessidade de o comentar. Não aconteceu com o “Manto”. De facto, este Manto não se traduz numa simples história qualquer. Começa logo por nos fazer entrar num mundo completamente diferente do nosso. As tradições de um determinado país que nos deixam completamente chocados. Depois e de uma forma bem inteligente, entramos pela mão do autor na história propriamente dita e começa aqui um verdadeiro jogo de pressão entre tradição e sentimento. A partir deste momento o leitor já não consegue deixar de ler e de se emocionar. Aquele filho que ama profundamente a sua mãe, tem que cumprir uma tradição e por outro lado tem um enorme peso na sua consciência. A partir daqui todos desejamos chegar ao final e saber o que se irá passar. Por um lado a tradição, por outro o amor. Depois temos outra fórmula de inteligência que é de bradar aos céus e que deixa o leitor estupefacto. Ao chegar a casa, este filho demonstra à sua mãe e tentando aliviar o peso que cai sobre si, o seu amor mostrando que lhe comprou um Manto dos melhores. O desconcertante do inesperado acontece. Eis que sua mãe lhe mostra outro manto que está a concluir para oferecer a seu neto, que por sua vez irá ser dado ao seu pai. Este pai que um dia mais tarde irá ter a mesma sorte e assim se lembrará dela não se sentindo sozinho quando abandonado aos lobos. Este desfecho é algo de extraordinário. O filho cai por terra desfeito em lágrimas. É um desfecho dúbio e de facto joga de tal forma com o sentimento do leitor que o impele a comentar este conto que é sem dúvida magnífico. Ninguém consegue ficar indiferente. E digo-vos nem eu fiquei.
    Sou Elisa Aragon. Psicóloga e Jornalista. Por norma não ligo muito aos blogues. São tantos, no entanto despertou-me a atenção tanto comentário e decidi dar uma vista de olhos passando a esta explicação. Está de parabéns o “Peniche Livre” e que continue a colocar a inteligência ao seu dispor para que assim a possamos dela desfrutar.

    ResponderEliminar
  147. Que grande conto.

    ResponderEliminar
  148. ESTE CONTO SUSCITOU UMA UNANIMIDADE EM TORNO DE SI PRÓPRIO. GRANDE VARINHA DE CONDÃO.

    ResponderEliminar
  149. Imaginação, simplicidade, humildade e confronto de sentimentos e tradições.
    É um conto muito próprio. Fulcral e um grande arranque desta Mágica Maresia. esmo mágica!!!

    ResponderEliminar
  150. Um conto brutal. Muito bonito.

    ResponderEliminar
  151. Este blogue não apresenta uns trunfos quaisqueres. Estão aqui grandes apostas que levam ao sucesso cada vez maior deste site. Caso raro e muito tipico. Quando se gosta gosta-se mesmo e gera-se uma unanimidade que é conseguida de forma bem inteligente e estratégica.

    ResponderEliminar
  152. Martiniano25/11/09, 11:46

    Este é um conto feito com muito sentimento e como alguém o disse aqui, não é facil le-lo sem o comentar. Grande e pronto a ser publicado num livro. É um grande momento de leitura.

    ResponderEliminar
  153. Que conto extraordinário.

    ResponderEliminar
  154. Está uma história muito bem construida.

    ResponderEliminar
  155. Que história. Está demais

    ResponderEliminar
  156. Muito bem engedrado.

    ResponderEliminar
  157. Não acho bem tantos comentários nuns e tao poucos noutros. Por exemplo a lucilia quase não comentam. Não acho bem. Não acho nada bem.

    ResponderEliminar
  158. Volto a dizer a mais quem nos queira mal que nos queira bem. Eu não acho bem!

    ResponderEliminar
  159. Então vamos lá comenta. Este conto é muito bom. Tá comentado!

    ResponderEliminar
  160. Isto é que é escrever. Muito louco.

    ResponderEliminar
  161. É uma vitória. Um gosto.

    ResponderEliminar
  162. Gabo a paciencia para escrever. Eu não tinha capacidade de fazer algo assim.

    ResponderEliminar
  163. Muito bom!5 estrelas

    ResponderEliminar
  164. É um conto único.

    ResponderEliminar
  165. Paulo Mamede26/11/09, 08:11

    É um capitulo de um belo livro. Parece de um grande autor. Está muito bom. Os Paulos são assim!

    ResponderEliminar
  166. Eu gostei muito. Fez-me sentri muita coisa.

    ResponderEliminar
  167. É um conto único.

    ResponderEliminar
  168. Eu também gostei muito do conto.

    ResponderEliminar
  169. Gostei muito deste conto.

    ResponderEliminar
  170. Que conto surpreendente.

    ResponderEliminar
  171. Margarida Pinheiro26/11/09, 11:15

    Ruidosa mente bom. Gostei tanto que me apetece dize-lo aos quatro ventos.

    ResponderEliminar
  172. Gosto de tudo e também gosto dos poemas da dona lucilia.

    ResponderEliminar
  173. Adorei o conto. Ai sogra eu pago a viagem. Vamos para este país!

    ResponderEliminar
  174. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  175. Revisão de comentários.
    Apelo aos comentadores.
    Moderação nos comentários

    ResponderEliminar
  176. Estou indignado com esta anónima. Mas o que é isto? Então as pessoas agora já não podem comentar o que querem? Ninguém tem culpa que o poema da dona Lucilia não tenha gerado mais comentários. Temos que dignificar os bons trabalhos tal como acontece com este. Pelo amor de Deus eu nem queria falar nisto pois tenho receio de ser excluido. Por isso analise bem as coisas e esteja mas é calada. Só lhe ficam mal esses comentários. Este blog chama-se Peniche LIVRE LIVRE! LIVRE!
    Peço desculpa pelo meu anterior comentário. Já vi que foi eliminado. É que existem certas coisas que me custam a engolir.

    ResponderEliminar
  177. Grande momento neste blogue

    ResponderEliminar
  178. Isto é que é contar. Muito bom trabalho.

    ResponderEliminar
  179. Que belissimo trabalho.

    ResponderEliminar
  180. É um trabalho único e muito bem pensado.

    ResponderEliminar
  181. Ganda conto eu hein? Poxa nem sonhava.

    ResponderEliminar
  182. Zé Guilherme26/11/09, 12:01

    Eu tinha que comentar. Tenho lido muita coisa neste blogue mas este conto partiu-me o coração. Está magnifico. o meu top do blogue:
    O Manto
    Ao ser maior ser mulher
    O Papagaio de Papel
    O Barco de Papel

    ResponderEliminar