sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A HISTÓRIA DO NATAL


*
Capitulo 1

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes, logo depois da Páscoa.
Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV D.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do seu nascimento.

Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se com o facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos, com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs. A Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.

O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar, consumista, com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.

Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.
Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da sua própria morte. Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da Sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio Dele, Cristo, Filho de Deus.

Assim, não se esqueçam que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento daquele que deu a sua vida por nós, Jesus Cristo. Aquele que deverá ser a luz orientadora do mundo e verdadeiro sentido para as nossas vidas.
*
Fonte de Pesquisa: Natal Todos Os Dias

Paulo Gonçalves

18 comentários:

  1. Cónego Rego27/11/09, 11:07

    Ora aqui está um grande momento. Grande história e com grande sentido feita por este grande cristão. O blogue está decorado de Natal e está muito bonito. A música belissima e temos em evidencia o nascimento de Cristo. Aproveitem bem este espaço pois tenho certeza que nestes dias mais próximos ainda será mais evangelizador.
    PARABÉNS POR CONTER ESSÊNCIA E ORIGINALIDADE EM CRISTO. GRANDE TRABALHO

    ResponderEliminar
  2. Maria Calina27/11/09, 11:09

    Está muito linde. A música, as images tudo!

    ResponderEliminar
  3. António Alves27/11/09, 11:15

    Ficamos a perceber e a tomar conhecimento da história do Natal. Um grande trabalho. Um grande tesouro. As vivências bem marcadas que originaram o Natal. Grande momento do site e das nossas vidas. Quem não gosta do Natal?

    ResponderEliminar
  4. Bem organizado. Tudo muito bem pensado. O advento está aí e com ele o espirito de Natal. O blogue está o máximo aliás como seria de esperar. A qualidade passa por aqui.

    ResponderEliminar
  5. Ligia Martins27/11/09, 11:18

    Mais um grande trabalho. Isto é fascinante, perceber o porquê do Natal.

    ResponderEliminar
  6. Á melher o trabalho que este homem tem com isto. Grande trabalho. Eu gostáva muito de saber escrever assim. O bloguei tá tao benite. As decorações e esta musica. Meme benito

    ResponderEliminar
  7. Susana Alves27/11/09, 11:43

    Que trabalho de folego. Soberbo. Divino. Engrandecedor. Tudo muito bem conseguido e com prova de maturidade de todo este Blogue.
    PARABÉNS

    ResponderEliminar
  8. Que trabalheira. Que momento que cultura e conhecimento. Fantástico.

    ResponderEliminar
  9. A música de Natal, os poemas, a história. O Blogue está Lindo.

    ResponderEliminar
  10. António Seara27/11/09, 18:39

    Já ficamos a perceber que é objectivo do autor uma aprendizagem por parte do leitor.
    Que trabalho magnifico está aqui. Esta é uma boa razão para aprender e entender o poquê do Natal.
    Tem a subtileza e grandiosidade final quando diz uma real verdade. AQUELE QUE DEVERÁ SER LUZ....PARA AS NOSSAS VIDAS. UM GRANDE TRABALHO.

    ResponderEliminar
  11. Está tudo tão mágico. A história, a ilustração com o presépio. Lindo.
    Já viram o presépio no fim da página?
    Está tudo magnifico. Muito bom gosto.

    ResponderEliminar
  12. Goste tante da Calina. Á melher. Ainda aparece um vendedor de diccionários à tua porta. Um ou vários.
    Pois este trabalho está simplesmente extraordinário. Muito bom.

    ResponderEliminar
  13. Um trabalho fantástico por todo o Blogue.

    ResponderEliminar
  14. Está um belo trabalho.

    ResponderEliminar
  15. Um grande momento. Um grande trabalho.

    ResponderEliminar
  16. Uma história intemporal e um magnifico trabalho. Não vou esquecer de acompanhar pois adoro o Natal e já estamos no seu tempo. Feliz Natal a todos.

    ResponderEliminar
  17. Caede vime grega pa cementar cada vez tá mais dificil Queria dizer que gostei muito deste trabalho.

    ResponderEliminar
  18. Carla Andrino30/11/09, 10:38

    Este conto é um passar pela história do Natal que se traduz na tradição de hoje. Um brilhante trabalho que está exposto de uma maneira a que se obtenha uma compreenção acerca do verdadeiro sentido de comemorar o Natal. É de realçar a maneira como o homem se adaptou e tem vindo a caminhar, não esquecendo a tradição. Muito importante é o seu final em que o mais importante fica demonstrado. Aquilo que é o Natal e o que demais importante ele deve conter.

    ResponderEliminar