quarta-feira, 15 de setembro de 2010

VENTOS DE POESIA

BERLENGAS

“ILHA DE SONHOS”

Não estava acordada;
Deitada na areia. Sonhava!
Vivia nas Berlengas
Só por mim habitada.
Minha casa era o nevoeiro
Sua cobertura a lua
Nasceu o sol...
...Este se esvaiu.
Eu vivia na rua!
Meu jardim era algas.
Eu era o jardineiro
Dei beijos ternos
Àquelas que brotaram primeiro
Os peixes eram meus filhos
As pedras o meu pão
O mar o meu vinho
O sal, meu guião
Acordei do sonho...
Vi gente...
Vi o mar, de um azul...
Que jamais vi.
Nele nadava um golfinho
Vi rochas e armérias
E também um airinho
Vi gaivotas em voo rasante,
Defendendo o seu ninho.
Saí do inebrio sonho
Entrei no inebrio real.
Fiquei feliz por as Berlengas,
Não serem só minhas.
Mas de todos afinal.


Conchita

45 comentários:

  1. António Alves15/09/10, 23:22

    As Berlengas são maravilhosas assim como a Conchita. Ainda bem que regressou.
    Este poema igual a si mesmo. Delineado de uma envolvência única que só a Conchita possui. Algo de tropical foi trazido por si até este cantinho que de solitário nada tem a não ser as crónicas do autor.

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras do António. Já sentíamos a falta da Conchita que complementa toda esta qualidade, a que já nos habituámos.

    ResponderEliminar
  3. Maravilha da natureza. Belo!

    ResponderEliminar
  4. Sofia Melo15/09/10, 23:42

    Um poema sublime e maravilhoso. Estou feliz por ver que após um ano da estreia da Conchita ela está de regresso. Enriquecemos a nossa leitura.

    ResponderEliminar
  5. Margarida Rebelo15/09/10, 23:43

    Inquietação, sonho, inconstância e muita incerteza mas ao mesmo tempo uma beleza impar trazem-nos uns textos únicos e típicos da Conchita. Uma pérola! Um belo regresso.

    ResponderEliminar
  6. Maravilha de Deus, é a nossa terra. Maravilha de Deus, a sabedoria para escrever algo assim.
    Parabéns Conchita. Uma obra prima muito bem descrita. Um sonho com todos os pormenores e muito bem pensada.

    ResponderEliminar
  7. Que belos momentos. Que bom que fazes parte deles. Os teus poemas são belíssimos.

    ResponderEliminar
  8. Conchita como está lindo o teu poema.

    ResponderEliminar
  9. Conceição Simões16/09/10, 18:34

    Está lindo como as Berlengas.

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que a Conchita voltou para nos deslumbrar com estes inquietantes e belos poemas.

    ResponderEliminar
  11. Lindo!Lindo!lindo!

    ResponderEliminar
  12. A beleza e a perfeição. O ser conceituada na poesia eleva-nos a alma. Bem vinda e agora vê lá se não desapareces outra vez!

    ResponderEliminar
  13. Eu estou impressionado com o crescimento, diversidade e modernismo deste Blogue. A todos parabéns! Belo poema! Está tudo lindo!

    ResponderEliminar
  14. Ainda não tinha visto nada da Conchita e devido aos comentários voltei atrás e consultei. Gostei muito e é, de facto, um regresso muito bom. A Berlenga como cenário trás uma envolvência muito bem conseguida. Parabéns Conchita.

    ResponderEliminar
  15. Beleza pura e qualidade.

    ResponderEliminar
  16. Lindissimo poema.

    ResponderEliminar
  17. Uma magia muito especial está contida neste fabuloso poema. Que belo regresso. Que bela ilusão. Que sonho magnifico.

    ResponderEliminar
  18. Mário Silva17/09/10, 16:26

    Ai conchita continuas a fazer-me sonhar.

    ResponderEliminar
  19. Como é bem delineada a tua escrita. Estes poemas fazem-me sonhar.

    ResponderEliminar
  20. Ai as Berlengas, as gaivotas, aquelas noites. Adorei o teu sonho e o teu regresso.

    ResponderEliminar
  21. Berlenga ilha de sonho.

    ResponderEliminar
  22. Como gostaria de construir um sonho assim. Está lindo!

    ResponderEliminar
  23. Adorei o regresso.

    ResponderEliminar
  24. Maravilha de Deus, é a nossa terra. Maravilha de Deus, a sabedoria para escrever algo assim.
    Parabéns Conchita. Uma obra prima muito bem descrita. Um sonho com todos os pormenores e muito bem pensada.

    ResponderEliminar
  25. Miguel Borges17/09/10, 17:39

    Um sonho.

    ResponderEliminar
  26. Esta rapariga escreve muito bem.

    ResponderEliminar
  27. Charming and beautiful.

    ResponderEliminar
  28. Grande poema! Conchita em grande e mais haja para lêr. Eu adorei.Grande poema! Conchita em grande e mais haja para lêr. Eu adorei. Continua. mereces estar aqui pois estás no meio de grande qualidade e tu também és possuidora dela.

    ResponderEliminar
  29. Perturbante e avassalador!

    ResponderEliminar
  30. Ligia Martins17/09/10, 18:29

    Magnifica sabedoria.

    ResponderEliminar
  31. Agora percebo porque é nunca mais apareceu! Estava nas Berlengas e lá não tinha rede.
    Volte sempre está lindo!

    ResponderEliminar
  32. E as músicas do Blogue! Enfim tudo! Que espectáculo! Nunca tinha visto um Blogue assim. Faz tanto tempo que mo recomendaram e eu ainda não tinha visto.

    ResponderEliminar
  33. As Berlengas mereciam já há muito.
    Berlengas "Ilha de sonhos"

    ResponderEliminar
  34. Devem ser lindas essas ilhas! Que poema. Que Blogue!

    ResponderEliminar
  35. Adoorei o poema! Quero conhecer essas ilhas atlânticas!

    ResponderEliminar