quinta-feira, 1 de outubro de 2009

VENTOS DE POESIA

*
Destino Cruel

Ao ser maior
Ao ser mulher

Toca o despertador
São seis da manhã
Maria levanta-se num grande afã
Depois da noite mal dormida
Prepara para a família, a comida
Mal consegue almoçar
Pois tem que na ribeira estar
À hora marcada para trabalhar.
Recebe poucas moedas
Dá para, os filhos, a fome matar
As lágrimas do rosto
Consegue enxugar
Chega a casa de rastos
Tem bebedeira para aturar
Deita-se na cama
Completamente arrasada!
O marido não quer
Saber dela para nada
Tem que dormir
A labuta volta de madrugada.
Destino cruel
De mulher mal amada

Paulo Gonçalves

115 comentários:

  1. Carla Andrino01/10/09, 16:19

    Já repararam na imaginação que está pensada neste maravilhoso, magnifico e ainda realista poema? Eu estou estupefacta, nem tenho palavras leiam com muita atenção e entoação e vejam a obra prima que aqui está escrita. Grande valor não admira que o blogue tenha tanta qualidade.
    Pasma para tanta imaginação. Dá mesmo gosto lêr!
    Grande Paulo Gonçalves. Sim és mesmo grande, enalteces aqui a mulher mas verdade se diga grande és aqui e o mostras mesmo muito bem. Já o disse aqui e volto a dizer deves publicar um livro. Se alguém aqui tem conhecimentos nesse sentido tratem de o dar a conhecer pois faço o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Susana Alves01/10/09, 16:31

    Jogar mais alto é quase impossivel. Estou pasma com este poema. Interventivo e de grande realismo. Muita e grande inteligência. Só sei que sem o imaginares és um grande escritor e poeta, assim como pensador pois os pensamentos de tua autoria são muito do meu agrado. Nem sei o que dizer, grande é a qualidade e enaltecimento da mulher que ainda hoje tem, na sua vida rasgos deste poema.

    ResponderEliminar
  3. António Alves01/10/09, 16:58

    Estou estupefacto com este poema que em boa hora a Carla Andrino me fez lêr. Temos que o mostrar o mais possivel porque merece ser lido. Penso que se tivesse sido ainda mais rude na parte do marido com ela seria ainda mais tocante eprofundo. És um espectáculo. Não tenho dúvida alguma és grande a escrever. Precisas de uma oportunidade maior. Vou adicionar o blogue pois quero acompanhar a tua escrita.

    ResponderEliminar
  4. Ligia Martins01/10/09, 20:09

    Estou vencida. Está sublime. Grande poema.
    Aplausos para ti!

    ResponderEliminar
  5. Grandioso e magnifico.

    ResponderEliminar
  6. Estou sem palavras. Está muito bonito.

    ResponderEliminar
  7. Mário Silva02/10/09, 09:50

    Sem dúvidas, alguém que sebe escrever muito bem.
    Grande imaginação. Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Grande sensação poetica. Diferente, incomodativo e com função de alertar para a vida da mulher. Está magnifico. Muito bom.

    ResponderEliminar
  9. ESA GRAN VISIÓN REFERENTE AL MUNDO DE LA MUJER. GRAN POEMA. GRAN ESCRITOR. FANTÁSTICO.

    ResponderEliminar
  10. Desgraçada da mulher. Onde é que foste buscar esta idéia sim senhor tá um espanto

    ResponderEliminar
  11. Estou morto. Isto está muito legal mesmo.
    Grande prosista. Barato!

    ResponderEliminar
  12. Um grande bravo para ti.

    ResponderEliminar
  13. Fantástico, lindo! O máximo

    ResponderEliminar
  14. Paulo Silva02/10/09, 19:37

    Parabéns. Está demais. Estou parvo!

    ResponderEliminar
  15. Zé Carlos02/10/09, 19:38

    Um grande bravo para ti.

    ResponderEliminar
  16. Que escritas fenomenais. Escreves divinalmente bem. Parabéns.

    ResponderEliminar
  17. Grande poesia. um grande bravo.

    ResponderEliminar
  18. Sem palavras, muito bom, Adoramos o blogue e a tua poesia.

    ResponderEliminar
  19. Sem dúvida algo de muito sublime esta homenagem às mulheres. Grande maneira de escrever. Está divinal.

    ResponderEliminar
  20. Carlos Costa03/10/09, 13:16

    Fantástico, sublime, maravilhoso, realista. Único.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  21. Muitas mulheres o são, sem nada, sem vida e sté sem pão nesta vida de egoismo e traição. Está demais.

    ResponderEliminar
  22. Grande e verdadeiro poema sobre a mulher. Grande qualidade e imaginação. Fantástico.

    ResponderEliminar
  23. Extraordinário este poema. Nem tenho palavras.

    ResponderEliminar
  24. Grande poeta. Grande poesia.

    ResponderEliminar
  25. Ai isto tá meme bonite, sim senhor.

    ResponderEliminar
  26. Tiago luis e Mané03/10/09, 18:50

    Somos apoiantes e clientes da blogosfera. Este poema está um must. Bravo ganda poeta.

    ResponderEliminar
  27. Que loucura rapaz, isto está um sonho, é muita imaginação, estou pasmo. Já li e reli. Dá gosto. Ganda louco. Onde foste buscar isto?
    Está o máximo.

    ResponderEliminar
  28. Grande é a tua forma de escrever. Grande és tu. Grandes os valores que te regem. Floresce da tua boca a justiça, o amor, a cristandade, a humanidade. Só podes escrever bem!
    Por isso enquanto os outros se admiram eu de ti espero isto e muito mais.

    ResponderEliminar
  29. Está lindo demais.

    ResponderEliminar
  30. Grande Poema. Bravo.

    ResponderEliminar
  31. Esculástica03/10/09, 21:08

    Um grande bravo.

    ResponderEliminar
  32. Fantástico e grande poema.

    ResponderEliminar
  33. Marta Leni05/10/09, 13:25

    Está magnifico este poema. Reparem na imaginação.
    Bravo. Continuação é importante.

    ResponderEliminar
  34. Joana Nunes05/10/09, 19:30

    E admiravel este poema.Reparem na imaginação.Muitas mulheres o são, sem nada, sem vida e até sem comida nesta vida de egoismo interiorizado pela sociedade egoista. A traição. Está demais.

    ResponderEliminar
  35. Sofia Melo06/10/09, 08:48

    Tenho vindo a aperceber-me de que por aqui temos grande qualidade. Estou impressionada com o poema aqui escrito é de bradar aos céus. Quanta imaginação, quanta história sentida de dor e abandono. Sensibilidade para isto tudo é obra. PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  36. Está muito bonito, memo muito bonito.

    ResponderEliminar
  37. Sim senhor grande poema.
    Eu queria dizer que está mesmo bonito.

    ResponderEliminar
  38. Ambrosia Fautina06/10/09, 09:37

    Adorei este poema. É uma coisa única e impressionante. Lindo.

    ResponderEliminar
  39. Nem tenho palavras. Eu já tinha comentado este poema mas o meu comentário não aparece por isso cá vai de novo está demais. Lindo

    ResponderEliminar
  40. Nem tenho palavras. Até imprimi para mim. Adorei este poema. Epá está um espanto. Não podia deixar de comentar. É para mim um icone deste blogue.

    ResponderEliminar
  41. Cuidado com as palvras Neuza. Disseste ícone. ainda julgam que estás a ofender alguém.
    O poema realmente está um espectáculo. Já o comentei mas não é demais dize-lo.

    ResponderEliminar
  42. Marta Rebelo06/10/09, 11:11

    Comentar não é facil. Para já tenho medo de ser identificada, por outro de ser gozada, veja-se o que se diz aqui por algumas pessoas. Como o poema é grandioso eu não ressisti a este meu primeiro comentário. Também digo não é qualquer coisa que me faz comentar. Este poema tem realmente uma qualidade única que está directamente ligada à sensibilidade da pessoa que o escreveu, que para mim é um génio da escrita. Eu não o conheço mas tenho vindo a observar em tudo o que escreve uma perfeição no português e na colocação de frases. Unindo isto ao sentimento e imaginação revelados reveste em tudo o que escreve uma magia muito especial e única neste blogue sem colocar, no entanto ninguém de parte. Tem futuro e digo mais, tem uma coisa única, uma maneira jornalística muito própria e feita(nota-se) com muito amor e cristandade. Está, sem dúvida de parabéns. Desta forma única consegue ainda ser genialmente isento e ao memos tempo ter o agrado de todos ou da maioria e isso não é nada fácil. É OBRA e por isso mesmo tem todo o mérito que lhe é mais que merecido.

    ResponderEliminar
  43. Alexandrina06/10/09, 11:30

    Esta grande ventania trouxe-nos um poema único e grandioso. Está lindíssimo. Não consigo dizer mais pois já foi tudo dito. Parabéns.

    ResponderEliminar
  44. Alexandrina06/10/09, 11:31

    Parabéns a quem puxa tanto por este blogue e faz dele um grande êxito.

    ResponderEliminar
  45. Paulo Mamede Santos06/10/09, 11:37

    Já vi que este poema caiu no goto de muita gente. E porque caiu também no meu, resolvi comentar. Ontem lia num jornal acerca de um blogue que conseguiu 20.000 visitas diárias ao ponto do seu autor ser convidado a publicá-lo em livro. Chamáva-se o blogue do meu umbigo. Incomodou politicos e teve um crescimento ao longo de 5 anos, único. Por fim foi cancelado para dar lugar ao livro. Penso que este está a conseguir algo também muito pouco comum, é consensual e tem uma qualidade única. Veja-se só pela leitura deste grandioso poema. Grande Visão!

    ResponderEliminar
  46. Com coisas escritas desta maneira, este blogue está a tornar-se um caso sério na blogosfera. Paulo prepara-te pois existem colegas teus que têm blogues e já estão com uma ciumeira danada.
    Segue em frente pois está demais. Quanto ao poema está mais que clara a sua qualidade.
    Não admire se aparecerem comentários destruidores. Lembra-te do que te disse dos colegas bloguistas.

    ResponderEliminar
  47. Ontem estive num café do centro e na mesa de trás não se falava de outra coisa e não gostei de algumas coisas que ouvi. Hoje estou fora mas logo mais ou amanhã falamos melhor. Estás de parabéns pois já irritas alguns cantinhos solitários.

    ResponderEliminar
  48. Uma coisa tão simples resultou numa coisa tão linda.

    ResponderEliminar
  49. Também já ouvi falar muito deste blogue num dos cafés da cidade.
    Só ouvi falar bem. Eu gosto muito.
    Este poema está supremo.

    ResponderEliminar
  50. Ablogosfera é livre. Se existem pessoas que se sentem incomodadas só devem fazer algo para mudar isso. Ter inveja é tão típico do português.
    Está lindo. O poema é de facto um espanto já nem se consegue dizer muito mais. Caiu no goto e merece pois está muito bem pensado. Parabéns ao senhor Paulo.

    ResponderEliminar
  51. Isto é algo de extraordinário.
    Está divinal.

    ResponderEliminar
  52. Manuelina Sousa06/10/09, 12:01

    Neste dia de Amália, neste dia a minha homenagem à mulher. Grande poema. Parabéns.

    ResponderEliminar
  53. Gracelinda06/10/09, 13:24

    Um grande bravo a este poema!

    ResponderEliminar
  54. The poem is distinguished by great originality and poetic intelligence. Great description of a woman very unloved and suffering. Great poem. Congratulations.

    ResponderEliminar
  55. Angústiante e muito verdadeiro. Um grande bravo para este poema.

    ResponderEliminar
  56. Eis um poema que agrada a todos. Grande unanimidade conseguida.

    ResponderEliminar
  57. Já que toda a gente comenta, eu também vou comentar. Está o máximo. Muito bom.

    ResponderEliminar
  58. Está o máximo. Muito bem descrito este calvário da mulher. Está de parabéns.

    ResponderEliminar
  59. Maravilha de poema. Fantástico.

    ResponderEliminar
  60. Paulo Chagas06/10/09, 19:52

    Belo e fantástico poema. Está incrivel.

    ResponderEliminar
  61. Este poema está fenomenal. Não admira tanto comentário, dificilmente se superará.

    ResponderEliminar
  62. Poema e que poema. Isto está de facto extraordinário. Muita imaginação e muito sentir. Este poema fica na história do blogue. Jamais o seu autor e quem o leu o esquecerá. Fórmula única usada e que suscitou o agrado de todos. Fantástica sensibilidade e comunicação da própria. Em termos de poesia não é muito fácil termos esta aceitação. Parabéns.

    ResponderEliminar
  63. Eis o poema que trouxe muita gente a este blogue. Já é um marco histórico no blogue. Mérito do autor que soube trazer em boa hora este fortissimo poema para aqui. Tá demais.

    ResponderEliminar
  64. Diamantino07/10/09, 09:16

    Os Portugueses gostam muito de tragédias. Esta mulher desgraçada cativou pela sua miserável e sustentável leveza do ser. Força, coragem e ao mesmo tempo sofrimento fizeram as delícias deste povo mazoquista. Grande foi a inteligência do autor para perceber que isto ia agradar. De facto o poema está muito expressivo, com muita qualidade e bonito. Merce todo o aplauso e sem duvida foi um grande bom-bom para este blogue que só por si já tinha sucesso. Parabéns.

    ResponderEliminar
  65. Mário Lagos07/10/09, 09:35

    Só digo uma coisa: Se fosse poeta gostaria de ter escrito uma coisa assim. Está bem bonito e real. Parabéns!

    ResponderEliminar
  66. João Marques07/10/09, 10:05

    Caminho muito bem delineado. Bela poesia.

    ResponderEliminar
  67. Existe uma adesão extraordinária a este poema, isto não diexa de ser normal pois trata-se de um poema único e real que foca o ser humano e que por isso mesmo trás algo de difernete do que estamos habituados. A poesia ronda sempre os caminhos imaginários e quase utópicos. Ilusão irreal que tem mais dificuldade de adesão. É fantástica a forma com que este está escrito, acessivel e inteligente. A realidade é inerente a muitos de nós, até mesmos homens. Quantos não se levantam cedo e nem tem tempo para se alimentar, vivemos uma labuta diária, nova escravidão e nem sequer damos por isso. Dai que quando aparece um confronto destes caimos na realidade e é o suceso que se vê. MUITOS PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  68. Correcção ao meu anterior comentário.
    Existe uma adesão extraordinária a este poema, isto não diexa de ser normal pois trata-se de um poema único e real que foca o ser humano e que por isso mesmo trás algo de diferente do que estamos habituados. A poesia ronda sempre os caminhos imaginários e quase utópicos. Ilusão irreal que tem mais dificuldade de adesão. É fantástica a forma com que este está escrito, acessivel e inteligente. A realidade é inerente a muitos de nós, até mesmos homens. Quantos não se levantam cedo e nem têm tempo para se alimentar, vivemos uma labuta diária, nova escravidão e nem sequer damos por isso. Daí que quando aparece um confronto destes caimos na realidade e é o sucesso que se vê. MUITOS PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  69. João Luis07/10/09, 13:37

    A REVOLUÇÃO ANUNCIADA
    Avistam-se, vindos na minha direcção. De mãos ao alto a revolta é patente. Abaixo a desgraçadinha!
    Aproxima-se uma mulher.
    Quem és tu? Pergunto.
    Sou a Conchita e como se não bastásse o desespero, e a incerteza, agora sinto-me revoltada. Ela é a mais comentado não há direito.
    Vêm outras;
    Somos as raizes estamos chateadas ela está a levar tudo é a mais comentada!
    Aproxima-se uma outra.
    Eu sou a Lucília e estou danada esta desgraçada, atribuam-lhe mas é o rendimento minimo para vêr se melhora a vida. Assim é que não dá todos têm pena dela.
    E uniram - se todas:
    Abaixo a desgraçada!
    Abaixo a desgraçada!
    Abaixo a desgraçada!
    Bem isto é só uma brincadeira que eu não ressiti a fazer. São todos tão bons e merecem ser comentados. O blogue é muito bom e não me levem a mal.
    Sou o João Luis.
    O poema está de facto arrasador. Lindo. Aliás todos estão muitissimo bons.

    ResponderEliminar
  70. Belo destino o desta mulher neste blogue, ou não fosse este poema algo de extraordinário que de facto é. Está lindo e era de esperar este destino.

    ResponderEliminar
  71. Epá grande poema. 25 estrelas!

    ResponderEliminar
  72. Ouvi falar, neste fim-de-semana, deste blogue e deste fantástico poema. Cheio de curiosidade vim aqui por causa dele e de facto está espantoso. Grandioso poema e não sei que dizer mais. UM GRANDE BRAVO PARA O AUTOR

    ResponderEliminar
  73. Não são só as mulheres as acorrentadas. Eu sou homossexual e vivo em união com um homem que só me tem trazido disabores. Vivo para ele porque o amo muito apesar das traições e de não querer trabalhar. Por causa dele abandonei familia e hoje os meus pais não querem saber de mim. Que fazer? Morrer ou continuar?
    Vida triste, a desta mulher que iguala á minha. Revi-me aqui, está real demais e muito bonito. Grande é quem consegue transmitir isto. Amei. Os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  74. Valores que estão inversos.
    Muita é a miséria humana. Grandioso e emblemático poema. Sem dúvida está demais e fulgurante na abordagem.

    ResponderEliminar
  75. Eu adorei o poema, é único, é forte. Está o máximo e está tudo dito.

    ResponderEliminar
  76. Um grande bravo a este magnifico poema.

    ResponderEliminar
  77. Mas ainda vem mais gente cementar este poema?
    De facto está muite bonite tou pasma!

    ResponderEliminar
  78. Este poema, depois de lido, merece ser comentado. Grandioso, inspirado, simples, emotivo, verdadeiro e único. Muito bom.

    ResponderEliminar
  79. Paulo Bombas07/10/09, 16:26

    Esta mulher está a dar que falar. Grande poema.
    Estou etupefacto. Está lindo!

    ResponderEliminar
  80. Poema brilhante. Lindo e muito bem pensado.

    ResponderEliminar
  81. Brilhante poema. Um deslumbre. Muito bom.

    ResponderEliminar
  82. Conceição Simões07/10/09, 20:08

    É um poema espantoso e de agrado para todos. Muito bonito. E nem sei o que dizer. Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  83. Great poem dedicated to a woman suffering and struggling. A beautiful and realistic work. Mourning becomes the saddest.

    ResponderEliminar
  84. Grande poema. Grande momento. Está muito bom.

    ResponderEliminar
  85. Quem disse que já leu de tudo? Reparem neste magnifico poema. Está soberbo.

    ResponderEliminar
  86. Edgar Vitorino08/10/09, 08:59

    No prazer real da leitura fui descobrindo blogues e todo tipo de sites ligados à leitura. Descobri este blogue e fiquei viciado nele e agora chegou este poema que para mim é tocante e impressionante, mexeu comigo, até. Sem dúvida muito boa leitura passa por aqui e um parabéns à inteligência com que ele é feito e todo o blogue que consegue uma unanimidade e um êxito forte e crescente. Isto passa pelo autor que em boa hora sabe aplicar táticas e modelos para agarrar as pessoas. Quem para aqui vem escrever tem muitas hipóteses de ter sucesso e ficar mais conhecido. Parabéns e também para Peniche pois é mais um motor da sua divulgação.

    ResponderEliminar
  87. Um destino cruel. Uma viagem ao mundo desta mulher que está aqui tão bem retratada. Acessivel a todos, a fórmula usada foi bem inteligênte e porque assim se consegue cativar para a leitura, assistimos aqui a uma paixão por este poema. Bem real, vincado, forte e com uma aproximação à vida quotidiana que sem nos apercebermos, está ainda latente em nós, apesar de vivermos no séc.XXI. É de facto um espanto quando se lê uma coisa assim e coisas assim não se leêm todos os dias.

    ResponderEliminar
  88. Grande e belo poema.
    Bem real.

    ResponderEliminar
  89. Caramba realmente que grande poema. Estou rendido.

    ResponderEliminar
  90. É um poema que não deixa ninguém indiferente. Lindo.

    ResponderEliminar
  91. É único. Muito bom.

    ResponderEliminar
  92. Tinhamos à algum tempo alguém que se apelidava de Penicheiro Poeta, segundo ele, este blogue iria ser a partir de Setembro um canto solitário. Gostaria de saber por onde anda este senhor? É que este meu comentário a este poema está perto do nº 100, já reparou? afinal isto cresceu e de que maneira. Mérito do autor que afinal soube contrariar o que você disse. PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  93. Um cheirinho português. U cherinho a fazer lembrar a literatura Soeiro Pereira Gomes. Está demais com um estilo muito próprio.

    ResponderEliminar
  94. Puxa que grande poema. Tá demais, muito legal.

    ResponderEliminar
  95. É um grande poema. Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  96. Grande e profunda discrição da vida de uma mulher que acima de tudo é um ser humano. Infelizmente existem muitas pessoas assim. Homens ou mulheres.
    Sinto-me feliz por comentar este poema e por ser o comentário nº 100 (Isto é, se ninguém entretanto comentar antes de mim) sinal do sucesso do poema que bem merece.

    ResponderEliminar
  97. É um poema espectacular.

    ResponderEliminar
  98. Grande poema que gerou tanta unanimidade. Está fantástico.

    ResponderEliminar
  99. Está mesmo muito bonito este poema.

    ResponderEliminar
  100. Aposta mais que ganha e merecida. Lindo poema.
    Inesquecivel.

    ResponderEliminar
  101. Está tudo dito. Esplendoroso poema. Grandioso. PARABÉNS.

    ResponderEliminar
  102. Fernando Luis08/10/09, 16:56

    Epá isto está demais, tá aqui muita gente. Será que não corremos o risco de apanhar Gripe A?
    O poema está muito bonito e tá visto caiu no goto de toda a gente.

    ResponderEliminar
  103. Grande imaginação contida neste poema.

    ResponderEliminar
  104. Chorei a lêr isto. Está tão lindo.

    ResponderEliminar
  105. Um grande bravo a este poema.

    ResponderEliminar
  106. Bom, Bom, Bom. Melhor não podia ser.

    ResponderEliminar
  107. Este poema já é sobejamente conhecido, por isso e por ele quis vir aqui pois disseram-me maravilhas. Assim fiz e de facto todo o bogue está um espanto. Quanto ao poema estou sem palavras. SOBERBO!

    ResponderEliminar
  108. Que poema espectacular. Bem escrito. Revelador.
    Um aplauso porque está demais.

    ResponderEliminar
  109. Socialista13/10/09, 11:34

    Este é um belo poema. Isto está demais.

    ResponderEliminar