segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TESOUROS DA NOSSA TERRA

*
Capitulo 5
*

A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Matriz de Peniche, situa-se a Norte da península de Peniche. Foi erguida em princípios do século XVI sobre os restos de uma antiga Igreja consagrada a São Vicente. É um templo estilo maneirista e barroco, com uma só nave e falsa abobada revestida de madeira. No seu interior destacam-se os azulejos com os quais está revestida, que representam cenas da virgem, um retábulo do século XVII e diversas esculturas de madeira situadas em altares. É classificada como Imóvel de Interesse Público.
Fonte: aportugal.com
Paulo Gonçalves

52 comentários:

  1. Minha querida Igreja de Ajuda.

    ResponderEliminar
  2. Este artigo deixa-me emocionada porque não esquece a Igreja mais bonita de Peniche.

    ResponderEliminar
  3. Carla Andrino26/10/09, 11:10

    BELISSIMO ARTIGO QUE DESTACA MAIS UM TESOURO DA TERRA. Acho esta série de artigos dedicados a Peniche muito importante uma vez que divulga a historia e o património. Está fantástico.
    ESCLARECIMENTO
    Quero aproveitar para esclarecer aqui uma situação. Tenho ouvido diversos comentários em relação a este blogue E EM RELAÇÃO AOS COMENTÁRIOS AQUI COLOCADOS. Estive em Peniche neste fim-de-semana e ouvi comentários a meu respeito, nada de mal mas acham que sou a Carla da Televisão. Digo aqui não sou a actriz de novelas. Sou professora e mais não digo. Moro perto de Peniche. Desculpas se desiludi.
    Alcides descobriste as raízes e eu agora esclareço esta situação que me deixou pasma quando num café da cidade falavam dos meus comentários no Peniche Livre.

    ResponderEliminar
  4. Olha isto é muito positivo. A carla dizer que é professora, eu já tinha percebido que era muito culta. Fica o blogue ainda mais rico. Este é todo um tesouro.

    ResponderEliminar
  5. Estou pasma, as raízes conchita e lucilia são a mesma pessoa. a carla também. Estou pasma.

    ResponderEliminar
  6. Temos comentadores muito cultos mas olha que temos cá uns cromos, meu Deus. É claro que raízes não são lucilia nem conchita basta ler para ver.

    ResponderEliminar
  7. Conceição Simões26/10/09, 14:07

    Grande momento deste blogue. Estão todos doisos.
    Este artigo está muito bonito e positivo. fala em mais uma Igreja de Peniche. Fantástico.

    ResponderEliminar
  8. Peniche é uma beleza.

    ResponderEliminar
  9. Marta Leni26/10/09, 14:11

    Artigo extraordináriamente belo. Marcante porque no leva a viajar pela linda Peniche. Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Ambrosia Faustina26/10/09, 14:13

    São muitos os motivos de interesse deste blog.
    Isto está ao rubro. É demais. Tanto sucesso.

    ResponderEliminar
  11. Muito belo. Histórico.

    ResponderEliminar
  12. A igreja matriz é muito bela.
    Em boa hora recuperada.
    Muito boa lembrança.

    ResponderEliminar
  13. Este blog cada vez é mais à frente. Muito bem.
    Belo artigo.

    ResponderEliminar
  14. Que artigo tão bonito.
    Um belo tesouro que fala aqui do riquissimo património da Cidade de Peniche. Está fantástico.
    Recomendo.

    ResponderEliminar
  15. Histórico tesouro. Lindo.

    ResponderEliminar
  16. Grandioso, show de bola

    ResponderEliminar
  17. muito bom poder contar com tão bons artigos.

    ResponderEliminar
  18. Está muito bonito. Parabéns a este trabalho.

    ResponderEliminar
  19. Paulo Mamede28/10/09, 09:04

    Gosto muito destes tesouros.

    ResponderEliminar
  20. António Alves28/10/09, 09:10

    Como escritor é de louvar um artigo desta natureza todas as semanas. Fantástico e divulgador dessa bela terra que é Peniche.

    ResponderEliminar
  21. António Alves28/10/09, 09:17

    Carla, não percebi o teu comentário.

    ResponderEliminar
  22. Gosto muito dos tesouros

    ResponderEliminar
  23. Ai eu adoro estes artigos históricos.

    ResponderEliminar
  24. Estes tesouro são muito apeteciveis. Espectáculo.

    ResponderEliminar
  25. Delicia de artigo.

    ResponderEliminar
  26. Elisangela28/10/09, 09:24

    Sou de itari, adoro o Peniche Livre, trabalhei aí dois meses e regressei ao Brasil.

    ResponderEliminar
  27. Esculástica28/10/09, 09:26

    Isto é que é valorizar a cidade.

    ResponderEliminar
  28. Tenho acompanhado o Terço, O Bispo, os Tesouros e todo o Blogue. Acho estes artigos por capitulos espectaculares. Não perco um.

    ResponderEliminar
  29. Gracelinda28/10/09, 09:31

    Sinto-me vibrar ao ler isto.

    ResponderEliminar
  30. Ai eu acho este muito bom. Igreja de nª Senhora Ajuda

    ResponderEliminar
  31. Gosto muito de tesouros.

    ResponderEliminar
  32. Fabulous It's very good

    ResponderEliminar
  33. Maria Maluca28/10/09, 09:43

    Muito bonito. Sinto a alma a vibrar.

    ResponderEliminar
  34. Eu também vibro muito com estes artigos.

    ResponderEliminar
  35. Pelo que constacto é só vibrações com esta gente.

    ResponderEliminar
  36. Belo e grande trabalho.

    ResponderEliminar
  37. Susana Alves28/10/09, 09:50

    Grande trabalho que substancia o que de melhor existe, o nosso património histórico-cultural.
    Dá gosto ler estes trabalhos.

    ResponderEliminar
  38. É um trabalho histórico.
    É um grande trabalho.

    ResponderEliminar
  39. Gostei deste trabalho que fala do que deve ser falado é muito bom falar dos monumentos está bem

    ResponderEliminar
  40. Fico cheia de nervos por comentar mas gosto muito. Está lindo todo o bologue

    ResponderEliminar
  41. Coreção
    Fico cheia de nervos por comentar mas gosto muito. Está lindo todo o blgue

    ResponderEliminar
  42. Sim senhor, bela correcção.

    ResponderEliminar
  43. Obrigado Paulo. Espero um dia poder ir até Portugal e te agradecer pessoalmente com meu livro nas mãos e te dar um exemplar.

    Abraços;
    Brasil.

    ResponderEliminar