quinta-feira, 15 de outubro de 2009

VENTOS DE POESIA

*
PAPAGAIO DE PAPEL

Papagaio de papel
De canas era construído
O meu papagaio de papel
De vulgar papel vestido
E pintado de amarelo
Com a cauda feita de elos
De rede entrelaçada
Para dar animação
Rolhas de cortiça
Dependurada
Mal o vento espreitava
Saiamos para a rua
E aí o largava
Meio desajeitado
Cambaleava e guinava
Por fim lá se endireitava
Subia …Subia!
Tanto era o fio que lhe dava
Ah…O meu papagaio voava
E não tinha asas!
Eu…Magicava!
Também queria ir…! Gritava
Mas…Eu tinha braços e não voava!
Nem pelo fio trepava!
Um dia o meu papagaio se soltou
Não tendo asas
A liberdade conquistou
Apenas o fio sobrou

Raízes M/ Peniche




81 comentários:

  1. Carla Andrino15/10/09, 15:46

    Emocionei-me ao lêr esta poesia. Sonhos de infância que nunca se esquecem. As crianças têm uma felicidade autêntica e natural. Muitas não têm porque lhes é negado. O autor pode ter sido pobre mas foi feliz concerteza. Grande momento de amor este que li aqui. Inocência e ingenuidade mas acima de tudo autênticidade de sentimentos. Doce saudade esta me me fez reviver a minha infância. Obrigado grandes raízes.

    ResponderEliminar
  2. António Alves15/10/09, 16:03

    Infância de antigamente, sonhos de menino em que a diversão pura e simples marcavam as nossas vidas humildes. Fique sabendo que estou de lágrima no olho pela pureza tamanha e doce saudosismo desta infância que também foi minha.
    Tenho gostado muito das suas poesias, mas esta está e vai ficar no meu coração.

    ResponderEliminar
  3. Lindo poema, este blogue tem o poder de me emocionar, já por diversas isso aconteceu. Está emocionante. As crianças são anjinhos do mais puro que há.

    ResponderEliminar
  4. Tenho prara mim muitas destas recordações de criança. Morei em Peniche de Cima e quando havia aquelas Nortadas típicas de Peniche erguia o meu papagaio, uma vez aconteceu exactamente o mesmo, fugiu. Tenho saudades.
    Este poema é extraordinário porque toca nisso mesmo, a infância que nunca se esquece.

    ResponderEliminar
  5. Poxa, Raízes, que loucura está lindíssimo. Me emocionei. Grandes prosistas escrevem aqui! Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Marta Rebelo16/10/09, 08:49

    Tenho encontrado por aqui autênticas pérolas por aqui. Este site tem muito a vêr comigo, sinto emoção por diversas vezes e este poema fez-me mais uma vez passar por essa emoção. Está profundo, saudosista e inteligênte. Qualidade habitual de Raízes.

    ResponderEliminar
  7. Marta Rebelo16/10/09, 08:50

    Correcção ao meu comentário anterior.
    Tenho encontrado por aqui autênticas pérolas. Este site tem muito a vêr comigo, sinto emoção por diversas vezes e este poema fez-me mais uma vez passar por essa emoção. Está profundo, saudosista e inteligênte. Qualidade habitual de Raízes.

    ResponderEliminar
  8. Está mesmo bonito. Menino fui e tenho tanta saudade. Obrigado por me transportar até lá.

    ResponderEliminar
  9. Sonhos de criança a tocarem nos nossos corações. Chorei, acreditem e isto basta para dizer que o poema é mesmo bom.

    ResponderEliminar
  10. Caminhos de criança são únicos e marcam a nossa vida. Ao sentir a emoção que senti ao lêr esta obra de arte, só posso dizer uma coisa: Quem quer que o tenha escrito tem muito amor no seu coração e é certamente uma grande alma de Deus.

    ResponderEliminar
  11. Carlos Costa16/10/09, 09:29

    Unanimidade coexiste aqui, grande e espectacular poema. A saudade mora aqui!

    ResponderEliminar
  12. Este poema está muito emocionante.

    ResponderEliminar
  13. Assim é impossivel não ter secesso

    ResponderEliminar
  14. São mesme poetas que estão a trabalhar aqui, cada vez são mais.

    ResponderEliminar
  15. Tenho um vicio em vêr este blogue tanto que é das primeiras coisas que faço quando vou à net, apostei nele e achei que ia ter sucesso e de facto não me enganei. Hoje verifico que cada vez temos mais qualidade e que vai no sentido de encontrar as pessoas. Este poema está um sonho de infância que deveria passar por todos os meninos.
    Está mesmo bonito. Emoção, Coração e sentimento de saudosismo puro.

    ResponderEliminar
  16. Justina és mesme... é claro que são poetas.

    ResponderEliminar
  17. Não sei fazer o blogue, não consigue

    ResponderEliminar
  18. Tinham que aparecer os espantalhos. Um poema lindo, lindo, lindo a ser comentado por estas aberrações da natureza. Eu corro o risco de ser excluido mas verdade seja dita estas Nazarenas não dignificam nada os comentários. Mas o que é isto? Calem-se é preferivel. Este poema merece os melhores comentários do mundo!

    ResponderEliminar
  19. Subia, sonhava, sorria, tinha amor. Saudade que me emociona e me leva a agradecer a Deus por sentir o mesmo que muitos sentem ao lêr esta magia de poema. Saudade da minha infância e sentir o mesmo amor que neste poema se sente. As crianças são o melhor do mundo, mundo que ainda é de Deus e nestas pequenas grandes coisas se prova isso. Obrigado por me fazer sentir o que senti. Grande poema.

    ResponderEliminar
  20. Emocionei-me também. Está bom demais. Grande escritor de sentimentos.

    ResponderEliminar
  21. Espectáculo. Muito bom.

    ResponderEliminar
  22. Lindo demais. Saudades de infância.

    ResponderEliminar
  23. Joana Nunes16/10/09, 10:58

    Está lindo demais. Nem sei o que dizer.

    ResponderEliminar
  24. Muito bonito este grande poema.

    ResponderEliminar
  25. Ambrosia Faustina16/10/09, 11:19

    Grande poema e que nos leva a sentir o saudosismo. Está lindo demais.

    ResponderEliminar
  26. Estou emocionada. É tocante. Está lindo. Muito bem escrito.

    ResponderEliminar
  27. Lindo sonho de menino. Muito bonito.

    ResponderEliminar
  28. Alexandrina16/10/09, 11:32

    Está mesmo muito bonito. Belo e a deixar saudades.

    ResponderEliminar
  29. Diamantino16/10/09, 11:45

    Reparem em como isto está bem pensado, dois poemas em tudo semelhantes e a tocar nos corações das pessoas. Quem constrói este blogue fá-lo de maneira muito inteligente catapultando-o para o sucesso. Fórmula que até mexe comigo. Só quem gosta de ler se apercebe disto. Não admira o crescente sucesso e ter conseguido estar inserido nos blogs de Portugal. Este poema é um dos expoentes máximos deste blogue. GRANDE! GRANDE! GRANDE!

    ResponderEliminar
  30. Grande! Grande! Lindo!

    ResponderEliminar
  31. Está fenomenal, este papagaio de papel. Raízes, este poema fez-me sentir uma grande emoção e saudade.

    ResponderEliminar
  32. És muito especial a escrever.

    ResponderEliminar
  33. Bela saudade que me fizeram sentir. Está extraordinário.

    ResponderEliminar
  34. Children are a love. Dreams that are treasures. Some can not afford to dream. Was the case of Maddie but the world is better because there are children. Jesus loved them. The poem is divine and cried while reading it by translating it into English. Congratulations to remember the Lord Jesus Christ. Great man. This poem conveys something of the games fantastic childhood that makes us weep with nostalgia. Wind and water pools have a lot of that here in England.
    This writing is phenomenally well written and the quality press. Only translating could not understand in full. Love peniche house there and we go to town this summer. Obigado to this wonderful blog.

    ResponderEliminar
  35. Ligia Martins16/10/09, 19:31

    Está tanta coisa dita que é dificil não me repetir. Amei este poema, achei-o magnifico, emocionante e cheio de ternura e amor. É um tesouro ter uma infância assim. O amor está bem patente aqui. Um grande trabalho, um grande mérito para o autor. E que grande autor que é!
    Está muitissimo bom. Só lhe posso dar os parabéns!

    ResponderEliminar
  36. António Alves16/10/09, 20:08

    Os meus parabéns pelo magnifico poema e por este blogue estar inserido no directório de blogue portugueses onde estão os melhores dos melhores. Mérito do autor e dos colaboradores que conseguiram catapultar para o êxito. Agora é só fazer busca por peniche no directório e só lá estão dois. este outro. Grande feito. É o meu segundo comentário aqui mas não podia deixar passar em branco este grande feito e que deve encher de orgulho quem aqui trabalha pois neste directório está o melhor do melhor. Parabéns! Parabéns! Parabens!

    ResponderEliminar
  37. António Alves16/10/09, 20:11

    Correcção porque ao passar os comentários nem sempre ficam completos.
    Os meus parabéns pelo magnifico poema e por este blogue estar inserido no directório de blogues portugueses onde estão os melhores dos melhores. Mérito do autor e dos colaboradores que conseguiram catapultar para o êxito. Agora é só fazer busca por Peniche no directório e só lá estão dois, este outro. Grande feito. É o meu segundo comentário aqui mas não podia deixar passar em branco este grande feito e que deve encher de orgulho quem aqui trabalha pois neste directório está o melhor do melhor. Parabéns! Parabéns! Parabens!

    ResponderEliminar
  38. Grande poema. Está divino.

    ResponderEliminar
  39. Caminhos de criança que nuna esquece momentos de infância.

    ResponderEliminar
  40. Grande sentimentos estão contidos aqui.

    ResponderEliminar
  41. João Luis17/10/09, 11:11

    Directório de Blogues, quem diria. Muitos prabéns! Este poema está demais. Mesmo muito bonito. Penso que este blogue vai continuar a sua cainhada de sucesso. Tem muita qualidade.

    ResponderEliminar
  42. Grande poesia, grande sentimento. Muita inteligência usada aqui para ter este resultado. Sentimentos de criança que tocam bem fundo.

    ResponderEliminar
  43. Linda a emoção que senti ao lêr este magnifico poema. Está lindo e mocionante demais. Fantástico e sublime. Este blogue está muito bem construido com bases sólidas de qualidade e cultura.

    ResponderEliminar
  44. Grande chuvada de boa poesia. Está demais e fez-me chorar. Obrigado por lêr coisas tão bonitas.

    ResponderEliminar
  45. Gosto muito de lêr e este blogue tem boa leitura. Este poema é prova disso.

    ResponderEliminar
  46. Alentejano17/10/09, 20:17

    Chorei com este poema. Porra para isto, no alentejo também temos sentimentos. Isto mexe comigo!

    ResponderEliminar
  47. Como é bom reviver momentos de infância. Lindo. Emocionei-me também.

    ResponderEliminar
  48. Não consigo conter a minha emoção.Belas recordações.

    ResponderEliminar
  49. Maria da Luz19/10/09, 09:04

    Grande e real poesia.

    ResponderEliminar
  50. Muito bonito, este poema.

    ResponderEliminar
  51. Maria Manuel19/10/09, 09:05

    Adorei o poema. Grande poeta e transmissor de emoções. Quase chorei:

    ResponderEliminar
  52. Muito do que neste blogue passa, faz-me chorar. Este poema emocionou-me.

    ResponderEliminar
  53. Um poema muito especial que nos lembra os sonhos de infância, está muito bonito e tocante. Um grande parabéns pela boa escrita e pelo que transmite.

    ResponderEliminar
  54. Mais um belissimo poema.

    ResponderEliminar
  55. Estes poetas, está visto, são um caso sério neste blogue. Isto está muito bom. À cantinho de qualidade nada solitário.

    ResponderEliminar
  56. Carlos Júlio19/10/09, 11:44

    À algum tempo tivemos uma/o bruxa/o que agora está na falência, dizia que a partir de Setembro isto ia tornar-se num canto solitário e isso não aconteceu. Veio a Conchita, o Paulo, As Raízes, A Lúcilia e agora o Sr. Jesus que de certo modo já por aqui andáva e agora a bruxa está enraivecida BRRRRRR!!!!!
    Ainda por cima com o terço e muitos outros grandes artigos fizeram com que se fosse inscrever no centro de emprego e vai passar a receber o subsidio. UMA IDÉIA: Que tal fazer um poema para a desgraçadinha da bruxa?

    ResponderEliminar
  57. Carlos Júlio19/10/09, 11:46

    Bruxa desgraçada, sem casa sem nada,
    Amaldiçoada, desempregada, arruinada.
    O resto fica para voçês completarem porque são extraordinários a escrever.

    ResponderEliminar
  58. Gracelinda19/10/09, 13:04

    Isto está muito bonito.
    Gracelinda de Vila Real

    ResponderEliminar
  59. Raízes que Brotam de Raízes19/10/09, 13:06

    Raízes que braotam de raízes adoram raízes bem enraízadas. Muito bonito

    ResponderEliminar
  60. É cúm raio isto é muito bonito

    ResponderEliminar
  61. Soberbo está este lindo e comovente poema. Pura cultura. Senti um sentimento muito bom ao lêr isto.

    ResponderEliminar
  62. Tenho um baú com muitos tesouro é lindo este baú é lindo!

    ResponderEliminar
  63. Sinto-me triste por só vêr elogios aqui e não elogiaárem a Lucilia. Não acho bem!

    ResponderEliminar
  64. Pois a lucília não tem sido elogiada. Não acho bem.

    ResponderEliminar
  65. É assim, agora não se pode comentar o que se quer? Mas afinal o que é isto? Ciumeiras? As pessoas comentam as coisas com as quais se identificam. É preciso ter lata. Este poema está muito bom!

    ResponderEliminar
  66. Este poema fez-me sentir saudades.

    ResponderEliminar
  67. ESTE POEMA ESTÁ MUITO BONITO.

    ResponderEliminar
  68. Gostei muito. Fiquei emocionada.

    ResponderEliminar
  69. Luis Caixa20/10/09, 15:09

    Sou um louco por leitura e gostei muito deste poema.

    ResponderEliminar
  70. Pura emoção.

    ResponderEliminar