sexta-feira, 19 de novembro de 2010

OBRA DE DEUS

1 Ano de..
"Mágica Maresia"

A trovoada estava zangada. A revolta fazia-lhe descarregar as suas amarguras, muito embora não entendesse porque motivo se sentia assim naquela tarde ventosa.
A nuvem indignada questiona;
- Porque estás assim, trovoada? Tanto gemido, tanto grito, tanta revolta!?
- Estou arreliada! É por causa do vento! Nunca tem tempo para nada! Anda sempre numa correria desgraçada! Brrummm! Brrummm! Brrummm!
O vento não liga, de momento…
 Justificando num lamento.
- Tenho pena, mas sou assim! Que fazer? Ai de mim, que me canso constantemente! Estou com pressa permanente. Renovo o ar e transporto a semente. Por isso estou contente! Não te preocupes, trovoada. És prenúncio de chuva, que dá vida ao que transporto! Bem te podes zangar! É bom ouvir os gritos, teus! Pois tens obra para realizar! Segundo a vontade de Deus!
A trovoada já mais aliviada, no entanto intrigada, não pode deixar de questionar tão dignificante avaliação.
- Quem és tu afinal para avaliares a vontade de Deus?!
Ao que o vento respondeu:
- Eu sou a sua força! Sou a sua energia! E de dentro de si vim. Pois das suas narinas nasci e abro o caminho para ti!
- Para mim?
- Sim para ti. A nuvem tua mãe, não pára de se deslocar, por mim empurrada, alimentando-se no mar e juntamente com o sol energia vai buscar. A água de si jorra, aos campos indo parar, germinando as sementes que tive que transportar. Os teus gritos descarregam energia acumulada, prevendo grande banquete para a terra, reservada. Todos os seres se alimentam, mediante obra divina. Sejam dignos de o entenderem e respeitarem a lei da vida.
A trovoada estava estupefacta com tamanha sabedoria, acabara de perceber o que antes não entendia e sentindo-se orgulhosa de seu importante papel, agradeceu ao vento, seu amigo fiel.
A nuvem comovida desatou a chorar, regando assim os campos, que segundo vontade de Deus, na Primavera, de vida, irão brotar.

Paulo Gonçalves

44 comentários:

  1. pensei não ficar mais surpreendido com este autor. Depois de o "Regresso" jamais poderia imaginar um conto tão surpreendente. Está feito de uma forma muito versátil e inteligente. Grande escritor que tu és!

    ResponderEliminar
  2. Este conto é puramente divino.

    ResponderEliminar
  3. Bolas! Grande imaginação!
    Está demais.

    ResponderEliminar
  4. Tinha muita curiosidade em ler este conto por causa do título. De facto este título diz tudo assim como o conto que tem uma profunda imaginação na forma como descreve todos os elementos. Deus é central e tudo nesta terra tem uma missão. Sabedoria? Inteligência? Ou obra divina? O certo é que este trabalho é mais um feito de forma genial.

    ResponderEliminar
  5. Amar a Deus19/11/10, 18:25

    Como é que termina a nossa vida? Os sonhos que procuramos concretizar, as nossas realizações mais queridas, o que é que valem se nos espera um dia, inevitavelmente, a morte? Estamos condenados a deixar e a perder tudo aquilo que amamos? A nossa morte é uma viagem fatal em direcção ao nada? Estas perguntas são eternas; e, há cerca de 2100 anos, um catequista de Israel já as colocava…
    Perante tudo isto o que temos? Tudo está pensado basta por isso confiar. Este conto demonstra que tudo tem um tempo e uma missão. Está divino! Está evangelizador! Genial!
    E afinal de contas tudo é obra de deus.

    ResponderEliminar
  6. Sofia Melo19/11/10, 18:25

    Não existem palavras para elogiar tamanha imaginação. De facto ficamos sem ar ao ler algo assim. O regresso deixou-me pasma e este conto continua na mesma linha. Muito diferente mas muito profundo e mais uma vez evangelizador e questionando no fundo toda a nossa vida. Se o Regresso nos mostrou a vida após a vida, este mostra-nos a obra que nos faz vida. Missão e trabalho sendo que somos na realidade os membros de Deus. Cada membro, uma missão por vontade do criador.

    ResponderEliminar
  7. Margarida Rebelo19/11/10, 18:26

    Tenho estudado muito as questões essenciais e a ciência. Fico abismada com as conclusões a que chegamos. Tudo leva a crer que o mundo foi feito por algo superior pelo mais simples e evidente facto de que tudo está pensado para servir. Os elementos e todas as coisas se interligam até o mais difícil tem solução na terra. Lembro-me de Ratzan dizer “ até o Cancro se cura”, tudo está na terra, só que muita coisa o homem ainda não encontrou. Como é bom reflectir e falar nestes assuntos. Este sábio e inteligente Paulo faz-nos reflectir nesta grandiosidade que é estar vivo, porque a isso fomos chamados.

    ResponderEliminar
  8. Caramba eu tó maluco, você tem cada história. espectaculo.

    ResponderEliminar
  9. Sem paralelo este autor consegue escrever de tudo um pouco. Ora coisas cómicas, dramáticas, crónicas, poesia eu sei lá! Tudo com um português e com uma qualidade suprema. É de invejar. Chorei com o regresso, reflecti com a obra de Deus.

    ResponderEliminar
  10. Carlos Miranda19/11/10, 19:12

    Sem dúvida que me sinto atraído por estes assuntos. O Regresso, foi para mim, um conto de eleição. Este tem continuidade e está na mesma linha embora de forma diferente. Está soberbo, genial e com muita imaginação. Adorei!
    PARABÉNS MÁGICA MARESIA

    ResponderEliminar
  11. Já não me surpreende a qualidade. Já estou habituado, no entanto não posso deixar de ficar surpreendido com a genialidade que o autor coloca em cada texto. A semântica, os diálogos inteligentes, a narrativa e o excelente português leva-me a sentir cada vez mais surpreendido é que de todos os assuntos ele não se repete oferecendo sempre uma dose de diversificação extraordinária. Aqui temos um conto em forma de poesia, com muito conteúdo e aprendizagem. Caramba está um espectáculo. Eu delicio-me com trabalhos desta natureza. Fantástico!

    ResponderEliminar
  12. PARABÉNS MÁGICA MARESIA, PELO ANIVERSÁRIO.

    ResponderEliminar
  13. Colores del mundo. Belleza pruma!

    ResponderEliminar
  14. Carlos Viriato19/11/10, 20:44

    Sublime texto que me leva a pensar e reflectir no mundo à minha volta. cabe-nos, depois desta leitura, pararmos e sentir tudo o que ela nos transmite e olhem que transmite muito. É um conto riquíssimo e que nos leva a aprender muitas coisas.Coisas essas que nos passam ao lado e que nos dão respostas para as nossas interrogações. Que faço aqui? De onde vim? Para onde vou? Que faço aqui?
    Neste momento aprendo e muito com este maravilhoso Blogue de ensinamentos de vida.

    ResponderEliminar
  15. José Carlos20/11/10, 00:31

    Bem bonito.

    ResponderEliminar
  16. Que conto maravilhoso.

    ResponderEliminar
  17. Já nem sei o que dizer mas este conto merece ser comentado. Está demais. Lindo! Genial! E muito inteligente. Pensando no nosso mundo eis parte da explicação das coisas tão presentes na nossa vida e que nem sempre entendemos.

    ResponderEliminar
  18. António Alves21/11/10, 15:00

    Mais um conto perfeito e cheio de genialidade. A obra que é reconhecida e pensada de forma a explicar o seu mecanismo, está exemplar. Um trabalho fulgurante, esplêndido e extremamente bem pensado. Um brilho e toque cristão perfeitos e em sintonia.

    ResponderEliminar
  19. Não tenho palavras nem consigo perante esta lição. Consigo perceber esta magnifica obra de Deus tão bem explicada. Está lindo!

    ResponderEliminar
  20. O supremo e a sabedoria ao serviço de um Blogue que é um grande Site de cultura e de cristandade.

    ResponderEliminar
  21. Mais uma vez as provas estão à vista. Um trabalho que dá gosto ler. Está brilhante e tem os condimentos necessários a um prazeroso momento de leitura. Desde o seu início me prendeu.

    ResponderEliminar
  22. Está muito bonito.

    ResponderEliminar
  23. Uma obra fantástica.

    ResponderEliminar
  24. Gostei muito do conto.

    ResponderEliminar
  25. Teresa Maria29/11/10, 20:18

    Grande escritor.

    ResponderEliminar
  26. Os teus contos são fabulosos.

    ResponderEliminar
  27. Grande e inteligente conto.

    ResponderEliminar
  28. Conceição Simões30/11/10, 17:16

    Está fabuloso. grandes valores tem Peniche.

    ResponderEliminar
  29. É um conto lido!

    ResponderEliminar
  30. Grande conto! Grande aniversário.

    ResponderEliminar
  31. Alexandrina04/12/10, 14:41

    Gostei muito deste conto.

    ResponderEliminar
  32. Henrique Mendes14/05/13, 19:25

    Os contos são magníficos.

    ResponderEliminar