quinta-feira, 4 de novembro de 2010

MONSENHOR BASTOS

Capitulo 7
A par de toda a obra, a sua persistência era impressionante, mesmo nos momentos mais difíceis. As visitas por toda a Diáspora no mundo fizeram sentir-se lembrada, a população da nossa localidade espalhada pelo mundo e por todo o país. Valeram-lhe, ainda, verbas necessárias para conseguir concretizar os objectivos idealizados para Peniche. Momentos houve, em que as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem estiveram em risco de não acontecerem por falta de verbas, isso foi ultrapassado pois era o próprio Monsenhor Bastos que se dirigia aos fornecedores, como por exemplo os dos fogos de artifício para conseguir um contrato mais favorável e tornar assim possível a realização dos referidos festejos.
Em 1981 foi nomeado Monsenhor, pelo então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro.

Informações: Monsenhor Bastos (Homilias), Amigos e Diversos Documentos Paroquiais.
Texto: Paulo Gonçalves

12 comentários:

  1. O enaltecer uma alma de Deus. Um trabalho grandioso e feito com alma e coração, continua a encher e a maravilhar os nossos olhos. Bem haja!

    ResponderEliminar
  2. Eu não me considero católica no entanto estes trabalhos têm me vindo a trazer à tona e a perceber a riqueza de o ser. Estou, neste momento, algo vacilante em relação a estas questões. Sinto que algo de mais cresce em mim. Está lindo e capta o meu coração que hoje admira o Monsenhor.

    ResponderEliminar
  3. Congratulo-me com o avançar deste magnifico trabalho. Hoje prossegue, e ainda bem, sem sobressaltos de maior.

    ResponderEliminar
  4. António Alves04/11/10, 18:15

    Hoje verificamos o valor deste trabalho sem aqueles comentários que não faziam falta nenhuma. Está lindo e dá gosto ler.

    ResponderEliminar
  5. Bem legal. Bem escrito, bem de historial.

    ResponderEliminar
  6. Carlos Viriato04/11/10, 18:17

    A grandiosidade dos textos passa também por aqui. Esta obra é e deve ser uma mais valia para o enriquecimento da história da igreja e de Peniche.

    ResponderEliminar
  7. Carlos Miranda04/11/10, 18:20

    Peniche exerce sobre muita gente uma atracção que é notória. Esta história remete ao passado grande parte do que hoje a cidade é com todo o seu crescimento, que passa incontornavelmente pelas mãos do Monsenhor Bastos. Penso que o autor soube ter visão ao elaborar um trabalho desta natureza. Documento vivo e que fica registado para todo sempre no maior livro de todos; a Net.

    ResponderEliminar
  8. Belíssimo trabalho.

    ResponderEliminar
  9. Margarida Rebelo05/11/10, 19:12

    Mais momentos de grande qualidade e nostalgia que atravessam várias gerações. Esplêndido continua este trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Um trabalho exaustivo.

    ResponderEliminar