sexta-feira, 26 de novembro de 2010

OLHO DE PÁSSARO

Homem do Mar”

Decorridos dezoito anos da inauguração do monumento em homenagem ao”Homem do mar” (1982), sito na Ribeira Velha de Peniche. É lamentável que ainda hoje, faça eco entre as pessoas, que desconhecendo a simbologia e o espírito envolvente desta obra, teçam comentários depreciativos (acerca da sua aparência física), comparando com figuras típicas da nossa terra.

Não é demais relembrar o nosso passado: Em épocas remotas, Peniche nasceu ilha. Por força da natureza, viria a formar-se na península que é hoje. Ao longo dos tempos, desenvolveu como principal fonte de riqueza a exploração dos recursos marinhos. Somos frutos das mais diversas culturas da orla costeira ocidental da Península Ibérica. Orgulhamo-nos em ter nascido à beira mar, e de sermos filhos de pescadores. Queremos conservar a nossa identidade histórico-cultural, assim como a dos nossos antepassados que desbravaram terras do além-mar, e como a de tantos outros, que das mais diversas formas, fazem do mar a sua sobrevivência económica.
É pertinente que este “Homem do mar”, seja olhado com outros olhos. Pois, que numa lápide, uma simples frase explicativa, faria a diferença.

Raízes M/Peniche

17 comentários:

  1. Um grande olhar histórico.

    ResponderEliminar
  2. Carlos Miranda27/11/10, 13:32

    Que belíssima crónica a um célebre e ganhador , monumento de Peniche.

    ResponderEliminar
  3. Tenho muito apreço pelos reparos que são feitos pelas "Raízes". De facto nunca ninguém está contente com aquilo que tem e quando se faz algo de novo é alvo de criticas com uma facilidade extrema. Bela observação e é pena que o povinho não tenha a cultura suficiente para saber valorizar e dignificar o que está bem feito. bem pensado ele nem sequer têm culpa, o sistema é que não forma as pessoas de maneira a que estas saibam valorizar o que realmente tem valor. Grande crónica e grade chamada de atenção! isto é ser cidadão democrático!

    ResponderEliminar
  4. Grande chamada de atenção. Uma crónica cheia de grande valor de cidadania. Isto é ser construtivo! isto é gozar do pleno direito de contestar e exigir bem do que está mal.

    ResponderEliminar
  5. António Alves27/11/10, 13:39

    Para mim isto é uma demonstração de amor à arte, cultura e à terra. Congratulo-me e muito por esta magnifica crónica.

    ResponderEliminar
  6. Poxa que visão bonita e que vista. O monumento dá pa ampliar. Tá soberbo! Não gostam desta obra? Poxa caiam na real!

    ResponderEliminar
  7. Grande crónica.

    ResponderEliminar
  8. Margarida Rebelo27/11/10, 13:49

    Uma crónica bem à moda "Raizes". Cheia de qualidade e uma salpicadela de "chamada de atenção" temos que ser assim pois passa por aqui o que é ser cidadão de pleno direito. A Arte e cultura são momentos de engrandecimento para o mais comum dos mortais. Esta é uma crónica de eleição!

    ResponderEliminar
  9. Sofia Melo27/11/10, 13:53

    No quotidiano falamos de conhecimento, de crenças que estão fortemente apoiadas por dados, e dizemos que elas têm justificação ou que estão bem fundamentadas. A epistemologia é a parte da filosofia que tenta entender estes conceitos. Os epistemólogos tentam avaliar a ideia, própria do senso comum, de que possuímos realmente conhecimento. Alguns filósofos tentaram apoiar com argumentos esta ideia do senso comum. Outros fizeram o contrário. Os filósofos que defendem que não temos conhecimento, ou que as nossas crenças não têm justificação racional, estão a defender uma versão de cepticismo filosófico. Tudo depende da herança cultural de cada país! Está uma belíssima crónica.

    ResponderEliminar
  10. Carlos Viriato27/11/10, 13:53

    Está tudo dito é uma grande crónica.

    ResponderEliminar
  11. Lindo artigo.

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito desta crónica. Vivam as Raizes

    ResponderEliminar
  13. Tenho a certeza que este trabalho foi feito com muito sentimento. O amor e a admiração pela arte e pela sua preservação é algo que quando faz parte da nossa educação humana nos torna mais ricos e construtivos.

    ResponderEliminar
  14. Está muito bonito.

    ResponderEliminar