sexta-feira, 21 de outubro de 2011

AQUELA MANHÃ


"Mágica Maresia"

Naquela manhã tudo se tinha desmoronado. Entre rasgos e fendas de giesta, ramos diversos e ervas daninhas, a sua alma estava no chão. As silvas pareciam inócuas e as dores não sentidas eram afagadas pelo sofrimento.
Da casa dos seus pais, restavam apenas escombros, estes afagavam e guardavam as duras batalhas perdidas.
Deambulando, caminhou sobre as ruínas e na sua cabeça ainda ouvia o ensurdecedor barulho dos tiros e explosões. As lágrimas, teimosamente caiam e vincavam o seu calor no rosto que aquela manhã gelara. Na tez, as rugas da ansiedade, não lhe deixavam caminho para a esperança que se vestia de desespero. No olhar a busca era incessante e percorria a agonia que se impunha.
- Mãe! Pai! - Gritou.
- Mãe! Pai! – Gritou ainda com mais força.
A guerra fizera-se convidada, a fúria das armas e dos bombardeamentos tudo destruíram. Restava-lhe a esperança de não ter perdido os seus pais.
…”Tinha ido buscar água ao rio, ao nascer do dia, conforme lhe mandara a sua progenitora, quando, de repente e chegando ao local um barulho ensurdecedor ecoou por toda a floresta. Uma explosão mesmo ao seu lado e um enorme corrupio da armada deixou-lhe o pânico e o medo. A passarada, estonteantemente esvoaçou. Um esquilo que por ali andava, em desespero, a sua toca encontrou. A sua única saída era um fiel esconderijo onde outrora costumava brincar.
Por fim o silêncio regressou e a medo foi cambaleando no intuito de encontrar a sua casa.
Que restaria? O que se teria passado? Porquê aquela guerra?”…


De entre as ruínas, que teimosamente afastou, a sua vida perdida estava. Entre duas mãos, um crucifixo e todas as suas raízes. Ainda mal vislumbrou uma fotografia de um feliz dia de acção de graças, que manteve guardada na memória e que permaneceu exposta na sala de jantar durante muitos anos. Testemunhos de felicidades vividas ao lado dos seus queridos pais. Fragmentos doces de um passado que se tinha rompido abruptamente.
Uma dor que lhe dilacerou a alma. Um grito forte e profundo. Estava sozinha, como tantas outras crianças deste mundo. Vítimas de guerra, vítimas da dor, vítimas do egoísmo.
- Mãe! Pai! Que faço agora?
- Vem, vem comigo. Ouviu esta frase que partia de uma voz celestial.
- Quem és tu?
- Se confiares em mim, nunca te abandonarei. Esta manhã é a tua salvação.
Olhou de soslaio e conseguiu visualizar uma branca luz. Sentiu calor. Sentiu conforto e deixou-se guiar.
- Já não sinto dor! Já não sinto dor!
Encontrara tudo o que tivera receio de perder. Talvez o valor das coisas se fizesse sentir. Talvez fosse o sentimento real que viera à tona, talvez não se tivesse apercebido da importância do amor. Talvez…Talvez…

A humanidade tem fome. Fome de amor! Fome de justiça! Fome de Paz! Fome de Deus.
Quem te salvará? O amor? O homem, ou o espírito?

Paulo Gonçalves

82 comentários:

  1. Carlos Viriato21/10/11, 16:53

    Que belíssimo conto tão bem escrito e que história tão bem feita. Estás de parabéns pois considero-te um grande escritor, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  2. Grande em tudo. Escrita soberba. Está fabuloso.

    ResponderEliminar
  3. O que ele vai buscar e o que consegue e como consegue escrever. Está fabuloso.

    ResponderEliminar
  4. Já por diversas vezes me sinto tentado a comentar, deixei de o fazer porque passei a colaborar neste Blogue com alguns trabalhos e por isso entendi não ser de ética faze-lo. Com este trabalho não pude resistir por verificar que tem mesmo que ter o meu parecer. É um trabalho de fôlego e de aprimorada qualidade. O texto, a narrativa e a construção são dignos dos maiores escritores do mundo, aliás quem por este texto passar poderá facilmente questionar-se; mas isto foi escrito por um rapaz de Peniche? Quem habitualmente, vem ao Blogue já não nota esta diferença abismal pois o autor tem uma qualidade enorme mas reparemos que essa mesma qualidade cada vez está mais aprimorada. Este conto é demonstrativo disso por excelência e por esse mesmo motivo não resisti a comentar nem podia como escritor que sou de longa data, podendo confirmar que isto é do melhor que se pode ler. Sem querer parecer que estou a elogiar demais, limito-me a recomendar: Leiam o Blogue Peniche Livre onde quer que estejam, nem que seja pelo telemóvel, e sejam sabiamente cultos.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste conto porque me fez mergulhar num pleno literário que me inebriou a alma. Como está bem escrito, construído e de perfeito português. A história não é irreal e demonstra o enorme egoísmo que o nosso mundo contém. Está perfeito.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelas novas aplicações, estão o máximo!

    ResponderEliminar
  7. António Alves21/10/11, 17:16

    No meio de tanta novidade ainda nos encantamos com estas pérolas de leitura. Estou encantado com este excelente trabalho. Parabéns ao autor que nos oferece de bandeja uma enorme sabedoria.

    ResponderEliminar
  8. Sofia Melo21/10/11, 17:17

    Adorei este trabalho que a meu ver está soberbo. Revela que por trás dele está um enorme escritor. Revela uma capacidade de envolvência nas leituras. Tu prendes e de que maneira!
    Nem muitos dos melhores escritores escrevem desta maneira. Existe todo um mundo por desbravar. Os teus Blogues conquistam novos mundos. Com as novas aplicações acedes a mais público e o que de mais moderno existe está aqui, contudo a tua escrita continua a atrair e a chamar a atenção para as tuas capacidades de grande escritor além de um excelente cibernauta e construtor de conteúdos e sites. Parabéns, não é para todos!

    ResponderEliminar
  9. Jamais conseguiria escrever algo assim. Está lindo!

    ResponderEliminar
  10. Margarida Rebelo21/10/11, 20:55

    Eu estou como o nosso colega Seara. Sinto muito orgulho em estar presente neste Blogue tão cheio de modernidade e de qualidade. É ímpar o que aqui se passa. Quanto a este trabalho que dizer?
    Perante algo desta natureza onde encontramos a qualidade? Na narrativa? No conteúdo? No contexto? Na qualidade escrita? No Português? Enfim em tudo. Este trabalho é mais um que está perfeito, até parece que o autor esteve numa guerra pois consegue transmitir na perfeição os sentimentos, a dor e o medo, isto é prova inequívoca que estamos perante um escritor de eleição. Perante isto só me posso sentir duplamente alegre por me ter sido dada a oportunidade em colaborar aqui neste que é o melhor Blogue da Blogosfera por isso mesmo quem ganha sou eu, somos todos nós. Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Não se pode ficar indiferente a este conto. Está perfeitamente escrito e fala da guerra, só que eu vejo-o de uma outra forma: Eu penso que o autor pode querer transparecer a guerra interior de cada um. Por causa de estarmos em guerra uns com os outros e connosco próprios chegamos a este abismo de perder tudo o que não soubemos valorizar. Continuo a afirmar, este rapaz tem algo de muito especial pois nele está contida o maior dom de escrita que só os grandes escritores possuem. De resto só vos aconselho uma coisa; Leiam e confirmaram o que digo. A par disto dou os parabéns pela apresentação dinâmica que está fenomenal. Grande artista! Grande em Deus!

    ResponderEliminar
  12. Grande obra literária.

    ResponderEliminar
  13. Sou uma simples ignorante que nem sempre consegue perceber o que lê. Só sei que me tocou! Só sei que adorei! Só sei que não consegui largar o conto desde que o comecei a ler. Só sei que o escreveste muito bem. E sei que tens muita sabedoria e nesta história muito se pode decifrar. Está lindo!

    ResponderEliminar
  14. Este conto está espantoso na perfeita qualidade de escrita. Estes trabalhos dignificam a nossa cultura e os valores que existem em Peniche. O que aqui se faz faz-se e muito bem.
    Ao ler este trabalho tenho a firme percepção de que estou a vaguear por um profissional da escrita do mais alto gabarito. Enfim a guerra tão bem retratada assim como as perdas estão de uma forma fulcral.

    ResponderEliminar
  15. Fenomenal conto!

    ResponderEliminar
  16. Cara eu nem sei o que dizer. Você tem o dom de escrita. Você consegue tudo muito bem. Você é unico.

    ResponderEliminar
  17. Eu adorei este conto.

    ResponderEliminar
  18. Amigo de Peniche22/10/11, 12:33

    Ao trabalhar com a net tenho encontrado coisas que me fascinam, mas a este ponto, Nunca!
    Este rapaz tem uma qualidade a nível dos saberes que é única e extraordinária. Este texto fala da guerra, da nossa, da tua, da minha. Do mundo!!!
    Mais um excelente trabalho que comprova a tua qualidade.

    ResponderEliminar
  19. Ricardo Araújo22/10/11, 12:35

    As novas versões estão o máximo. Vai abrir mais um Blogue. Isto não é para qualquer um. Tu fazes tudo muito bem e o teu crescimento é ímpar. Este trabalho á mais um dos meus favoritos. Um LIVRO!!!

    ResponderEliminar
  20. Existe a frase: Quanto mais me bates, mais gosto de ti!
    Eu inventaria outra: Quanto mais te leio mais eu vicio na tua leitura.
    Como esta gente fala que se farta, eu não vejo isto na maioria dos Blogues, eu nem sei mais o que dizer. Está tudo dito tu és um grande valor.

    ResponderEliminar
  21. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  22. Grandioso trabalho.

    ResponderEliminar
  23. Gostei muito deste conto!

    ResponderEliminar
  24. Tres Amigas (Já fomos cinco)22/10/11, 13:34

    Oiçam o que diz o Blogue.
    Orelhas moucas ao que se fala em certos sítios.
    Estás de parabéns.

    ResponderEliminar
  25. Mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
  26. Adorei. Ler algo assim é extraordinário.

    ResponderEliminar
  27. Muito bom. Grande literatura.

    ResponderEliminar
  28. Bom trabalho! Pena é que de vez em quando,apareça um comentário, com tamanha baixeza.

    ResponderEliminar
  29. Lindo conto. Como já está mais que comentado já nem sei o que dizer. Muito bem feito e perfeito.

    ResponderEliminar
  30. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  31. Belissimo trabalho.

    ResponderEliminar
  32. Adorei este conto.

    ResponderEliminar
  33. Lindíssimo conto.

    ResponderEliminar
  34. É dos mais belos contos que já li.

    ResponderEliminar
  35. Marta Leni25/10/11, 20:05

    Ter a capacidade de escrever assim é obra.
    Textos diversos ora mais sérios, ora mais leves delineiam uma capacidade única e uma versatilidade com advém de uma ampla inteligência. É um enriquecimento para quem lê e absorve tamanhas obras literárias. Eu só posso dizer que estes trabalhos são as mais belas flores de de um Jardim que se enche de cor.

    ResponderEliminar
  36. Belleza pura! Cuento divinal.
    Que escrita ermosa.

    ResponderEliminar
  37. Que lindo conto. Tão bem escrito.
    Adorei.

    ResponderEliminar
  38. Ganda conto.
    Este Paulo tem cá uma imaginação.
    Está Bué da Fixe!!!

    ResponderEliminar
  39. Um conto fabuloso.

    ResponderEliminar
  40. Sérgio Alves27/10/11, 19:25

    Está muito bonito.

    ResponderEliminar
  41. Raul Jorge27/10/11, 19:26

    Perdi-me na grandiosidade deste conto.

    ResponderEliminar
  42. Um conto brilhante que deixa no ar a mão de Deus.

    ResponderEliminar
  43. Como é bom ler algo assim.

    ResponderEliminar
  44. Adorei este conto.

    ResponderEliminar
  45. Belissimo conto de amor.

    ResponderEliminar
  46. A força do espírito santo é o nosso consolo.

    ResponderEliminar
  47. Está muito bonito. Bom demais.

    ResponderEliminar
  48. Grande e belíssimo conto. Muito bem escrito. Muito preciso. Grande obra de literatura. Grande postura e grande ensinamento. grande sabedoria escrita e de português. Fenomenal conteúdo.

    ResponderEliminar
  49. "Em conformidade com esse amor de Deus, Ele conhece o Seu povo por nome, e este, conhecendo e escutando a Sua voz, crê e é salvo. Seu povo jamais perecerá. Jesus disse "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai" (João 10:27-29). Outros persistem em seu pecado e descrença obstinados porque não são objeto do amor de Deus. Segue-se disto que eles não foram levados a crer, tal como Jesus disse "mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas" (João 10:26). A linguagem de Jesus é muito penetrante. Ele estava se referindo particularmente aos falsos mestres do Seu povo daqueles dias. Eles não creram "porque" não eram Suas ovelhas. Deus não os fez crer. Eles nasceram em descrença como pecadores caídos e permaneceram na descrença debaixo do julgamento de Deus. Eles pertenciam àquele outro mundo, o mundo que perece, e não ao mundo que Deus amou. Jesus disse a respeito deles, "Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo".

    ResponderEliminar
  50. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  51. Srongue diré belo.

    ResponderEliminar
  52. UM CONTO SOBERBA MENTE ESCRITO.

    ResponderEliminar
  53. Um conto fabuloso!

    ResponderEliminar
  54. Excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  55. Belíssimo conto com uma escrita soberbamente boa.

    ResponderEliminar
  56. Tenho um enorme carinho por Peniche e pelo seu povo. Orgulho-me de comentar nestes espaços que vou acompanhando dessa amiga terra e que me traz tanto em comum. os valores são bons e muitos. Adorava passar aí o natal. As festas são belíssimas e as tradições também, enfim é uma terra cheia de cultura e tradição, basta passar pelo Peniche Livre ou Mais Peniche ou até pelo Paciência e muito mais. Poesia , contos, crónicas, ideias e todo o conteúdo muito bem pensados e de uma enorme qualidade. PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  57. Grande e revelador valor da comunidade de Peniche.
    Ser de Peniche é motivo de orgulho pelos mais variados motivos. Tu és um deles! Grande valor transmissor que a nossa terra tem.
    Parabéns sinceros e sentidos de coração!

    ResponderEliminar
  58. Grande trabalho.

    ResponderEliminar