quarta-feira, 5 de outubro de 2011

LEMBRANÇAS


Capitulo 2

Grande parte da minha infância foi vivida em Peniche de Cima. Não posso esquecer aquele mar revolto, que saltava por cima das muralhas, em dias de nortada e que cobria a praia com limos. A paisagem tornava-se diferente e com ela vinha um forte e inebriante aroma a algas e maresia. Em dias de tempestade o largo destas muralhas ficava cheio de água e era lá que eu e os meus amigos brincávamos. Lembro que esperava ansiosamente que chovesse para termos o nosso lago privado. Passei horas a olhar para o céu e para o mar, este mar que me fez sonhar e sentir feliz. Corria, andava de bicicleta e brincava com carrinhos de cana com bóias de pesca, feitos pelo meu pai. O mar era sempre meu companheiro. Forte da Luz, Praia do Quebrado e Praia de Peniche de Cima eram para mim, locais de sonho e aventuras de piratas, marinheiros, soldados e tantas outras coisas que me deixam tantas saudades. À noite de regresso a casa sonhava com o dia seguinte, muitas vezes ao som da chuva que caía lá fora e que eu gostava tanto de ouvir. Sentia-me protegido. Sentia-me feliz.
Paulo Gonçalves

22 comentários:

  1. Lindo!Lindo!Lindo!

    ResponderEliminar
  2. Sofia Melo05/10/11, 14:14

    Que maravilha é poder partilhar estas vivências.
    Que sublime é transmitir tamanha sabedoria nas palavras e sentimentos.
    como é bom todo o Blogue que nos premeia com grandes trabalhos.
    lindo.

    ResponderEliminar
  3. As crónicas que nos fazem recordar os momentos das nossas vidas são espectaculares. Estes ternos momentos são partilhados por nós quer sejam nas muralhas, praia, ribeiras ou interior. Este trabalho trabalho é um espectáculo.

    ResponderEliminar
  4. Carlos Miranda05/10/11, 17:06

    Repito com muito gosto o que já disse anteriormente:Grande, fenomenal e fulcral trabalho!
    Num Blogue pessoal fica divino quando colocamos muito de nós. Neste caso isso acontece e de uma forma tão amorosa que nos inebria a alma. nunca vi um Blogue que me dissesse tanto e que eu considerasse ter tanta alma como este tem!
    De resto as novidades e a nova imagem está excelente. Grande trabalheira que merece todos os louros que lhe podemos ofertar.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Lindo trabalho. Grande Blogue e parabéns por mais esta fabulosa ferramenta que é o dicionário.
    Em favor da língua portuguesa.
    Estas lembranças são lindas e até me fazem ficar com a lágrima no olho.
    Rueff

    ResponderEliminar
  6. Lindo! Adoro este trabalho. Gostei logo do primeiro e este não lhe fica atrás. Até chorei.

    ResponderEliminar
  7. António Alves05/10/11, 17:19

    Como é bom neste feriado poder contar com coisas tão maravilhosamente belas que nos inebriam e enchem a alma. Pode parecer lamechas mas fizeste-me comover e sentir tanta saudade do meu passado e faço questão de partilhar isso aqui no teu maravilhoso Blogue.
    Quanto aos novos colaboradores, eu penso que não há necessidade de mais, mas enalteço essa liberdade e partilha que tu tens em quereres dar oportunidade a quem saiba escrever. Por vezes existem grandes valores que têm falta de coragem. Por tudo isso parabéns e identifica bem que recebes no teu Blogue não queremos que ele fique estragado. Não me leves a mal o conselho amigo.
    Tu meu caro estás mais que de parabéns já de longa data pelo muito que já ofereceste.

    ResponderEliminar
  8. Um menino que cresceu cheio de humanidade e amor pelo mundo. Tudo lhe marcou e tudo reconheceu, por isso foi e é feliz. Consegue reconhecer e recordar partilhando esses mágicos momentos.
    Momentos de amor. Momentos de Deus.
    Que eles sirvam para nos comover e valorizar aquilo que habitualmente não valorizamos e não agradecemos.
    O nosso orgulho não nos deixa ver quem nos faz bem e onde esse bem está.

    ResponderEliminar
  9. Como isto está tão bonito.

    ResponderEliminar
  10. Grande crónica.

    ResponderEliminar
  11. Belíssima crónica.

    ResponderEliminar
  12. Adorei ler este extraordinário trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Rute
    Que maravilha de trabalho. Fez-me chorar.

    ResponderEliminar
  14. João Bastos06/10/11, 20:25

    Como escreves tão bem.
    vale a pena ler os teus trabalhos. Nunca cansas. parabéns Pelo sentimento.

    ResponderEliminar
  15. Marta Leni07/10/11, 19:22

    Como é maravilhoso ler algo assim.
    Estes trabalhos são os meus favoritos.
    Está lindo e comovente.

    ResponderEliminar
  16. Lindo e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  17. grande trabalho.

    ResponderEliminar
  18. Carlos Viriato07/10/11, 19:39

    Grande e expoente de qualidade literária. Um trabalho desta natureza, não egoísta e partilhado na net, é um bem que me deixa até desconcertado.
    Estive ausente por um uns dias e estou impressionado com as mudanças e o aumento da qualidade, já de si grande. Adorei e comovi-me pois partilho de experiências muito parecidas. Obrigado por me fazeres recordar.

    ResponderEliminar
  19. Poxa tá lindo demais!

    ResponderEliminar