quinta-feira, 12 de abril de 2012

O CARACOL

"Mágica Maresia"

Andava pachorrento e entediado, o caracol. O chuvisco, que tanto desejara, irritantemente, continuava a cair. As gotas, que das árvores escorregavam, produziam um som que lhe deixavam algo chateado. Tudo permanecia calmo demais. Nem das suas companheiras formigas, sinal havia. Olhou aborrecido para o céu com ar bem chateado e resolveu subir por um verde tronco de um vulgar caniço, igual a tantos outros, muito embora este lhe parecesse mais elevado, ou não fosse tão sério o assunto que tinha para tratar com aquela nuvem tão chata.
Lá foi subindo a passo de caracol e muito esmerado em bater um recorde, dada a urgência que advinha da situação.
Chegado ao topo, olhou para o céu e não se deteve em contemplações.
- Olha lá ó nuvem, não achas que já basta?! – Interrogou demonstrando todo o seu desagrado, ao que a nuvem questionou…
- Já basta o quê?
- De pingo mais pingo. Já chega! É que não passa disto. Porque não te vais embora e nos descobres o sol?
- Ora! Ora! Primeiro pedias chuva e agora queres sol, afinal o que queres, sol ou chuva?
- Não sejas parva. Já há dias que pairas sobre nós e tudo o que é demais enjoa.
- Qual é o teu problema?
- O meu problema é a solidão. Por causa dos teus pingos ninguém sai dos seus abrigos e eu não tenho com quem falar. De resto já aborrece ver tudo sempre tão molhado.
- És um caracol diferente dos outros. Até pareces humano!
- Humano?! Porque motivo, me fazes essa traumatizante comparação?
- É simples meu caro! Nunca estás satisfeito com nada. Se não chove, é porque não chove! Se chove é porque chove! Nunca estão satisfeitos com nada, mesmo que esse nada seja o melhor para eles. Sabes, estes seres nunca percebem nada e tudo para eles é complicado e sinónimo de insatisfação e infelicidade. Nunca dão valor ao que a vida contém.
O olhar do Caracol deixava agora, transparecer alguma desconcertação.
- E tu achas que eu sou assim?
- De certa forma sim! Não estás a entender o meu papel, a minha missão.
- Sim, já percebi!
- Estou aqui o tempo que for preciso. Tenho que regar os campos e esperar pelo vento pois é ele que me vai transportar para outro lugar. Por acaso achas que eu também não me aborreço de permanecer tanto tempo por aqui?
O Caracol baixou a cabeça envergonhado.
- Nunca tinha pensado nisso.
- Pois, eles também não pensam. Logo que venha o vento partirei e vos deixarei o sol.
- Sabes, agora acho que já desejo que fiques. Conversaste comigo, fizeste-me companhia e isto já não será o mesmo sem ti.
- Não te preocupes, volto sempre nos Invernos e colocaremos a conversa em dia.
De repente os caniços abanaram. O vento levantara-se. O sol começou a romper.
O caracol olhou de novo para a sua amiga que lhe gritava.
- Adeus amigo. Chegou a hora da partida, vou conhecer outros lugares. Gostei de te conhecer. Tem cuidado e fica sempre feliz. Volto no próximo Inverno.
- Adeus amiga. Fico à tua espera.
A tristeza tinha sido compensada pela certeza de ter ganho uma amiga.
Muitas vezes achamos que tudo está mal, mas onde o mal está poderemos sempre encontrar algo de bom. A procura da felicidade é sempre ambição humana, no entanto é sempre tão difícil reconhece-la em nós e no que a vida nos oferece. Talvez seja um mito ou talvez seja ignorância nossa.
Talvez…Talvez…

Paulo Gonçalves

62 comentários:

  1. Estamos perante um grande trabalho.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Este conto tem uma mensagem, por trás de si, que é importantíssima: a conturbada relação humana. Mais uma vez o autor nos premeia com um trabalho absolutamente grande na sua verdadeira aceção da palavra. Do início ao fim do conto, vamos tendo a sensação que muitas vezes temos com a partida de alguém com que na vida refilamos e que quando se vai nos deixa marcado no coração o seu verdadeiro valor. A saudade que nos provoca a sua falta surpreende-nos e apanha-nos de uma forma completamente desprevenida chegando assim à conclusão que aquela pessoa era, afinal, importante para nós. É um conto belíssimo, dos mais belos que até hoje li e não posso deixar de me repetir. Vejo Deus em todos estes trabalhos, mesmo naqueles onde, aparentemente, não está.

    ResponderEliminar
  3. Sofia Melo12/04/12, 22:37

    Comovente, uma autêntica lição de vida. Aquele caracol sou eu, és tu, apressados em impor a nossa ideia, ainda que sem refletir, com o egoísmo na alma e com o facto surpreendente de que somos pessoas que não sendo únicas, necessitamos uns dos outros. Moral da história: não podemos incutir a responsabilidade da nossa felicidade em ninguém, mas que precisamos dos outros para construir a nossa felicidade isso precisamos. Grande escritor, que me fez refletir mais uma vez e me deixou com este não “sei quê” de saudade e emoção. Algo de parecido já me aconteceu. Simplesmente genial.

    ResponderEliminar
  4. Houvesse palavras para descrever toda esta genialidade. Supremo em sabedoria e mensagem, a história, aqui contada, é a nossa história. De facto reclamamos de tudo e isto é bom para refletir porque motivo nunca estamos satisfeitos, se calhar não pensamos bem, se calhar é puro egoísmo, se calhar é falta de amor.
    Um bom tema para o falarei consigo. Quanto ao conto não consigo dizer mais, está simplesmente genial, lindíssimo, extremamente bem escrito e construído. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Carlos Miranda12/04/12, 22:38

    É impressionante. Normalmente não me aprisiono a nada e muito menos a comentar coisas na net, no entanto já lá vão largos, bem largos meses, que não largo o Peniche Livre e, diga-se de passagem, não tenho vontade, porque será? É por isto, meus caros. Muitas vezes já nem sei o que escrever, no entanto os trabalhos são tão bons que nem me consigo desprender, nem deixar de comentar porque acho que o comentário é mais que merecido. Eis mais um maravilhoso conto genialmente construído, quem diria que entre um caracol e uma nuvem se iria desenrolar uma belíssima história cheia de conteúdo e mensagem para todos nós. Ternura, amor, beleza, magia, e muita emoção com a lágrima da saudade inerente a tanta coisa que se passa na nossa vida. Só sei que fui transportado para algo muito parecido que já me aconteceu. Paulo, és mesmo muito forte na escrita e na mensagem. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Margarida Rebelo12/04/12, 22:39

    Passou aqui o valor da amizade. Essa amizade que por vezes não damos valor. Essa necessidade do outro e que nos completa. Esta certeza de não condenar à partida alguém, que afinal, nos quer bem.
    Este conto está muito bem estruturado e belíssimo. Genial na sua mensagem e eu até consegui vislumbrar aquele campo onde nasceu aquela amizade. Mais um grandioso trabalho que se impõe neste mês de aniversário do blogue. A meu ver mais uma grande prenda.

    ResponderEliminar
  7. Houvessem palavras para descrever toda esta genialidade. Supremo em sabedoria e mensagem, a história, aqui contada, é a nossa história. De facto reclamamos de tudo e isto é bom para refletir porque motivo nunca estamos satisfeitos, se calhar não pensamos bem, se calhar é puro egoísmo, se calhar é falta de amor.
    Um bom tema para o falarei consigo. Quanto ao conto não consigo dizer mais, está simplesmente genial, lindíssimo, extremamente bem escrito e construído. Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Impressionante e belo!

    ResponderEliminar
  9. Olhem eu adorei!

    ResponderEliminar
  10. Excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  11. Paula Aguiar12/04/12, 22:43

    Magnífico.

    ResponderEliminar
  12. Tiago Araújo12/04/12, 22:48

    Este conto fez-me lembrar a minha infância e a sua magia nos antigos contos que a minha avó me contava e que ma faziam sonhar. Está lindo! Vale a pena ler este espetáculo de escrita.

    ResponderEliminar
  13. Marta Leni12/04/12, 22:49

    A tua presença está muito vincada nestes contos que assim saem enriquecidos com esses maravilhosos princípios.
    Lição de vida e para a vida, a relação humana que está cada vez mais conturbada.

    ResponderEliminar
  14. Amar a Deus12/04/12, 22:49

    Maravilhosamente belo e sem que se note tem muito de evangelizador, afinal tudo é evangelizar desde que se traduza em reparo para o amor e entendimento entre as pessoas.

    ResponderEliminar
  15. Um sopro de verdadeiro e real português. Uma história que parece vir de um qualquer grande escritor conceituado e que nos inebria em magia. Com construção humana, narrativa soberba e exemplar. É um conto sublime, aliás como tantos outros que por aqui já passaram (Já são mais de 24). Eu classificaria este conto como um espelho da alma humana que estando cheio de genialidade consegue também estar cheio de coração. Está belíssimo!

    ResponderEliminar
  16. Carlos Viriato12/04/12, 22:50

    Sem saber o que mais dizer, este conto é de uma pureza de sentimento e reflexão para a alma que nem tenho palavras. Nós somos assim e nunca percebemos nem aceitamos o que poderá ser inconveniente, de imediato, e positivo no futuro, para nós. Não vislumbramos aquilo que nos faz falta e damos, de imediato, voz ao egoísmo. Acabamos, na maioria das vezes, por perceber que aquilo que abominamos, afinal, nos faz falta.

    ResponderEliminar
  17. Cordeiro Paiva12/04/12, 22:51

    Estou sem palavras pelos trabalhos, inúmeros, que descubro neste Blogue, a cada dia que passa. Estão aqui resmas de trabalhos de suprema qualidade e originais dos autores do blogue. Este conto de Paulo Gonçalves é mais um que me deixou emocionado e me deu um prazer enorme ler, eu estava naquela floresta, foi para mim, um três dimensões. Parabéns pelo magnífico trabalho.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns a todo o Blogue que está espetacular. O conto está muito bonito, um sonho!

    ResponderEliminar
  19. Amigo de Peniche12/04/12, 22:52

    Existem pessoas que escrevem e não dizem nada. Por vezes até se apuram em grandes e técnicas palavras. Tu com simples, ou mais sofisticadas palavras, consegues transmitir de um modo que impressiona. É um gosto tamanho, passar a vista por coisas tão boas. Não admira a captação do público para este Blogue que soma e segue inerente a qualquer crise e a toda a concorrência feroz. PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  20. Mário Vicente12/04/12, 22:54

    Soberbo trabalho.

    ResponderEliminar
  21. Mariana Matias13/04/12, 13:34

    Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  22. Esmeralda Pedrosa13/04/12, 13:35

    Muito bonito e muito revelador.
    Este rapaz escreve que se farta e escreve muito bem.

    ResponderEliminar
  23. David Sequeira13/04/12, 13:36

    Olhos bem-postos nestes trabalhos. É o que aconselho. Está esplendido!

    ResponderEliminar
  24. RITA PIROTAS13/04/12, 13:37

    Máximo Paulo, o teu conto está o máximo! Grande Paulo!

    ResponderEliminar
  25. Olga Cardoso Cunha13/04/12, 13:37

    Bem-vindos ao mundo dos comentários. Num mundo onde quase ninguém comenta, o Blogue Peniche Livre consegue a proeza de manter os seus leitores em comunicação e em partilha. É linda, a corrente de carinho que se gerou à volta deste Blogue e é impressionante como o autor a tem conseguido segurar ao longo do tempo. Prova de um trabalho com amor e constante na persistência, este conto é bem prova disso. Por isto e por tudo o resto os meus mais sinceros parabéns!

    ResponderEliminar
  26. Suzana Burrujas13/04/12, 13:38

    Eu estou extasiada com mais esta belíssima história. Para mim é mais um clássico para a Mágica Maresia” e é mesmo mágica esta maresia fresquinha, tão cheia de excelentes trabalhos. Um conto muito bem trabalhado e que me apaixonou desde o seu início. Aquele diálogo entre o caracol e a nuvem é um rasgo de amor entre aquilo que é ser humano e gerador de relações. Descobrir o amor e a amizade é maravilhoso e a fórmula da sua descoberta é algo que se demonstra tão bem neste trabalho. Belo presente de aniversário! E que aniversário meu Deus! Está um espetáculo! Adorei!

    ResponderEliminar
  27. Ermelinda Sales13/04/12, 13:38

    Olha Paulo tu és um mimo!
    Um mimo que nos foi oferecido! Caído do céu! E que insiste e ainda bem que insiste, em oferecer-nos pedacinhos desse teu lindo céu! É tão bom experimentar o teu mundo que encanta e não nos deixa sair dele porque de tão belo nos prende como nos prende o amor de Deus! Por favor nunca pares de transmitir dessa maneira que tem um não sei quê que só os especiais contêm, por isso continua e um grande parabéns!

    ResponderEliminar
  28. Carlos Tiago13/04/12, 13:39

    Se eu fosse o Caracol diria; Obrigado por contares a minha história.
    Se eu fosse a nuvem; Obrigado por explicares a minha benéfica função.
    Como sou o leitor digo; Obrigado a Deus por existirem pessoas como tu, que nos transmitem coisas deste género e que tem a capacidade de nos agarrar e fazer apaixonar desta forma. Olha que fiquei de lágrima no olho; pela história e pela sua construção delineada e fundamentalmente por existirem na minha terra, valores como tu.

    ResponderEliminar
  29. Carlos Tiago13/04/12, 13:39

    Carlos Tiago
    Se eu fosse o Caracol diria; Obrigado por contares a minha história.
    Se eu fosse a nuvem; Obrigado por explicares a minha benéfica função.
    Como sou o leitor digo; Obrigado a Deus por existirem pessoas como tu, que nos transmitem coisas deste género e que tem a capacidade de nos agarrar e fazer apaixonar desta forma. Olha que fiquei de lágrima no olho; pela história e pela sua construção delineada e fundamentalmente por existirem na minha terra, valores como tu.
    Este é um tesouro, mais um tesouro que é uma riqueza de se possuir e transmitir.
    Tem alma, amor, vida e foca de uma forma inteligentíssima o mais belo das nossas vivências; o relacionamento humano tal como ele é, sem esquecer os gritos de alerta para que seja melhor e se consolide no amor divino.
    Grande valor Paulo; Parabéns pelo teu/nosso magnífico, Peniche Livre!

    ResponderEliminar
  30. Lindo e único, trabalho.

    ResponderEliminar
  31. Paula Nunes13/04/12, 13:40

    Excelente conto cheio de emoções.

    ResponderEliminar
  32. Tal como nós, as relações são sempre conflituosas e muitas vezes sem necessidade disso.

    ResponderEliminar
  33. Que belo mês de aniversário que estamos a viver. Mais um trabalho de arromba.
    Assim é impossível o blog ficar sem ninguém.

    ResponderEliminar
  34. Um conto fabuloso.

    ResponderEliminar
  35. Malta toca a comentar para dar ainda mais força a este blog.
    Temos que incentivar quem merece.
    Está soberbo e lindo!

    ResponderEliminar
  36. Malta toca a comentar para dar ainda mais força a este blog.
    Temos que incentivar quem merece.
    Está soberbo e lindo!

    ResponderEliminar
  37. Um presente muito bonito e ternurento. Tão cheio de sentimento e amor.

    ResponderEliminar
  38. As razoes que nos levam a visitar um blog são os seus conteúdos, dinâmicas, cores, atualizações, mensagens e imagens. Este blog é completíssimo, aliás não há mais assim na net, isto na minha opinião, por isso eu, permaneço um fiel visitante do Peniche Livre porque me tem oferecido mais a mim do que eu a ele, no entanto o momento é de oferecer, algo mais que merecido, pelas coisas boas com que nos tem brindado. Este conto é simplesmente maravilhoso. Por isto e muito mais, está de parabéns pelos três anos de sucesso e que sejam muitos e muitos mais. PARABÉNS!!!!!!

    ResponderEliminar
  39. Este blog á marcante. Quem por aqui passa, passa como que por Alcobaça, não passa sem cá voltar. Isso, meus caros, é que não. Eu não dispenso uma visita que me traz sempre algo de novo e me preenche. Este conto é mais um desses casos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  40. Joaquim Veríssimo13/04/12, 19:29

    As Raízes, Conchita e os outros que não estão por aqui, não sabem o que perdem ou o que ficaram a perder. Este conto é mais um que nos deixa cheios….
    Cheios de amor, sentimento e paixão que é tudo o que ele transmite. Adorei!

    ResponderEliminar
  41. Malta toca a comentar para dar ainda mais força a este blog.
    Temos que incentivar quem merece.
    Está soberbo e lindo!

    ResponderEliminar
  42. Joaquim Veríssimo13/04/12, 19:37

    Falo das Raízes e dos outros porque aqui tinham uma grande projecção derivado ao excelente trabalho promotor do autor. Estes colaboradores eram todos tão bons!

    ResponderEliminar
  43. Excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  44. De todo o coração vos quero agradecer.
    Meus leitores amigos, nem sabem a alegria que me têm dado com os magníficos comentários aos meus trabalhos. A força é fortíssima e por isso sinto esta necessidade de publicamente vos agradecer.Vocês é que me fazem chorar de emoção.
    De coração e em Cristo, um grande OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  45. Tu mereces tudo. Este conto é mais um que me emocionou. Força!

    ResponderEliminar
  46. Tudo é merecido. Tu fazes um esplêndido trabalho! Por isso: Malta toca a comentar para dar ainda mais força a este blog.
    Temos que incentivar quem merece.
    Está soberbo e lindo!

    ResponderEliminar
  47. António Alves13/04/12, 20:14

    Passar os olhos por semelhante conto é revisitar a nossa conduta. O valor da amizade é permanentemente posto em causa por nós e nem discernimos o quanto quem está próximo é importante para. Eis a grande mensagem deste brilhante conto. É fabuloso e tocante!

    ResponderEliminar
  48. Este momento foi mais um que me deixou de queixo caído. Eu pensava que era impossível surpreender-me com o Paulo pois já me aconteceu por diversas vezes, enganei-me. O autor mostrou-me mais uma vez o quanto é capaz e o quanto tem valor. Tu mereces tudo! Escreves que te fartas. És uma autêntica máquina de produção! Quantos trabalhos quanto teor, quanta qualidade. Parabéns!

    ResponderEliminar
  49. Susana Alves14/04/12, 17:46

    Este é um trabalho espectacular. O autor é de uma envolvência soberana, ainda para mais, conversa com os leitores agradecendo e emocionando-se mostrando que não são em vão os seus comentários. Grande generosidade e humildade pois a maior parte dos autores recebe os comentários e nem demonstra o quanto são importantes. Isso não acontece aqui, de volta e meia o autor agradece e coloca os leitores como parte integrante do blog e isso é deveras importante para que se crie uma química e uma cumplicidade que dá nisto; um amor a estes trabalhos mais que merecido.

    ResponderEliminar
  50. C. Gonçalves14/04/12, 17:49

    Estou parva com este blogue!!! Grande trabalho! Tantas páginas! Tantas colunas, musica e tanto trabalho e tanta cor.
    Já me tinham falado primasso, mas isto é que eu não imaginava.
    Parabéns! Continua!

    ResponderEliminar
  51. Grande e belo conto.

    ResponderEliminar
  52. Excelente trabalho de Português.
    Grande escritor que nos encanta a todos com as suas histórias.
    Força Paulo!
    O Blog está maravilhoso!

    ResponderEliminar
  53. Tu, merecidamente, venceste!

    ResponderEliminar
  54. Grande e belo conto.

    ResponderEliminar
  55. Angelina Carmo28/03/14, 20:32

    Que conto tão ternurento e com uma grande lição de vida. Está lindo e tenho adorado descobrir este teus contos. Estou sempre à procura de mais. Lindo!

    ResponderEliminar