segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O 1º ELEMENTO (2ª SÉRIE)

Capitulo 17
Exclusão Social
Neste nosso mundo de perfeições, tudo parece que pode ser perfeito;
Temos as dietas para a saúde e corpos perfeitos. As correrias e caminhadas para nos mantermos jovens. As plásticas, o Fitness, o Botox e os Anti-Rugas, entre montes de cosméticos para retardarem os efeitos do envelhecimento. As comidas, preferencialmente grelhadas, magras e muitas isentas de sabor. Tudo em nome da linha que a sociedade nos impõe. A par disto, os nossos santuários são os Centros Comerciais para melhorarmos a nossa imagem com uns trapinhos novos. Porque estar na moda é fundamental para a não exclusão.
É caso para perguntar; E o resto? Onde ficaram os princípios? Onde ficaram as tradições?
Onde ficou a vontade de pensar no outro que não nós mesmos? Como olhamos para aqueles que não têm regras, educação, comida, e roupas? Que dizer das crianças abusadas, famintas de sonho, espancadas pelos próprios pais e sem uma réstia de esperança nos seus horizontes? Que dizer quando se vê uma criança tão mal tratada, tão excluída, tão triste?! Como fica a tua consciência? Essa mesma que te manda aos Vivacis, Arenas e outros tantos sítios, consumir até coisas que não precisas e que o dinheiro que usas daria para fazer uma destas crianças sorrir, sonhar, viver um pouco mais…
Eu não me excluo disto e falo pela minha própria consciência. As lágrimas por vezes rolam perante a realidade. Que Jesus nos clarifique a mente e nos faça sentir a verdadeira vontade de amar o próximo, tal como ele nos, tanto, amou!

Paulo Gonçalves

13 comentários:

  1. Carlos Viriato29/11/10, 20:27

    Ora aqui está uma crónica de se lhe deitar o chapéu. Sim senhor! Grande reflexão, grande 1º elemento que não se imiscui da sua própria consciência que no fundo é a nossa. Grande escritor de emoções fortes e humanas e que nos faz pensar naquilo que realmente somos todos! Uns egoístas! Grande crónica!

    ResponderEliminar
  2. João Bastos29/11/10, 20:29

    Essência cristã na verdadeira ascenção da palavra

    ResponderEliminar
  3. António Alves30/11/10, 16:40

    Um forte primeiro elemento. grandiosidade na reflexão. Sem dúvida uma forma de escrever que nos faz pensar naquilo que realmente vivemos.

    ResponderEliminar
  4. Nesta época em que vivemos vem mesmo a calhar uma crónica destas. Forte e consciencializadora. Grande tema e grande exposição humana. Já agora quem vai muito ás superficies seria bom olhar para a causa maior, arredonda, acção Leopoldina.

    ResponderEliminar
  5. Temos aqui uma crónica de peso. Se por um lado vivemos o consumismo, por outro a procura prática de encontrar tudo num só local cada vez é mais premente. Contudo podemos sempre aderir a algumas causas que estas superfícies contemplam. O importante é não esquecer o mais importante que é Jesus. Quando o Natal acontece, acontece por causa de Jesus. Por ele tudo significa. para nós a celebração do seu nascimento é o que importa não esquecer.

    ResponderEliminar
  6. Marta Leni30/11/10, 17:09

    Grande crónica com muita substância humana.

    ResponderEliminar
  7. Peniche conta agora com uma s superfície comercial de peso. Nós merecíamos algo assim. Novo conceito, mais variedade. Nela podemos contribuir de diferentes forma; Causa Maior, Leopoldina, arredonda, etc,
    Esta crónica encheu-me a medida pois está magnifica.

    ResponderEliminar
  8. Margarida Rebelo30/11/10, 17:21

    Grande autor que coloca as coisas desta maneira. Face a face, consciência a consciência. Assim se faz uma grandiosa crónica de reflexão, amor e de exame. Muito bem escrita, muito bem construída.

    ResponderEliminar
  9. Estas crónicas do 1º Elemento são espectaculares.

    ResponderEliminar
  10. Está fantástica.

    ResponderEliminar
  11. Carlos Miranda30/11/10, 20:01

    Estou plenamente de acordo. Muitas vezes vou ás compras e sou o próprio a fugir dos que pedem dinheiro à entrada, se calhar uns não necessita mas outros sim.

    ResponderEliminar
  12. Este é, infelizmente, um grande problema na nossa sociedade. Já estamos frios e distantes dos outros, só pensamos em nós e o pior é que já nem damos por isso. Esta crónica está simplesmente brilhante.

    ResponderEliminar