terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LEMBRANÇAS


Capitulo 5
Que saudades sinto, quando me lembro dos quintais e fazendas que existiam por trás da minha casa que se situava na rua de S. Vicente, em Peniche de Cima. Quando soprava o vento Norte ouvia o barulho do mar. As canas que faziam corrente de proteção entre fazendas, balbuciavam energicamente ao seu sabor. Na cozinha ouvia, junto à porta e na chaminé, a nortada, e este barulho era mágico. Durante o dia passeava-me por uma das fazendas que pertencia a uma tia do meu pai. Esta fazenda era detentora de muitas árvores de fruta; Pereiras, Nespereiras e uma Figueira que frutificava uns figos muito doces. Cheguei a passar mal por comer tantos.
A tia do meu pai tinha ainda, semeadas, batatas, cenouras, couves e todo o tipo de legumes, fazia também, criação de galinhas e coelhos.
Tantas brincadeiras, tantos sonhos, coisas tão simples que me fazem sentir saudades até do barulho daquele vento que ouvia na cozinha quando jantava numa normal noite de Inverno.

Paulo Gonçalves

36 comentários:

  1. Ai meu Deus como Peniche de cima é mágico!
    Lindo! Lindo! Lindo!

    ResponderEliminar
  2. Grande trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Sofia Melo28/02/12, 20:47

    Como é belíssimo este texto que nos descreve a zona daquela janela norte. Linda infância cheia de magia e que nos é oferecida de bandeja cheia de qualidade. É adorável ler algo assim.

    ResponderEliminar
  4. O amor de infância que chega até nós embrulhado em magia e nostalgia pura.
    Como são lindas estas lembranças. Em boa hora te lembraste de nos oferecer este brilhante trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Pôxa cara que coisa mais linda.
    Amei!!!

    ResponderEliminar
  6. Carlos Miranda29/02/12, 21:01

    A sublime doçura de uma grandiosa recordação de infância. Jamais poderemos negar a nossa infância e os seus maravilhosos momentos inesquecíveis. Este é mais um esplendoroso trabalho que me deixou de lágrima no olho tal a semelhança com as minhas vivências.
    Brilhante trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Beleza tocante e comovente de alguém feliz. Belo trabalho!

    ResponderEliminar
  8. Tiago Araújo29/02/12, 21:04

    A infusão de sentimento permanece nestas lembranças magníficas. Que trabalho tão belo que nos desenha o quadro do antigo Peniche. Que maravilha. Estou apaixonado pela tua escrita e pelas tuas marcantes vivências.

    ResponderEliminar
  9. Grande e belo trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Experimentar a infância, deixando marcas e partilhas que se oferecem desta maneira aos outros é um modo altruísta e magnificamente belo de nos maravilhar. É pouco comum, nos blogues, alguém partilhar desta forma continua, as vivências e os momentos mais marcantes.
    O Paulo tem uma maneira muito especial e com um quê que nos deixa de boca e coração abertos. É de facto um excelente trabalho. Deves continuar, está maravilhoso.

    ResponderEliminar
  11. Este trabalho está tão lindo! Adorei! Eu vivi em Peniche de cima e nunca gostei mas descrito desta maneira até eu já sinto saudades daquele tempo.

    ResponderEliminar
  12. Adorei! Está sublime esta passagem tão ternurenta da tua vida.
    És um grande observador!

    ResponderEliminar
  13. Sofia Morais01/03/12, 18:47

    Que trabalho fabulosamente belo!

    ResponderEliminar
  14. António Alves01/03/12, 18:49

    Brilhante Trabalho que inebria a alma. Peniche é sonho, Peniche é recordação, Peniche é tudo na voz deste autor que dignifica em palavras e em bom português, a sua terra Natal.

    ResponderEliminar
  15. Saborear esta doce nostalgia é sumo hidratante para a minha alma. Grande mergulho em doce infância que nos emociona e nos transporta tão bem para um saudoso filme feliz. ADOREI!

    ResponderEliminar
  16. Este é mais um emblemático trabalho ao estilo do Paulo. Como é doce e belo este descrever. Tanta vivência carinhosa e ternurenta. Quantos espaços se encontram assim? Seria bom que encontrássemos mais desta natureza e com esta profundidade de amor.
    Adorei este pedaço de infância que fala do que todos nós vivemos; o vento, o mar, o frio, o espaço a vivencia, …está fabuloso.

    ResponderEliminar
  17. Margarida Rebelo01/03/12, 18:50

    Sem dúvida igual a si mesmo. Grande orientação em partilha de momentos que são únicos. Momentos da nossa infância que nunca esquecemos, Nunca! Está lindo e continua com estas magníficas partilhas.

    ResponderEliminar
  18. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  19. Belo momento que nos proporcionaste.

    ResponderEliminar
  20. Lindíssimo!!!

    ResponderEliminar
  21. Fernando Santana01/03/12, 18:53

    Está muito ternurento e bem escrito. Um quadro tão bem pintado.

    ResponderEliminar
  22. Belo trabalho.

    ResponderEliminar
  23. Grandes momentos este blogue nos tem oferecido.

    ResponderEliminar
  24. Excelente trabalho

    ResponderEliminar
  25. Alfred Aterra02/03/12, 21:03

    Camera kit stolen at Peniche - Warning. When you are in Portugal please dont leave anything in your car even for a short while. The 26 nov we had money and a big camerabag stolen from our Watertech van. The camera is an Canon Eos 1Ds MarkII. With a Canon 28-70 and a Zigma 100-400 lens. Also computer 10 inch, flash and other stuff was stolen. This was 26 november in full daylight in Baleal parking. Please if you have seen or heard anything contact me. I will give a good reward to the one who helps me find the gear. The computer isnt worth much but i have important suff in it.
    Best regards,

    ResponderEliminar
  26. Alfred Aterra02/03/12, 21:04

    Peniche is good!

    ResponderEliminar
  27. Cordeiro Paiva02/03/12, 21:06

    Um trabalho que não é usual encontrar. Blogar não é para qualquer um e isto acontece contigo. grande escritor que me transportas para outros saudosos tempos. Está soberbo! Mágico até!

    ResponderEliminar
  28. Carlos Viriato02/03/12, 21:07

    Grandioso, humilde e bem escrito. Por tudo isto um excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  29. Marta Leni02/03/12, 21:37

    A tua marca, o teu bom gosto, a tua saudade, a tua escrita, enfim tu! Enches este canto de pura magia.
    Por essa tua maneira de cativar tens todo este sucesso que é raro noutros blogues.

    ResponderEliminar
  30. Conceição Simões02/03/12, 21:38

    Excelente e belíssimo trabalho. Comovem-me essas tuas lembranças.

    ResponderEliminar
  31. Ildebrando03/03/12, 14:11

    Como me enche de orgulho ler coisas assim do meu Peniche de cima.

    ResponderEliminar
  32. Com muito amor a Peniche.

    ResponderEliminar
  33. Todo o Blogue é uma riqueza.

    ResponderEliminar
  34. Madalena Paiva04/03/12, 15:57

    Eu tenho, neste preciso momento, a lágrimazinha no canto do olho. Já tinha ouvido falar do Peniche Livre mas nunca tinha feito uma busca por ele e hoje Domingo isso acabou por acontecer e mediante este dia aborrecido acabei por encontrar algo que nunca esperei encontrar; Uma música tocante que me comoveu, uns poemas cheios de saudade e de vivência e de uma ternura que me deixaram ainda mais comovida, uma imagem de fundo e uma qualidade gráfica impressionantes, um cuidado com a escrita e o português enormes e ainda umas crónicas e uns contos extraordináriamente bem construídos que me fizeram pensar: Porquê? poque demorei tanto em aceder a um Blogue que sempre ouvi falar tão bem. Preguiça, comodismo e agora chorei ao ler os poema do pai, da Nossa Senhora e para me arrasar completamente o magnífico poema ao Monsenhor Bastos. Estou rendida e arrependida de não ter chegado mais cedo. Está um primor e compreende-se o sucesso que conseguiu, não foi à toa. Graças a ti, graças a Deus que te deu esse coração e essa tocante inteligência.

    ResponderEliminar