quinta-feira, 15 de outubro de 2009

VENTOS DE POESIA

*
Barco de papel

O meu barco de papel
De simples papel castanho
Fazia de mim um marinheiro
A navegar num oceano

Nas poças de água da chuva
Desfazia algum sabão
Um tubo de papel soprava
Nascia a minha ilusão

O meu mar tudo tinha
Espuma e ondulação
Rochas e areia fina
Era grande a emoção

Marinheiros imaginários
Embarcaram no meu barquinho
Transportar felicidade
Eram sonhos de menino

Tanto o barco foi à água
E tanto que se molhou
Acabou por sucumbir
Que por fim naufragou

Tive um barco de papel
Naveguei em mansas águas
Não pude ser marinheiro
Não apago as minhas mágoas

G.Jesus



82 comentários:

  1. Carla Andrino15/10/09, 15:55

    Senhor Jesus seja bem vindo. Agora é que chorei mesmo. Um menino pobre que contém tanta riqueza e amor no seu coração. Suas recordações, suas grandes riquezas. Nada como recordar com saudade a sua infância e um papagaio ou um barco de papel que marcaram momentos de felicidade e de sonhos de menino que até não se concretizaram mas uma coisa pode ter a certeza que se concretizou, essa a mais importante, todo o amor que transporta e transborda para a escrita e que vem do seu coração. Obrigado por me fazer sentir o que senti ao lêr esta lindíssima poesia.

    ResponderEliminar
  2. António Alves15/10/09, 16:24

    Sim senhor, este senhor Jesus entrou a matar. Eu estou pasmo com cada vez mais qualidade neste blogue. Mais uma vez me fizeram chorar. deixo aqui uma ideia lançar um livro do Blogue com textos de todos. Meu menino que me emocionou, sonhos e lembranças inesqueciveis da infância, que saudade dos barquinhos. As crianças são do melhor que há no mundo. Obrigado me trazer estas lembranças tão bem descritas. Fez-me lembrar os tempos de infância também deste blogue.

    ResponderEliminar
  3. Senhor Jesus isto está divinal. Que beleza está aqui escrito. Os sonhos de um menino são sempre comoventes pela sua pureza e inicência. Saudade foi o que me fez sentir, no entanto vislumbro o amor contido no seu coração, ainda, de menino.

    ResponderEliminar
  4. O mesmo se passa com este outro poema. Quando chovia muito, as águas acumulavam-se e formavam grandes poças, tudo servia para fazer de barco e com eles sonhava ser marinheiro. Este poema está um espanto, um sonho!

    ResponderEliminar
  5. Poxa meu, me fez chorar. Lindo!Lindo!Lindo!
    Senhor Jesus grande recordação, grande coração.
    Tudo em grande!

    ResponderEliminar
  6. Marta Rebelo16/10/09, 08:54

    Sim senhor sr. Jesus, está lindíssimo. Emoção, coração de menino e algo que nos acompanha sempre, a saudade da nossa infância.

    ResponderEliminar
  7. Um menino rebelde e alegre fui, tantos que o não são. A coisa mais bonita está nestes sorrisos e brincadeiras de criança. Tenho tanta saudade, meu Deus que permitite que fosse feliz na minha infância.

    ResponderEliminar
  8. Mais um que me tocou profundamente, o mesmo sentimento eu senti ao lêr o poema e não contive as lágrimas, pode parecer tontice mas as saudades da meninice fluiram todas e estávam adormecidas. Reviver estes tempos, sentir saudade e vontade de agradecer a Deus por estes momentos que tivemos ns nossas vidas.

    ResponderEliminar
  9. Prestamos aqui homenagem a este "Sr. Jesus" que escreveu isto de uma forma espectacular e que merece todo o aplauso aqui contido e mais até. Brotou muito amor deste poema, tal como aconteceu nas Raízes, parecem ser próximos até, pois os sentimentos estão de tal forma embuídos, seja como for isso é de menor importância, o que conta mesmo é o sentimento e a qualidade aqui exposta. Sorte a sua, sorte a minha que tenho possibilidade de beber desta pura água tão cheia de amor e fluidos de boa e grande gente. PARABÉNS, O AMOR PASSA POR AQUI E OBRIGADO PELO QUE ME FEZ SENTIR.

    ResponderEliminar
  10. Carlos Costa16/10/09, 09:30

    Mais um belissimo poema. A saudade mora aqui.

    ResponderEliminar
  11. Mais um belissímo poema de amor e saudade. Saudade de infância. Emoção que nos faz sentir.

    ResponderEliminar
  12. Sublime é o sentimento contido neste poema de amor. Amor à infância e ao ternurismo de uma criança de coração sonhador. O amor de Deus revela-se no olhar de uma criança. Criança que sonha e assim é tão feliz, por isso ficam as saudades. Olhe senhor Jesus, levou-me às lágrimas mas não se preocupe porque nessas mesmas lágrimas senti Jesus e por isso senti que foi feito com muito amor. Está sublime!

    ResponderEliminar
  13. Está muito benite

    ResponderEliminar
  14. Está na está? Também acho.

    ResponderEliminar
  15. Amor, foi o que senti ao ler isto. Está bom demais.

    ResponderEliminar
  16. Transportou-me à minha infância.

    ResponderEliminar
  17. Esculástica16/10/09, 10:16

    Está muito bonito e realmente merece ser bem comentado. Saudade e amor contido aqui. Lindíssimo.

    ResponderEliminar
  18. Fixe está muita louco. Amei.

    ResponderEliminar
  19. Grande poema. Está demais.

    ResponderEliminar
  20. Joana Nunes16/10/09, 11:02

    Grandioso trabalho. Emocionei-me.

    ResponderEliminar
  21. Está tao bonito. Lindo mesmo. Parabéns.

    ResponderEliminar
  22. Ambrosia Faustina16/10/09, 11:33

    Grande poema, muito comovente, sonhos do menino tão querido e inocente. Lindo demais.

    ResponderEliminar
  23. Mais um poema tocante.

    ResponderEliminar
  24. Emoção, foi o que senti. Sonhos de menino cheios de ilusão. É de levar às lágrimas.

    ResponderEliminar
  25. Alexandrina16/10/09, 11:37

    Nem sei o que sinto, misto de saudade, tristeza e alegria. Adorei. Sr. Jesus entrou muito bem. Mais um bom poeta, belas apostas. Isto está a crescer.

    ResponderEliminar
  26. Alexandrina16/10/09, 11:37

    Parabéns por ter entrado para esta equipa.

    ResponderEliminar
  27. Eu tenho sentido muitas emoções neste blog. Esta é outra, histórias de encantar e sonhos. Está lindo, uma descrição de um menino com olhinhos inocentes e cheios de sonho e felicidade. Sito-o próximo de Deus.

    ResponderEliminar
  28. Diamantino16/10/09, 11:44

    Reparem em como isto está bem pensado, dois poemas em tudo semelhantes e a tocar nos corações das pessoas. Quem constrói este blogue fá-lo de maneira muito inteligente catapultando-o para o sucesso. Fórmula que até mexe comigo. Só quem gosta de ler se apercebe disto. Não admira o crescente sucesso e ter conseguido estar inserido nos blogs de Portugal. Este poema é um dos expoentes máximos deste blogue. GRANDE! GRANDE! GRANDE!

    ResponderEliminar
  29. Mas que poema que tem a capacidade de me transportar à minha saudosa infância. Lindo.

    ResponderEliminar
  30. Fantástico e emocionante.

    ResponderEliminar
  31. Fez-me também chorar sr. Jesus. Lindo!!!

    ResponderEliminar
  32. Está divinal.

    ResponderEliminar
  33. Grande poema. Que saudade.

    ResponderEliminar
  34. Grande sensibilidade e beleza. Lindo menino alegre e sonhador.

    ResponderEliminar
  35. Está tudo dito. Um poema espectacular.

    ResponderEliminar
  36. Um menino cheio de sonhos e fantasias. De certeza um grande homem. Está sublime. Engrandecedor. Ternurento e amoroso.

    ResponderEliminar
  37. Children are a love. Dreams that are treasures. Some can not afford to dream. Was the case of Maddie but the world is better because there are children. Jesus loved them. The poem is divine and cried while reading it by translating it into English. Congratulations to remember the Lord Jesus Christ. Great man.

    ResponderEliminar
  38. Muito bonito este poema.

    ResponderEliminar
  39. Grande sonhador. O sonho comanda a vida.

    ResponderEliminar
  40. Mais um poema tão bonito.

    ResponderEliminar
  41. João Luis17/10/09, 11:23

    Divino poema da criança. Qualidade única.

    ResponderEliminar
  42. Que bonito este barco de papel. Sonhar criança. Sonhar e chorar de emoção.

    ResponderEliminar
  43. Mais um grande poema espectacular. Está muito emocionante. Fantástico. Vale a pena lêr.

    ResponderEliminar
  44. Emoção e saudade.

    ResponderEliminar
  45. Grande e emocionante poema.

    ResponderEliminar
  46. Impossivel descrever. Lindo de se ler.

    ResponderEliminar
  47. Tudo bonito, musica, poesia, fotos, textos, está demais.

    ResponderEliminar
  48. Mais um belissimo poema. Esta´igualmente tocante. O Sr. Jesus é mais um poeta escolhido a dedo. Muito bom.

    ResponderEliminar
  49. Mário Jorge19/10/09, 09:44

    Muito bom.

    ResponderEliminar
  50. Isto está mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
  51. Grandioso e emocionante.

    ResponderEliminar
  52. Está demais. Muito bonito.

    ResponderEliminar
  53. Muito bonito.

    ResponderEliminar
  54. Que bom poema.

    ResponderEliminar
  55. Esta poema está um espanto.

    ResponderEliminar
  56. Albertino Santos19/10/09, 09:56

    Força brutal em mostrar este grande saudosismo que nos contagia a todos.

    ResponderEliminar
  57. Grande poema.
    Gosto de lêr coisas assim nesta manhã de Outono.

    ResponderEliminar
  58. Carlos Júlio19/10/09, 11:47

    Que bomba de poema!!!

    ResponderEliminar
  59. Magnifico. Lindo e emocionante

    ResponderEliminar
  60. Antonieta Esteves19/10/09, 11:49

    Isto é muito bonito. Emoção, coração e saudade.

    ResponderEliminar
  61. Muito amoroso e emocinante

    ResponderEliminar
  62. Estou sensibilizado e só tenho pena de nunca vir a ter um flho, mas por desgraça quis Deus que não sentisse amor por mulher alguma. Jamais serei hipócrita. Lembrei a minha infância mas não com estas brincadeiras.

    ResponderEliminar
  63. Belissimo poema, fez-me chorar.

    ResponderEliminar
  64. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  65. Emocionei-me com este poema.

    ResponderEliminar
  66. Adorei, está lindo!

    ResponderEliminar
  67. Ligia Pata20/10/09, 14:58

    Está demais. EMOÇÃO

    ResponderEliminar
  68. Pedro Nuno20/10/09, 14:59

    Muito bom. Fez-me recordar e isso vale tudo.

    ResponderEliminar
  69. Adorei, Amei. Tá demais.

    ResponderEliminar
  70. Carlos Ada20/10/09, 15:00

    Gostei muito.

    ResponderEliminar
  71. Muito bom poema.

    ResponderEliminar
  72. Vale a pena lêr

    ResponderEliminar
  73. Está emocionante.

    ResponderEliminar