sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VENTOS DE POESIA

*
Maravilhas da Natureza
*

Numa manhã de domingo, com sol de verão
Caminho descontraída, pela beira-mar
Sinto a minha alma vibrar, com emoção
Deixando o meu coração, a palpitar
Avisto a ilha da Berlenga, Estelas e Farilhões
Candidata da Unesco, pela sua reserva natural
Um cenário cúmplice, de paixões
Com ondas de espuma, beijando a ilha do Baleal
Vislumbro a Papôa, com óptimos espaços de lazer
Local com historial, rodeado de maresia
Grupos de pessoas a caminhar e a correr
Transmitindo liberdade, paz e alegria
Surfistas com pranchas, nas ondas do mar
Indo deslizar na areia, suavemente
Um bando de airinhos a debicar e a chilrear
Num manto de água azul, transparente
Sinto-me atraída, pelas maravilhas da natureza
O som das ondas do mar parece-me uma sinfonia
Deixo-me encantar, por tanta beleza
E sento-me na areia, a escrever esta poesia

Lucília Gaspar

43 comentários:

  1. Carla Andrino23/10/09, 10:39

    Um belo poema que aproveita para difundir as maravilhas que Peniche tem. Está muito bonito e a natureza conjuga-se com o sentimento da autora.
    Um outro belo quadro exposto pela dona Lucília.
    Gostei Muito

    ResponderEliminar
  2. Ligia Martins23/10/09, 10:44

    Belo e deslumbrante poema.

    ResponderEliminar
  3. A dona Lucília continua, a meu vêr, a ser uma brisa da natureza. Gosto, sinto-me envolvida na natureza descrita. Os seus poemas são belos e simples mas também contagiante. É muito querida!

    ResponderEliminar
  4. Carla Andrino24/10/09, 10:43

    Caminhar nas praias de Peniche é algo de único, seja em que estação do ano for. A beleza delas é muito especial e esta em particular onde se caminha num extenso arial e com uma paisagem única e mágica. Eleva o nosso ser tal como agora senti ao lêr este belo e objectivo poema da dona Lucília. Poema que me transportou para esse local e que se traduziu mais uma vez, na vontade de voltar.

    ResponderEliminar
  5. É um poema contagiante.

    ResponderEliminar
  6. É muito bonito, já estive nesta praia, faz-me lembrar a praia norte da Nazaré.
    O poema tá muito bonito.

    ResponderEliminar
  7. Carla Andrino24/10/09, 11:34

    Parabéns pelo "Paciencia e Outras Coisas"
    Está muito intimista.

    ResponderEliminar
  8. António Alves24/10/09, 11:57

    Já passei por esta praia muitas vezes. O mar, lindo mar, que me fez sentir tão pequeno e ao mesmo tempo tão grande. O que a dona Lucília descreve é um sentimento de armonia consigo própria e com a natureza eu já senti isso de certeza e sei o quanto é bom.

    ResponderEliminar
  9. Ai filha tá tõa benito. És uma esperta.

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito dessa praia.
    O poema está um espanto.

    ResponderEliminar
  11. Maria Maluca24/10/09, 12:15

    Poema que me faz sonhar.

    ResponderEliminar
  12. Bela poesia. Este site está cada vez mais rico.

    ResponderEliminar
  13. Susana Alves24/10/09, 13:44

    Dona Lucília; comparo-a a uma onda que desagua naquela praia e depois relaxa agradecendo tanta beleza de forma escrita. Está um sonho!

    ResponderEliminar
  14. António Seara24/10/09, 13:46

    Já gostei mais deste poema da dona Luci. Natureza simples e bela muito bem observada. Está simplesmente bonito e muito bem conseguido.
    Beleza interior que consegue transmitir com pureza de sentimentos. Agora dou-lhe todos os elogios.

    ResponderEliminar
  15. Esculástica24/10/09, 13:54

    Grande onda marinha. Beleza de Peniche e beleza da Dona Lucy

    ResponderEliminar
  16. Muito bonito este poema.

    ResponderEliminar
  17. Belo manto de água azul.

    ResponderEliminar
  18. Marta Leni24/10/09, 14:34

    Beleza da alma. Beleza sentida e transmitida neste exuberante poema.
    Está belíssimo.

    ResponderEliminar
  19. Experimentem lêr este poemas e artigos com esta linda musica.
    Está divinal.
    Este poema está naturalmente bonito. Bela expressão da natureza, só não sei se seriam mesmo aírinhos pois julgo estarem mais na Berlenga, no entanto junto à praia é menos provavel mas não é impossivel. Gostei muito da sua poesia. Qualquer pessoa se transporta para esta linda praia ao lêr o seu poema.

    ResponderEliminar
  20. Este poema está muita lindo!

    ResponderEliminar
  21. Realmente Peniche é uma maravilha.

    ResponderEliminar
  22. Muito bonito o poema. Tal como Peniche

    ResponderEliminar
  23. Acho que as raízes escrevem muito bem. Este poema da natureza está um espectáculo.
    Parabéns lucilia e conchita. Descobri vocês duas são as Raízes.
    Sou uma esperta. Digam lá que não sou?

    ResponderEliminar
  24. Este poema está muito bonito. Mas não me parece que Raízes e Conchita sejam a mesma pessoa.

    ResponderEliminar
  25. Uma caminhada muito bonita.

    ResponderEliminar
  26. Que bela caminhada. Belo poema.

    ResponderEliminar
  27. A dona Alcides é uma visionária. Não gostaria de fazer previsões para o próximo ano?
    TALVEZ FOSSE BOM!

    ResponderEliminar
  28. Vivemos momentos de descoberta. Já viram o comentário da carla nos tesouros.

    ResponderEliminar
  29. Ai melher como é que descuvriste que a conchica e a lucilia são as raízes. És mesmo esperta eu não sabia. nao tinha viste.

    ResponderEliminar
  30. Tá-se tude a descobrir mas digo já, eu sou mesme Justina e da Nazare com muito gosto e muite prazer, a carla não quem se pensava mas eu sou.
    Sou da minha querida nazaré apá na quere ca duvidas.

    ResponderEliminar
  31. Temos que pedir a confirmação da Alcides ela sabe tudo!

    Alcides ve aí na tua bola de cristal se a Justina é ou não é da Nazaré e já agora se tem gosto e prazer nisso.

    ResponderEliminar
  32. BELISSIMO POEMA.

    ResponderEliminar
  33. Um poema naturalmente bonito. A maravilha que é Peniche está descrita aqui com pompa e circunstancia.

    ResponderEliminar
  34. Este poema está uma maravilha.

    ResponderEliminar
  35. É muito bonito. Peniche e o poema.

    ResponderEliminar
  36. Muito bonito. Gosto do poema, gosto do blogue.

    ResponderEliminar
  37. Beleza pura num lindo poema bem feito e escrito com alma a sentir a natureza.
    Eu gosto muito desta praia mas já lá vivi momentos muito duros. Um dia cinzento passeava nesse extenso arial e derepente surgiram 3 rapazes mais ou menos 30 a 35 anos, acercaram -se de mim perguntando as horas, eu disse e derepente agarraram-me e levaram-me para as dunas. Despiram-me e despiram-se. Acabei violado por cinco porque entretanto juntaram-se mais dois à festa. Felizmente fui analisado no hospital e não apanhei nenhuma doença. Fizeram-me tudo o que quiseram e hoje nem me atrevo a passear nessa praia. Mas é linda e o poema está muito bonito e olhe teve melhor sorte que eu.

    ResponderEliminar
  38. Belo poema. Bela praia. Que legal.

    ResponderEliminar
  39. Um poema com muita armonia e beleza!

    ResponderEliminar