segunda-feira, 21 de setembro de 2009

TESOUROS DA NOSSA TERRA


CAPITULO 1
Com vários quilómetros de costa marítima variada onde se podem encontrar uma grande variedade de praias de finas areias e águas límpidas, Peniche tem na indústria pesqueira e no seu importante porto a sua essência de cidade piscatória hoje partilhada sabiamente com a crescente indústria turística. Vários são os pontos de interesse, como a Fortaleza, em Peniche, sobranceira ao mar, mandada edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645, com a sua a Torre de Vigia, e a capela de Santa Bárbara; a Gruta da Furninha, A Sul da península de Peniche, mais importante estação pré-histórica do concelho; As Igrejas de São Pedro (bem no centro de Peniche, de finais do século XVI) e da Misericórdia, de inícios do século XVII; ou mesmo O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios localizado junto à costa no extremo ocidental da península de Peniche. Bem próximo de Peniche situa-se a vila de Atouguia da Baleia, bastante curiosa e agradável, onde se pode observar o curioso Touril, estrutura do século XVIII utilizada como palco de lides tauromáquicas, a Igreja de S. Leonardo do século XII e a barroca Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de finais do século XVII. O Baleal e a Consolação são igualmente dignos de visita, não esquecendo a possibilidade de visita às Ilhas Berlengas, um arquipélago rochoso, de formação granítica muito antiga, onde a Natureza se encontra ainda em estado quase selvagem, acessível por Barco através de Peniche. Este arquipélago é composto por três grupos de ilhéus, todos com uma natureza geológica bem diferenciada da costa da península Ibérica, são eles a Berlenga Grande e Cerro da Velha, as Estelas e os Farilhões. Neste arquipélago nidificam numerosas aves marinhas sobre os imponentes penhascos de granito vermelho, possuindo igualmente submersos formosos recifes e grutas marinhas em estado natural. Na Ilha da Berlenga encontramos o Forte de São João Baptista, construído em 1656, para impedir a ocupação desta ilha por forças inimigas. Peniche é também famosa pelo seu artesanato, nomeadamente pelas Rendas de Bilros, seguindo uma antiga técnica oriental, mantida sabiamente pelas mulheres dos pescadores ao longo dos tempos.Igualmente afamada e apreciada na região é a Gastronomia local, com uma grande oferta de restauração baseada sobretudo nos frescos produtos provenientes desta costa e que fazem as delícias de todos os que os degustam
.
Fonte de pesquisa: aportugal.com
Paulo Gonçalves

14 comentários:

  1. José querido21/09/09, 10:54

    Aqui está um autentico tesouro deste blogue que é um tesourão. Grande e dignificante trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Grande artigo de conhecimento histósico.

    ResponderEliminar
  3. Carla Andrino21/09/09, 11:38

    De um baú riquissimo saiu mais um tesouro de grande conhecimento. Só posso aplaudir tão grande sabedoria acerca do património, costumes e sabores da terra.

    ResponderEliminar
  4. Ligia Martins21/09/09, 13:08

    Sim senhora. Peniche tem muita tradição, património e história. Olhem para este retrato que lembra e dignifica a nossa terra.

    ResponderEliminar
  5. Que boa idéia é o que eu digo este moço é um esperto.

    ResponderEliminar
  6. Conceição Simões21/09/09, 13:12

    Estou com o meu coração aos pulos de saudades.
    Amot toda esta gente, toda esta cidade recordo com tanta saudade aquele momento único que Peniche tem que é a Procissão no Mar. Lida terra, Lindo blogue!

    ResponderEliminar
  7. Grande tesouro aqui publicado. Muito bom.
    Realmente com diz a justinazinha, és um esperto!

    ResponderEliminar
  8. Marta leni21/09/09, 15:34

    Grande artigo. Isto sim é muito bom. Muitos são os tesouros da terra.

    ResponderEliminar
  9. Grande blogue isto está tudo fantástico!

    ResponderEliminar
  10. José Freitas22/09/09, 09:58

    Peniche tem muitos tesouros. Um deles é este blogue!

    ResponderEliminar
  11. Tou com saudades de Peniche. Eta cidade bonita!

    ResponderEliminar
  12. João Brás24/09/09, 15:07

    Sábiamente escrito e sabiamente valorizado.

    ResponderEliminar
  13. João Brás24/09/09, 15:09

    É linda a história de Peniche

    ResponderEliminar
  14. Peniche is wonderful treasure. It'sa fantastic.

    ResponderEliminar