domingo, 20 de dezembro de 2009

MÁGICA MARESIA


CONTO DE NATAL


O MEU NATAL.

“O meu Natal aconteceu com o meu nascimento”.

A vontade de celebrar o Natal e viver as suas emoções foi - se tornando cada vez mais forte. Observava atentamente, as janelas enfeitadas com árvores de Natal cheias de luzes a piscar e bonitos presépios que me fascinavam.
- Mãe. Porque é que não fazemos a árvore de Natal? Perguntava frequentemente.
- Ó filho é caro e dá muito trabalho.
- Vá lá mãe, eu gostava de ter também uma árvore e um presépio.
Até que num frio dia, ao brincar na rua, vi um pinheiro que achei muito bonito. Estava abandonado, deitado no meio de flores vinagreiras. Nem queria acreditar, era a oportunidade de realizar este meu desejo. Agarrei-o e arrastei-o para casa. Ao chegar tive receio que os meus pais não aceitassem a minha insistência;
- Mãe olha o que estava na rua! Assim fica mais barato, já não temos que o comprar.
A minha mãe olhou-me com um sorriso e disse-me:
- Está bem, vamos comprar fitas e bolas para o enfeitar, mas fazemos só a árvore.
- Está bem! Respondi cheio de alegria.
Foi uma felicidade comprar todas aquelas bolas de diversas cores e tamanhos bem como as fitas tão bonitas.
- E as luzes, mãe? – Perguntei.
- O Pai trata disso, são muito caras. Para o próximo ano compramos.
Eu concordei, muito embora com alguma tristeza pois achava que as luzes eram o mais bonito de uma árvore de Natal.
Nesse mesmo dia fizemos a árvore de Natal, eu estava tão feliz. O meu pai pintou três Lâmpadas de três cores diferentes; vermelho, azul e verde. Achei o máximo, passava horas em frente à minha árvore de Natal e sonhava, sonhava com minha noite e dia de Natal.
Hoje continuo com esta minha tradição aliada ao fundamental, o Presépio desejado que representa a verdadeira motivação da celebração do Natal, o nascimento de Jesus Cristo.
Toda a criança tem o direito de ter o seu Natal, a sua árvore, o seu Presépio, a sua família.
Muito amor, comida, paz, enfim Jesus Cristo em sua casa.
Que as famílias se agarrem a Jesus e vejam nele os seus filhos. Transmitam o que vem dele para os seus filhos, porque só nele se encontra a verdadeira felicidade.
No nosso mundo existe tudo para todos. Falta ao sentimento humano o sentimento de Jesus Cristo para que essa distribuição, igual por todos, seja feita.


Paulo Gonçalves

105 comentários:

  1. Cónego Rego20/12/09, 12:58

    A consistência do Natal tem-se diluído no mundo consumista. O nascimento de Cristo tem sido colocado em segundo plano. Uma casa pode não ter presentes, no entanto se tiver Jesus e seguir o exemplo de uma sagrada família trará felicidade a todos. As crianças são felizes se tiverem prendas mas serão mais felizes se tiverem juntos os seus pais, verdadeiro sustentáculo para as suas vidas. Pode não haver muitos doces e iguarias na mesa de Natal, mas não existe nada que tenha tanto valor para uma criança como ter uns pais a seu lado nesta noite e sempre. Isso significa AMOR. Façam o presépio nas vossas casas juntamente com os filhos para que eles vejam o que nele está. Um menino, a mãe e o pai. Que grande mensagem que Deus nos transmite através deste presépio. É um modelo de vida! É um modelo de Amor! Naquele momento aquele menino não era rico, não tinha nada, mas tinha o principal, os seus pais, o seu amor, e o amor de Deus. Por Deus e pelos vossos filhos queridos os votos de um santo Natal e que nas vossas casas se destaque o mais importante, o Presépio num local vem visível e que vós pais, sejam o presépio vivo. Acreditem, é tudo o que os vossos meninos mais precisam. Que Deus vos acompanhe sempre nos vossos corações.

    ResponderEliminar
  2. Lindissimo espirito nataliçio de criança. Senti o Natal.

    ResponderEliminar
  3. Que beleza de conto. Já seria de esperar algo com tanta qualidade e emoção. Que beleza de Natal. Que Blogue!

    ResponderEliminar
  4. Um conto infantil maravilhoso.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste conto.

    ResponderEliminar
  6. Está lindo! Chorei.

    ResponderEliminar
  7. Eu revivi os meus Natais de criança.

    ResponderEliminar
  8. Carlos Costa20/12/09, 18:10

    Que lindo conto que me deixou com lágrimas nos olhos. Este meu menino.

    ResponderEliminar
  9. Escreves mesmo muito bem. Adorei.

    ResponderEliminar
  10. Senti-me criança. Senti sudade. senti tudo. Um conto lindo e muito natalicio. Um mimo, um amor.
    Que belo e cuidado texto.

    ResponderEliminar
  11. Conceição Simões20/12/09, 23:21

    Que belissimo conto de Natal. Lindo!

    ResponderEliminar
  12. É um conto maravilhoso.

    ResponderEliminar
  13. Um conto a fazer lembrar as nossas infâncias.
    Uma descrição que nos transporta e nos deixa com uma ponta de saudade destes tempos.

    ResponderEliminar
  14. O conto é muito bonito. Está muito bem escrito e toca na sensibilidade e saudade de outros Natais passados. Também gostei muito das renas. Quem escreve desta maneira é espectacular a transmitir emoções.

    ResponderEliminar
  15. É mais um conto lindissimo. Já seria de esperar deste autor.

    ResponderEliminar
  16. António Alves21/12/09, 09:35

    O meu Natal é um conto comovente. Mostra uma infância completamente diferente da vivida hoje. O valor das nossas vidas passa por momentos que quando recordados nos fazem sentir uma saudade única desses velhos tempos. Quanto não daríamos para regressar a esses tempos. Um emocionante conto. Mais uma vez muito bem escrito.

    ResponderEliminar
  17. Meu Deus, os nossos Natais, como é bom recordar. Está lindo.

    ResponderEliminar
  18. Carla Andrino21/12/09, 09:38

    Um sentimento muito profundo de saudade e emoção. Um belíssimo conto tão bem escrito e revelador de grandes sentimentos de infância. Ficaram muito bem guardados no teu coração, esses momentos. Hoje consegues transmitir a verdadeira alegria e pureza do Natal. É um conto cheio de ternura.

    ResponderEliminar
  19. Que beleza de conto.

    ResponderEliminar
  20. É um conto espantosamente belo. Eu gostei mesmo muito.

    ResponderEliminar
  21. Poxa cara. Que conto legal! Tá lindo!!!

    ResponderEliminar
  22. Adorei. Está feito com muito coração e saudade.

    ResponderEliminar
  23. Ganda bacano! És um espectáculo a escrever. Escreves tudo! Parabéns!

    ResponderEliminar
  24. Estamos todos cheios do espirito de Natal e este blogue... é especial, quem escreve aqui é especial, este conto é lindo. Fizeste com que chorásse ao lembrar os meus antigos Natais. Ai meu Deus que saudade!

    ResponderEliminar
  25. Já esperava que fosse bonito. Está lindo.

    ResponderEliminar
  26. José Carlos21/12/09, 11:14

    UM CONTO ESPECTACULAR.

    ResponderEliminar
  27. António Seara21/12/09, 11:20

    Está um conto carinhoso, ternurento e carregado de saudade. Beleza e magia de Natal que tem a capacidade de nos emocionar e levar às lágrimas, mesmo não sendo as lindas lágrimas das "Raízes". Muito bem escrito e eu não me canso de evidenciar isso nos textos do Paulo que estão sempre brilhantemente escritos. É mais um conto que me deixou fascinado pela exposição muito própria dos conteúdos. ESTÁS MESMO DE PARABÉNS COM O QUE CONSEGUES TRANSMITIR.

    ResponderEliminar
  28. Lindo conto de Natal.

    ResponderEliminar
  29. É um conto emocionante.

    ResponderEliminar
  30. Um lindo conto.

    ResponderEliminar
  31. Ambrosia Faustina21/12/09, 11:45

    É um conto puramente espectacular. CHEIO DE SAUDOSISMO SAUDÁVEL

    ResponderEliminar
  32. Esculástica21/12/09, 11:56

    Este blogue está a vencer. Estes contos são divinos. Está lindo. A infância, tem sem duvida muito de felicidade e tráz recordação. Quanto aos comentários o blogue ganhou recentemente pois já não entram pessoas que não interessam nem ao Menino Jesus! Santo Natal a todos.

    ResponderEliminar
  33. Margarida Rebelo21/12/09, 13:25

    Que conto ternurento deste menino simples e que queria tanto o Natal. É uma beleza esmiuçar histórias assim. A interiorização do Natal no coração de uma criança catapulta-o em adulto para os principios de Cristo, tradição e educação dos seus filhos no espirito do Natal.
    Posso dizer que me emocionei ao ler este conto. Tem muito conteúdo, alma, coração e humanização.
    um menino muito rico em alma e que será de certeza, um grande homem.

    ResponderEliminar
  34. É um conto com marca Paulo. Lindissimo e emotivo.

    ResponderEliminar
  35. Grandioso na sua construção e inocência de criança desejosa do Natal. Um menino cheio de sonhos e com saudades. As saudades dele são as minhas. Está mais que bonito.

    ResponderEliminar
  36. Está tão bonito.

    ResponderEliminar
  37. É um sonho os Natais das nossas vidas. Os presentes na chaminé e em cima do sapatinho. As casas simples e pobres. O amor dos nossos pais, tão importante para as crianças. Senti tantas saudades. Nem sei o que este conto me fez sentir.
    É lindissimo. Gostei demais. Tocou-me bem forte no coração. Grande momento de leitura e interiorização. O tempo passa e nem sequer nos apercebemos o quanto eramos felizes. Serviu pra ver o quanto eu também era.

    ResponderEliminar
  38. A música, as imagens, as informações, os textos, os contadores tudo dá trabalho. Fui ao arquivo ver como o blogue começou no dia 4 de Abril e constactei o quanto o Blogue cresceu. Hoje tem textos, poemas, contos, grandes documentos e artigos históricos, uma imagem diferente, diversos contadores, um grandioso arquivo, uma das melhores meteorologias e foi inserido no directório de blogues. É dose. Este conto é mais um poderoso argumento para visitar este blogue único.

    ResponderEliminar
  39. O autor deste conto conseguiu a proeza única de reunir mais de duzentos comentários com o seu "Manto". Outra coisa não seria de esperar.
    Mais um belissimo conto.

    ResponderEliminar
  40. Belo conto de Natal.

    ResponderEliminar
  41. Um sonho de Natal com Cristo que se procura e que se obtém tão bem quando se abre o coração.
    Um conto puro, cheio de sentimento e perfeitamente bem feito. A mensagem está muito bem transmitida e envolve sentimento cristão. LINDO!

    ResponderEliminar
  42. UM CONTO MÁGICO E LINDO.

    ResponderEliminar
  43. Uma história que eu adorei ler. escreves muito bem. Como sabes contar histórias!

    ResponderEliminar
  44. Já tens muitos trabalhos neste blogue. Todos os que vi gostei muito. Este não é excepção.

    ResponderEliminar
  45. Que beleza de conto. Está muito bonito.
    Já enviei 3 comentários se entretanto entrarem vão dar ao mesmo é que não à meio de os ver.

    ResponderEliminar
  46. Eu adorei o conto. Está muito bonito. É dificil não gostar daos teus textos.
    Gostáva de saber porque é que o meu comentário de esta manhã não entrou?

    ResponderEliminar
  47. Está muito emotivo e deixa-nos com um sentimento de muita saudade de antigos Natais.
    Meu Deus a minha meninice. Que saudades, até choro. Obrigado pelo conto e pelo que me fez sentir.

    ResponderEliminar
  48. Mário Silva21/12/09, 16:07

    Um conto fabulosamente humano e apelativo de bons sentimentos.

    ResponderEliminar
  49. Beleza de infância. Muito bonito e recordar é viver.

    ResponderEliminar
  50. É uma infância como a maioria de todos nós tivemos. Hoje temos mais fartura no entanto ainda conseguimos ter saudades destes tempos.
    Ficou o amor e a saudade de sermos crianças.

    ResponderEliminar
  51. Fala-se de crianças e tudo fica mais bonito. Belos sentimentos. Belo conto.

    ResponderEliminar
  52. Vou para londres e não vou perder de vista o Peniche Livre o meu Natal e Ano Novo vai ser lá.
    Este conto é um espanto de resto já todos sabemos, o Paulo escreve muito bem. Boas festas para todo o Blogue, quem para ele escreve e para a tua familia.

    ResponderEliminar
  53. Que beleza de conto.

    ResponderEliminar
  54. Que conto bonito.

    ResponderEliminar
  55. Diamantino22/12/09, 08:26

    Está demais. Que saudade! Este Natal era demais.

    ResponderEliminar
  56. Esmeraldino22/12/09, 08:26

    É uma beleza recordar assim.

    ResponderEliminar
  57. Susana Alves22/12/09, 08:53

    A ternura, o sentimento, o amor ao Natal faz destas coisas. Uma celebração marcante e que fica para toda a vida. O Natal é alegria para crianças mas também o é para os pais com um misto de saudade e recordação de Natais passados. O mundo consumista encheu-se de vaidade e quis encher a barriga. O verdadeiro espírito de natal é a celebração do nascimento de Jesus. Tanta criança que precisa de sentir este sentimento. Este conto está lindo será preciso que se estenda a todos os continentes. Que acabem com a fome e com a miséria humana fazendo nascer sentimento de amor.

    ResponderEliminar
  58. Maria Da luz22/12/09, 08:54

    Senti emoção, saudade, ternura e uma certa similaridade aos meus Natais de infância. Tão bem escrito, tão bem pormenorizado, tão cheio de ternura, tão cheio de amor…
    Que bom que é ler coisas assim.

    ResponderEliminar
  59. Sem saber ao certo o que dizer. É muito bonito e senti saudades dos meus Natais em que não tinha muitas coisas mas tinha de facto os meus pais e isso fazia toda a diferença. Eram Natais tão felizes.

    ResponderEliminar
  60. É um conto muito bonito.

    ResponderEliminar
  61. Tão giro, gostei muito.

    ResponderEliminar
  62. É um conto que me fez lembrar os Natais da minha infância. Valeu a pena ler.

    ResponderEliminar
  63. É uma beleza de conto. Que ternura.

    ResponderEliminar
  64. Eu adorei este conto. Grandioso.

    ResponderEliminar
  65. Grande conto mágico.

    ResponderEliminar
  66. Um conto muito bonito.

    ResponderEliminar
  67. Um conto que me emocionou muito e sem saber porquê acabei achorar. Saudades do meu Natal em pequeno.

    ResponderEliminar
  68. Isto é demonstrativo daquilo que eu não tinha paciência para fazer. Está muito bonito.

    ResponderEliminar
  69. Uma história belissima, pura e com sentimento de saudade.

    ResponderEliminar
  70. Grande conto com sentimento cristão. Belo sentimento com muito amor.

    ResponderEliminar
  71. Beleza pura. É uma história de amor.

    ResponderEliminar
  72. Um conto magnifico.

    ResponderEliminar
  73. Que história tão bonita.

    ResponderEliminar
  74. Bonito, quanto mais leio, mais gosto.

    ResponderEliminar
  75. Magnifico e puro. Um texto muito bem construido.

    ResponderEliminar
  76. Uma prova de fogo. Depois do Manto este conto deveria tremer de medo, afinal está bem forte.
    Escreveste-o muito bem. Sem medos.

    ResponderEliminar
  77. Já era de esperar.ele escreve sempre bem

    ResponderEliminar
  78. É mais um brilho de NATAL

    ResponderEliminar
  79. Que beleza de conto.

    ResponderEliminar
  80. Um sonho de saudade.

    ResponderEliminar
  81. Que conto espectáculo.

    ResponderEliminar
  82. Marta Leni22/12/09, 14:34

    Que magnifico conto. Está um espectáculo!

    ResponderEliminar
  83. Que conto extraordinário.

    ResponderEliminar
  84. Quanto trabalho terá dado fazer este Natal neste blogue. Está um primor. Grandes trabalhos e este conto meu Deus está divino. Boas Festas

    ResponderEliminar
  85. Está lindo! Mesmo lindo!

    ResponderEliminar
  86. It's beautiful and charming history.

    ResponderEliminar
  87. Fátima Melo22/12/09, 15:36

    A concepção do Natal tem muito valor quando vista pelos olhos de uma criança. Manter viva essa chama e transportá-la em adulto, sendo capaz de a transcrever não é fácil. Essa meta foi aqui, perfeitamente conseguida. O brilho, inocência e sonho de uma criança está bem patente na emoção e saudosismo brilhantemente transmitido. É um conto de eleição. Tem muito de português e sentimento de amor ao Natal.
    Boas Festa a todos.

    ResponderEliminar
  88. Dá gosto vir a este blogue. É um desfiar de preciosidades que alegram qualquer coração. omo é belo e como está cheio de sentimento. Depressa se tornou dos meus favoritos e dele não arrederei pá. PARABÉNS!
    Boas Festas para todos e um ano com continuado sucesso.

    ResponderEliminar
  89. Lindo conto! Linda época! Lindo Blogue!

    ResponderEliminar
  90. Sonhei ser feliz mas o meu sonho não se concretizou. Tem sido duro! mas tenho visto coisas neste blogue que me confortam a alma e me dão esperança. Estou a pensar aproximar-me de Deus. Preciso de um novo alento para a minha vida. Eu sei que se Deus me ajudar conseguirei.
    Este conto fez-me lembrar o tempo em que tinha alguma felicidade. Chorei mas amei.
    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  91. Estou sem palavras. Parece ter lido um livro de um profissional da escrita.

    ResponderEliminar
  92. Está muito bonito.

    ResponderEliminar
  93. Que beleza de história.

    ResponderEliminar
  94. É porventura o meu conto preferido. Está muitissimo bom!

    ResponderEliminar
  95. Fenomenal conto deste blogue. Grande Mágica Maresia. Em boa hora a pensaste.

    ResponderEliminar
  96. É um sonho lindo.

    ResponderEliminar
  97. Como está com sensibilidade e bem pensado.
    Adorei.

    ResponderEliminar
  98. TEXTO es un hermoso y emocionante. FELICIDADES

    ResponderEliminar
  99. TEXT IS A BEAUTIFUL. CONGRATULATIONS!

    ResponderEliminar
  100. Un conto muito bonito.

    ResponderEliminar
  101. Um conto maravilhoso.

    ResponderEliminar
  102. Martiniano28/12/09, 18:49

    Este conto tocou-me muito.

    ResponderEliminar