terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A HISTÓRIA DO NATAL


*

Capitulo 2

O Natal é, sem dúvida, uma das celebrações mais complexas do calendário português, no qual se observam elementos de cultos solstícios e dos mortos, cerimónias da liturgia cristã comemorativas do nascimento de Jesus Cristo, entre outros.
Actualmente, devido a uma crescente globalização, o Natal português começa a ser influenciado por outras culturas, sobretudo através dos filmes americanos, um dos factos que comprova este tendência é a substituição do Menino Jesus pelo Pai Natal na entrega dos presentes; os
tradicionais presépios, que representam o nascimento de Cristo (e que constituem um dos motivos mais notórios da estatuária popular portuguesa) têm agora de coexistir com a árvore de Natal, de origem certamente germânica. Contudo, isto não quer dizer que as tradições natalícias portuguesas desapareceram!

No dia 24 Dezembro, véspera de Natal, à noite, em certas partes do país (especialmente no norte) tem lugar a
ceia de Natal (chamada de consoada), nesta serve-se bacalhau cozido e a doçaria cerimonial (rabanadas, sonhos, mexidos, etc.). Ainda no dia 24, no final da ceia, há a missa do galo à meia-noite, embora actualmente esta missa esteja a cair em desuso.

No próprio dia 25, há um jantar melhorado com carnes diversas, em algumas zonas do país no almoço do dia 25 é servida a tradicional “roupa velha” feita com os restos da consoada do dia anterior.

Um costume já quase esquecido é o de durante a ceia do dia 24 evocar-se os mortos, com o seu lugar à mesa, fazendo-se uma duplicação da ceia para eles numa outra sala.

Em certas zonas queima-se o cepo do Natal, particular (nos lares), ou público (nos adros), à volta do qual se cantam canções tradicionais portuguesas.

O Natal é uma ocasião de ofertas e presentes cerimoniais: as
consoadas.
Cabe a nós não destruir a tradição e os costumes sempre baseados no nascimento de Cristo, figura central do Natal.
*
Fonte de Pesquisa: Natal Todos Os Dias

Paulo Gonçalves

6 comentários:

  1. É um deslumbre ter tanto que ler e com tanta qualidade. É muito interessante partilhar a história do Natal e aprender com ela.

    ResponderEliminar
  2. Ligia Martins01/12/09, 20:16

    É a mais interessante e deslumbrante história de toda a humanidade. Belos momentos e importantes para a nossa leitura e cultura. Parabéns ao Natal Peniche Livre.

    ResponderEliminar
  3. Neste blogue escreve-se bem e sabe-se o que se escreve. São profissionais.

    ResponderEliminar
  4. Carla Andrino02/12/09, 08:55

    A história fascinante do Natal. Como é bom passear por aqui. Grande trabalho de informação. Grande trabalho histórico. Grade e revelador das magnificas tradições que se devem manter e lembrar. Aqui reside o louvor a este trabalho.

    ResponderEliminar
  5. António Alves02/12/09, 08:57

    Tradição relembrada e mostrada neste brilhente trabalho. Bravo grande Paulo. CONTINUA. SEMPRE!

    ResponderEliminar
  6. Está muito bom

    ResponderEliminar