segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A HISTÓRIA DO NATAL


Capitulo 10
(Último)
Ao contrário do que muitas pensam, a imagem do Pai Natal vestido de vermelho e com barba branca não é da autoria da marca de refrigerantes Coca-Cola.
É certo que, durante muito tempo, o Pai Natal foi desenhado vestido com uma grande variedade de cores e era representado a fumar um cachimbo de barro ou a beber vinho. Também é correcto que nos anos 30, a Coca-Cola decidiu usar a figura do Pai Natal na sua publicidade de Inverno e contratou o artista Haddon Sundblom para lhe compor a imagem. Sundblom escolheu o vermelho e branco, da Coca-Cola, para vestir o Pai Natal.
(Curiosidade: Os desenhos do Pai Natal criados por Sundblom para a Coca-Cola são auto-retratos, já que o simpático Pai Natal por ele desenhado possuía a sua própria cara!).
Contudo, Sundblom não foi original na sua escolha, já que o primeiro desenho que retratava a figura do Pai Natal tal como hoje o conhecemos foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário “Harper’s Weekly”, no ano de 1866.
Nast foi um grande cartonista americano. Este trabalhava para o jornal "Harper's Weekly", aproveitando o espaço que lhe era reservado no jornal para fazer crítica política e para abordar os problemas sociais da época.
No final da década de 1880, Nast começou a fazer uma edição especial de Natal para o seu jornal, contudo os desenhos deste era a preto e branco.
Mesmo assim, a autoria do senhor vestido de vermelho e de barbas brancas pertence a Nast, já que ele em 1866 criou um livro ilustrado a 4 cores intitulado de "Santa Claus and his work" , onde aparece desenhado pela primeira vez o Pai Natal tal como o conhecemos hoje! Este livro foi incluído na edição de Natal do "Harper's Weekly" desse mesmo ano. Assim, surgiu o simpático senhor gorducho, de barbas brancas, alegre, com um grande saco cheio de presentes e com uma roupa vermelha e branca. Neste livro está também presente a oficina no Pólo Norte, os ajudantes do Pai Natal e a sua esposa, a Mãe Natal.
Nast, em 1870, fez um segundo livro ilustrado denominado de "The nigth before christmas".
Mesmo assim, durante décadas (incluíndo no ínicio no século XX), o Pai Natal, por vezes, era retratado de maneira diferente: magro, vestido com outras roupas e cores, etc.
Contudo, é um facto indiscutível que a criação da actual imagem do Pai Natal não pertence à Coca.-Cola. Aliás, muitos utilizaram a imagem criada por Nast antes da Coca Cola.


Paulo Gonçalves


8 comentários:

  1. António Alves28/12/09, 11:04

    SEM DÚVIDA UM GRANDE TRABALHO QUE EXOLICOU MUITO BEM O NATAL. EXCELENTE TRABALHO PARABÉNS

    ResponderEliminar
  2. Carla Andrino28/12/09, 11:06

    É expressão de preocupação em explicar o que é o Natal. Este blogue tem estado mais que à altura da época que se vive.

    ResponderEliminar
  3. António Alves28/12/09, 11:08

    SEM DÚVIDA UM GRANDE TRABALHO QUE EXPLICOU MUITO BEM O NATAL. EXCELENTE TRABALHO PARABÉNS

    ResponderEliminar
  4. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Um trabalho que merece ser louvado.

    ResponderEliminar
  6. Ligia Martins28/12/09, 15:05

    Foi uma grande prenda de Natal.

    ResponderEliminar
  7. Muito esclarecedor em relação ao pai Natal e as suas tradições.

    ResponderEliminar
  8. Margarida Rebelo29/12/09, 08:40

    Sem duvida um bingo ao historial do Natal.

    ResponderEliminar