Capitulo 13
"Ultimo Capitulo"
"Uma Alma Inesquecivel"
Assim viveu o homem que revolucionou a formação do povo mineiro, no Século XIX. Era a única voz de Minas ouvida pelo Imperador D.Pedro II, expressando sempre a este a sua opinião com firmeza e dignidade.
Carlos Drumond de Andrade dedicou a Dom Viçoso o poema Santo Particular que o Estado de Minas publicou em 11 de Maio de 1977. O seu texto, escrito mais de um século após a morte de Dom Viçoso, vem confirmar como os mineiros guardam a memoria daquele que deu nome às cidades e ruas e foi tão importante para nossa Historia cultural, cívica e espiritual. Pequenino e profundo, vale a pena ser lido o Santo Particular:
O santo da família
Humilde e forte, quem pode ele
No céu mineiro
Áureo de legendas?
Não é canonizado? Tanto faz.
E é santo à mão: nosso quase vizinho de Mariana.
“Santinhos”, “bentinhos” encarnados
Não reproduzem sua imagem.
Nem Verónica, nem dia de folhinha
Fazem propaganda deste santo
Mas ele é santo – papai que sabe – afirma.
Dom Viçoso, na alpestre
Cartuxa de Mariana
Fica entre a gente e o Paraíso
Resolvendo os negócios de papai.
Paulo Gonçalves
Que belo trabalho.
ResponderEliminarÉ o fim de um grande trabalho. Fenomenal e uma verdadeira homenagem a este bispo, a Peniche e à sua história. Um grande parabéns pelo excelente trabalho.
ResponderEliminarFoi um trabalho de folego e impressionante. Verdadeira homenagem ao D. Viçoso a Peniche e à sua história. Magnifico documento lançado desde Setembro e que nos sensibilizou cultivando o nosso conhecimento.
ResponderEliminarDiversos trabalhos de muita qualidade. Dá gosto passar os olhos por este Blogue. É pena os comentários de certas pessoas que até gostam mas não entendem.
ResponderEliminarFoi um belissimo trabalho.
ResponderEliminarMerecedor de um prémio. Grande trabalho.
ResponderEliminarSe existem almas dignificantes e de Deus o D. António foi um deles. Gente, blogue e Peniche foi dignificada. Grandioso trabalho que não teria existido de o Bispo de Mariana não tivesse nascido. Como homem de Deus aceitou o seu projecto e este trabalho é o que se vê. Fantástico e transparece de evangelização.
ResponderEliminarSe existem almas dignificantes e de Deus o D. António foi um deles. Gente, blogue e Peniche foi dignificada. Grandioso trabalho que não teria existido se o Bispo de Mariana não tivesse nascido. Como homem de Deus aceitou o seu projecto e este trabalho é o que se vê. Fantástico e transparece de evangelização.
ResponderEliminarFoi um grandioso trabalho. Parabéns a todo o Blogue.
ResponderEliminarFoi um homem inesquecivel.
ResponderEliminarUm trabalho deste blogue. INESQUECIVEL
Obrigado por nos ter sido oferecido por este magnifico Peniche Livre.
O Bogue merece os Parabéns!
ResponderEliminarVai deixar saudades.
ResponderEliminarAté lhe dedicaram um poema.
ResponderEliminarSinal de apreço. Bem merecido.
Que grande trabalho.
ResponderEliminarGrande momento.
ResponderEliminar