quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A SAGRADA FAMILIA


A vida da Sagrada Família em Nazaré
A realidade dominante da vida de Jesus, Maria e José na sua pequena cidade de Nazaré, onde José exerceu a profissão de carpinteiro, foi a simplicidade.
De descendência ilustre, por parte de seus antepassados descendia do rei David – a Sagrada Família levava uma vida modesta.
No ritmo da oração comunitária na sinagoga, os ritos e as numerosas festas religiosas do judaísmo (onde, entre outros, o rito da circuncisão, a festa das Tendas, a peregrinação ao templo de Jerusalém), a vida de oração da Sagrada Família era, exteriormente, a de todo bom israelita praticante daquela época.

Portanto, por trás da modéstia deste comportamento respeitoso dos usos e costumes de sua cultura, a Sagrada Família vivia uma realidade tão grandiosa que apenas o silêncio e a discrição poderiam assegurar, ao Lar de Nazaré, a serenidade necessária ao desenvolvimento do plano de Deus, o nascimento do Messias, tão esperado pelo povo hebreu, depois de tantos séculos. Serenidade também para zelar pela infância e adolescência de Jesus, o Cristo Salvador do mundo, até que ele alcançasse sua plena maturidade de homem e pudesse iniciar sua vida pública e a pregação de seu Evangelho.

Foi em Nazaré que começaram a desenrolar-se, entre os membros da Sagrada Família, as primeiras páginas do Novo Testamento que o Céu, em seu Verbo, se fez carne e veio se doar aos homens, por amor e pela salvação de todos.
Fonte: mariadenazaret.com

11 comentários:

  1. Uma história verdadeiramente fascinante.

    ResponderEliminar
  2. Carla Andrino30/12/09, 10:03

    Nesta altura do ano falamos sempre da Sagrada Familia. Excelente artigo. Que esta familia sirva de exemplo para todas as familias do mundo.

    ResponderEliminar
  3. História plena de graça.

    ResponderEliminar
  4. Mais magia e interesse histórico.

    ResponderEliminar
  5. Aprendam. Isto é mais qualidade.

    ResponderEliminar
  6. Conceição Simões30/12/09, 10:06

    Este blog está tão lindo. Gostei muito desta prenda.

    ResponderEliminar
  7. Fabuloso artigo que vem de Deus.

    ResponderEliminar
  8. Já repararam? Este Blogue vai fazer o seu primeiro aniversário no Domingo de Páscoa.
    Dia da ressurreição.

    ResponderEliminar
  9. Que beleza de Blogue.

    ResponderEliminar
  10. Uma história sagrada.

    ResponderEliminar