sábado, 8 de agosto de 2009

TEMPOS DE INFÂNCIA

Recordo com muita saudade os meus tempos de escola, desde a primária, as vivências, os sonhos, o entusiasmo, os amigos, os namoros e os professores, o meu primeiro dia de aulas foi inesquecível. Gostava muito de Português, Biologia e das matérias ligadas ao clima, também aprendi muito em religião e Moral, disciplina que esteve sempre presente. Lembro-me de na infância, gostar de brincar com os meus vizinhos e colegas de escola e do que mais gostava era de jogar ao berlinde e ao peão. Além de ser divertido gerava a competição entre nós, pois todos queríamos vencer o jogo, fomentava e alicerçava a nossa amizade. Recordo com bastante saudade os Verões, as férias grandes e logo no início as festas dos Santos Populares com as fogueiras organizadas por todos. A minha rua era ponto de encontro entre os vizinhos. Sentia-me particularmente feliz porque tinha terminado o trabalho e as férias estendiam-se no tempo. Recordo igualmente os meses de Julho e Agosto em que passava muito tempo no café de uma tia minha (Café Alcatraz), na Ribeira, ainda no tempo em que o pescado ali era descarregado. Eram meses cheios de magia com a chegada dos divertimentos para as festas em honra de Nª SRª da Boa Viagem (Festas da Cidade). O brilho de felicidade era bem visível nos nossos olhos assim que chegava um Carrossel ou pista de carrinhos. Os dias da festa eram uma alegria, sempre achei a Procissão no Mar um acontecimento muito bonito, ficava fascinado ao ver todos os barcos iluminados e sempre gostei muito dos fogos de artifício, sentia e ainda hoje sinto orgulho quando oiço elogios a esta magnífica e comovente manifestação de fé, cheia de luz e cor.

14 comentários:

  1. Mário Silva09/08/09, 13:13

    Que bela descrição destes sonhos de um menino bem Penicheiro. Lindo! Lindo! Lindo!

    ResponderEliminar
  2. João Nunes09/08/09, 13:15

    Chorei ao lêr este artigo, como sinto o mesmo.
    Peniche tem uma magia única e está tão bem descrita aqui. PARABÉNS

    ResponderEliminar
  3. una mirada. mui lindo!

    ResponderEliminar
  4. Carlos Correia10/08/09, 10:02

    São muitos os momentos da nossa infância que deixam saudades, isto para alguns, nem todos têm esta sorte.
    Sem duvida que uma infância em Peniche marca muito. Praias, festas, e muita diversão.
    Está muito bonita esta linda descrição.

    ResponderEliminar
  5. SILVINO MARQUES10/08/09, 10:07

    MUITO BEM ESCRITO. ACHO QUE DEVIAS ESCREVER LIVROS

    ResponderEliminar
  6. LURINDA ALVES10/08/09, 10:13

    Sente-se muito amor por Peniche nas palavras do autor.
    MUITO BONITO

    ResponderEliminar
  7. Cristina Aragon10/08/09, 11:08

    Acabei de lêr este artigo e não ressiti a escrever um comentário.
    Vivi em Peniche na minha infância, sou de Peniche e por força das circunstancias tive que vir para a Galiza e hoje tudo o que seja ligado à minha cidade eu absorvo e procuro com muita ansiedade. O que está escrito neste site é muito amor e muito carinho tenho que regressar pois as saudades são mais que muitas e vou alimentando com estes momentos. Parabéns está lindo.

    ResponderEliminar
  8. Jorge Costa10/08/09, 11:34

    Olá sou de Viseu e estou de férias em Peniche. Foi por acaso que encontrei este site numa busca sobre Peniche. Já o adicionei aos meus favoritos.
    Está muito bom, parabéns. Vou voltar a Peniche e por isso quero estar informado acerca do que cá se passa. Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Carla Andrino11/08/09, 13:31

    Tenho-me perdido por este site mais vezes do que poderia imaginar. Já amava e muito esta cidade e agora aliada a ela toda esta emoção de quem aqui vive. Não posso deixar de passar uma vista de olhos diária por aqui. Considero, regra geral, os artigos aqui expostos de muita qualidade e este não é excepção, aliás é magnifico pela forma emotiva e saudosista de quem o escreveu. Muito do seu amor pela sua cidade está aqui escrito. Está lindo, continua com muita força.

    ResponderEliminar
  10. ESTÁ LINDO ESTE ARTIGO

    ResponderEliminar
  11. Mário Mendes13/08/09, 10:59

    Que coisa linda. Está demais! É emocionante lêr.

    ResponderEliminar
  12. Isto é pura magia

    ResponderEliminar