segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ESPAÇOS VERDES

Os espaços verdes urbanos são componentes muito importantes na qualidade do ambiente e de vida. Provocam alterações ambientais: regulam a temperatura do ar, aumentam o teor de humidade, aceleram as brisas de convecção, filtram e absorvem as poeiras em suspensão na atmosfera transformando o dióxido de carbono em oxigénio durante o dia. Para além de permitirem usufruir da sombra no Verão e o do sol no Inverno (espécies sazonais)
O conforto humano e a qualidade de vida associam-se aos benefícios climáticos e ambientais que a vegetação proporciona, como também às várias funcionalidades que estes espaços podem adquirir, influenciando o homem a vários níveis: psicológico, educativo, funcional, estético, cultural e desportivo.

Actualmente, as funcionalidades e benefícios descritos dos espaços verdes na cidade são mais favoráveis quando se reúnem num modelo organizacional natural. Assegurando assim o equilíbrio do sistema ecológico no meio urbano, contribuindo para uma estrutura de paisagem global, ligando a cidade e o campo na base de um ordenamento e planeamento sustentável dos recursos naturais.
Se acrescentarmos às funções ecológicas desta estrutura, algumas funções de uso ligadas ao lazer e ao recreio, mas também à circulação de peões e bicicletas e diversos equipamentos, temos o que mais recentemente se tem designado por Corredores Verdes (Greenways).
Os corredores verdes correspondem à noção de um percurso, que pode ser uma estrada, um caminho, uma história, no qual as características multifuncionais estão potenciadas, constituindo um precioso instrumento de planeamento estratégico e reabilitação urbana. Os corredores verdes são espaços que resultam de uma política de manutenção do equilíbrio ecológico no meio urbano, nomeadamente através do controlo de cheias e da erosão, da promoção da infiltração e retenção das águas pluviais ou, em muitos casos, são palco de projectos relacionados com a agricultura urbana, actividade mista de produção e lazer, em grande expansão em todo o mundo desenvolvido. A coexistência de corredores verdes multifuncionais com espaços edificados permite valorizar e aumentar a sua utilização, contribuindo para a coerência do tecido urbano, através de uma convivência de usos que, a ambos valoriza.
EM PENICHE: PARQUE URBANO, PARQUE DA PRAGEIRA, JARDIM PRINCIPAl, JARDIM DO BALUARTE, CICLOVIA PENICHE - BALEAL E PENICHE - CASAL DA VALA.

Fonte de Pesquisa: ISA utl.pt

20 comentários:

  1. Carla Andrino24/08/09, 10:57

    Eu gosto muito deste blog porque é muito abrangente e coloca diversos artigos sobre diversos assuntos. Muito bom este dos espaços verdes. A preocupação ambiental é cada vez maior!
    Muito actual!

    ResponderEliminar
  2. Bem que precisamos de mais verdura. Mais árvores.

    ResponderEliminar
  3. Cansam-me os blogs, mesmo os que adicionei aos meus favoritos. Todos os dias dou uma vista de olhos e está quase sempre o mesmo. Este não. É especial pois tem um ritmo de artigos e tem sempre coisas novas. Gosto disso. Ora cá temos um tema que dá pano para mangas.O Ambiente que esta gente continua a descuidar. São os papéis no chão, beatas, latas copos da copofonia dos bares, sacos de plástico a bóiar na marina. Temos que ter consciência que o povo de Peniche ainda não tem cultura ambiental suficiente. estes artigos são muito positivos. Bem hajam

    ResponderEliminar
  4. VOCÊ TEM SEMPRE QUE COLOCAR DEFEITOS. SERÁ QUE TEMOS ASSIM TANTO LIXO VISIVEL? SABEMOS MUITO BEM QUE NO TEMPO DA VELHA SENHORA ISTO ESTÁVA TUDO LIMPINHO SÓ QUE HOJE A POPULAÇÃO TRIPLICOU E AS PESSOAS DIVERTEM-SE MUITO MAIS PARA ISSO EXISTEM OS SERVIÇOS DE HIGIENE E LIMPEZA.
    A MEU VÊR JÁ EXISTE ALGUMA CULTURA AMBIENTAL MUITO EMBORA CONCORDE QUE NALGUNS CASOS PONTUAIS AINDA TEMOS QUE FAZER ALGO.

    ResponderEliminar
  5. SR.Renato, não se enerve comigo. Não precisa de carregar tanto nas maiusculas. Sem dúvida que há melhorias. Gostáva de me encontrar consigo para discutir-mos com mais calma. Parece-me que ambos gostamos de Peniche e seria bom partilhar-mos isso juntos.

    ResponderEliminar
  6. Como é bonito verificar cada vez mais esta preocupação pelo ambiente. Magnifico artigo que descreve muito bem os beneficios das zonas verdes.

    ResponderEliminar
  7. OS ECOLOGISTAS24/08/09, 14:12

    EXCELENTE. ADORO QUESTÕES LIGADAS AO AMBIENTE.
    ESTE BLOG JÁ FOI ADICIONADO AOS MEUS FAVORITOS.

    ResponderEliminar
  8. Los alarmantes problemas del medio ambiente con los que se encontra en ese momento dieron pie a un nuevo planteamiento sobre el ordenamiento territorial, con el que se pudiese reducir la carga ambiental.
    La relación mas importante se buscó en la limitación de la movilidad. Terrenos nuevos destinados a viviendas y empresas se buscarían en primer lugar en las ciudades, depués en las afueras y finalmente a una distancia determinada de esta.
    En las ampliaciones de las ciudades se tendría que planear desde el siempre una buena infraestructura y conexión interna por medio del transporte público.

    ResponderEliminar
  9. Resposta ao sr. Alberto
    Não é finalidade deste blog. (penso eu) fazer destes comentários um chat. Por outro lado acho que o sr Alberto é um puco conservador. Não o conheço por isso encontra-me consigo...
    Digo-lhe já que sou muito democrático e nada ditador. E até lhe digo desconfio quem seja o sr.
    Se assim for jamais quererei encontra-me consigo.

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto muito de zonas verdes. As localidades ficam mais bonitas. è muito bonito vêr a população a fazer desporto e a ser icentivada para isso respirando o ar puro das árvores. O nosso mundo está cheio de poluição.

    ResponderEliminar
  11. Porque será que discutimos tanto o ambiente?

    ResponderEliminar
  12. Discutimos porque as coisas não estão bem. O homem só produz poluição.

    ResponderEliminar
  13. SERIA MUITO BOM TERMOS MAIS ZONAS VERDES

    ResponderEliminar
  14. ADORO COMENTAR ESTES ARTIGOS.
    MUITO INTERESSANTE! É IMPORTANTE DISCUTIR O AMBIENTE.
    A TERRA ESTÁ A AQUECER DEMAIS. TEMOS QUE PRESERVAR O FUTURO DA HUMANIDADE!

    ResponderEliminar
  15. Muito actual e é muito importante a reflexão sobre as mudanças climáticas.

    ResponderEliminar
  16. Conceição27/08/09, 20:14

    Já nada pode mudar o clima. Já é tarde.

    ResponderEliminar
  17. Esperemos que não se concretize a desgraça anúnciada.

    ResponderEliminar
  18. Cuidar do ambiente é fundamental. Excelente artigo. Vale a pena lêr.

    ResponderEliminar
  19. Cada vez mais é importante que haja zonas verdes isso dignifica as localidades e no caso de Peniche isso torna-o ainda mais bonito. Peniche é uma beleza da natureza.

    ResponderEliminar