sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PENICHE E A SUA HISTÓRIA

P E N I C H E

A península de Peniche é um dos lugares mais turísticos do nosso país. Antigamente bastião defensivo do litoral é agora um excelente destino para férias, com mais de 10 quilómetros de costa em que se combinam grandes superfícies rochosas com excelentes areais, óptimos para o descansar e praticar desportos náuticos. Uma excursão recomendada é a que nos aproxima ao arquipélago das Berlengas.

Desde tempos remotos Peniche viveu intimamente ligada ao mar. Inicialmente era uma ilha, a acção do vento e das marés converteu-a na actual península. A situação estratégica, a riqueza das suas terras e desde a sua costa várias civilizações ocuparam estas terras desde tempos pré-históricos, mas precisamente do Paleolítico Médio. Com a ocupação romana a economia da população, baseada principalmente na agricultura e na pesca, estabiliza-se. Diversos achados datados no século I confirmam a importância na época da indústria conserveira, actividade que continua actualmente. O desenvolvimento contínua durante a Idade Média graças a importância adquirida pelo porto e a riqueza produzida pela pesca. Com este crescimento o território, até então dependente de Óbidos, alcança autonomia administrativa. No ano de 1158 D. Afonso Henriques concede-lhe o Foral. A partir do século XVI, com a união de Peniche ao país, a população cresce significativamente. No ano de 1609 é elevada a categoria de Vila e sede do Concelho, ficando assim independente de Atouguia de Baleia. No decorrer do século XVI e XVII a prosperidade continua com a construção de um importante sistema defensivo que protegia a população dos ataques piratas. Durante os séculos XIX e XX consolida-se a estrutura económica e social da população graças à riqueza que aumenta na região produzindo uma agricultura e uma pesca invejável. No século XX aumenta a produção pesqueira devido a introdução de uma nova técnica, a pesca de cerco, que dá lugar a uma variada indústria relacionada com a pesca. Surgem fábricas de conservas, de congelados, de construção naval, etc. Actualmente a população de Peniche encontrou um importante impulso para a economia local através do turismo.
PASSEIO TURÍSTICO
A Fortaleza de Peniche. A Fortaleza de Peniche foi mandada construir por João III no ano de 1557 e terminada por D. João IV no ano de 1645. Encontra-se situada ao sul da península de Peniche. Nas suas origens foi sede de um importante complexo militar, conhecida como uma das prisões militares mais importantes, a sua cronologia esconde numerosos episódios da história de Portugal. Actualmente abriga no seu interior várias instalações. Todo o conjunto está classificado como Monumento Nacional.
Museu Municipal de Peniche. O Museu Municipal de Peniche situa-se na Fortaleza de Peniche. Acolhe no seu interior mais de 10.000 peças, sendo que uma parte delas forma uma exposição permanente. Encontra-se dividido em vários núcleos, arqueologia, construção naval, artesanato local, etc. É considerado como um dos mais visitados do país e foi inaugurado no ano de 1984.
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. Matriz de Peniche A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Matriz de Peniche, situa-se ao norte da península de Peniche. Foi erguida a princípios do século XVI sobre os restos de uma antiga igreja consagrada a São Vicente. É um templo estilo maneirista e barroco, com uma só nave e falsa abobada revestida de madeira. No seu interior destacam-se os azulejos com os que está revestida, que representam cenas da virgem, um retábulo do século XVII e diversas esculturas de madeira situadas em altares. É classificada como Imóvel de Interesse Público.
Igreja da Misericórdia. Situa-se no Largo 5 de Outubro. Foi construída a princípios do século XVII, sendo em suas origens propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Peniche. É um templo maneirista com uma só nave. No seu interior destacam os azulejos dos séculos XVII e XVIII, telas que representam cenas do Antigo e Novo testamento, e o tecto, decorado com relevos de madeira representando cenas da vida de Cristo. É Imóvel de Interesse Público convertido em museu de arte religiosa.
Igreja de S. Pedro
A Igreja de São Pedro. Situa-se no centro histórico da população, na Rua José Estêvão, Foi construída a finais do século XVI e é considerada a maior igreja de toda a cidade. Destacam os altares de talha barroca e quatro quadros de Pedro Peixoto, do século XVIII. É um Imóvel de Interesse Público.
Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. O Santuário da Nossa Senhora dos Remédios situa-se no Largo dos Remédios, junto à costa. Não se sabe exactamente a data da sua construção, mas acredita-se que foi edificada no século XVI. Conta a lenda que no século XII foi encontrada escondida numa pequena caverna, lugar no qual se ergue a capela, a imagem de Nossa Senhora. No interior da capela destacam-se os painéis de azulejos do século XVIII representando cenas da Paixão de Cristo, a imagem de Nossa Senhora situada na sua capela-mor e a imagem de Cristo situada na Capelinha do Senhor Morto. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Farol do Cabo Carvoeiro. O Farol do Cabo Carvoeiro é um farol marítimo situado a escassos 2Km da população. É uma torre prismática branca de 27 metros de altura com edifícios anexos. Zona com uma vista maravilhosa e muito visitada.
Berlengas - Reserva Natural. O Arquipélago das Berlengas, reserva marinha classificada como Reserva Natural, é uma formação granítica com cerca de 280 milhões de anos que se encontra situada a 7 milhas do Cabo Carvoeiro, ao oeste de Peniche. Está formada por uma ilha chamada Berlenga Grande e algumas ilhotas denominadas Estelas e Farilhões. Na sua extensão territorial habitam numerosas espécies de animais e plantas únicas em todo o planeta. É considerada um dos lugares de refúgio mais importantes da Península Ibérica. Sobre um das suas ilhotas, unindo as ilhas por uma ponte, ergue-se o Forte de São João Baptista, fortaleza militar do século XVI. As formosas praias de águas cristalinas são ideais para a pesca e para o banho. É uma das principais atracções de Peniche e existem várias empresas que realizam travessias de barco entre Peniche e as ilhas, com diferentes horários.
Farol da Berlenga. É um farol marítimo com edifícios anexos. Foi construído no ano de 1841 e baptizado como Farol do Duque de Bragança. Tem uma altura de cerca de 30 metros e sua luz nos dias de céu limpo, alcança aproximadamente 50Km.
Forte de S. João Baptista. Situa-se na Ilha da Berlenga. Foi mandado construir no ano de 1651 por D. João IV e terminado no ano de 1656. É considerada como uma autêntica jóia da arquitectura militar portuguesa e é do estilo maneirista de planta octogonal com arcos que permitem o acesso a fortaleza. Foi restaurado no século XVII devido aos estragos produzidos pelos espanhóis no ano de 1666, o episódio bélico mais importante da sua histórica. Em meados do século XX converteu-se em pousada e actualmente tem um restaurante com diferentes quartos onde descansam os visitantes da ilha. É um Monumento Nacional.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Atouguia da Baleia. Antiga Ermida de São Sebastião. Foi erguida em finais do século XVII pelo arquitecto João Antunes e é um templo de estilo barroco de uma só nave. Destaca-se no seu interior a capela-mor em mármore com forma de concha. Está classificada com Imóvel de Interesse Público.
Igreja de S. Leonardo - Atouguia da Baleia - Matriz de Atouguia, é o templo cristão mais antigo. Foi construída no século XII e situa-se na vila de Atouguia da Baleia. É um templo estilo gótico com três naves de diferentes alturas cobertas de madeira. No seu exterior destaca-se seu pórtico rematado por capitéis onde estão representados diferentes seres mitológicos, a torre tem a forma de uma pirâmide. Na capela-mor do templo destacamos diferentes pinturas e retábulos do século XVI, o sepulcro de D. Álvaro Gonçalves de Ataíde, primeiro Conde da população, e no altar-mor vêmos representada a Natividade.
Fonte de pesquisa: aportugal.com
Paulo Ponçalves

5 comentários:

  1. Isto sim, está fantástico. Verdadeiro serviço em prol de Peniche. Tenhamos conhecimento da nossa história.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, excelente artigo. é um orgulho ser de Peniche.

    ResponderEliminar
  3. Carla Andrino14/08/09, 11:05

    Não posso deixar de comentar. Como Peniche é possuidor de um vasto e riquissimo património.
    Excelente artigo que nos leva a sentir uma enorme vontade de fazer um passeio por toda a cidade e arredores. Quanta arte, quanta tradição.
    BRILHANTE!!!
    Quanto mar, quanta terra, quanto sabor.

    ResponderEliminar
  4. Como é riquissima a história de Peniche

    ResponderEliminar
  5. Ana Veríssimo17/10/09, 14:34

    Soube hoje da existência deste blog. Interessante... Vou passar mais vezes! Continuem!!!!!

    ResponderEliminar