quarta-feira, 21 de abril de 2010

O 1º ELEMENTO

2 Educação

Não ser possuidor de um computador é algo impensável nos dias de hoje. As tecnologias de informação são indispensáveis e o nosso mundo, é actualmente, uma aldeia global. A aprendizagem é puramente acessível a qualquer cidadão. Os pais são impelidos a oferecerem computadores aos seus filhos e na grande maioria dos casos não existe sequer um controlo sobre o que eles fazem quando passam horas infinitas na Internet. Hoje deparamo-nos com crianças e jovens que são aliciadas através deste tipo de comunicação indo parar, muitas vezes, a redes de pedofilia e prostituição. A falta de tempo e o ritmo de vida actual parecem ser a desculpa para este descuido educacional. Como forma de compensação, os pais tendencialmente, vão satisfazendo os desejos materialistas dos filhos que também se espelham nos próprios pais.
***
Paulo Gonçalves

14 comentários:

  1. Pois é mesmo a partir daqui que vamos criando crianças, jovens e futuros a adultos no perfeito consumismo. A felicidade efémera é consumida e sem controlo e depois por descargo de consciência pela falta de tempo que temos para os nossos filhos, lá vamos oferecendo e fazendo vontades aqui e ali para mostrar por eles todo o nosso amor.
    Urge questionar: O que demais importante devemos passar para os nossos filhos? Muitos e bons mimos, Ou Muitos e bons princípios?
    Concluo dizendo que este é mais um excelente artigo para reflectir.

    ResponderEliminar
  2. Ligia Martins22/04/10, 18:50

    Gosto bastante destas crónicas. Sem dúvida levam-nos a reflectir e aplicarmos uma maior atenção na nossa própria família!

    ResponderEliminar
  3. Este artigo está excelente. Internet sim mas seleccionada entre o bem e o mal. Mais atenção em casa e olhem se os vossos filho querem ir até à Net indiquem-lhes o Blogue Peniche Livre, é óptimo para todos!

    ResponderEliminar
  4. António Alves22/04/10, 18:54

    Grande Carla; de facto contra factos não há argumentos. Um Blogue cheio de bons princípios e educativos. Excelente.

    ResponderEliminar
  5. Isto vale a pena ler!

    ResponderEliminar
  6. Margarida Rebelo23/04/10, 19:06

    Morosidades educacionais são o que mais se apregoa. As regras perderam-se e o resultado está a vista e mesmo desarmada. Hoje nem os pais conseguem controlar o que quer que seja. O mundo é uma aldeia global, mas ainda existem algumas coisas boas como o caso deste único Peniche Livre.

    ResponderEliminar
  7. Conceição Simões23/04/10, 19:07

    Eu tenho um caso mesmo ao meu lado. Uma vizinha ficou sem a filha porque ela fugiu com um sujeito que conheceu na internet. Já lá vão 6 meses.

    ResponderEliminar
  8. O nosso mundo está cheio do que é mau. Se não tivermos pulso firme e o espírito certo a comandar as nossas vidas tudo se desmorona rápido. Este é mais um primoroso artigo que nos foi presenteado pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Sofia Melo23/04/10, 19:08

    Eis um artigo que dá pano para mangas. A propósito disso é só fazer selecção e tentar incutir o mais importante para as crianças para que mais tarde se saibam defender. Grande artigo.

    ResponderEliminar
  10. Este é um grave problema. Grande artigo!Muito actual!

    ResponderEliminar
  11. Fantástica abordagem.

    ResponderEliminar
  12. Que grandes crónicas.

    ResponderEliminar
  13. Este é um debate muito importante.

    ResponderEliminar
  14. Grande tema. Muito bem

    ResponderEliminar