quarta-feira, 28 de abril de 2010

O 1º ELEMENTO

3 Consumismo
*
Quase ninguém consegue viver e construir a sua vida sem ter por base um, dois, três ou mais créditos. São vários e conseguidos das mais diversas maneiras pelas diferentes instituições financeiras.
Hoje usa-se e abusa-se do cartão de crédito. A casa, o carro, as obras lá em casa, mobílias, férias, computadores, e até vestuário, tudo se adquire recorrendo ao crédito.
Hoje verificamos que muitas famílias estão completamente “estranguladas” porque não conseguem liquidar tantas prestações e recorrem a crédito adicional para pagar os créditos mais antigos. Sendo este um ciclo vicioso, aniquila a tranquilidade de qualquer família conduzindo-a à rotura. Os reais valores estão trocados. Aquilo que o homem pede é tudo menos o que vem do alto. O desejo de possuir bens materiais sobrepõe-se a tudo. A gestão das nossas vidas torna-se tanto mais desastrosa à medida que aumenta o nosso desejo de consumir.

Paulo Gonçalves

11 comentários:

  1. De facto o consumismo é um grande mal da sociedade. Os valores que nos deviam reger seriam os do alto como fala o autor. É um artigo puramente espectacular por abordar tão bem este real problema social.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, um artigo que mexe bem comigo, pois estou na mesma situação. Completamente atolada em dividas e sem saber como. Está muito bem escrito. É exactamente assim que as coisas se processam.

    ResponderEliminar
  3. Estes artigos em série denominados 1º elemento estão simplesmente geniais. Eis mais um problema social bastante grave. Em boa hora decidiste expor e muito bem, estes conteúdos. Vê-se que se trata de um trabalho muito bem pensado que resulta na sua perfeição temática.

    ResponderEliminar
  4. António Alves29/04/10, 19:00

    A minha amiga Carla disse praticamente tudo. Resta-me acrescentar que a fórmula escrita é puramente jornalística e está perfeita.

    ResponderEliminar
  5. Margarida Rebelo29/04/10, 19:01

    É o que eu mais admiro neste escritor (É assim que o considero, por escrever tão bem) ele aplica todas as fórmulas com um rigor único e bem feito em todos os estilos. Uma abordagem desta natureza deve, sem dúvida, ser enaltecida.

    ResponderEliminar
  6. Em duas palavras; esplêndido artigo.
    Mais uma vez o bom Português e o tema muito actual e que se encontra entre os que mais preocupam a nossa sociedade. Trabalho sério e muito digno de quem o oferece a nós.

    ResponderEliminar
  7. Marta Leni29/04/10, 19:02

    É um artigo que diz muito a muita gente pois estamos praticamente todos endividados.

    ResponderEliminar
  8. Sofia Melo29/04/10, 19:03

    Entre as pessoas que conheço e que dei a conhecer este Blogue, encontro muitos que são autênticos fãs deste 1º elemento, considerando-o um trabalho muitíssimo construtivo. Esta crónica não é excepção. Parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Esplêndido e muito clarificador do real valor das coisas e da importância que elas têm na nossa vida.

    ResponderEliminar
  10. O 1º Elemento e fantástico. Continua!

    ResponderEliminar