quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

BENTO XVI

CAMINHAR PARA A PAZ COM BENTO XVI

Capitulo2

Na encíclica, pus em realce que o desenvolvimento humano integral está intimamente ligado com os deveres que nascem da relação do homem com o ambiente natural, considerado como uma dádiva de Deus para todos, cuja utilização comporta uma responsabilidade comum para com a humanidade inteira, especialmente os pobres e as gerações futuras. Assinalei também que corre o risco de atenuar-se, nas consciências, a noção da responsabilidade, quando a natureza e sobretudo o ser humano são considerados simplesmente como fruto do acaso ou do determinismo evolutivo. Pelo contrário, conceber a criação como dádiva de Deus à humanidade ajuda-nos a compreender a vocação e o valor do homem; na realidade, cheios de admiração, podemos proclamar com o salmista: «Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos, a lua e as estrelas que lá colocastes, que é o homem para que Vos lembreis dele, o filho do homem para dele Vos ocupardes?» (Sl 8, 4-5). Contemplar a beleza da criação é um estímulo para reconhecer o amor do Criador; aquele Amor que «move o sol e as outras estrelas».

Fonte: Mensagem de Ano Novo de Bento XVI

26 comentários:

  1. Finalmente regressou esta magnifica mensagem.
    Continuemos pois em grande com momentos grandes.

    ResponderEliminar
  2. É magnifico ler isto. Formação pessoal.

    ResponderEliminar
  3. Que magnifico caminhar.

    ResponderEliminar
  4. Ligia Martins21/01/10, 12:45

    Mais um grande momento do Blogue.

    ResponderEliminar
  5. Para um mundo melhor. Grande e precioso tesouro.

    ResponderEliminar
  6. António Alves21/01/10, 18:52

    É uma grande companhia a que temos Aqui. Grande missão nesta terra que esqueceu os valores Humanos. Um artigo muito bom.

    ResponderEliminar
  7. Mais um grande momento.

    ResponderEliminar
  8. Gostei e continuo a gostar.

    ResponderEliminar
  9. Caminho Verdade e Vida!
    Cminhar à luz de Cristo.

    ResponderEliminar
  10. Carla Andrino22/01/10, 16:50

    Caminho de luz. Belo caminhar. É impressionante como o honmem teima em não seguir. Deus e o que requer amor passa por aqui.

    ResponderEliminar
  11. Não tenho palavras é mais um grande trabalho.

    ResponderEliminar
  12. É muita cultura. Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Temos que enaltecer todo este trabalho de pesquisa. Ainda por cima existe toda uma qualidade aprimurada em tudo.
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  14. Adoro estas mensagens de aprendizagem.

    ResponderEliminar
  15. Susana Alves22/01/10, 17:42

    O caminhar assim é algo de superior para o ser humano. Uma chamada de atenção para o convivio entre as pessoas.

    ResponderEliminar
  16. Cónego Rego23/01/10, 18:27

    Tenho tido, já por diversas vezes, vários tipos de dor em relação ao que comento. Tenho sido alvo de acusações acerca do que digo. Comento diversos Blogues, Jornais e periodicos regionalistas. Quero que os meus comentários não tenham intrepretações dúbias, muito em especial o que fiz no artigo de grande qualidade San Pedro de Alcântara. Já recebi por Mail e vão caír aqui respostas ao meu comentário. Que não subsista qualquer duvida! Nenhum comentário meu, foi criticado por qualquer entidade ligada à Igreja. Sómente fui excluido de um dos jornais porque acharam que desfavorecia politicas e que prejudicava as ideias de quem lá trabalhava. Num determinado artigo defendi a postura deste Blogue assim como os seus intervenientes. Isso foi mal entendido porque sugeri até que estas pessoas trabalhassem para o dito jornal através da net, trazendo assim até ele uma mensagem evangelizadora muito necessário ao dito jornal que neste momento carece disso tal como a maior parte das pessoas.
    Penso que quem escreve desta maneira deve ir ao mundo inteiro proclamar a sua fé em Cristo. Penso que temos potencial para que vós "Peniche Livre" cheguem bem mais longe trazendo e com muito gosto para as livrarias o vosso testemunho. O Papa fá-lo nesta mensagem e ninguém calará a voz de Cristo e da Virgem Maria. Deus vos abençôe.

    ResponderEliminar
  17. Estou impressionado com este Blogue que acabei de descobrir. Já adicionei aos meus favoritos.
    Grande artigo do papa. Valor. Amor. Futuro!
    Mário Paços de Ferreira

    ResponderEliminar
  18. Uma bela mensagem!

    ResponderEliminar
  19. Gostei mutio deste trabalho.

    ResponderEliminar
  20. Eu sou de Óbidos e tenho ouvido falar muito, na minha escola, do Peniche Livre como blogue educativo. Eu próprio já fiz um trabalho acerca de Deus e outro acerca do conto "O Manto" que eu achei um espanto. Consegui 20 valores. O professor de religião e moral aconcelha-nos uma passagem por este Blogue que tem muita poesia e que é muito bom para a disciplina de Português.
    Está o máximo! Oxalá continue com esta energia.

    ResponderEliminar