sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SAN PEDRO DE ALCÂNTARA

Capitulo 1

«O navio de guerra espanhol de 64 canhões partiu do Peru na América do Sul em 1784 com destino a Cádiz no Sul de Espanha. Levava Cobre, Prata e Ouro oriundas das minas Peruanas, assim como um extenso e valioso espólio constituído por peças de cerâmica pré-hispânica da cultura Chimu, pertencente à colecção científica de Ruiz e Pavon, que estes recolheram no início de 1780 de diversas ruínas e cavernas na região de Tarma. Trazia ainda uma sinistra carga humana, Incas do movimento independentista Tupac Amaru, para além da tripulação e passageiros, num total de mais de 400 pessoas.
Este navio, construído com madeira tropical por um armador Inglês ao serviço do Rei de Espanha, nos arsenais da Ilha de Cuba em 1770/71, zarpou do Peru com uma carga que excedia em muito o peso considerado seguro. Na época as regras de carregamento de navios não se regiam exactamente por critérios de segurança ou de razoabilidade, mas sim na maioria das vezes, por critérios económicos, políticos ou militares, como veremos à frente.
Fonte de pesquisa: http://nautarch.tamu.edu/shiplab/
*****************

44 comentários:

  1. Eis finalmente um grande icone deste blogue cultural. Grande postagem.

    ResponderEliminar
  2. Carla Andrino22/01/10, 16:51

    Mais uma vez se enaltece Peniche. Bravo!

    ResponderEliminar
  3. António Alves22/01/10, 17:34

    É de suma importância o incremento histórico deste blogue. A abrangencia do público é notória e conduziu o Blogue aos lugares cimeiros dos tops. São momentos assim entre todos, que contribuem para o grande sucesso.

    ResponderEliminar
  4. Valeu a pena esperar pelo navio peruano.
    Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito.
    Belo e preciso trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Susana Alves22/01/10, 17:44

    Chamar a um Blogue algo de supremamente histórico e belo no conceito de aprendizagem, é impressionante! Grande momento histórico. Um grande bravo ao Blogue pelo passo de gigante dado.

    ResponderEliminar
  7. Gostei demais.

    ResponderEliminar
  8. Está muito bom.

    ResponderEliminar
  9. Valeu a pena esperar.

    ResponderEliminar
  10. Está muito bem. Um grande trabalho.

    ResponderEliminar
  11. Grandioso trabalho.

    ResponderEliminar
  12. Um monumental trabalho em prol de Peniche.
    Parabéns ao Blogue.

    ResponderEliminar
  13. Tenho vindo a aperceber-me de que este Blogue é apaixonante. As poesias, os artigos, a imagem, a modernidade, a música, enfim tudo... É extraordinário. Umm grande serviço público. Mais um momento histórico de grande importância.

    ResponderEliminar
  14. Margarida Rebelo23/01/10, 14:17

    Por terem tanto rabalho estão nos lugares cimeiros dos melhores blogues mundiais. Quem diria? O cantinho solitário com um soberbo trabalho onde se inclui este magnifico San Pedro de Alcântara.

    ResponderEliminar
  15. Cónego Rego23/01/10, 14:23

    Construir um Blogue assim exige muito esforço, paciência, dedicação e inteligência. Não me canso de o elogiar pelos gratos momentos a que me tem conduzido. Este documento está muito bom. Em breve ver-me ei forçado a mudar a minha denominação pois tenho sido alvo de algumas criticas à minha identidade. Penso que perceberão quem sou mas terei que salvaguardar-la, não a expondo. Pessoalmente não concordo mas vejo-me forçado a agir assim! Não abandonarei este Blogue pois estou convicto que o melhor ainda estará para vir. Sei o que digo que deriva do pensamento cristão do Autor

    ResponderEliminar
  16. Cónego Rego23/01/10, 14:25

    Correcção:
    Criticasào facto de expor a minha identidade.

    ResponderEliminar
  17. Carlos Costa23/01/10, 14:34

    Grande histórico.

    ResponderEliminar
  18. Já se esperava da igreja.

    ResponderEliminar
  19. Já se sabia que tinham que haver criticas.

    ResponderEliminar
  20. Cónego Rego23/01/10, 18:31

    Tenho tido, já por diversas vezes, vários tipos de dor em relação ao que comento. Tenho sido alvo de acusações acerca do que digo. Comento diversos Blogues, Jornais e periodicos regionalistas. Quero que os meus comentários não tenham intrepretações dúbias, muito em especial o que fiz no artigo de grande qualidade San Pedro de Alcântara. Já recebi por Mail e vão caír aqui respostas ao meu comentário. Que não subsista qualquer duvida! Nenhum comentário meu, foi criticado por qualquer entidade ligada à Igreja. Sómente fui excluido de um dos jornais porque acharam que desfavorecia politicas e que prejudicava as ideias de quem lá trabalhava. Num determinado artigo defendi a postura deste Blogue assim como os seus intervenientes. Isso foi mal entendido porque sugeri até que estas pessoas trabalhassem para o dito jornal através da net, trazendo assim até ele uma mensagem evangelizadora muito necessário ao dito jornal que neste momento carece disso tal como a maior parte das pessoas.
    Penso que quem escreve desta maneira deve ir ao mundo inteiro proclamar a sua fé em Cristo. Penso que temos potencial para que vós "Peniche Livre" cheguem bem mais longe trazendo e com muito gosto para as livrarias o vosso testemunho. O Papa fá-lo nesta mensagem e ninguém calará a voz de Cristo e da Virgem Maria. Deus vos abençôe.

    ResponderEliminar
  21. Padre Nuno23/01/10, 18:38

    Eu também trabalhava para a Gazeta de uma localidade que se foi tornando cada vez mais politizada. Fui sendo cada vez mais pressionado a não detonar injustiças politicas. Por fim vieram preseguições e acabei por saír. As pessoas sofrem cada vez mais com carências de toda a espécie. O ser humano espera uma politica diferente que teima em não ser imposta pelos que governam. Seria o tal, que se governasse, traria novo rumo a esta gente tão perdida. Sei o que se passa com o meu colega. Sou-lhe solidário. Com ele descobri um novo Blogue que tem Cristo dentro dele. Bem hajam!
    Acrescentaria que San Pedro de Alcântara é um excelente trabalho. Parabéns a quem o fez!

    ResponderEliminar
  22. Este é um grande trabalho de serviço público.
    Deve ser reconhecido.
    Valorizado.

    ResponderEliminar
  23. Realmente, está de parabéns.

    ResponderEliminar
  24. Grande momento para este magnifico Blogue
    Mário de Paços de Ferreira

    ResponderEliminar
  25. Grande Navio Espanhol que ficou na História.
    Magnifico trabalho. Soberbo! Parabéns!

    ResponderEliminar
  26. Fantástico trabalho. Magnifico.

    ResponderEliminar
  27. Um trabalho soberbo!

    ResponderEliminar
  28. Fantástico!!!

    ResponderEliminar
  29. Grande momento histórico.

    ResponderEliminar
  30. Grande momento. Adorei.

    ResponderEliminar
  31. Um grandioso artigo.

    ResponderEliminar
  32. Gostei muito deste trabalho.

    ResponderEliminar
  33. Eu sou de Óbidos e tenho ouvido falar muito, na minha escola, do Peniche Livre como blogue educativo. Eu próprio já fiz um trabalho acerca de Deus e outro acerca do conto "O Manto" que eu achei um espanto. Consegui 20 valores. O professor de religião e moral aconcelha-nos uma passagem por este Blogue que tem muita poesia e que é muito bom para a disciplina de Português.
    Está o máximo! Oxalá continue com esta energia.

    ResponderEliminar
  34. Guilhermina30/01/10, 11:31

    Grande trabalho!

    ResponderEliminar
  35. It's fantastic and historical!

    ResponderEliminar