segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

LEMBRANÇAS


Capitulo 3

Natal

Que saudades das noites da minha infância. Noites em que me refugiava no aconchego do meu lar. Muitas noites invernosas em que ansiava pela chegada do Natal.
Era usual passar a noite a ver televisão na companhia da minha mãe, isto durante a semana, porque o meu pai fazia da pesca a sua profissão. Lembro-me de comer chocolate “Salutar”, “Coma com Pão” ou “Grand Prix” todos da marca “Regina”, havia também um que gostava muito e ainda hoje existe, o “Jubileu” da “Imperial”. Ao fim de semana o meu pai já estava em casa e à noite comíamos bolos sortidos, gostava muito de desembrulhar os bombons e lembro o sortido “Tradição” e “Sortido Rico”. Os meus pais acompanhavam sempre com um cálice de vinho do Porto, se calhar por isso hoje gosto muito deste vinho. Lembro também o arroz doce que a minha mãe fazia e que eu tanto gostava. O Natal era uma época que eu adorava; as Filhoses, Coscorões, Sonhos, Rabanadas, Bolo-Rei e Broa -Castelar faziam e ainda hoje fazem as minhas delícias. O fascínio pela árvore de Natal, Presépio e a curiosidade que sentia, não me deixando dormir, quando deixava o sapatinho no fogão, sendo que no dia seguinte tinha os presentes, supostamente, deixados pelo menino Jesus.
Que saudade, meu Deus! Esta lembrança da felicidade recebida.

Paulo Gonçalves

17 comentários:

  1. Carlos Miranda05/12/11, 21:14

    Pois é, quanta saudade me deu ao percorrer este brilhante trabalho. Como me fazes recordar e com tanta coisa parecida. Que saudades. Grande trabalho que nos eleva a alma.

    ResponderEliminar
  2. Meu Deus como é maravilhoso usufruir destas lembranças. Espectáculo. Do melhor!

    ResponderEliminar
  3. António Alves05/12/11, 21:41

    Não tenho palavras para esta belíssima partilha de Natal e de infância feliz. Como isto está belo e ternurento. Podes gritar a bom pulmão que recebeste muito amor.

    ResponderEliminar
  4. Grande e fabuloso trabalho que nos inebria a alma com tanto amor. Um santo natal a todos e que este blog se mantenha igual a si mesmo e que nunca perca a identidade pois é um site belíssimo.

    ResponderEliminar
  5. Vitor Guedes06/12/11, 19:42

    Está um fascínio.

    ResponderEliminar
  6. Marta Leni06/12/11, 19:43

    Lindo! Lindo! Lindo!

    ResponderEliminar
  7. Poxa você é um tigrão na escrita. Quanta emoção. Quanto glamour!
    Lindo trabalho cê é único!

    ResponderEliminar
  8. Um trabalho riquíssimo em toda a linha.

    ResponderEliminar
  9. Tiago Araújo06/12/11, 19:45

    Grande escritor que magia nos transmites. Que maravilha, que saudade, que conteúdo. Excelente trabalho. Por favor faz mais.

    ResponderEliminar
  10. Lindo trabalho de Natal.

    ResponderEliminar
  11. Grande trabalho. Palavras, não tenho quem escreve e partilha desta maneira só pode ser especial. Grande escritor que fizeste, e de que maneira, reviver aqueles meus, saudosos Natais.

    ResponderEliminar
  12. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Paula Aguiar06/12/11, 20:36

    Adorei. Está linda, esta partilha.

    ResponderEliminar
  14. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  15. Que trabalho tão maravilhoso. A sua construção e sequência é divinamente escrita. Adorei.

    ResponderEliminar