segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO

5
O Banco de Portugal perdeu o poder de decisão no aumento ou diminuição das taxas de juro, cabendo estas decisões, e outras, ao B.C.E (Banco Central Europeu). O pacto de estabilidade e crescimento prevê que os governos se empenhem no crescimento e coesão económica, promovendo acções para fomentar a transparência das contas públicas, consolidação orçamental, que assenta numa maior eficácia na recolha de receitas. O equilíbrio das contas com políticas que promovam a confiança, emprego e investimento público, caminhando para a convergência com a união europeia. Para isto é necessária uma disciplina orçamental muito grande e controlar o défice orçamental que subtrai as receitas das despesas públicas e corresponde normalmente à divida pública. Quanto maior for a taxa de inflação, maior será a tendência para o crescimento da despesa.
Será que esta perda de autonomia e soberania nacional se traduziu em positividade na vida dos portugueses?
Paulo Gonçalves

15 comentários:

  1. Ora aqui temos uma abrangência bem interessante. Estes assuntos económicos estão muito bem abordados aqui. Que texto fantástico. Estamos de facto, perante uma pessoa entendida a vários níveis.

    ResponderEliminar
  2. Sofia Melo25/10/10, 19:23

    Uma abordagem bem subsequente e muito inteligente.
    Um grande bravo!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, uma análise económica de nos deixar sem fôlego e digna dos bons economistas deste país. Eu diria até, ao ler sem saber de quem se trata,que este texto pertencia a um deles. Denota-se o português bem exigente, ingrediente que caracteriza bem os riquíssimos texto dos autores.
    Bela e verdadeira abordagem do nosso sistema económico.

    ResponderEliminar
  4. Grande e monumental crónica.

    ResponderEliminar
  5. António Alves26/10/10, 16:58

    Uma abordagem muito bem feita.

    ResponderEliminar
  6. Margarida Rebelo26/10/10, 16:59

    É gratificante constatar a versatilidade dos assuntos abordados.

    ResponderEliminar
  7. As economias estão a falhar. O falhanço é mundial. Os princípios que o homem segue conduzem-no a isso. Abramos os nossos olhos para que possamos ver o que de bom podemos ir buscar.

    ResponderEliminar
  8. Grande crónica.

    ResponderEliminar
  9. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Grande trabalho!

    ResponderEliminar
  11. Não percebo o comentário não entra.

    ResponderEliminar
  12. Grande trabalho!

    ResponderEliminar
  13. Peço desculpa. Só agora percebi que está sujeito a aprovação. Repeti várias vezes o mesmo comentário. Desculpem a minha distracção.

    ResponderEliminar