sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MONSENHOR BASTOS

Capitulo 3
A chegada a Peniche iria revelar face a face a dura realidade. Um povo que vivia no limiar da miséria, onde as carências sociais estavam escancaradas nos rostos das pessoas.
Peniche necessitava de tudo. Peniche tinha fome e estava ávida de alguém que se preocupasse consigo. As crianças não tinham roupa, comida, lar. Os idosos viviam em abandono. O defeso era horrível para quem vivia do mar e que pedia, constantemente fiado na mercearia.
Muitas pessoas, nem sequer um naco de pão tinham para comer. Tudo isto tocou fundo no coração daquele que tudo quis dar a este povo. Numa só palavra; AMOR!

Informações: Monsenhor Bastos (Homilias), Amigos e Diversos Documentos Paroquiais.
Texto: Paulo Gonçalves

41 comentários:

  1. Este encontro com o Monsenhor Bastos é bastante reconfortante e dá-nos um pouco mais de bagagem de si mesmo. História que nos envolve com elementos do passado e riquezas do século XX que se traduzem em magia, que está muito embrulhada em valor espiritual. Continua a ser uma série de eleição que merece chegar ao primeiro lugar no top. Um grande trabalho.

    ResponderEliminar
  2. António Alves08/10/10, 16:40

    É muito bom verificar o top Peniche livre e por vezes é curioso verificar as preferências das pessoas. De facto este trabalho, que eu considero ser dos melhores, ainda não chegou ao primeiro lugar no top. Será caso de perguntar: valerá a pena trabalhar tanto para uma boa qualidade quando as pessoas preferem ver festas e histórias mais vazias de conteúdo?
    No entanto serve-me o consolo de verificar que por aqui tudo tem qualidade, no entanto verifico que desde Junho as festas foram imbatíveis ou seja no próximo verão não adianta apresentar nada de diferente porque as festas estarão em primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o António. Se por um lado a qualidade abunda, por outro, quando verificamos estas situações, concluímos que muitas das pessoas preferem coisas com menor conteúdo e isso trás muito mais gente. Para mim este trabalho tem uma grande qualidade. Merece ir ao primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom trabalho, tem sido um sucesso, tem sido bem comentado. É natural a sua classificação pois estar em 6º ou 7º lugar no top já é por si só sinal de sucesso.

    ResponderEliminar
  5. Eu pergunto-me se isso importa. Importa nunca deixar a qualidade porque o crescimento do Blogue em qualidade tem muito mais importância do que o imediato e sem conteúdo. Disso já para aí há muito. Este trabalho embora não esteja em primeiro lugar tem tido um sucesso assinalável sendo um dos ícones desta nova grelha de conteúdos.

    ResponderEliminar
  6. Sofia Melo08/10/10, 18:40

    Nem todas as coisas poderão ter o sucesso de um Regresso, ou de uma Oitava Praia. Como o Blogue tem tanta coisa boa elas competem entre si e não conseguem estar todas no primeiro lugar ao mesmo tempo. É uma questão de visitas.

    ResponderEliminar
  7. Margarida Rebelo08/10/10, 18:43

    Eu gostaria de fazer um apelo. Não me levem a mal, é que com tantas contagens e tops, que a meu ver dignificam e dão uma ampla informação ao autor e a todos acerca dos gostos do público, corremos o risco de cair na tentação fácil de dar o de menor qualidade para aumentar os números. Eu espero que o autor não vá nessa. É que existe tanto e tão bom por aqui que seria um crime ir por esse caminho. Continue neste, que é difícil, mas é muito mais consolidado e olhe enquanto estiver assim eu aqui virei. Quanto ao Monsenhor é um trabalho sem uma única mancha. Parabéns por tudo inclusive pela inspecção inesperada e tão usual como a inveja alheia.

    ResponderEliminar
  8. Carlos Miranda08/10/10, 18:46

    Este trabalho está muitíssimo bom. Que importa a classificação se o trabalho é magnifico e tem estado sempre no top (Já esteve em terceiro). Preocupante é verificar que as festas e eventos conseguiram o maior número de visitas desde Junho. As pessoas estão tão vazias e só querem coisas efémeras. É muito positivo o top do blogue, pena é que só conte desde Junho. Tenho curiosidade em verificar a classificação do conto o Manto, que conseguiu a proeza de obter mais de duzentos comentários.

    ResponderEliminar
  9. Parece que se optou por comentar o top. Bom, estamos no trabalho Monsenhor Bastos.
    Um trabalho dignificante, grandioso e cheio de mérito. Não me rala a classificação. É muito mais importante verificar que existe um trabalho destes a ser publicado. De qualquer maneira não posso negar que gostaria de o ver, pelo menos, em segundo lugar.

    ResponderEliminar
  10. Ser arauto de Jesus na terra é algo que fica e perdura. O Monsenhor Bastos é exemplo disso. Hoje e por causa dele, podemos deleitar-nos com este maravilhoso trabalho que tenho o cuidado de ir juntando para ficar com ele completo em meu poder. Vou guardá-lo no meu Word com o nome de autor salvaguardado. Estando ou não no top, o importante é que esteja aqui para todo o sempre e à disposição de quem o quiser consultar. OBRIGADA PAULO!

    ResponderEliminar
  11. É uma pena não reconhecerem as pessoas. Infelizmente nem sempre quem escreve bem tem o devido reconhecimento. Choro e estou triste. Tenho uma vida de entrega e não tenho reconhecimento. A vida é assim.

    ResponderEliminar
  12. Amar a Deus09/10/10, 10:13

    O mais importante é o trabalho. Quanto a nós vai continuar a ser sucesso porque a Peniche diz muito. O amor evangelizador deste homem que marcou décadas da história que se escreve, de Peniche.

    ResponderEliminar
  13. Gente! Que importa o top mediante tanta qualidade. Merece o 1º Lugar!!!

    ResponderEliminar
  14. Susana Alves09/10/10, 14:03

    Mérito mais que garantido neste apanágio de qualidade. No meu top está já em primeiro.
    Não posso esquecer o conto o “Regresso” que tanto tentei e não consegui comentar. São trabalhos inesquecíveis. Trabalhos que marcam a diferença e ficam para a história.

    ResponderEliminar
  15. Tenho na lembrança algo de muito peculiar ligado a este monsenhor. Figura que marcou muito o meu pai. Tenho uma digna experiencia de amor e relativização relacionada com ele. Cabe-me dar os parabéns ao autor pelas excelentes obras. O meu apreço para quem escreveu “O Velho Moinho, O Manto, O Regresso” e O Cristo Ressuscitado, são trabalhos que me encheram as medidas.
    Escrever é transpor o que vem da nossa alma e esta alma está muito viva. Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Andreia Melo09/10/10, 18:39

    Este é um trabalho fabuloso.

    ResponderEliminar
  17. Adoro os trabalhos do Paulinho e das Raízinhas.
    O Trabalho Monsenhor Bastos está muito bom. No entanto acho que há pessoas que se fazem cristãs e criticam o Monsenhor. Tem dois bicos, ora picam a favor ou contra, claro conforme as conveniências e interesses!

    ResponderEliminar
  18. Este trabalho está magnífico e é uma pena certo tipo de comentários. As falsidades e intrigas não levam a lado nenhum. Esperemos que as ervas não se espalhem.

    ResponderEliminar
  19. Seria bem melhor que as pessoas que não se identificam falassem de maneira diferente.
    Nós sabemos que tudo gira em redor de interesses. O Paulo lá saberá bem dessa situação em relação aos que o rodeiam, no entanto o que importa são as convicções. Os nomes Paulinho e Raízinhas denotam uma invejazinha porque ao diminui-los quer fazer-se sobressair e demonstra uma raivazinha que não a dignifica em nada. Este trabalho merece todo o mérito e o Padre Bastos, como todas as grandes pessoas, também incomodam alguns. Belo trabalho.

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. Eu nunca gostei de certos comentários e de certas pessoas que por aqui tem passado. Quando se faz algo de bom existe sempre alguém a querer desmanchar. Este trabalho está muito digno e á uma maravilha desta Blogue. Esta senhora, que se identifique se tem coragem ou por acaso tem medo? Será melhor então não comentar é que esses comentários vem de pessoas que, aqui não fazem falta nenhuma. Adeus anónima até nunca mais.

    ResponderEliminar
  22. Eu trabalho num local onde tenho 3 pessoas a escrever para um Blogue e só dizem bem dos seus trabalhos e dizem mal do autor. Ou seja ele permite que elas publiquem em seu Blogue e elas dizem mal dos trabalhos dele nas suas costas. São tão falsas e isto revolta-me.
    Na maioria das vezes os trabalhos delas são inferiores aos dele e por isso tem uma inveja. E horrível!

    ResponderEliminar
  23. E o que é que nós temos com isso?

    ResponderEliminar
  24. São vários a escrever! SÓ estava a alertar!!!

    ResponderEliminar
  25. Este espaço é para comentar o Monsenhor Bastos e não para fazer intriguices. Vou calar-me senão ainda sou excluído pelo autor. Aconselho-a a fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  26. Adorei falar consigo. Você deve ser cá um homenzarrão! Que idade tem?

    ResponderEliminar
  27. Não me diga que quer marcar encontro comigo!

    ResponderEliminar
  28. Bem vindos ao consultório sentimental do Peniche Livre.

    ResponderEliminar
  29. Atenção! Atenção! ISTO É UM BLOGUE CRISTÃO! Quem diria que o Monsenhor Bastos iria ser o ponto de partida para encontros sentimentais.

    ResponderEliminar
  30. Isto está uindo!

    ResponderEliminar
  31. Sofia Melo10/10/10, 01:09

    É lamentável que se comente um trabalho desta natureza de semelhante maneira. Alguém percebeu patavina do que aqui foi dito? Este é um grande trabalho que merece estar no terceiro lugar do top mas com outro tipo de comentários. Parabéns ao autor.

    ResponderEliminar
  32. Ai carede que gente esquisita esta.

    ResponderEliminar
  33. Já reparei na coluna da esquerda. Agora tem o cantinho da poesia. Grande ideia. Este trabalho está lindo!

    ResponderEliminar
  34. Eu acho que a anónima é aquela melher muito chata que mora ali pós lados do hospital velho. Eu já não vou a Peniche a tres anos mas deve ser ela.

    ResponderEliminar
  35. Pelas conversas. ela ficou viuva do faisca.

    ResponderEliminar
  36. Sofia Melo10/10/10, 13:10

    Parabéns pela excelente classificação deste trabalho. Quanto aos comentários, alguns são de lamentar, no entanto é sinal de que o que está exposto não causa indiferença.de qualquer maneira penso que se a situação piorar o autor tem uma ferramenta que impede os comentários e ainda mais tendo o top, onde visuliza o sucesso dos trabalhos, pode perfeitamente prescindir deles. Parabéns pelo "Olho de Pássaro", O Regresso, o cantinho Solitário, o novissimo cantinho da poesia e este Monsenhor Bastos. Estão certamente entre o melhor do melhor, nesta grelha de conteúdos.

    ResponderEliminar
  37. Carlos Viriato10/10/10, 13:25

    Ninguém fica indiferente a um "Regresso" ou a uma "Oitava Praia" ou até mesmo a este Monsenhor Bastos. Penso que a qualidade e afirmação destes trabalhos levam que certas pessoas sintam uma invejazinha por não terem sidos elas a alcançar estas proezas. Só sei que todos os que escrevem aqui estão de parabéns!

    ResponderEliminar
  38. Si Cristo és el señor

    ResponderEliminar
  39. Bem fico contente pelo facto de este trabalho ter conseguido chegar ao 1º Lugar no top.
    Ai os invejosos!

    ResponderEliminar
  40. Este é o trabalho da polémica!
    Grande trabalho que causa grande incómodo!

    ResponderEliminar
  41. Mário Lutano10/10/10, 20:37

    A afirmação da qualidade ainda vai dar muitas dores de cabeça mas tende a dar frutos a médio e longo prazo. Estão grandiosos trabalhos aqui.

    ResponderEliminar