segunda-feira, 24 de maio de 2010

O 1º ELEMENTO

Capitulo 5
Conflitos

Deparei-me, um destes dias com uma situação que me deixou verdadeiramente perplexo:
Estava eu num local público, esperando ser atendido, quando me apercebo de uma conversa, bem perto de mim, entre duas pessoas; um homem e uma mulher, e que se transformou rapidamente numa discussão.
Aparentemente uma delas, o homem, estava em divida para com a outra. A mulher barafustava dizendo e agredindo verbalmente o homem, apregoando que este lhe devia dez euros desde o Natal. Este defendia-se dizendo que lhe queria pagar ainda nesse mesmo dia e que ainda não lhe fora possível faze-lo. A mulher não se conteve e começou a ameaçar que lhe matava caso não liquidasse a divida. Acabaram por ser interrompidos por uma funcionária que tentou estabelecer a ordem no local sem que o tivesse conseguido, sendo que a situação culminou com a intervenção da polícia.
Valeria a pena chegar a tanto, por uma divida de dez euros? E ainda que fosse superior, seria necessária esta agressão em público? - É caso para reflectirmos sobre em que seres nos estamos a deixar transformar, afinal só conta para nós o material. Será que é isto que nos faz felizes? Ou será que não temos mais nada em que pensar senão no dinheiro? É que se for só por isto será que vale a pena viver?

Paulo Gonçalves

1 comentário: