segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A POESIA DE MARGARIDA REBELO


"Último"


Ânsia       

Salpico de ternura
Envolto em amor
Com revolta conseguida
Um fruto revelador.
Amar assim não é medo.
Sentir quem sou também não.
Tenho braços de paz.
Tenho graças de mãe.
Salvar quem és, talvez!
Sentimento, quem teve?
Soberbo medo de não ser.
Querer muito o sonhável.
Quem não ambiciona o seu luminoso fulgor?
Amor! Amor!

Margarida Rebelo

23 comentários:

  1. Tiago Araújo24/01/12, 19:19

    Como é pleno este poema que nos enche a alma e nos instiga a perceber esta labuta. O ser vivo ou simplesmente ser mãe? Dura e árdua tarefa. que esplendor! Em boa hora veio a margarida inundar-nos de belas poesias. Boa aposta! Grande trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Sofia Melo24/01/12, 19:26

    A autora deste poema merece uma grande ovação. Um pleno de boa poesia com a classificação de 5 estrelas. De facto não lhe podemos ser indiferentes. Um trabalho que revela todo o sentimento de uma autentica mãe.
    nesta vivência tudo se sente; O medo, o amor, esperança na salvação e o medo de não concretizar o ser mãe, no filho. lindo e arrojado poema. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. António Alves24/01/12, 19:32

    Eu já nem sei o que escrever,. Para não estar ausente tenho a proclamar que acho este trabalho riquíssimo e enriquecedor. Grande em qualidade.Grande em conteúdo.

    ResponderEliminar
  4. Excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Este trabalho está soberbo e grandioso. O sentimento que revela com base no amor e em todas as inseguranças e incertezas que acarreta, leva-nos a experimentar o máximo expoente sentimental do amor materno.

    ResponderEliminar
  6. Grande e belo trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Brilhante execução neste poema. Algo de fabuloso que nos faz refletir e interrogar. Inteligente e muito bem construído. O conteúdo tem muito de ser humano e de amor maternal. Quem somos nós senão um poço de esperança perante as adversidades? Gostei muito!

    ResponderEliminar
  9. Marta Leni25/01/12, 19:29

    Um texto com muitíssima qualidade.

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito deste texto magnífico e continuo com saudades de comentar trabalhos das raízes. Que é feioto delas?

    ResponderEliminar
  11. lucília Gaspar29/01/12, 13:02

    Bonito poema!
    Interrogo-me!
    onde estão os escritores, poetas e autores tão anunciados?.
    Como visitante assídua:gostava de ver outros trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucília, os trabalhos que me foram enviados são objecto de análise pois não quero ferir susceptibilidades. A serem escolhidos, serão publicados a partir de Abril com o aniversário do Blogue. Recebi muitos e ainda nem sequer consegui visionar todos, sendo que muitos não se adequam ao tipo de Blogue.
      Temos o claro exemplo da Lucília que apresentou bons trabalhos e muito não foram entendidos e até humilhados. Neste momento não faço disso uma prioridade e temos já no mais Peniche um desses novos colaboradores, assim como no Buzz goolge que apresenta o dinamic Peniche de autoria da Varela Cruz. Já anunciado está para Abril uma ideia de Rita Pirotas "Os fados do nosso património", também Seara Aberta Está presente como um trabalho de vários colaboradores; Jornalista da Rádio, Senhor Seara, Uma professoda de Português e escritora ao que se associou a este trabalho uma colaboração em ideia pela google buzz de Olga Cardoso Cunha.
      Sem mais agradeço o interesse e o acompanhamento fiél ao Blogue Peniche Livre que tem muitos e bons momentos da Lucilia Gaspar escritora que deixou saudades a muitos leitores.
      Obrigado Cila!

      Eliminar
    2. P.S. Quando falei em colaborações foi no intuito de encontrar uma boa participação de pessoas que cultivem o gosto pela escrita, tal como eu, e nunca me ocorreu ter aqui grandes escritores, aliás nem sequer eu o sou, simplesmente partilho momentos e vivências.

      Eliminar
  12. Quanto aos novos colaboradores, eu penso que não há necessidade de mais, mas enalteço essa liberdade e partilha que tu tens em quereres dar oportunidade a quem saiba escrever. Por vezes existem grandes valores ...
    http://penichelivre.blogspot.com/
    In peniche livre. eu não percebo para que servem os novos colaboradores, já está gente a mais, o blogue é teu e nem sequer deves sentir-te obrigado a ajudar quem depois só diz mal de ti e nem sequer tem a humildade de agradecer, quem quiser que faça um blogue pois os que vem de fora por vezes nem pensam nos que gostam de os ler abandonando-os e ao autor que ofereceu oportunidade! Tenho dito!

    ResponderEliminar
  13. A dona Lucília está tão preocupada, porque não envia trabalhos? Afinal de quando em vez perguntam por si! Pense nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, obrigado pelo comentário mas não posso concordar contigo. As colaborações nunca são demais desde que sejam boas. Não posso esquecer as partilhas e as aprendizagens que são únicas quando se trabalha em grupo. Posso dizer que aprendi muito com a Lucília Gaspar assim como com as Raízes e Conchita. Trabalhos de grande qualidade e merecedores de todos os aplausos. Infelizmente a dona Lucília não foi entendida por algumas pessoas e decidiu sair com toda a legitimidade pois nunca existiu uma obrigação de permanecer no blogue. Devo também dizer que muitas pessoas ainda perguntam por estes colaboradores e posso dizer que o Blogue nunca fechou as portas simplesmente acharam que deveriam saír. Neste preciso momento interrogo-me se valerá a pena continuar, o tempo escasseia e as colaborações que me chegaram ficam, na sua grande maioria aquém daquelas que anteriormente mencionei e como já disse entendo que me faz falta a colaboração mais próxima que me incentiva e que hoje não existe. Tenho certeza que o Blogue, apesar de gostar muito de escrever, não teria gerado em mim tanto entusiasmo se não me tivesse cruzado com as colaborações que referi. Neste momento a motivação confesso, é pouca. Terei que repensar tudo e chegar a uma conclusão, o ano de 2012 o dirá! Obrigado.

      Eliminar
    2. Então estamos em vias de perder o Blogue?! Ó pá ganha mas é juízo!
      Com um “A Promessa” “O Regresso” “Aquela Manhã” e tantos outros brilhantes trabalhos estás nessa?! Não fazes 12 fazes 6, agora desistir é que não!
      Bem, ficamos a ganhar, depois do Natal com a recessão e a depressão temos assunto, graças à dona Lucilia.
      Acaba com as novas colaborações quanto antes e recupera, se possível as antigas. De resto para a dona Lucilia digo: És uma bacana, foi bom saber que estás de novo por aqui, suscitaste uma saudável discussão e olha, foste criticada? Se calhar por um ou alguma que achava que era intelectual e que estava cheia de vaidade, eu já li os trabalhos que tens neste blogue e digo, adorei. Ainda bem que o Paulo me deu a oportunidade de conhecer a tua escrita. Bjs.

      Eliminar
  14. Sofia Melo31/01/12, 17:21

    Eu gostava de saber se entendi bem. Tu estás a ponderar a hipótese de fechar os Blogues?
    Então um escritor que conseguiu sempre preencher estes espaços com cor, múltiplas vertentes, fotos, músicas e com excelentes trabalhos, muitos deles com mais de duzentos comentários, pondera a hipótese de acabar com tudo?
    Quando o maior golpe aconteceu com a saída das colaborações, o blogue foi excelentemente preenchido e completou-se em trabalhos minimizando essas ausências e neste momento isso poderia já estar ultrapassado. Penso que não se deverá dar abertura a novas colaborações por esse mesmo motivo. Mais cedo ou mais tarde essas pessoas acabarão por sair gerando assim novo sentimento de perda para o Blogue e para os leitores, há que ter isso muito em conta, o blogue é para as pessoas.
    Isto é claro, não se aplica às Raízes, Conchita e até Lucília porque sendo uma colaboração próxima e desde quase o início, deveria ser prazeroso trabalhar em sintonia e com confiança, o que não acontece com trabalhos oferecidos por mail ou através do facebook.
    Por isso vou ser bem clara: Acabar não! O Blogue é muito bom. Uma vez que não é possível voltar a ter as colaborações antigas por ausência de sintonia, ou sabe-se lá por quê, acabava com as colaborações existentes e seguia com nova postura mantendo os mesmos princípios, talvez com menos trabalhos e com menos Blogues (Com seis Blogues, Google buzz e mais, a exigência de tempo é enorme correndo o risco de se perder qualidade. Peço desculpa pelo desabafo, mas tinha que o fazer!

    ResponderEliminar
  15. Desde o início que me apaixonei por este blogue e por isso peço encarecidamente que ele não acabe. É urgente, nestes casos, uma consolidação, achei muito positiva a intervenção da dona Lucília, aliás foi com muita pena minha que deixei de ler trabalhos desta escritora e que me agradavam bastante. Julgo que se deu demasiada importância a alguns comentários que eram somente para atingir aquilo que se veio a confirmar; a saída das colaborações e a destruição do Blogue. Desde a era do cantinho que a inveja soube talhar bem o seu percurso. Perdemos todos; o autor, os colaboradores e os leitores e acabaremos por perder o Blogue. Penso que não deverão entrar mais colaborações pois vai acontecer o mesmo e as pessoas vão de novo sentir. O diálogo e entendimento são importantes. Para terminar, gostaria de verificar uma atitude mais positiva no autor que nos tem brindado com trabalhos lindíssimos e seria uma pena ficarmos também privados deles, tal como aconteceu com a Dona Lucília, Conchita e Raízes. Obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  16. António Alves31/01/12, 17:24

    Ultimamente têm faltado as palavras para comentar e de repente eis-me cheio de vontade de falar:
    Parece que corremos o risco de ficar sem este espaço que é tão bom e nos acalenta com partilhas, poemas e tanto sentimento. Fiquei triste, no entanto sempre soube que com a saída dos colaboradores dificilmente seria igual pois perdia-se identidade. Para espanto meu isso não aconteceu, pelo menos da forma como eu esperava. Acho que algo deve mudar, menos Blogues, nova imagem, fim das colaborações e se possível o regresso das antigas e por fim, caso seja necessário e para proteção do próprio Blogue, o bloqueio aos comentários.
    De resto um bem-haja a dona Lucília que apareceu, ainda que só para comentar, quero que saiba que temos e muitas saudades da sua escrita que de tão simples, nos trazia amor e beleza, gostaria de a ver por aqui pois O blogue e Peniche merecem.
    Desejo o melhor ao Blogue e faço um pedido: QUE NÃO ACABE!

    ResponderEliminar
  17. Olha que bela discussão se gerou. Solidariedade ao Blogue. Todos no facebook contra o fecho do Blogue. Viva a dona Lucília que quer novos trabalhos, ela que mande, nós queremos.
    O blogue não deve acabar.

    ResponderEliminar