sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (3ª SÉRIE)


18
Em Portugal temos um clima temperado que varia de Norte para Sul; no Interior os Invernos são mais frios que no Litoral e os Verões são mais quentes devido ao afastamento do mar, que ameniza as temperaturas. Ainda dentro deste equilíbrio natural do clima em Portugal temos um factor também muito importante, a formação do anti-ciclone dos Açores (Centro de Altas Pressões) que se forma no Oceano Atlântico entre os Açores e a Península Ibérica e que se estende em crista até ao norte da Europa trazendo-nos, no seu trajecto, ventos continentais (Nordeste, Leste) que no Inverno são frios e secos e no Verão são quentes e igualmente secos. Nesta situação o Sol domina, porque este centro impede a passagem de depressões e superfícies frontais que originam tempo chuvoso e temperaturas mais amenas.
Estas características fazem parte do nosso clima e podemos ter grandes alterações se teimarmos na devastação do planeta.
Paulo Gonçalves

8 comentários:

  1. Tiago Araújo13/01/12, 19:28

    Este cantinho está espectacular. O homem estraga tudo e até o clima.

    ResponderEliminar
  2. Grande abordagem.

    ResponderEliminar
  3. Aqui está um trabalho de suma importância. Adorei. O nosso clima é mesmo assim, muito embora eu já me esteja a fartar do anti-ciclone que só nos tráz secas cada vez maiores e o clima já não é o que era, Verões frios e Invernos secos.

    ResponderEliminar
  4. Aqui está um trabalho de suma importância. Adorei. O nosso clima é mesmo assim, muito embora eu já me esteja a fartar do anti-ciclone que só nos tráz secas cada vez maiores e o clima já não é o que era, Verões frios e Invernos secos.

    ResponderEliminar
  5. Aqui está um trabalho de suma importância. Adorei. O nosso clima é mesmo assim, muito embora eu já me esteja a fartar do anti-ciclone que só nos tráz secas cada vez maiores e o clima já não é o que era, Verões frios e Invernos secos.

    ResponderEliminar
  6. Este trabalho prova o conhecimento do clima de Portugal que é exactamente assim.

    ResponderEliminar
  7. Grande e exaustivo trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Um grande trabalho para a nossa cultura geral.

    ResponderEliminar