segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (3ª SERIE)


17
As cadeias de abastecimento atravessam fronteiras exactamente como os serviços internacionais e os produtos acabados são destinados a exportação. Os mercados de trabalho encontram-se igualmente globalizados. A integração de trabalhadores multilingues e multiculturais é fundamental para melhorar as vendas dos produtos além fronteiras e favorecer a expansão da língua. De acordo com a minha visão, as línguas serão utilizadas de forma mais eficaz no futuro, a fim de atingir novos grupos-alvo e de estabelecer relações estratégicas duradouras. Os fluxos migratórios são consequência directa da globalização. Criou-se um mercado mundial baseado na livre concorrência e na competitividade que tem dado origem a deslocações para as regiões mais desenvolvidas. Onde há diferentes povos, existem diferentes culturas, por isso aumenta a oferta cultural. Hoje temos no nosso país lojas e restaurantes chineses, franceses, mexicanos, brasileiros, também temos discotecas africanas, angolanas, brasileiras e, na música, sente-se muito essa influência com a compra de discos de cantores brasileiros.
Pena que os estereótipos e descriminações se mantenham e não se diluam nesta globalização.
Paulo Gonçalves

5 comentários:

  1. QUE GRANDE TRABALHO DE ANÁLISE

    ResponderEliminar
  2. Isto é um trabalho espectacular e abrangente.

    ResponderEliminar
  3. António Alves08/11/11, 19:48

    Pena a nossa sociedade não ligar a certos ensinamentos. Este trabalho está excelente e perfeito. Quanto ao resto estou sem palavras. Já acedi aos blogues no meu telemóvel e no meu tablet, está extraordinariamente funcional. parabens!

    ResponderEliminar
  4. Tenho um enorme carinho por Peniche e pelo seu povo. Orgulho-me de comentar nestes espaços que vou acompanhando dessa amiga terra e que me traz tanto em comum. os valores são bons e muitos. Adorava passar aí o natal. As festas são belíssimas e as tradições também, enfim é uma terra cheia de cultura e tradição, basta passar pelo Peniche Livre ou Mais Peniche ou até pelo Paciência e muito mais. Poesia , contos, crónicas, ideias e todo o conteúdo muito bem pensados e de uma enorme qualidade. PARABÉNS!

    ResponderEliminar