quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O 1º Elemento (3ª Série)


28
Toxicodependência

Grande parte da nossa sociedade encontra-se fragmentada pelas suas diferentes necessidades e vícios. Uma grande e crescente percentagem vive em plena dependência; é o caso dos toxicodependentes. São vidas destruídas numa grande dor sem saída e como se não bastasse, a destruição é semeada à volta das suas famílias, amigos e restante sociedade que interage directamente com o toxicodependente. A dor de ver os seus lares completamente destruídos pela infelicidade projectada, não pode semear nada de bom. O anseio de viver única e simplesmente para a droga, esquecendo esposa, filhos e restante família, está na base de uma alteração de princípios que não os que deveriam ser prioritários.
Porque motivo isto acontece? Porque motivo o dinheiro e os interesses comerciais prevalecem, ignorando o ser humano e lançando-o numa esfera de destruição? 
Porque não somos possuidores do discernimento necessário para combatermos tudo isso?

Paulo Gonçalves

14 comentários:

  1. Carlos Miranda10/11/11, 21:42

    Este, meus caros é um grande drama que vicia a nossa dependente sociedade. Este trabalho está fenomenal, aliás como sempre!

    ResponderEliminar
  2. Este é um grande problema.

    ResponderEliminar
  3. Já não se pode fazer nada nesta podre sociedade minada de interesses e egoísmos económicos. Uma chamada de atenção para o excelente trabaho que nos revela e alerta para esta podridão!!!

    ResponderEliminar
  4. O 1º elemento é sempre espectacular.

    ResponderEliminar
  5. António Alves11/11/11, 19:27

    Infelizmente a droga e o seu cruel negócio nunca irá parar. Grande e valiosa crónica.

    ResponderEliminar
  6. No nosso amor encontramos tudo o que nos divide, afasta e magoa. Só no amor de Deus poderemos encontrar a sabedoria e o discernimento para fugirmos dos caminhos do mal, procurando, na sua vontade, os caminhos que ele nos ensina. Olhai e absorvei as melhores leituras deste mundo; Os evangelhos, neles a palavra faz-se vida e viva em nós e com ela caminhamos melhor se a conseguirmos absorver.
    Este trabalho é de louvar em grande tom pois é mais que merecedor desse louvor!

    ResponderEliminar
  7. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  9. Grande e revelador valor da comunidade de Peniche.
    Ser de Peniche é motivo de orgulho pelos mais variados motivos. Tu és um deles! Grande valor transmissor que a nossa terra tem.
    Parabéns sinceros e sentidos de coração!

    ResponderEliminar
  10. Tenho um enorme carinho por Peniche e pelo seu povo. Orgulho-me de comentar nestes espaços que vou acompanhando dessa amiga terra e que me traz tanto em comum. os valores são bons e muitos. Adorava passar aí o natal. As festas são belíssimas e as tradições também, enfim é uma terra cheia de cultura e tradição, basta passar pelo Peniche Livre ou Mais Peniche ou até pelo Paciência e muito mais. Poesia , contos, crónicas, ideias e todo o conteúdo muito bem pensados e de uma enorme qualidade. PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  11. Sofia Melo12/11/11, 13:32

    IMPORTANTE TRABALHO QUE EXPÕE O QUE SE PASSA NESTA PODRE SOCIEDADE.

    ResponderEliminar
  12. Sofia Melo12/11/11, 13:35

    Pena, os nosso políticos não conseguirem ou não quererem que esta praga termine de uma vez. O cancro, as drogas e as doenças, ainda são, infelizmente, um negócio que não convém que deixe de existir sob pena de nos defrontarmos com uma nova e poderosa forma de crise.

    ResponderEliminar
  13. Fabuloso trabalho.

    ResponderEliminar