domingo, 27 de novembro de 2011

POBRE CRIANÇA TRISTE!


                                                                                                                    “Mágica Maresia”


“Conto de Natal”    

Criança triste
Aconchego que não encontrou.
Ternura perdida nas esquinas.
Na vida que não concretizou!

Não há nada mais triste que o sorriso de uma criança triste.
Seus olhos vincados de medo cruzavam os outros que naquele parque de supermercado caminhavam felizes e cheios de vida. Uma criança carregava, com ar esfuziante, um brinquedo, um comboio que sua mãe acabara de lhe oferecer. 
E, na rua pedindo esmola...
- Uma moedinha. Por favor! Preciso de comer uma sopinha.
O vento não acalma os sonhos destruídos desde cedo. Vivia com a resignação construída na alma. A tristeza era a sua única companheira. A frieza e desprezo das pessoas era uma constante e algo a que já se habituara.
No rosto, as duras lágrimas que teimosamente rolavam porque a alegria insistia em não vir.
Olhava constantemente para os outros, imaginava que tinha tudo, Amor! Lar! Pais!
O pão que hoje comeu teve que furtar de um menino qualquer, naquele canto amargo da vida.
Uma senhora aproximou-se;
- Menino. Estás sempre por aqui, não tens família?
- Não senhora! Não tenho nada!
- Nada? Onde moras?
- Debaixo de umas escadas?
- A tua família? Onde está?
- Morreram todos no seu egoísmo! Nem sei quem são! Deixaram-me numa instituição! Não sei porque razão! Talvez fosse empecilho!
Sem perceber porquê, a senhora desatou a chorar!
- Porque chora?
- Porque não sei se me podes perdoar mas…
- Mas?
- Tudo farei para que isso aconteça! A vida obriga-nos a errar! Muito embora eu não tenha perdão. Entre o errar, recuar e refazer vai um enorme esticão. Havemos de conversar, mais tarde. Queres deixar a rua e viver numa casa com tudo?
- Com brinquedos? Não! Não!
- Não queres?
- Quero uma casa feliz e com amor…! E também com brinquedos!
A senhora deu uma gargalhada.
- Assim será. Vem comigo!
E lá foram os dois, de mãos dadas, unidos.
Os clientes daquele supermercado não deixaram de notar a diferença naquele canto. Faltava o olhar daquele menino triste. Talvez sentissem saudade. Talvez se sentissem menos incomodados, talvez menos obrigados na sua consciência ou quiçá, talvez mais aliviados por não se incomodarem com aquela esmola habitual. Talvez…


Amor de Maria.
Amor de Jesus.
O olhar desta criança
A vós me conduz!

Paulo Gonçalves

43 comentários:

  1. A grandeza e a magestosidade que nos conduz neste perturbante olhar é um desafio em constante movimento nas nossas vidas. Sofrer pelo próximo e elevar o amor é algo que a época natalícia nos desafia. Desbravar caminhos rumo às crianças tristes, e são tantas, é tarefa de amor, tarefa de Jesus. O conto tocou-me profundamente pela qualidade e realidade. O seu final é objectivo de todos nós que teimamos na ganancia. Grande momento, sem dúvida!
    É uma história cheia de riqueza literária e de sentimentos fortes. Mais uma vez de parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Lindo conto que me comoveu. Já chorei!

    ResponderEliminar
  3. Sofia Melo27/11/11, 15:03

    Ai meu deus como somos egoístas. Aí esta falta de apego a coisas que são do nosso interior e que relegamos para a ambição. Tão mal vai o mundo! Quando caímos na realidade em cada Natal pois vêem ao de cima os sentimentos que Deus semeou em nós.
    Como está belíssimo este conto que me tocou profundamente.

    ResponderEliminar
  4. A burguesia e a riqueza de alguns gerou esta indiferença e desigualdade. Quantas e quantas crianças e velhinhos abandonados. Ai minha mãe que escrevo isto a chorar com tanta saudade dos meus frios mas quentes Natais que tinham sobretudo amor! Como me tocou este conto que já nem me apetece saír para tomar café pois o meu coração só me pede para visitar a minha mãe no cemitério porque senti que a devo valorizar. Apesar de pobrezinha nunca me faltou como faltou a mãe aquela pobre e triste criança.
    Já não temos fome Mãe, mas também não temos o desejo de a não ter.
    PARABÉNS PAULO! PELO DESLUMBRANTE E TOCANTE TRABALHO!
    PS: PELO QUE ME FIZESTE SENTIR DE TÃO BOM QUE É VALORIZAR OS MEUS PAIS.

    ResponderEliminar
  5. Um conto que me transportou para uma infancia que me fez lembrar os meus pais. Adorei e emocionei-me.

    ResponderEliminar
  6. Adorei este brilhante e tocante conto!

    ResponderEliminar
  7. Grande e tocante trabalho.

    ResponderEliminar
  8. LIndo! LIndo!LIndo! LIndo!

    ResponderEliminar
  9. António Alves27/11/11, 22:43

    Mais um grande conto que me envolve na sublime lembrança de outros tempos e que me faz ver que existem tantos valores esquecidos.
    grande e riquíssimo trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Este conto está cheio de emoção e sentimento.

    ResponderEliminar
  11. Carlos Miranda28/11/11, 23:11

    Como falar já nem sabemos, porque dissemos já tudo o que devia ser dito, tenho o dever de assinalar este trabalho como mais um de enormíssima qualidade; Grande e real conto que nos magoa pela grande veracidade dos factos. Se o anterior nos chocou com toda aquela guerra que é inerente ao ser humano, este choca pela crueldade que temos capacidade em construir contra os nossos irmãos e pior, crianças. Está de parabéns, o autor que é um marco neste Blogue.

    ResponderEliminar
  12. Carlos Viriato28/11/11, 23:15

    Penso que o autor está de parabéns em tudo. Este ano foi um ano de perdas; Perdeu a Lucilía, as Raízes, a Conchita e ainda assim soube sempre manter a qualidade e aumentou o nº de trabalhos triplicando Blogues. Grande e por isso de parabéns. Este conto é mais uma grande prova disso.

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  14. Grande trabalho. Vale a pena ler os teus trabalhos.

    ResponderEliminar
  15. Gostei, amei, adorei!

    ResponderEliminar
  16. Pedro Silva28/11/11, 23:19

    Belo conto que me fez chorar. Muito em sintonia com o Natal; Mas não com o de Jesus, pois ele ama as crianças e o homem, não!

    ResponderEliminar
  17. Bonito conto que me comoveu.
    Grande escritor.

    ResponderEliminar
  18. Mais triste que tudo é existirem crianças tristes.
    Grande conto que representa o amor das crianças.

    ResponderEliminar
  19. O conto está bonito! é pena, que as tristezas de muitas crianças, sirva para alguns adultos alcançar os objetivos!.
    As crianças são maravilhosas!
    Parabéns para o escritor!

    ResponderEliminar
  20. A nossa dura realidade consentida e que impomos. Esquecemo-nos que estas crianças são o espelho da nossa dura sociedade criada por nós mesmos. Monstros e egoístas são os homens!
    Este trabalho tocou-me profundamente, como acontece sempre com estes trabalhos que o Paulo apresenta. A profundidade do tema em si deixa-nos deveras desiludidos connosco próprios. Adorei, chorei e fiquei triste. É um conto de Natal que desperta em nós o nobre sentimento do amor e isso é fantástico. Muito bem construído e delineado que nos conduz ao final mais desejado. Assim acontecesse com todas as crianças que se encontram nesta situação. Parabéns pela excelente escrita.

    ResponderEliminar
  21. A nossa dura realidade consentida e que impomos. Esquecemo-nos que estas crianças são o espelho da nossa dura sociedade criada por nós mesmos. Monstros e egoístas são os homens!
    Este trabalho tocou-me profundamente, como acontece sempre com estes trabalhos que o Paulo apresenta. A profundidade do tema em si deixa-nos deveras desiludidos connosco próprios. Adorei, chorei e fiquei triste. É um conto de Natal que desperta em nós o nobre sentimento do amor e isso é fantástico. Muito bem construído e delineado que nos conduz ao final mais desejado. Assim acontecesse com todas as crianças que se encontram nesta situação. Parabéns pela excelente escrita.

    ResponderEliminar
  22. Margarida Rebelo30/11/11, 21:54

    Um momento! Um sentimento! Uma profunda tristeza! A realidade que nos é colocada nua e crua. O nosso mundo é muito assim, por isso o que sentimos quando deparados com este conto. Vale pelo sentimento de amor e justiça que nasce em nós e pela revolta que sentirmos por verificarmos que realmente o mundo vai de mal a pior e que, infelizmente, nos vamos deparando cada vez com mais casos desta natureza.
    Está um digníssimo trabalho em toda a linha.

    ResponderEliminar
  23. Tiago Araújo30/11/11, 21:54

    Está tudo dito quero apenas acrescentar que para além das crianças, muito bem lembradas, nesta época natalícia, estão também muito mal os idosos, os descriminados, os toxicodependentes, e todos os vivem abaixo do limiar da pobreza humana. O mundo carece de mimo! O mundo carece de princípios de amor! Este trabalho merece ser bem comentado pois as crianças são o melhor que o mundo tem. Parabéns Paulo!

    ResponderEliminar
  24. Amigo de Peniche30/11/11, 21:55

    O frio, a fome, o desprezo, o esquecimento são culpa do homem. Este trabalho foca muito bem isso mesmo. Esta fome é a fome visível mas existe outra que é a fome envergonhada e que por aí se encontra. Não se vê claramente mas existe muito fortemente. Este conto poderá suscitar as mais diversas discussões mas uma coisa é certa o mundo precisa de amor.
    É um grande trabalho que está muito bem pensado para esta altura do ano.

    ResponderEliminar
  25. Amigo de Peniche30/11/11, 21:56

    O frio, a fome, o desprezo, o esquecimento são culpa do homem. Este trabalho foca muito bem isso mesmo. Esta fome é a fome visível mas existe outra que é a fome envergonhada e que por aí se encontra. Não se vê claramente mas existe muito fortemente. Este conto poderá suscitar as mais diversas discussões mas uma coisa é certa o mundo precisa de amor.
    É um grande trabalho que está muito bem pensado para esta altura do ano.

    ResponderEliminar
  26. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  27. Excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  28. Lindo trabalho que está cheio de conteúdo.

    ResponderEliminar
  29. Gostei muito. Merece um comentário de apreço.

    ResponderEliminar
  30. Trabalho de fôlego.

    ResponderEliminar
  31. Este é mais um conto de se lhe tirar o chapéu. Uma ternura.

    ResponderEliminar
  32. Sérgio Alves04/12/11, 16:54

    Belíssimo conto de natal.

    ResponderEliminar
  33. Estáexcelente, este trabalho.

    ResponderEliminar
  34. Grande trabalho,

    ResponderEliminar
  35. Grande e fenomenal trabalho.

    ResponderEliminar