sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O 1º ELEMENTO

Capitulo 12
Regras e Educação
Nos meus tempos de infância, o ensino exercia sobre nós uma pressão e uma rigidez que me faziam sentir receio da escola. A minha professora não fugia à regra e recorria a métodos e castigos físicos, muito utilizados nessa época (reguadas, puxões de orelhas, etc.) e psicológicos (estar de joelhos meia ou uma hora, em frente de toda a turma). Eram mais que muitos, mas reconheço que era uma boa professora, ainda hoje somos amigos.
Nos nossos dias vivemos regras e valores trocados e por isso os papéis inverteram-se. Antigamente sentíamos receio e respeito pelos professores. Hoje eles parecem ter medo dos alunos e a sua autoridade perdeu-se nos tempos. É fácil um professor ser agredido, quer verbalmente, quer fisicamente. Cabe-me, neste momento perguntar; Em que espécie de pessoas nos estamos a tornar? Que futuro teremos, quando as nossas atitudes se baseiam na falta de regra, educação e desrespeito?

Paulo Gonçalves

3 comentários:

  1. Como é importante debater estes assuntos da educação. Agora com chat seria bom lançar a discussão. De facto os valores estão trocados e é o que se vê.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma abordagem de enormissima qualidade. É bom reflectir. É bom repensar. É bom estar neste Grande Blogue!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não somos deste tempo.

    ResponderEliminar