quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mês de Maria

Em Maio destaque especial ao Mês de Maria

Os Dias do Circo


Recordo, com muita saudade, os meus tempos de infância. Momentos de felicidade, entusiasmo e sonhos. Muitos desses momentos foram vividos no Circo. Felizmente os meus pais tiveram a sensibilidade para me levar, por diversas vezes, a este magnifico espectáculo. Eu vibrava com os palhaços, mágicos e trapezistas e foi com este intuito que levei o meu filho, no passado fim de semana, ao Circo “Luftman” que actuou em Peniche durante três dias. O espectáculo foi magnífico e o meu filho adorou. A simplicidade, a humilde decoração e até as estrelinhas do toldo transportaram-me aos tempos de infância. Eu e a minha mulher (entre outros) fomos chamados a participar no espectáculo e foi muito engraçado, no entanto senti uma grande tristeza ao verificar que foram ao circo pouco mais de dez pessoas. No final, um dos elementos do circo agradeceu-nos a participação no espectáculo e falou-nos da sua tristeza ao verificar que o público já não adere como o fazia antigamente e de facto é muito triste verificar que todo aquele entusiasmo se foi e que o circo está sozinho e sem apoios. É um espectáculo lindíssimo, humilde, e para toda a família. O amor e alma com que é feito merece apoio a todos os níveis. É urgente dignificar quem dá tudo de si, com alma e coração. Saí do circo com as lágrimas nos olhos e com vontade de ir, de novo, no dia seguinte. É impagável sentir de novo a nossa infância e todas as suas vivências, tesouros da nossas vidas, nos quais, entre os mais preciosos, está o nosso tão querido circo. Não o deixemos morrer. Que Deus vos ajude!

Paulo Gonçalves

quinta-feira, 23 de abril de 2009

VERÃO DE PENICHE É FESTA

Não podemos falar do Verão de Peniche, sem falar em festas.
Dia do pescador.
Dia da Criança
Grande Festival sabores do Mar
Santos Populares
Tradicional Corrida das Fogueiras
Triatlo de Peniche
Noites de Fados
Concertos com História
Taça Surf
Campeonato Europeu de Surf
Campeonato Mundial de Surf
Carnaval de Verão
Festas de Santa Ana
Semana da Rendilheira
Feira “Peniche foi Assim”
Peniche Moda
Concurso Mundial de Vela
Corrida da Praia Norte
Grandes festas de Nª Srª. da Boa Viagem
Dia da Cidade
Feira do Livro
Semana da Juventude
Encontro de Vespas do Oeste
Dia dos Avós
Feira de Profissões “Orienta-te”
Feira de Artesanato Nacional e Internacional
24 Horas a Correr
Um dia a pintar Peniche
Um dia a fotografar Peniche
Campeonato de Ténis de Praia
Campeonato de Surf da E.S.T.M
Festival “Artes de Dança” danças de todo o mundo.
Encontro Motard.
(Diversas Exposições)
Paulo Gonçalves

segunda-feira, 20 de abril de 2009

domingo, 19 de abril de 2009

Mês da Liberdade

Decorrem, durante todo o mês de Abril, diversas actividades alusivas às comemorações dos 35 anos do 25 de Abril. Visite Peniche.
Exposições, Cinema, Musica etc... Não falte

Sabores do Mar

Vai decorrer em Peniche, a 10ª edição do Festival Sabores do Mar.
Animação, Gastronomia, Desporto, Artesanato, Saberes e não só.
De 5 a 14 de Junho de 2009 na Capital da Onda
10 de Junho "Pedro Abrunhosa"
12 de Junho "Tara Perdida"
13 de Junho "Ana Moura"

Bandeira Verde atribuída ao Município de Peniche

Promoção do ambiente e sustentabilidade.

Devido ao trabalho desenvolvido na implementação das boas práticas ambientais e da promoção de actividades de desenvolvimento sustentável, foi atribuída ao Município de Peniche o galardão Bandeira Verde pelo projecto ecoXXI.
A preservação do ambiente é fundamental para o futuro do planeta.
Parabéns

terça-feira, 14 de abril de 2009

QUALIDADE DE VIDA



A qualidade de vida pressupõe métodos e regras, assim como a firmeza na sua imposição. Os hábitos alimentares são importantíssimos na manutenção de uma saúde plena. Nos tempos que correm recorre-se cada vez mais à “fast food” , por ser mais rápida e barata, porém com uma grande quantidade de colesterol que, quando consumido assiduamente, se vai alojando nas artérias através da corrente sanguínea, contribuindo para o seu entupimento que consequentemente trará doenças cardiovasculares. É importante reduzir este tipo de alimentação e contrabalançar com uma aproximação à dieta mediterrânica. Aumentando o consumo de azeite, optando pelo consumo de vinho (1 copo) às refeições, ingerindo muita sopa de legumes, às duas principais refeições, abusar da fruta da época e beber muita água. Comer muitas saladas e optar, preferencialmente, pelos pratos de peixe é uma atitude acertada. Assim, assistimos a uma redução das gorduras no organismo e a um aumento das vitaminas, proteínas e anti oxidantes tão necessários ao organismo, paralelamente diminui o nível de toxinas.

É possível comer bem, saudavelmente e com muito sabor até nos restaurantes. Em Peniche pode optar pela excelente oferta de pratos de peixe e sopas.

Apenas alguns exemplos:

Caldeirada à moda de Peniche.
Grelhados Mistos. (inc.sardinha)
Alfaquique com Açorda de Ovas.
Lagosta Suada.
Cocktail de Mariscos.
Sopas de Peixe (diversas)
Sopas de Mariscos (diversas)

Uma boa oportunidade para saborear estes e outros pratos fabulosos, aliando o sabor à cultura, é visitar Peniche no inicio de Junho, aquando do magnifico festival Sabores do Mar.
Paulo Gonçalves

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Ao reciclarmos, o vidro, papel, plástico, estamos a contribuir para um melhor clima porque, poupando árvores (que são abatidas para se produzir a pasta para o fabrico do papel,) fabrica-se mais oxigénio para a atmosfera. As florestas são sistemas altamente equilibrados e, com o seu abate, todas as suas interacções (plantas, animais, etc.) serão afectadas. A Amazónia é considerada o pulmão do planeta, fonte de oxigénio e humidade, factor determinante para que chova nestas zonas. O homem tem tido um papel preponderante no desequilíbrio do planeta, após a revolução industrial, luta constantemente por um lugar ao sol, provoca guerras e destruição. A comida não chega para todos, a fome, a miséria, as catástrofes acontecem cada vez em maior número. Os recursos esgotam-se, a poluição e os gases de efeito de estufa reduzem a camada de ozono, a Terra recebe a radiação emitida pelo Sol com menor protecção, resultante da redução da referida camada, propiciando o chamado aquecimento global e as consequências são: degelo nos pólos, subida do nível das águas do mar, vagas de calor, tempestades, secas violentas, etc. O homem criou várias necessidades e com elas aumentou a poluição, como exemplo temos o automóvel cujo uso se generalizou. Quase todos nós temos este meio de transporte próprio que nos facilita a vida mas que contribui, este, para o crescente aumento da poluição atmosférica.

O “efeito estufa”

Consiste no aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante das combustões de produtos ricos em carbono em centrais eléctricas e no aquecimento doméstico. Provoca o aumento da temperatura da atmosfera, uma vez que retém o calor e impede que este se expanda para o espaço. Consequentemente, verifica-se o aquecimento global da Terra, alterações no clima e a subida do nível do mar. Também os aterros sanitários são determinantes para o ambiente, consistem no depósito de resíduos sólidos biodegradáveis no solo que se vão degradando lentamente e de forma natural. O aterro contém um sistema de impermeabilização de fundo e lateral, com uma camada de geo-têxtil para evitar a contaminação dos solos. Os resíduos são agrupados e compactados, processo esse realizado por uma máquina enfardadora, sendo estes depositados no aterro em fardos ou podendo ser compactados directamente através de uma compactadora móvel que os pisa e comprime. São cobertos diariamente por camadas de terra para que não sejam arrastados pelas águas da chuva. O aterro contém uma rede de drenagem das águas que são tratadas posteriormente, com instalações de apoio e vedação ao longo de todo o aterro para evitar a entrada de animais e pessoas estranhas, impedindo assim que papéis e plásticos se espalhem. No final deste processo procede-se à lavagem das máquinas usadas no processo (ex: compactador) e ao seu estacionamento em local próprio, ficando assim prontas para serem usadas no dia seguinte. O futuro do planeta preocupa cada vez mais o homem e por isso vão surgindo novos projectos para o preservar.
No âmbito do projecto “Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade”, será iniciada a instalação dos primeiros painéis solares para produção de energia eléctrica. Este sistema piloto envolve a colocação de 12 painéis solares com uma potência total instalada de 1,84 kW, que permitirão inverter a actual situação da Berlenga ao nível energético. Esta acção conta com o apoio de dois parceiros-chave, EDP – Energias de Portugal e a Marinha Portuguesa – Direcção de Faróis. A instalação deste sistema piloto envolve, para além da geração de energia eléctrica, a colocação de equipamentos que irão permitir o armazenamento da energia produzida e a sua posterior distribuição por algumas das casas do Bairro dos Pescadores. Na ilha da Berlenga, à excepção do farol e das residências anexas, a energia eléctrica é proveniente de geradores eléctricos alimentados a gasóleo. Este consumo de gasóleo apresenta impactos negativos ao nível ambiental, com uma emissão de gases com efeito de estufa na ordem de 40 toneladas CO2 por ano.



O projecto “Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade” pretende dotar a Ilha de capacidades de geração e armazenamento de energia produzida a partir de fontes renováveis (eólica e fotovoltaica), bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos. A ilha principal, que integra o arquipélago das Berlengas, é a única com ocupação humana permanente. Algumas informações obtidas em http://www.cm-peniche.pt/


Os recursos do planeta não são inesgotáveis e como tal é fundamental uma formação que vá no sentido da economia dos seus recursos. Em família todos devemos colaborar, eu exponho o meu caso, somos cinco pessoas e por isso os consumos serão sempre elevados, estamos pois sensibilizados para a poupança e toda a informação que hoje recebemos, quer da televisão, internet, rádio, revistas quer de outros órgãos de comunicação incentivam a isso mesmo. As práticas diárias vão sendo aplicadas com alguns ajustes e mudanças indo ao encontro dessa necessidade de poupar: a opção por lâmpadas economizadoras, o duche em vez do banho de imersão, o não deixar os equipamentos ligados em “stand by” e reciclar, são alguns hábitos que devemos adoptar.
Paulo Gonçalves

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Semana Santa em Peniche

QUINTA - FEIRA - CELEBRAÇÕES 19.15H *
SEXTA - FEIRA - CELEBRAÇÕES 15.00H* / PROCISSÃO DO ENTERRO DO SENHOR 21.30H
SÁBADO - VIGILIA PASCAL*
*IGREJA DE S.PEDRO

CRISE DE VALORES



O MUNDO ESTÁ EM CRISE – O MUNDO É GOVERNADO PELO HOMEM
O MUNDO ESTÁ EM GUERRA – O HOMEM ORDENA
AS CRIANÇAS PASSAM FOME – A BANCA É SUBSIDIADA
O PAPA FALA – O HOMEM REVOLTA –SE
A IGREJA ORIENTA – O HOMEM ACHA QUE NÃO DEVE

DESDE SEMPRE, O MUNDO FOI GOVERNADO PELO HOMEM, E CONTINUA A FOME , A GUERRA, AS DESIGUALDADES E A MISÉRIA HUMANA, SÓ PARA ALGUNS.
Paulo Gonçalves

terça-feira, 7 de abril de 2009

CULTURA

Os eventos culturais têm crescido, em qualidade e quantidade, nos últimos anos. O Carnaval de Verão e de Inverno, o Festival Sabores do Mar, o Natal Penicheiro, Corrida das Fogueiras e os meses temáticos, entre outros têm dado uma projecção mediática à cidade. Considera isso importante para Peniche?
Paulo Gonçalves

Fortaleza e Museu



Fortaleza e Museu de Peniche.

Fortaleza e Museu

Os Museus são muito importantes na difusão cultural. É nos museus que estão as diferentes recolhas das mais diversas peças pertencentes a várias gerações. São locais de preservação e conservação, onde está contido o nosso património não esquecendo as vivências dos nossos antepassados. São locais de estudo e pesquisa que se projectam para o exterior, sendo uma fonte de identidade das próprias populações. A Fortaleza e Museu de Peniche são de visita obrigatória. O monumento que em tempos foi a sede de um importante complexo militar foi concluído em 1645. Ao longo dos séculos esta fortaleza assistiu e participou em muitas guerras. Depois da sua desactivação enquanto instalação militar funcionou como prisão para opositores políticos de Salazar, durante o Estado Novo. Entre muitas figuras que ali permaneceram no cativeiro durante anos destaca-se o falecido Álvaro Cunhal. Dez anos depois da Revolução de Abril esta fortaleza foi transformada em museu e assim permanece, (Monumento Nacional). Presentemente existe um projecto para a construção de uma pousada da Enatur, uma mais valia para a recuperação e manutenção de todo o monumento.

Paulo Gonçalves

sábado, 4 de abril de 2009

Campo de Ténis


Galhalhaz





















FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM


Dias 1, 2, 3 e 4 de Agosto de 2009 Em Peniche.

Valor Espiritual











Não estivessem os valores cristãos tão desprezados pelo homem e o mundo estaria bem melhor. O principal mandamento daquele que mais nos ama, sim ama, porque permanece em nós, é o amor, quase ninguém faz caso disso. Recentemente o mundo entrou em crise e os governos não perderam tempo em subsidiar os bancos. Apenas 1% desse dinheiro daria para banir a fome em Africa. É triste mas o homem continua a dar prioridade ao egoísmo e a esquecer aquela grande prioridade. JESUS CRISTO
Autor das fotos e texto: Paulo Gonçalves

O caso Modelo

Tenho, por diversas vezes me interrogado acerca da morosidade das coisas em Peniche. Uma dessas morosidades relaciona-se com a construção do Hipermercado Modelo. Tudo foi aprovado e eu não percebo porque motivo a obra não começa. Gostaria de lançar aqui um desafio. Porque motivo demoram tanto tempo?

PENINSULA DAS SETE PRAIAS

Bem vindo ao site das sete praias.