domingo, 24 de maio de 2009

PENICHE

Peniche assenta sobre tombolo (pequeníssima península) com cerca de 10 km de perímetro, constituindo o seu extremo ocidental o [[Cabo Carvoeiro]]. A costa é formada por imponentes rochedos e por magníficas praias de banhos, de grande extensão, debruçando-se sobre o oceano num desfilar constante de aspectos surpreendentes a maravilharem os olhos dos visitantes.
Fronteiro a Peniche, à vista sobre o [[Atlântico]], para o lado ocidental, fica o Arquipélago da [[Berlenga]].
=== História ===O concelho de Peniche possui uma longa e rica [[História]], tendo sido sucessivamente ocupado por populações que, ontem como hoje, fizeram da [[pesca]] e da [[agricultura]] as suas principais actividades económicas.
A sua especificidade geo-morfológica, oscilando entre uma realidade insular/peninsular, parece ter moldado e condicionado de um ponto de vista sócio-económico e cultural, as populações que ao longo dos tempos ocuparam este território, permitindo simultaneamente que o concelho de Peniche fosse palco de importantes acontecimentos históricos de índole nacional e internacional.
=== Arqueologia ===O concelho de Peniche e faixa marítima adjacente tem sido palco, particularmente na última década, de inúmeros projectos de investigação no campo da [[Arqueologia]], trabalhos através dos quais se tem lentamente reconstituído a longa [[História]] deste território e das suas gentes. A Arqueologia dá-nos hoje a conhecer o retrato de um território que à [[época romana]] assumia uma posição de charneira no contexto de uma navegação comercial inter-regional, acolhendo nos seus fundeadouros e eventuais estruturas portuárias, embarcações, algumas de grande tonelagem (como parece estar comprovado pela descoberta na Berlenga de dois cepos de âncora em chumbo com cerca de 2,55 e 2,63 m. e 423 e 422 Kg. respectivamente), transportando ânforas envasando produtos como o vinho andaluz, ou as conservas de peixe lusitanas.
A integração deste território nesta rede comercial de longo alcance terá favorecido seguramente a implantação de uma unidade fabril produtora de preparados piscícolas, apoiada por um precoce complexo oleiro situado no Morraçal da Ajuda, produtor essencialmente de ânforas destinadas ao transporte da sua produção conserveira, realidade que perpetua a memória de uma actividade piscatória e industrial que ainda hoje cerca de dois milénio depois continua a pautar a vivência económica e social da gentes de Peniche.
=== Geografia ===Peniche tem vários quilómetros de costa marítima onde se podem encontrar uma grande variedade de praias de finas areias e águas límpidas que chegam a ter extensões de vários quilómetros. A cidade encontra-se edificada numa península que tem como ponto mais ocidental o [[Cabo Carvoeiro]].
É neste concelho que podemos encontrar o arquipélago das [[Berlengas]], situado a cerca de 11 milhas a Oeste do [[Cabo Carvoeiro]].
Este [[arquipélago]] é hoje uma [[reserva natural]] onde se encontram espécies raras de aves, peixes e flora.
=== Demografia ==={ {{prettytable1center}}! colspan="9" População do concelho de Peniche (1801 – 2004)- bgcolor="#C0C0C0" align="center" [[1801]] align="center" [[1849]] align="center" [[1900]] align="center" [[1930]] align="center" [[1960]] align="center" [[1981]] align="center" [[1991]] align="center" [[2001]] align="center" [[2004]]- align="center" 2460 align="center" 5953 align="center" 8199 align="center" 16019 align="center" 22200 align="center" 25627 align="center" 25880 align="center" 27315 align="center" 28164}
=== Freguesias ===As Freguesias de Peniche são:* [[Ajuda (Peniche)Ajuda]]* [[Atouguia da Baleia]]* [[Ferrel]]* [[São Pedro (Peniche)São Pedro]]* [[Serra d'El-Rei]]* [[Conceição (Peniche)Conceição]]
=== Economia ===Durante muitos anos, a principal actividade económica deste concelho foi a pesca, sendo o [[Porto de Peniche]] um dos principais portos de pesca portugueses. O porto de pesca encontra-se situado na costa sul da península de Peniche.
Encontra-se em estudo a probabilidade de haver fontes de energia não renovável nas águas ao largo de Peniche, podendo se dar a exploração de Petróleo dentro de poucos anos.
=== Património ===* [[Forte de Peniche]]* [[Igreja de São Pedro (Peniche)Igreja de São Pedro]]* [[Igreja da Misericórdia de Peniche]]* [[Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Cabo Carvoeiro)Capela de Nossa Senhora dos Remédios]]* [[Gruta da Furninha]]* [[Igreja de São Leonardo]], em [[Atouguia da Baleia]]* [[Fonte gótica de Atouguia da Baleia]]* [[Pelourinho de Atouguia da Baleia]]* [[Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Atouguia da Baleia)Igreja de Nossa Senhora da Conceição]]* [[Praça-forte de Peniche]] - No lado sul, junto ao mar, fica a fortaleza do século XVI, usada como prisão durante o regime de Salazar. Ficou famosa pela fuga do líder comunista Álvaro Cunhal.* [[Muralha de Peniche]] - A cidade de Peniche está em parte rodeada de muralhas do século XVI.* [[Farol do Cabo Carvoeiro]]* [[Cabo Carvoeiro]]
=== Etnografia ===Neste território estremenho, a Natureza parece ter moldado uma vivência marcada pela dicotomia entre uma realidade marítima e piscatória, associada à exploração, transformação e comercialização dos recursos marinhos, predominante na península de Peniche, e um mundo eminentemente agrícola, do interior do concelho, onde o amanho da terra instituiu usos e costumes.
Na Etnografia penicheiro pontificam as tradições, os usos, e os costumes, associados à faina da pesca, e indústrias adjacentes, ao cultivo dos campos ou ao rendilhar dos bilros. A memória de trágicos naufrágios, a arreigada religiosidade popular ou a farta gastronomia constituem, igualmente, importantes traços de um Povo que projecta nas gerações vindouras a herança de um longo passado colectivo. Percorrer o concelho de Peniche é pois embarcar numa deleitosa viagem pela História, tradições e costumes de um Povo indelevelmente moldado pela incontornável omnipresença do mar e pela graciosa fertilidade de verdejantes planícies agrícola
s.
Fonte:wikipédia

2 comentários: