quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO
O nascimento de Jesus em Belém de Judá é uma das tradições mais queridas do Cristianismo e está na base do calendário das celebrações natalícias em todo o mundo. Mateus e Lucas descrevem o nascimento de Jesus. Lucas fala-nos de Maria, uma jovem de Nazaré, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus. A aparição de um anjo deu-lhe conta que a criança que ela daria à luz seria fruto do Espírito Santo. “Disse-lhe o anjo: Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.”
(Lc. 1, 30-31)
No Evangelho de Mateus, o anúncio do nascimento é feito a José, noivo de Maria, pedindo-lhe que não a repudiasse, a criança que iria nascer era fruto do Espírito Santo. Lucas diz-nos que Jesus nasceu durante o reinado do Imperador Augusto (30 a.C.-14 d.C.). Por causa de um recenseamento, José e Maria tiveram necessidade de viajar até Belém, a cidade Natal de José. A cidade estava tão cheia de forasteiros que não conseguiram encontrar lugar em nenhuma hospedaria, pelo que tiveram de ficar alojados num estábulo. Foi aqui que Maria deu à luz o seu filho, deitando-o na manjedoura dos animais. As primeiras testemunhas que chegaram ao local foram os pastores, depois de avisados por um anjo acerca do seu nascimento. Mateus diz que os primeiros a chegar foram uns Magos, homens sábios, vindos do oriente. Seguiram uma estrela como sendo o sinal do nascimento de um rei dos judeus. A Bíblia não diz quantos eram os Magos. Uma tradição mais tardia fala de três e identifica-os como sendo reis.
Originalmente, os Magos eram uma tribo do Império Persa, famosa pelos seus conhecimentos de astrologia. Quando Herodes, o Grande (37 a.C.-4 d.C.), Governador da Palestina, ouviu falar dos Magos e do motivo da sua viagem, ficou perturbado com a possibilidade da chegada de um rival. Informado A Igreja da Natividade, em Belém, está situada sobre o lugar do nascimento de Jesus. Construída no séc. VI pelo Imperador Justiniano, ocupa o mesmo lugar de uma outra mandada construir em 339 d.C. Por Sta. Helena, mãe de Constantino, o Grande, o primeiro imperador cristão.
Acerca das profecias que falavam do nascimento do Messias em Belém, convocou os Magos pedindo-lhes que procurassem a criança e o informassem do seu paradeiro para poder ir adorá-lo. Os Magos encontraram Maria e Jesus e presentearam-no com ouro, incenso e mirra, símbolos de realeza, morte e ressurreição. Avisados num sonho para que não voltassem a encontrar Herodes, regressaram às suas terras por outro caminho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário