segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eram Três Pastorinhos


“Mágica Maresia”

Sentava-me eu, muitas vezes, nos meus tempos de infância, no humilde sofá daquela digna sala pertença da minha casa, a ver televisão. As imagens que nos chegavam eram de apenas duas cores e nem sempre a televisão abria as suas emissões durante o dia. A economia do país e a sua evolução tecnológica, a mais não permitia. Quando se ligava a televisão em pleno dia já sentíamos que algo de especial acontecia no país. Esta situação acontecia nos dias 13 de Maio e 13 de Outubro, aquando das transmissões das peregrinações. Ali estava eu a assistir, juntamente com a minha mãe e recordo que me emocionava sem perceber muito bem porquê. Lembro também que questionava a minha fiel companheira destas manhãs televisivas, acerca de muitos aspectos que aguçavam a minha curiosidade em relação ao que se estava a passar em Fátima. E foi assim num desses dias.
Tinha acabado de tomar o pequeno-almoço e sabia que a transmissão em directo de Fátima ia acontecer, por esse motivo, apressadamente, dirigi-me para a sala. A minha mãe seguiu-me as pisadas. Pouco depois de ter ligado a televisão, a transmissão em directo começou.
- Mãe porque motivo isto dá na televisão? – Questionei.
- Olha filho isto dá na televisão porque em Fátima, apareceu a Nossa Senhora.
- Apareceu?
- Sim apareceu.
- Mãe, porque é que a Nossa Senhora apareceu?
- Porque trazia uma mensagem de Nosso Senhor.
- Que mensagem era essa?
- Era uma mensagem que os homens deveriam cumprir.
- E porquê?
- Porque era uma mensagem de amor.
Aquela explicação não me deixou completamente esclarecido e por isso voltei a interrogar a minha mãe que denotava já, algum cansaço por permanentemente lhe desviar a atenção acerca do que se passava na televisão.
- E a Nossa Senhora comunicou a mensagem a quem?
- A três meninos muito pobrezinhos.
- Quem eram?
- Eram três pastorinhos!
- E só eles é que viram a Nossa Senhora?
- Sim, mas no último dia das aparições houve um milagre testemunhado pelas pessoas que estavam em Fátima. Por isso eles celebram sempre os dias em que Nossa Senhora Apareceu.
Aquelas explicações e a emoção que sentia ao assistir a estas celebrações aguçavam ainda mais a minha curiosidade em relação às aparições de Fátima. Hoje percebo de uma forma mais aprofundada tudo o que se passou e concretizou historicamente, facto que lhes dá outro sentido e entendimento. A mensagem da qual Nossa Senhora era portadora era de facto, de amor e continua actual sendo digna da sua celebração, prova viva da sua importância para toda a humanidade. Nossa Senhora porta do céu, porta do amor e que por isso mesmo nos conduz a Nosso Senhor.
Tal como o Natal, a Páscoa, as Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, também Fátima, mexeu muito comigo e ajudou, através do fenómeno, da mensagem e da sua concretização em termos históricos, a fortificar e solidificar a fé e confiança que deposito nesse meu senhor, gerador da minha existência e eterno amigo que é Jesus Cristo.

Paulo Gonçalves

71 comentários:

  1. Gostei muito da mensagem transmitida.

    ResponderEliminar
  2. Em Maio todos procuram algo relacionado com Fátima. Isto vai ser sucesso por aqui.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito. Paulo está muito humilde e autêntico.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom e tocante.

    ResponderEliminar
  5. É um conto ternurento.

    ResponderEliminar
  6. É um conto com um toque de realidade e de criança. Lindo!

    ResponderEliminar
  7. Vai ser o trabalho mais procurado desta semana. Não tenho dúvidas!

    ResponderEliminar
  8. Grande contador de histórias.

    ResponderEliminar
  9. Muito humilde e a fazer lembrar aquele ternurento conto de Natal

    ResponderEliminar
  10. Este conto poderá incomodar alguns. Para mim é um grande testemunho e marca uma importante passagem neste Blogue.

    ResponderEliminar
  11. Lindo! Adorei! Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  12. Sem palavras porque Fátima mexe e sempre mexeu comigo. A curiosidade que o menino demonstra é algo que é inerente a todos nós. O fenómeno tem vindo a comprovar-se verdadeiro pelos acontecimentos que se têm vindo a confirmar ao longo dos anos. Hoje penso que não Há dúvidas acerca da sua veracidade pois tudo se confirmou e ainda muito se irá confirmar. Este conto, sendo simples consegue tocar os nossos corações. Fátima é Portugal! Fátima é amor!

    ResponderEliminar
  13. António Alves23/05/11, 19:18

    Este conto tem uma ternura como a manifestada na canção que ternura senhor tiveste comigo.
    A infância e o facto de conter nele toda a sua inocência e descoberta encontrada também na mãe que explica ao filho as coisas de Deus. Humilde e simples. Despido de tudo adorei.
    Comento da mesma forma que comentei o 1º Elemento
    Tenho e sempre terei uma predilecção pelos assuntos relacionados com Fátima.
    Este nosso coração busca e espanta-se com os sucessivos acontecimentos históricos relacionados com as aparições e com os factos que se lhes precederam. Se olharmos com um olhar jornalístico para todas as questões concluímos que realmente existe algo muito superior a nós. Basta só falar na conversão da Rússia, facto que era impensável, ou a inesperada queda do muro de Berlim. Isto para não falar do Papa vestido de branco e com as vestes manchadas de sangue, que caminha no meio dos pecadores ou até mesmo sobre a iluminação do céu antes do começo da segunda guerra, facto que se confirmaria com uma grande aurora boreal.
    Estes acontecimentos entre muitos outros não deixam de me fazer reflectir e me obrigarem a concordar que tais eram imprevisíveis ao ser humano sem uma ajuda divina. Este conto tem uma ternura como a manifestada na canção que ternura senhor tiveste comigo.
    A infância e o facto de conter nele toda a sua inocência e descoberta encontrada também na mãe que explica ao filho as coisas de Deus. Humilde e simples. Despido de tudo adorei.

    ResponderEliminar
  14. Eu transcreveria tudo o que o meu companheiro disse, no entanto direi algo muito substancial ao meu ser: Quando visito aquele Santuário sou invadida por um sentimento inexplicável. É algo que sinto no meu interior e que me leva a derrubar muitos dos meus muros interiores. Ao regressar sinto sempre uma leveza ímpar e que me ajuda na minha própria conversão. Também desde criança suscita a minha curiosidade e o sentimento de descoberta é muito

    ResponderEliminar
  15. Correcção ao meu anterior comentário que não entrou todo.

    Eu transcreveria tudo o que o meu companheiro disse, no entanto direi algo muito substancial ao meu ser: Quando visito aquele Santuário sou invadida por um sentimento inexplicável. É algo que sinto no meu interior e que me leva a derrubar muitos dos meus muros interiores. Ao regressar sinto sempre uma leveza ímpar e que me ajuda na minha própria conversão. Também desde criança suscita a minha curiosidade e o sentimento de descoberta é muito forte.

    ResponderEliminar
  16. Simples, humilde e belo testemunho deixado pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Adorei. Gostei muito deste conto.

    ResponderEliminar
  18. A mensagem de Fátima é intemporal. Já passaram quase 100 anos e no entanto continua actual e desvenda-se por Fátima um véu que só pode ser entendível ao passar do tempo e na sua grande maioria à luz da fé quando se lê na primeira vez. Depois e confrontando os facto históricos verifica-se a sua veracidade e concretização. Demonstração de amor. Demonstração ao Tomés.
    Fátima tem o mágico poder que vem de uma forte mensagem de amor. O amor que não é entendível ao comum dos seres humanos. Preocupamo-nos demais em explicar e em entender, quando o que de facto importa é sentir e deixarmo-nos levar por todo aquele amor que a seu tempo se encarregará de fazer brotar os seus frutos.

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito de saber desta tua real convicção.

    ResponderEliminar
  20. Muito bom testemunho. Fátima faz parte de nós.

    ResponderEliminar
  21. A sabedoria do amor é algo que não acontece porque simplesmente brota do coração e não da cabeça. Ao sentirmos esse amor de coração aberto encontramos e distribuímos a sua própria essência. Este conto vai na linha do primeiro elemento que tem muito do autor. Ternurento, brilhante e humilde. Na sua simplicidade invade-nos o coração. É preciso renascer! É preciso acordar! É urgente amar!
    É importante, mesmo muito importante, interiorizar Fátima. Que bela homenagem neste mês de Maria.

    ResponderEliminar
  22. Este conto não me incomoda nada. O Sr. Alberto deixa sempre estas opiniões no ar mas eu até concordo. De facto existem pessoas que não entendem aquilo que deveriam entender.
    Sendo um conto dos mais simples que o Paulo fez, faz-me lembrar aquele conto de infância em que descrevia o seu Natal, é um conto que atinge uma grandeza que à primeira vista não será palpável mas que é certamente atingível.

    ResponderEliminar
  23. Carlos Miranda24/05/11, 19:03

    Esta estrela que brilha desde cedo nas crianças e que cresce, cresce e vai formando o nosso interior.
    Volto a falar no poema a Nossa Senhora que está na coluna da esquerda? É isso tudo! Tudo está ali. É a nossa estrela que brilha e nos faz procurar e ansiar esse brilho que a Jesus nos conduz. Porque tudo isto está tão bem transmitido, os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  24. Margarida Rebelo24/05/11, 19:05

    Mais um trabalho que me encheu de ternura. As crianças são predilectas de Maria.
    Salvê! Salvê! Pastorinhos.
    Julgo ser mais uma a ser conquistada por estes ensinamentos. Antigamente eu colocava muitas reticências ao fenómeno de Fátima. Hoje e depois de vastamente informada percebo como tudo faz sentido e consigo entender o projecto de Deus nestes quase cem anos após as aparições. Ainda temos muito que aprender até percebermos uma ínfima parte dos planos de Deus, no entanto uma coisa está garantida o seu amor é inesgotável. Caso contrário, não teríamos acesso a estas coisas.

    ResponderEliminar
  25. Sofia Melo24/05/11, 19:05

    Existem pessoas que são amigas, ou julgamos ser. Entram nas nossas vidas quase como uma imposição e nas mais variadas situações e da mesma forma que entram acabam por sair. Com Jesus e Maria isso não acontece, o seu amor perdura e a sua presença é uma constante. Podes abandoná-los mas em qualquer altura podes procurá-los que eles estão lá. Este conto é um exemplo disso, desde pequenos que Maria nos toca. Grande trabalho!

    ResponderEliminar
  26. Carlos Viriato24/05/11, 19:06

    Grande conte demonstrativo da grande humildade e amor de Deus.

    ResponderEliminar
  27. Amar a Deus24/05/11, 19:07

    Conto recheado de humildade e inocência infantil. Curiosidade e amor fazem parte das crianças e da sua relação com a mãe. Esta relação está muito patente em Fátima e em tudo o que às aparições diz respeito. Para nós, sendo dos contos mais simples, consegue ser um dos melhores contos. Está puro, lindo e ternurento.

    ResponderEliminar
  28. João Bastos24/05/11, 19:07

    Agora temos algo em mãos que nos surpreende e que nos faz pensar ainda mais. Que curiosidade e testemunho nos deixa o autor em relação a Fátima? Eis uma questão que não pode deixar de nos fazer pensar. Para os cépticos será algo que lhes perturbe. Para os crentes, nada mais natural. Para mim trata-se de um verdadeiro conto que fala do autor em realidade e simplicidade.

    ResponderEliminar
  29. Está tudo dito. Nossa Senhora marca a nossa vida.

    ResponderEliminar
  30. Amigo de Peniche24/05/11, 19:08

    Nesta simplicidade encontramos aquilo que nem sempre é visível e palpável. A nossa vida está recheada de saberes que nem sempre serão sabedoria. Pensar, reflectir e sentir esta grandiosidade é algo que nos premeia a alma e a existência. Muito bom.

    ResponderEliminar
  31. Marta Leni24/05/11, 19:21

    Uma verdadeira lição de humildade.

    ResponderEliminar
  32. Quem experimenta este amor de Maria não lhe fica indiferente. O autor é testemunha disso.

    ResponderEliminar
  33. Estou tão empolgado com os trabalhos do Peniche Livre que já enviei as minhas propostas para trabalhar para este Blogue directamente ao Facebook do Paulo e espero aceitação. É honroso para mim se isso acontecer, pois adoraria expor os meus trabalhos também por aqui. Sou autor de livros internos e escrevo para jornais regionais e magazines. A minha ideia é simplesmente contribuir para a grandiosidade deste Blogue.
    A sabedoria do amor é algo que não acontece porque simplesmente brota do coração e não da cabeça. Ao sentirmos esse amor de coração aberto encontramos e distribuímos a sua própria essência. Este conto vai na linha do primeiro elemento que tem muito do autor. Ternurento, brilhante e humilde. Na sua simplicidade invade-nos o coração. É preciso renascer! É preciso acordar! É urgente amar!
    É importante, mesmo muito importante, interiorizar Fátima. Que bela homenagem neste mês de Maria.

    ResponderEliminar
  34. Predilecção de Maria, trazida para este Blogue, que não podemos deixar de acompanhar. Se Peniche está bem representado na internet, essa boa representação passa por aqui de certeza.
    Eu gostei muito desta mensagem que advém deste conto em que um menino sem perceber nada do que ali se passou, não deixou de sentir curiosidade e fascínio por todo aquele mistério. Hoje muitos anos depois ele transmite-nos isso e esse facto é fabuloso porque nos faz pensar e testemunhar as nossas opiniões.

    ResponderEliminar
  35. Muito simples, belo e humilde.

    ResponderEliminar
  36. Como sempre tá o máximo.

    ResponderEliminar
  37. Um conto muito bonito.

    ResponderEliminar
  38. Um belo conto que prima pela autenticidade, humildade e veracidade.

    ResponderEliminar
  39. António Silva25/05/11, 18:01

    Belo conto.

    ResponderEliminar
  40. É um belissimo trabalho.

    ResponderEliminar
  41. Gostei muito do conto.

    ResponderEliminar
  42. Amei de coração!!! Tá lindo!!!

    ResponderEliminar
  43. Margarida Rebelo25/05/11, 20:14

    Também eu já me propus e expor trabalhos meus neste Blogue. Acho este espaço com grande futuro, muito digno e que não faltarão mãos para o trabalharem e inclusive mão famosas. Vou contactar o Facebook pois tenho grandes projectos que adoraria expor aqui, inclusive histórias de vida minhas, passadas em Peniche aquando das férias.

    ResponderEliminar
  44. Tiago Rebelo25/05/11, 20:14

    Sorver trabalhos desta natureza eleva-nos à maturidade adquirida. Dá que pensar porque aqui vimos. Dá que pensar porque a Fátima, vamos.

    ResponderEliminar
  45. Caminhar! Caminhar! Caminhar!
    Sentir a vida e sentir o que está presente nestes trabalhos que testemunham tão bem este mês de Maria é algo que nos transcende. Gostei muito deste conto.

    ResponderEliminar
  46. Um conto muito bonito.

    ResponderEliminar
  47. Adorei este conto. Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  48. Victor Guedes26/05/11, 18:49

    Muito bonito.

    ResponderEliminar
  49. Muito bonito o conto.

    ResponderEliminar
  50. Mário Lutano26/05/11, 19:26

    Maresia e beleza neste magnífico conto.
    Mais um grande momento.

    ResponderEliminar
  51. Pedro Silva26/05/11, 19:27

    Belo e puro.
    Inocente e curioso.
    Aparentemente simples...
    ...No entanto muito revelador.

    ResponderEliminar