sexta-feira, 31 de julho de 2009

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM

DESTAQUES:
DIA 1 DE AGOSTO
16.00H SARDINHADA
21.45H GRANDIOSA PROCISSÃO NO MAR
00.00H FOGOS DE ARTIFÍCIO (AQUÁTICO E SOLTO)
DIA 2 DE AGOSTO
11.00H MISSA MAREAL
15.00H GRANDIOSA PROCISSÃO EM TERRA
22.00H ANIMAÇÃO NA RIBEIRA
00.00H FOGO DE ARTIFÍCIO
DIA 3 DE AGOSTO
11.00H PROCISSÃO DE S.PEDRO GONÇALVES TELMO
22.00H ANIMAÇÃO NA RIBEIRA
01.00H FOGO PRESO E SOLTO
DIA 4 DE AGOSTO
22.00H ANIMAÇÃO NA RIBEIRA
01.00H FOGO DE ARTIFÍCIO
NESTE BLOG ESTÁ DISPONIVEL O PROGRAMA COMPLETO DAS FESTAS
VEM A PENICHE
BOA VIAGEM

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM

APROXIMA-SE O FIM DE SEMANA EM QUE PENICHE SE ENCHE DE LUZ, A LUZ DA ALEGRIA, DA EPERANÇA, DA CONFIRMAÇÃO E DA FÉ, A NOSSO LOUVOR ÚNICO A MARIA COMEMORA 61 ANOS CONSECUTIVOS É UM MOMENTO MUITO ESPECIAL, UMA POSTURA DE AMOR A CRISTO MUITO PRÓPRIA, DESEJO QUE O VIVAS MUITO E QUE A NOSSA FÉ SE RONOVE COM ESTES MOMENTOS TÃO PRÓPRIOS E INTIMOS, COM MARIA SENHORA NOSSA, MUITO AMADA MÃE DA IGREJA.
VISITA PENICHE
BOA VIAGEM

sexta-feira, 24 de julho de 2009

FESTAS DE NªSRª DA BOA VIAGEM

ESTAMOS A UMA SEMANA DAS GRANDES FESTAS DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

VERÃO

Em Junho ocorreram duas ondas de calor, nos períodos de 27 de Maio a 3 de Junho e de 10 a 22 de Junho, assim como pelo registo do número elevado de dias com temperaturas acima de 25º e 30º, superior ao respectivo valor médio de 1971-2000 do mês de Junho.
Os valores médios da temperatura do ar, média, máxima e mínima, foram superiores aos valores normais (1971-2000) em todo o Continente, com anomalias de +1,5º, +1,6º e +1,4º respectivamente.
Quanto à precipitação, a média de quantidade de precipitação foi superior aos valores médios (1971-2000), classificando-se o mês de Junho como normal a chuvoso nas regiões do Norte e Centro e no litoral Oeste da região Sul. Nas restantes regiões o mês classificou-se como seco a normal.
A situação de seca meteorológica manteve-se em todo o território continental embora tenha sofrido um desagravamento, particularmente nas regiões do litoral Norte e Centro. Assim, 18% do território do Continente encontrava-se em situação de seca fraca, 38% em seca moderada, 34% em seca severa e 10% em seca extrema. -
Relatório Clima Junho 2009

FONTE: INSTITUTO DE METEOROLOGIA

FESTAS DE NªSRª DA BOA VIAGEM

APROXIMA-SE O FIM DE SEMANA EM QUE PENICHE SE ENCHE DE LUZ, A LUZ DA ALEGRIA, DA EPERANÇA, DA CONFIRMAÇÃO E DA FÉ, A NOSSO LOUVOR ÚNICO A MARIA COMEMORA 61 ANOS CONSECUTIVOS É UM MOMENTO MUITO ESPECIAL, UMA POSTURA DE AMOR A CRISTO MUITO PRÓPRIA, DESEJO QUE O VIVAS MUITO E QUE A NOSSA FÉ SE RONOVE COM ESTES MOMENTOS TÃO PRÓPRIOS E INTIMOS, COM MARIA SENHORA NOSSA, MUITO AMADA MÃE DA IGREJA.
VISITA PENICHE

FESTAS DE NªSRª DA BOA VIAGEM



Peniche vai entrar em festa, será no primeiro fim-de-semana de Agosto que decorrerá a tradicional FESTA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM, com início no Sábado, dia 1 e que se estenderá até Terça-Feira, dia 4.


Peniche, terra de pescadores de grande tradição e de Fé, está em Festa.
As gentes do mar marcadas por uma forte devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem, querem desta forma tão bonita e única agradecer àquela que será sempre a nossa estrela do Mar – Stella Maris.

Fonte:A Comissão da Festa 2009

“(…)Senhora da Boa viagem,
dai-me a luz do teu olhar
pois rezando a vossos pés
está um velho homem do mar!(…)
Hino a Nª Srª da Boa Viagem

Peniche Moda 2009


A Associação Juvenil de Peniche convida-o (a) a assistir ao Peniche Moda 2009, que terá lugar no próximo dia 25 de Julho, pelas 22 horas, nas Escadarias da Capitania do Porto de Peniche. Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Peniche.
Fonte: Associação Juvenil de Peniche

quinta-feira, 16 de julho de 2009

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM


Fonte: Comissão de Festas

QUALIDADE DE VIDA EM PENICHE

QUALIDADE DE VIDA


A qualidade de vida pressupõe métodos e regras, assim como a firmeza na sua imposição. Os hábitos alimentares são importantíssimos na manutenção de uma saúde plena. Nos tempos que correm recorre-se cada vez mais à “fast food” , por ser mais rápida e barata, porém com uma grande quantidade de colesterol que, quando consumido assiduamente, se vai alojando nas artérias através da corrente sanguínea, contribuindo para o seu entupimento que consequentemente trará doenças cardiovasculares. É importante reduzir este tipo de alimentação e contrabalançar com uma aproximação à dieta mediterrânica. Aumentando o consumo de azeite, optando pelo consumo de vinho (1 copo) às refeições, ingerindo muita sopa de legumes, às duas principais refeições, abusar da fruta da época e beber muita água. Comer muitas saladas e optar, preferencialmente, pelos pratos de peixe é uma atitude acertada. Assim, assistimos a uma redução das gorduras no organismo e a um aumento das vitaminas, proteínas e anti oxidantes tão necessários ao organismo, paralelamente diminui o nível de toxinas.

É possível comer bem, saudavelmente e com muito sabor até nos restaurantes. Em Peniche pode optar pela excelente oferta de pratos de peixe e sopas.

Apenas alguns exemplos:

Caldeirada à moda de Peniche.
Grelhados Mistos. (inc.Sardinha)
Alfaquique com Açorda de Ovas.
Lagosta Suada.
Cocktail de Mariscos.
Sopas de Peixe (diversas)
Sopas de Mariscos (diversas)

Uma boa oportunidade para saborear estes e outros pratos fabulosos, aliando o sabor à cultura, é visitar Peniche no inicio de Junho, aquando do magnifico festival Sabores do Mar.

VERÃO DE PENICHE É FESTA

VERÃO DE PENICHE É FESTA
Não podemos falar do Verão de Peniche, sem falar em festas.
Dia do pescador.
Dia da Criança
Grande Festival sabores do Mar
Santos Populares
Tradicional Corrida das Fogueiras
Triatlo de Peniche
Noites de Fados
Concertos com História
Taça Surf
Campeonato Europeu de Surf
Campeonato Mundial de Surf
Carnaval de Verão
Festas de Santa Ana
Semana da Rendilheira
Feira “Peniche foi Assim”
Peniche Moda
Concurso Mundial de Vela
Corrida da Praia Norte
Grandes festas de Nª Srª. da Boa Viagem
Dia da Cidade
Feira do Livro
Semana da Juventude
Encontro de Vespas do Oeste
Dia dos Avós
Feira de Profissões “Orienta-te”
Feira de Artesanato Nacional e Internacional
24 Horas a Correr
Um dia a pintar Peniche
Um dia a fotografar Peniche
Campeonato de Ténis de Praia
Campeonato de Surf da E.S.T.M
Festival “Artes de Dança” danças de todo o mundo.
Encontro Motard.
(Diversas Exposições)

CULTURA

Temos assistido, ultimamente, em Peniche, a espectáculos de elevado nível de qualidade. Esta situação não era habitual, no entanto tornou-se prática corrente. Sabores do Mar, Exposições de diversa ordem, Concertos e a Manifesta são exemplos disso. As pessoas começam aos poucos a aderir porque lhes é incutido esse hábito e começamos a vencer essa dura batalha de aprimorar os gostos das pessoas. Peniche estava habituado às “pimbalhices” e disso não passava, por isso mesmo devemos dar os parabéns ao Município pelo extremo bom gosto dignificando assim a cidade em cada evento realizado.
Paulo Gonçalves

PENICHE LIVRE

Já passaram três meses desde que o site “Peniche Livre” foi inaugurado e neste período de tempo é já um sucesso. Muitos entraram no site, enviaram comentários, participaram, votaram nas sondagens, navegaram um pouco por todo o site, sendo este adicionado por muitos, aos favoritos.
O crescimento e melhoria do site vai continuar. Tentando ir ao encontro das pessoas e aos assuntos relacionados com a Cidade.

Muito Obrigado!

Paulo Gonçalves

PENICHE LINDA CIDADE

Fiquei maravilhado, quando à dias visitei um apartamento junto à rotunda da Nª SRª da Boa Viagem. A casa tinha uma vista espectacular. Situada num 4º andar e com vista para a praia Norte, Baleal e Parque Urbano. Emocionei-me ao verificar, mais uma vez, o quanto a nossa cidade é bela o quanto poderia ser aproveitada se fossem recuperados todos os cantinhos com limpezas, zonas verdes, e diversos equipamentos. Assim o conjunto de beleza natural que já possui, aliada ao aprumo daria sem dúvida um resultado espectacular e uma maior atractividade a Peniche.

MARIA

PORQUE SERÁ?


Porque será que a mensagem de Fátima continua tão actual?
Porque será que aconteceu nos dias 13? (Excepto em Agosto)
Porque será que tanta gente vai a Fátima após 92 anos?
Porque será que João Paulo II foi baleado a 13 de Maio?
Porque será que a bala destinada a acabar com a vida de João Paulo II está na coroa de Nª SRª de Fátima?
Porque será que comemoramos o nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, depois de passados 2000 anos?
Porque será que a irmã Lúcia faleceu num dia 13?

Paulo Gonçalves

quarta-feira, 15 de julho de 2009

CARNAVAL DE VERÃO

É já no sábado, dia 18 de Julho, a partir das 21 horas, que as ruas do concelho de Peniche se vão encher de luz, cor e muita agitação. É o Carnaval de Verão de Peniche que sai à rua para um desfile onde, mais de seis centenas de figurantes, vão espalhar música, folia, alegria e muita animação. No dia do desfile poderá assistir em directo, no site do município, ao Carnaval de Verão Peniche '09.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Peniche em conjunto com a Comissão e Grupos de Carnaval, contará com a participação de um corso composto por 19 grupos que desfilarão desde o Campo da República, percorrendo diversas ruas, até à Ribeira Velha, para onde está reservada vistosa actuação em palco.

Os 600 figurantes vão desfilar os temas dos 19 grupos locais: Alto de Santa Cruz; Amigos do Veleiro; As Furonas, Café Santa Cruz; Café Stella Maris; Campo da Torre; Clube Lazer Santana; Estamos em Todas; Filhas do Mar; Florista Gardénia; Folionas; Jóias de Ferrel; Marcha Serrana; Os Pilas; Os Wilmas; São Paulo; Vai Sempre; Vai ser um Falócê e Verde Mar
FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE

MAGIA DE PENICHE NO VERÃO

Recordo com muita saudade os meus tempos de escola, desde a primária, as vivências, os sonhos, o entusiasmo, os amigos, os namoros e os professores, o meu primeiro dia de aulas foi inesquecível. Gostava muito de Português, Biologia e das matérias ligadas ao clima, também aprendi muito em religião e Moral, disciplina que esteve sempre presente. Lembro-me de na infância, gostar de brincar com os meus vizinhos e colegas de escola e do que mais gostava era de jogar ao berlinde e ao peão. Além de ser divertido gerava a competição entre nós, pois todos queríamos vencer o jogo, fomentava e alicerçava a nossa amizade. Recordo com bastante saudade os Verões, as férias grandes e logo no início as festas dos Santos Populares com as fogueiras organizadas por todos. A minha rua era ponto de encontro entre os vizinhos. Sentia-me particularmente feliz porque tinha terminado o trabalho e as férias estendiam-se no tempo. Recordo igualmente os meses de Julho e Agosto em que passava muito tempo no café de uma tia minha (Café Alcatraz), na Ribeira, ainda no tempo em que o pescado ali era descarregado. Eram meses cheios de magia com a chegada dos divertimentos para as festas em honra de Nª SRª da Boa Viagem (Festas da Cidade). O brilho de felicidade era bem visível nos nossos olhos assim que chegava um Carrossel ou pista de carrinhos. Os dias da festa eram uma alegria, sempre achei a Procissão no Mar um acontecimento muito bonito, ficava fascinado ao ver todos os barcos iluminados e sempre gostei muito dos fogos de artifício, sentia e ainda hoje sinto orgulho quando oiço elogios a esta magnífica e comovente manifestação de fé, cheia de luz e cor.

SARDINHADA

ENCONTRO DE PENICHE CONSIGO PRÓPRIO CONFRATERNIZANDO COM OS FORASTEIROS. ESTA SARDINHADA É OFERECIDA A TODOS Fonte: Comissão de Festas

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM

PENICHE JÁ SE ENFEITA, JÁ SE REDECORA PREPARANDO-SE ASSIM PARA A SUA FESTA MAIOR! A SUA HOMENAGEM A NOSSA SENHORA.

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM

Fonte: Comissão de Festas

Verões de Peniche

Recordo com bastante saudade os Verões, as férias grandes e logo no início as festas dos Santos Populares com as fogueiras organizadas por todos. A minha rua era ponto de encontro entre os vizinhos. Sentia-me particularmente feliz porque tinha terminado o trabalho e as férias estendiam-se no tempo. Recordo igualmente os meses de Julho e Agosto em que passava muito tempo no café de uma tia minha (Café Alcatraz), na Ribeira, ainda no tempo em que o pescado ali era descarregado. Eram meses cheios de magia com a chegada dos divertimentos para as festas em honra de Nª SRª da Boa Viagem (Festas da Cidade). O brilho de felicidade era bem visível nos nossos olhos assim que chegava um Carrossel ou pista de carrinhos. Os dias da festa eram uma alegria, sempre achei a Procissão no Mar um acontecimento muito bonito, ficava fascinado ao ver todos os barcos iluminados e sempre gostei muito dos fogos de artifício, sentia e ainda hoje sinto orgulho quando oiço elogios a esta magnífica e comovente manifestação de fé, cheia de luz e cor.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM


Fonte: Comissão de Festas

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM

SENHORA DA BOA VIAGEM
DAI-ME A LUZ DO TEU OLHAR
POIS REZANDO A VOSSOS PÉS
ESTÁ UM VELHO HOMEM DO MAR
Hino: Fonte: Paróquia de Peniche

PROGRAMA DE 1978

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM Fonte: Comissão de Festas De Nª Senhra da Boa Viagem

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM

Fonte: Comissão de Festas

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM

Fonte: Comissão de Festas

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM

Fonte: Comissão de FEstas

FESTAS DE Nª SRª DA BOA VIAGEM

Fonte: Comissão de Festas

Saúde

Glucosamina (Fontes Naturais)
Mantenha as articulações fortes e saudáveis! Suplementos fontes de glucosamina já demonstraram conseguir manter as articulações resistentes e saudáveis através da lubrificação e restauração dos tecidos de conectividade. A glucosamina é muito recomendada por profissionais de saúde. Ela ajuda a reforçar a cartilagem ao redor das articulações e a fortalecer as juntas.
A glucosamina é estruturalmente muito importante para o corpo produzir moléculas especiais chamadas glicosaminoglicans, encontradas nas cartilagens. Os desportistas, às vezes, sofrem de danos na cartilagem como resultado de anos de movimentos repetitivos e uso excessivo das juntas. Frequentemente estes danos resultam em dores nos ombros, tornozelos, cotovelos e joelhos.
A glucosamina ganhou imensa popularidade devido à sua habilidade de lubrificar e ajudar na regeneração da cartilagem, ligamentos e tendões. Fortalecer os tecidos de conectividade ajuda a manter articulações saudáveis e flexíveis para servirem de amortecedores eficientes de impacto e combater lesões causadas por treinos intensos, exercícios repetitivos ou os efeitos naturais da idade.
Praticantes de atividades físicas e desportistas têm 2 benefícios principais no suplemento de glucosamina:
Fortalecimento dos tecidos (cartilagem, ligamentos e tendões), mantendo-os saudáveis e resistentes. [1,5]
Regeneração de cartilagem danificada para reparar as funções da articulação e mobilidade, e ajudar na recuperação de lesões. [1,5]
A Glucosamina pode agir de forma mais efetiva quando junto da vitamina C, ajudando o corpo a produzir e estabilizar colágeno saudável nos tecidos de conectividade.[1,5]
Então... qual suplemento fonte de glucosamina devo escolher?
Como sempre, nossa primeira recomendação é a escolha de um produto de uma marca com boa reputação. Esta primeira filtragem o CorpoPerfeito já faz para você. Procuramos também colocar o máximo de informação na página de cada produto, inclusive informações sobre a marca, para que seja feita melhor escolha.

ATENÇÃO: As informações acima tem o caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas em detrimento da orientação médica ou de um profissional de saúde. O consumo de suplementos não visa a cura ou a prevenção de doenças.
Fonte: Revista Farmácia Saúde

13 de Julho

Hoje é dia 13 de Julho, dia da terceira aparição de Nossa Senhora, aos pastorinhos, em Fátima.

domingo, 12 de julho de 2009

Amor Maior

No próximo dia 14 de Julho, com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, terá lugar a inauguração da Exposição de Pintura intitulada “Amor Maior”, de Antero Anastácio.
A exposição poderá ser visitada até ao dia 25 de Julho, no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche.

Antero Anastácio, que nasceu e cresceu na cidade de Peniche, irá expor 30 telas da sua recente produção artística, dentro do estilo e cromatismo que lhe é peculiar. A não perder
Fonte: Câmara Municipal De Peniche "Site"

Taça de Portugal

Com um recorde de mais de 300 atletas inscritos, realizar-se-á, pela 4ª vez em Peniche, a Taça de Portugal, esta é a maior prova do calendário nacional dos desportos de ondas.
A 12ª edição da Taça de Portugal acontecerá entre os dias 14 e 19 de Julho e irá contar com jovens de todo o país para disputar esta importante prova nacional.
É na praia da Baía que se irão reunir os melhores surfistas, bodyboarders, longboarders e kneeboarders de Portugal. Entre os inscritos, contam-se cerca de 35 atletas locais, que irão defender o clube local, Península de Peniche Surf Clube (PPSC), competindo em diversas categorias e escalões etários.A Taça de Portugal 2009 é organizada pela Federação Portuguesa de Surf e conta com os altos patrocínios da Câmara Municipal de Peniche e da Sumol, tendo os apoios da Deeply, TemaHome, Soltan e MegaFM.
Fonte: Câmara Municipal de Peniche

Peniche Foi Assim

Decorre, ao longo de toda a semana, a 2ª edição do Peniche Foi Assim. Muita animação junto ao café Stella Maris, mercado à moda antiga e exposições. A não perder.
Paulo Gonçalves

sábado, 4 de julho de 2009

1ª Semana

Na próxima semana começam a chegar a Peniche os divertimentos das festas em honra de Nª Srª da Boa Viagem.
Paulo Gonçalves

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A MAGIA DE PENICHE NO VERÃO

Recordo com muita saudade os meus tempos de escola, desde a primária, as vivências, os sonhos, o entusiasmo, os amigos, os namoros e os professores, o meu primeiro dia de aulas foi inesquecível. Gostava muito de Português, Biologia e das matérias ligadas ao clima, também aprendi muito em religião e Moral, disciplina que esteve sempre presente. Lembro-me de na infância, gostar de brincar com os meus vizinhos e colegas de escola e do que mais gostava era de jogar ao berlinde e ao peão. Além de ser divertido gerava a competição entre nós, pois todos queríamos vencer o jogo, fomentava e alicerçava a nossa amizade. Recordo com bastante saudade os Verões, as férias grandes e logo no início as festas dos Santos Populares com as fogueiras organizadas por todos. A minha rua era ponto de encontro entre os vizinhos. Sentia-me particularmente feliz porque tinha terminado o trabalho e as férias estendiam-se no tempo. Recordo igualmente os meses de Julho e Agosto em que passava muito tempo no café de uma tia minha (Café Alcatraz), na Ribeira, ainda no tempo em que o pescado ali era descarregado. Eram meses cheios de magia com a chegada dos divertimentos para as festas em honra de Nª SRª da Boa Viagem (Festas da Cidade). O brilho de felicidade era bem visível nos nossos olhos assim que chegava um Carrossel ou pista de carrinhos. Os dias da festa eram uma alegria, sempre achei a Procissão no Mar um acontecimento muito bonito, ficava fascinado ao ver todos os barcos iluminados e sempre gostei muito dos fogos de artifício, sentia e ainda hoje sinto orgulho quando oiço elogios a esta magnífica e comovente manifestação de fé, cheia de luz e cor.

quarta-feira, 1 de julho de 2009