quarta-feira, 7 de março de 2012

3ª SEMANA DA QUARESMA



Minha Oração Quaresmal
(Reflexão)

Hoje, caminhei pelas ruas, num dia igual a tantos outros, na habitual, azáfama de rapidez e de horários impostos, sem tempo para ti, senhor.
Ouvi a ambulância e ouvi dizer que alguém faleceu, tal como acontece, em quase, todos os dias.
Muito do meu dia foi, mais uma vez, preenchido com as minhas preocupações, anseios e ambições.
Hoje, cruzei-me com pessoas, às quais nem sequer lhes dirigi um bom dia e que, tal como eu, são filhos de Deus…
Transfigura-me senhor, neste meu comportamento, neste meu compromisso, no meu dia-a-dia, na minha quaresma, no sentido do encontro e não do desencontro. Muda senhor as minhas vestes e torna-me luz para que eu seja digno de carregar, contigo, o peso da cruz.

Paulo Gonçalves

40 comentários:

  1. Perante esta reflexão extraordinária. O que dizer? O que falar?
    Quando alguém abre toda a sua alma e expõe a sua própria vivência, reconhecendo-a com uma humildade e beleza únicas, o que dizer?
    Não tenho palavras para esta confissão, simplesmente digo; está tudo mais que provado. É maravilhoso ler estes trabalhos, não só porque nos ajudam a refletir mas também porque são infinitamente e inquestionavelmente bons!
    Isto é uma bênção para todos nós.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Araújo07/03/12, 20:43

    A cada dia que passa, este sitio surpreende-me cada vez mais. Este espaço traz-me leituras que me encantam a alma e em cada texto descubro sempre alguma (s) coisa (s) que são um precioso bem para a minha vida.
    Paulo, tu queres ser luz, pois meu caro, falo por mim, já o és e tens sido para a minha vida. Dou graças a Deus por ter descoberto o teu (nosso) Blogue e por conseguires fazer com que eu e tantos leitores gostemos dele, pois isso é luz, de certeza, nas nossas vidas.
    Este trabalho está simplesmente extraordinário.

    ResponderEliminar
  3. Tanta humildade, sinceridade, autenticidade que chego a comover-me e perder-me em salvação nestas reflexões. Como é importante que nos debruçamos na nossa vida de uma maneira diferente e aqui está a ajuda que é preciso. Tu és fator transmissor dos princípios de Deus. Amo o teu Blogue, pois é nestas demonstrações tão bem construídas que entras definitivamente nos nossos corações.
    Meu querido, um grande abraço e obrigado pelo que tu és, que não sendo perfeito, tens a coragem de o reconhecer, humildemente, em público isto porque tu és GRANDE!

    ResponderEliminar
  4. António Alves07/03/12, 20:44

    Eu transcrevo na íntegra todas as palavras da Carla, acrescentando só isto: Ainda bem que a tua reflexão levou-te a manter o Blogue porque ele faz-nos muita falta. Confesso que me senti triste quando me apercebi que poderias fechá-lo e acabar com o projeto, no entanto, não sendo tu, obrigado a mantê-lo, eu fiquei muito feliz pela confirmação da sua continuação.

    ResponderEliminar
  5. Grande e belo trabalho de reflexão.

    ResponderEliminar
  6. Sofia Melo07/03/12, 21:00

    Este trabalho só confirma o que nós já sabíamos em relação ao autor. Clareza em tudo, honestidade, amor e muita partilha que nos tem acalentado a alma sequiosa de belas e cheias palavras. Esta reflexão quaresmal é mais uma desta brilhante série com que nos tens brindado desde a quarta-feira de cinzas. De ti não esperamos mais nada pois sabemos o quanto és capaz, assim como sabemos que quando menos esperamos tens capacidade de nos surpreender em sentimento, trabalho e amor. Este momento que o Blogue vive é também de reflexão e quaresma que se vai traduzir em ressurreição e numa enorme mudança em termos de afirmação. Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Este blogue comove-me só de ouvir esta maravilhosa música e quando começo a ler perco-me.

    ResponderEliminar
  8. A mudança que se adivinha com a chegada de abril só pode ser boa. Esta quaresma tem trazido trabalhos brilhantes aos quais já nos acostumámos. Em especial nas épocas festivas o Blogue brinda-nos com coisas absolutamente maravilhosas, é o caso da Quaresma, Festas da Cidade, Natal, Páscoa… espero que a mudança que se avizinha não mude o seu conteúdo e que se possível o aprofunde, pois nestes princípios está a base da diferença em relação aos outros. Estas reflexões são a tua cara!

    ResponderEliminar
  9. Amigo de Peniche07/03/12, 21:02

    Pronto! Isto é a cereja no topo do bolo! Ora aqui está um trabalho que me surpreendeu por nele estar contida tanta alma e coração. Eu já conhecia e sabia de antemão essa tua capacidade, no entanto, e ainda assim, não deixas de me surpreender com cada vez mais qualidade, humildade e beleza.

    ResponderEliminar
  10. Marta Leni07/03/12, 21:03

    É impossível não dizer algo. É um trabalho quaresmal de suprema importância, como uma confissão. Tem uma humanidade e construção que, realmente nos leva, de uma forma inteligente, a refletir.

    ResponderEliminar
  11. Margarida Rebelo07/03/12, 21:09

    Este trabalho não me surpreende nada. Do Paulo só podemos esperar coisas assim e ainda melhores pois ele não pára. A sua capacidade de escrever, contar e ir ao encontro dos leitores é, deveras, impressionante. Sei que tem muito para oferecer porque guarda no coração todo um mundo cheio de aprendizagens que conseguirá tão bem transmitir.

    ResponderEliminar
  12. Madalena Paiva07/03/12, 21:28

    Mergulhar num destes trabalhos é fascinante. Está absolutamente divino.

    ResponderEliminar
  13. Grande trabalho que é puramente belo e que nunca cansa. Que maravilha pá! e querias tu terminar com o blogue.

    ResponderEliminar
  14. Paula Aguiar07/03/12, 21:30

    LINDO DEMAIS!!!!

    ResponderEliminar
  15. Poxa que coisa fabulosa cara! Tá demais, amei!

    ResponderEliminar
  16. Sebastião07/03/12, 21:31

    Sem palavras. Adorei!

    ResponderEliminar
  17. Sofia Alves08/03/12, 19:10

    Caminhar ao longo desta reflexão fez-me sentir um crescendo de emoções e sentimentos que me deixaram quase sem respirar. Olho para este trabalho e interrogo-me: Como é possível não nos debruçarmos na nossa vida desta forma? Como esquecemos constantemente como a morte acaba com a vida terrena e nem sequer nos preocupamos em olhar para o outro, como se fossemos imortais. Meu Deus como isto caiu em mim, tal como UMA BOMBA. Considero que tu és, de facto, um grande valor, que não escreves apenas bem e que tens algo de muito especial contigo.
    Muitos sabem escrever bem mas nem sempre tem a capacidade de transmitir e tu és possuidor dessa grande capacidade. Por esta bomba em mim, te agradeço. Por este alerta, por esta maravilhosa reflexão.

    ResponderEliminar
  18. Grande trabalho.

    ResponderEliminar
  19. Amar a Deus08/03/12, 19:11

    Grandes partilhas, reflexões e ensinamentos. Este trabalho está absolutamente extraordinário. Temos levado com algumas chicotadas psicológicas com este Blogue brilhante. Tal como a que encontrei na coluna esquerda do blogue. “Ainda que a fortuna grite que hoje és forte….” Este site é luz para nós todos. Esta reflexão é das coisas mais belas que temos ouvido. Continua.

    ResponderEliminar
  20. David Sequeira08/03/12, 19:11

    Este trabalho é digníssimo e belíssimo, até fiquei de boca aberta para esta partilha. Absolutamente extraordinário e faz-nos pensar.
    Não admira que o conto o Regresso tenha chegado aos 250 comentários, já lá vai mais de um ano após a sua publicação e este resultado é obra!

    ResponderEliminar
  21. Conceição Simões08/03/12, 19:11

    Estou a transbordar de emoção, estou cheia com esta leitura, com este trabalho. Expoente máximo de fé, de confissão de tudo! Eu nem sei o que dizer. É maravilhoso estar aqui! Ter descoberto este canto que não consigo passar sem o visitar diariamente, aliás se acabasse eu iria sentir muito a sua falta. O Peniche livre soube e já ocupou o seu lugar e penso que esse, já ninguém o tira mesmo porquê, os leitores não o permitirão. Muito abraços e aguardo fervorosamente pela mudança de abril que certamente, conduzirá à continuação do crescimento e sucesso. Além do mais vem aí o verão, as festas e essa época é sempre de grande sucesso para o blogue que capta gente de todo o mundo, como, aliás, está provado nos sites de contadores mundiais.
    Eu adoro este blogue pois acho que é o melhor do mundo! Desculpem o desabafo e não fiquem a pensar que sou familiar do autor, ou coisa parecida, porque não o sou e nem sequer o conheço, só pela foto, mas aquilo que me transmite é tão forte, tão belo, que adoraria conhece-lo. Por todos os bons valores, por tudo o que partilha e oferece, eu digo; Deus soube bem o que fez ao traze-lo ao mundo. Veio transmissor da sua palavra, esperança e amor. Comigo fica um forte desejo de cada vez maior sucesso e porque tem a palavra de Deus já nada o detém. Força!

    ResponderEliminar
  22. Está lindo Paulo!

    ResponderEliminar
  23. Extraordinário. Temos que elogiar.
    Não elogiar é impossível.

    ResponderEliminar
  24. Luis Casimiro09/03/12, 18:59

    Que momento tão bonito de interiorização. Adorei.

    ResponderEliminar
  25. Este trabalho é de uma profundidade que nem sequer nos apercebemos.
    Excelente.

    ResponderEliminar
  26. Grande momento, este, que vivemos com esta maravilhosa e humilde reflexão.

    ResponderEliminar
  27. Madalena Rio09/03/12, 19:01

    Está muito bonito.

    ResponderEliminar
  28. Sérgio Alves09/03/12, 19:02

    Está tudo dito. Mas quero dizer que eu não saberia escrever estas coisas, apesar de ser licenciado.

    ResponderEliminar
  29. Valeu mesmo. Cara isto até arrepia!

    ResponderEliminar
  30. André Freitas09/03/12, 19:06

    estou cansado de enviar comentários e não entra será que faço algo mal?
    Quero dizer que o trabalho está lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André.
      Não fizeste nada de mal, os comentários entraram, foram nove, só coloquei um porque eram todos iguais, é que o comentário não entra de imediato pois carece de uma moderação.
      Obrigado.

      Eliminar
  31. Lucília Gaspar12/03/12, 13:03

    Parabéns! Maravilhosa reflexão!.
    A palavra Deus, deve ser transmitida com Fé, Alma e Coração.
    Deus é vida,
    Deus é amor,
    Deus é humildade,
    Deus é amigo de todos nós.

    ResponderEliminar
  32. Estes trabalhos estão fenomenais e gostaria de saber se as reflexões vão continuar ou se está em projecto para depois da Páscoa a sua continuação. É que está fantástica!

    ResponderEliminar
  33. Linda reflexão.

    ResponderEliminar
  34. Grande e inesperado trabalho. Maravilhoso.

    ResponderEliminar
  35. Milantovan Caro14/03/12, 20:15

    LINDO! LINDO! LINDO!

    ResponderEliminar