quarta-feira, 18 de julho de 2012

LEMBRANÇAS


Capitulo 8
Último

Recordo com muita saudade os meus tempos de escola desde a primária, as vivências, os sonhos, o entusiasmo, os amigos, os namoros e os professores. O meu primeiro dia de aulas foi inesquecível. Gostava muito de Português, Biologia e das matérias ligadas ao clima, também aprendi muito em religião e Moral, disciplina que esteve sempre presente. Lembro-me de na infância, gostar de brincar com os meus vizinhos e colegas de escola e do que mais gostava era de jogar ao berlinde e ao peão. Além de ser divertido gerava a competição entre nós, pois todos queríamos vencer o jogo, estes momentos fomentavam e alicerçavam a nossa amizade. Recordo com bastante saudade os Verões, as férias grandes e logo no início as festas dos Santos Populares com as fogueiras organizadas por todos. A minha rua era ponto de encontro entre os vizinhos. Sentia-me particularmente feliz porque tinha terminado o trabalho e as férias estendiam-se no tempo. Recordo igualmente os meses de Julho e Agosto em que passava muito tempo no café de uma tia minha (Café Alcatraz), na Ribeira, ainda no tempo em que o pescado ali era descarregado. Eram meses cheios de magia com a chegada dos divertimentos para as festas em honra de Nª SRª da Boa Viagem (Festas da Cidade). O brilho de felicidade era bem visível nos nossos olhos assim que chegava um Carrossel ou pista de carrinhos. Os dias da festa eram uma alegria, sempre achei a Procissão no Mar um acontecimento muito bonito, ficava fascinado ao ver todos os barcos iluminados e sempre gostei muito dos fogos-de-artifício, sentia e ainda hoje sinto orgulho quando oiço elogios a esta magnífica e comovente manifestação de fé, cheia de luz e cor.


Em Setembro, "Lembranças", regressam com a sua segunda série.

Paulo Gonçalves

18 comentários:

  1. QUE TRABALHO LINDÍSSIMO QUE NOS TRAZ PENICHE.

    ResponderEliminar
  2. António Alves18/07/12, 19:36

    Como tudo tem mais magia nesta época.
    Eu adoro estes trabalhos e quando vi que era o último até me assustei, felizmente comprovo que regressa em Setembro.
    Estes trabalhos dão alma a este brilhante Blogue.

    ResponderEliminar
  3. Como tudo tem mais magia nesta época.
    Eu também adoro estes trabalhos e quando vi que era o último até me assustei, felizmente comprovo que regressa em Setembro.
    Estes trabalhos dão alma a este brilhante Blogue.

    ResponderEliminar
  4. Sofia Melo19/07/12, 10:10

    Como é grato pousar os olhos pelo excelente trabalho Lembranças. Como nos transporta para o passado feito saudade e sonho envolto em bruma de uma terra que nunca nos fica indiferente. De Peniche só posso dizer duas coisas: Ou o adoramos ou o odiamos.
    Para mim esta terra é fabulosa e estou todos os anos pela festa por aí. Este não é excepção dia 31 abalo em direcção à cidade mais ocidental de Portugal, mas...levo o portátil e tablet para não largar o Peniche Livre.

    ResponderEliminar
  5. Está muito bonito.

    ResponderEliminar
  6. Lindas e inesquecíveis lembranças da nossa infância.

    ResponderEliminar
  7. Já consultei o programa.

    ResponderEliminar
  8. Este é um momento deveras importante para Peniche.Urge dignificar que é o que o Peniche Livre faz. Este espaço transporta-nos a momentos e vivências únicas e belíssimas. Fiquei muito feliz por verificar que este trabalho não acaba e que vai continuar com uma segunda série. Também muito do meu agrado foi a criação de mais uma página inteiramente dedicada às festas de Nª senhora da Boa Viagem, festas integradas no roteiro das principais festas e romarias de Portugal. Por tudo ser tão bom e tão bem pensado, parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Ricardo Araújo20/07/12, 10:28

    As "lembranças" é dos trabalhos mais belos que já vi. Por isso e pela sua continuidade, parabéns. Este trabalho oferece momentos, recordações, saudade, amor e Peniche. Está muito bem pensado. Foi, sem dúvida, uma das grandes apostas da ultima temporada que arrancou em Setembro passado.

    ResponderEliminar
  10. Carlos Miranda20/07/12, 10:30

    Sublime no sentimento e grande na recordação e pormenor. Quando passo pelas histórias que o Paulo nos oferece eu sinto que estou lá e visualizo tal como ele o descreve. É um grande contador e transmissor de contos, vivências e momentos tão marcantes e com uma cumplicidade que se liga a todos nós.

    ResponderEliminar
  11. Margarida Rebelo20/07/12, 10:33

    O aproximar das festas desta magnifica cidade provoca em mim uma vontade de aí estar. Quando passo os olhos pelo Blogue então a vontade faz-se realidade e não consigo deixar de ir de novo assistir a essas maravilhosas festas de Peniche. Grande cidade. Grandes Festas. grande povo. Grandes valores. Grandes Sites que nos inebriam a alma e nos fazem sonhar.

    ResponderEliminar
  12. Cara! Cê continua em grande.

    ResponderEliminar
  13. Seu fôlego não acaba. Você tem uma estrelinha de transmissões.

    ResponderEliminar
  14. GOSTEI MUITO DESTE TRABALHO.

    ResponderEliminar
  15. Lindo trabalho.

    ResponderEliminar
  16. Quem vive em amor, em amor transmite. Por isso recebemos esta dádiva de trabalhos cheios de alegria, saudades e com um reflexo de amor por tudo o que rodeia quem escreve.
    Momento excelente para refletir-mos sobre o que realmente importa para nós.

    ResponderEliminar